Dengue: sintomas, transmissão e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 118 Comentários


O que é a dengue?

A dengue é uma doença febril causada por um vírus que é transmitido por mosquitos.

Existem 4 sorotipos do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um sorotipo só confere imunização contra o próprio, podendo o indivíduo ter dengue novamente se for exposto a outro subtipo.

Estima-se em 100 milhões o número de pessoas infectadas anualmente em todo mundo. A maioria dos casos ocorre na América Latina, Ásia e África, locais onde há grande concentração do mosquito Aedes aegypti. Em Portugal, o mosquito pode ser encontrado na ilha da Madeira.

Nas últimas décadas, o Brasil tem apresentado centenas de milhares de casos de dengue todos os anos. Porém, apesar do número elevado de pacientes no território brasileiro e nos seus vizinhos americanos, o continente asiático ainda é de longe o local com mais casos de dengue, respondendo por mais de 70% dos registros.

Neste texto abordaremos as características do mosquito da dengue, como é a transmissão da doença, quais são os seus sintomas, quais são os sinais de gravidade, que tipo de complicações podem ocorrer e como é feito o tratamento.

Nota: dengue é um substantivo de dois gêneros, ou seja, pode-se dizer “o dengue” ou “a dengue”. Como a forma mais popular é “a dengue”, vamos dar preferência a ela neste texto.

Mosquito transmissor da dengue

O vírus da dengue pode ser transmitido por duas espécies de mosquito: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Falemos um pouquinho sobre cada um deles:

Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito de aproximadamente 1 cm, preto com listras brancas distribuídas pelo corpo e patas (veja foto abaixo). Ao contrário dos mosquitos comuns, o mosquito da dengue tem hábitos diurnos e costuma voar baixo, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O Aedes aegypti não gosta de calor; por isso, é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Aedes aegypti
Aedes aegypti

O Aedes aegypti vive e reproduz-se em áreas próximas a domicílios, onde haja água relativamente limpa e parada (pneus, vasos, latas, caixas d’água e até em bromélias). O mosquito geralmente deposita seus ovos em áreas úmidas, como paredes de pneus ao ar livre ou caixas d’águas abertas. Quando chove, o ovo depositado volta a se molhar, podendo completar seu ciclo de desenvolvimento.

O Aedes aegypti é um mosquito muito difícil de ser controlado, seus ovos são muito resistentes e podem sobreviver no meio ambiente durante meses à espera de água da chuva para completar seu ciclo de desenvolvimento.

Após o contato com água, o ovo depositado dá origem a uma larva, e posteriormente a um mosquito, em menos de 10 dias, o que torna o Aedes aegypti uma espécie de reprodução muito rápida. Isso significa que mesmo que as equipes de saúde de uma região consigam eliminar todos os mosquitos e larvas, se houver ovos no ambiente, basta uma chuva para a população de mosquitos voltar a crescer.

Portanto, a colaboração da população é imprescindível, evitando deixar recipientes que possam acumular água ao ar livre.

Para ver mais fotos do mosquito Aedes, acesse: Fotos do mosquito da dengue.

O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, da febre Chikungunya e da febre Zika.

Aedes albopictus

O principal agente transmissor da dengue é mosquito Aedes aegypti, mas a dengue também pode ser transmitido pelo mosquito Aedes albopictus. Este mosquito, entretanto, parece não ter a mesma capacidade de transmissão do Aedes aegypti.

Não está bem esclarecido o motivo, mas a taxa de Aedes albopictus contaminados pelo vírus da dengue é muito mais baixa do que do Aedes aegypti. Imagina-se que uma das causas seja o fato deste mosquito picar preferencialmente outros animais mamíferos que não costumam estar infectados com o vírus da dengue, ao contrário do Aedes aegypti, que prefere se alimentar de sangue humano.

O fato é que são raras as epidemias de dengue em áreas onde só exista o Aedes albopictus. Portanto, sabemos hoje que esta espécie pode transmitir o vírus, mas não parece ter, no momento, as características necessárias para provocar epidemias como faz o Aedes aegypti.

A aparência do Aedes albopictus é muito semelhante ao do Aedes aegypti, sendo muito difícil distingui-los, se a pessoa não tiver algum grau de conhecimento das espécies.

Formas de transmissão

Quem pica os seres humanos são as fêmeas do mosquito Aedes. Para haver transmissão da doença, o mosquito precisa estar contaminado com vírus. Isto significa que nem todo Aedes aegypti transmite a dengue. Portanto, se você foi picado por um Aedes, só haverá risco de desenvolver dengue se este mosquito estiver transportando o vírus consigo.

Além de estar contaminado pelo vírus, o mosquito da dengue só transmite a doença se tiver contraído o vírus há mais de duas semanas. Isto porque o vírus da dengue precisa de 10 a 14 dias dentro do mosquito para se tornar viável para transmissão.

Portanto, se um Aedes aegypti picar alguém infectado e minutos ou horas depois picar você, não há nenhum risco de transmissão da dengue, a não ser, obviamente, que o mosquito já estivesse previamente infectado com o vírus há vários dias.

A dengue não é transmitido diretamente de humano para humano. Familiares de um paciente com dengue não precisam de nenhum tipo de cuidado. A doença não se transmite pelo beijo, abraço, aperto de mãos, talheres, toalhas, etc.

Como existem 4 sorotipos do vírus da dengue, é possível se contaminar 4 vezes. O paciente que já teve o DEN-1 pode voltar a ter a doença se o Aedes aegypti que o picar estiver contaminado com os tipos 2,3 ou 4.

Leia também: Picada de mosquito – Tratamento e Prevenção.

Sintomas

Uma vez picado pelo mosquito carreador do vírus, o tempo de incubação é, em média, de 4 a 7 dias. Os 4 sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico.

O espectro de manifestações da dengue varia desde um quadro assintomático, ou com mínimos sintomas, até a temida dengue hemorrágica. Sim, você leu corretamente, é perfeitamente possível se contaminar com um dos tipos de vírus da dengue e nada apresentar; isso é particularmente verdadeiro em adolescentes e crianças.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas, temos duas apresentações típicas: o dengue clássico e hemorrágico.

Sintomas da dengue clássica

A dengue clássica se manifesta como um quadro de febre alta, acompanhado de cefaleias (dores de cabeça), dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea, o que justifica a alcunha de “febre quebra-ossos”. Outro sintoma comum é o rash, manchas avermelhadas predominantes no tórax e membros superiores, que desaparecem momentaneamente a digito pressão. O rash normalmente surge a partir do 3º dia de febre.

Atenção agora: alguns pacientes com dengue clássica podem apresentar pequenos sangramentos no nariz e na gengiva. A presença de sangramentos não indica obrigatoriamente o diagnóstico da forma hemorrágica. Explicarei melhor essa questão mais adiante.

Outras manifestações como diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal são comuns e podem levar à confusão com outras viroses.

O quadro de dengue clássico dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente. O paciente costuma curar-se sem sequelas.

Sintomas da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é a manifestação mais grave da doença. Caracteriza-se por alterações na coagulação do sangue e por inflamação difusa dos vasos sanguíneos, nomeadamente dos capilares (menores vasos do corpo). Como resultado, temos as seguintes manifestações:

1) Aumento da permeabilidade dos vasos. A inflamação dos capilares (capilarite) faz com que haja extravasamento de líquido para os tecidos, podendo causar derrame pleural e ascite (água dentro da cavidade abdominal). O extravasamento pode ser tão intenso que o doente pode evoluir para choque circulatório.

2) Trombocitopenia (queda do número de plaquetas). As plaquetas são células que fazem parte do sistema de coagulação. São a primeira linha de defesa contra sangramentos. Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai para menos de 100.000, às vezes menos que 10.000 (trombocitopenia grave).

Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos. Mais uma vez, a presença de sangramentos sem evidências de capilarite e plaquetas abaixo de 100.000 não caracteriza o dengue hemorrágico. Entretanto, como a forma hemorrágico evoluiu em horas, na dúvida, é melhor sempre levar o paciente para ser avaliado por um médico.

Um sintoma muito comum na dengue hemorrágica é a dor abdominal. Também pode ocorrer hepatite pela dengue (leia: Diferenças entre as hepatites).

A ocorrência da forma hemorrágica parece ser mais comum em pacientes que apresentam um segundo episódio de dengue, causado por um sorotipo diferente do primeiro caso.

Sinais de gravidade

  • Dor abdominal intensa e contínua.
  • Pele fria, úmida e pegajosa.
  • Hipotensão (choque).
  • Sangramentos que não cessam espontaneamente.
  • Letargia.
  • Dificuldade respiratória.

Se você quiser mais detalhes sobre os sintomas da dengue e as diferenças entre a dengue clássica e a hemorrágica, acesse o seguinte artigo: Sintomas da dengue – Sinais de gravidade.

Diagnóstico

O diagnóstico do dengue clássico sempre foi clínico, pois, até há pouco tempo, as sorologias só ficavam positivas vários dias depois do início dos sintomas. O paciente procurava atendimento médico com sintomas típicos, mas não havia um exame que pudesse confirmar a doença. Para confirmação sorológica, o paciente tinha que retornar ao posto médico 5 dias depois para colher sangue. Como nesta fase a maioria já havia se curado, poucos voltavam para confirmar o diagnóstico.

Essa história mudou desde a chegada ao mercado do teste rápidos para dengue, conhecido como Assure IgA Teste Rápido. Esta nova técnica de sorologia pesquisa os anticorpos IgA, que já estão presentes no sangue no primeiro dia de sintomas da dengue. Os anticorpos IgG e IgM, usados nos exames antigos, precisam de 4 a 5 dias para serem detectados.

Portanto, o teste rápido pode ser feito em qualquer pessoa com sintomas sugestivos de dengue, mesmo no primeiro dia de doença. O teste rápido é capaz de identificar todos os 4 sorotipos do vírus e tem uma sensibilidade de 85 a 90%. Outra vantagem do teste rápido é o fato do resultado ficar pronto em apenas 20 minutos. É mais rápido que um hemograma. O paciente sai do posto médico já com o diagnóstico estabelecido.

Diagnóstico do dengue hemorrágico

Para o diagnóstico do dengue hemorrágico, além do teste rápido positivo, são também necessários a queda do número de plaquetas e uma elevação do hematócrito, alterações que podem ser identificadas através do hemograma.

Tratamento

Não existe tratamento específico para dengue. O indicado é repouso e ingestão generosa de líquidos.

O mais importante é descartar doenças com apresentações semelhantes e que possuem tratamento específico, como malária, leptospirose e meningite.

Pacientes com sinais de gravidade devem ser internados e tratados agressivamente para evitar progressão do choque circulatório.

Ainda não existe vacina comercialmente disponível para a dengue, apesar de já existirem algumas em fase de testes.

O que não tomar quando se tem dengue?

O ácido acetilsalicílico (AAS), também conhecido pelo nome comercial Aspirina, é um medicamento contraindicado na dengue por ser uma droga que diminui a função das plaquetas.

Como o doente com dengue já apresenta tendências hemorrágicas e um número reduzido de plaquetas, inibir a função das remanescentes aumenta o risco de eventos hemorrágicos. Para aliviar as dores e a febre os fármacos mais indicados são a Dipirona (Metimazol) e o Paracetamol.

Prevenção

A medida mais importante na prevenção da dengue é combater o mosquito, suas larvas e ovos. Para isso, é importante não deixar recipientes que possam acumular água ao ar livre. Isto inclui, latas, pneus, baldes, vasos de plantas, garrafas, etc.

Tanques de água que fiquem ao ar livre devem ser lavados semanalmente para se retirar os ovos que possam estar grudados nas suas laterais. Os pratos dos vasos de plantas devem receber terra para evitar acumular água parada. Não deixe água sobre a laje e retire folhas das calhas para a água poder fluir.

O uso de carros “fumacê” só está indicado nos períodos de epidemia, pois ele só mata o mosquito, não interferindo nas larvas e ovos. O fumacê, portanto, não impede o surgimento das epidemias, mas ajuda a controlar temporariamente a população de mosquitos durante uma.

Vacina contra dengue

Recentemente duas vacinas contra dengue foram aprovadas para uso: Qdenga e Dengvaxia.

  • Qdenga (TAK-003), desenvolvida pela farmacêutica Takeda, é a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo. Ela é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, mas o Ministério da Saúde, devido à quantidade limitada de doses, inicialmente está focando na vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, um grupo com alto número de hospitalizações por dengue. A Qdenga é administrada em duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. Esta vacina mostrou eficácia contra diferentes tipos de dengue e é eficaz contra hospitalizações por dengue. A Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil em 2023, e a distribuição das doses começou em 2024.
  • Dengvaxia, desenvolvida pela Sanofi Pasteur, é indicada para pessoas que já tiveram dengue, abrangendo a faixa etária de 6 a 45 anos. A Dengvaxia não foi incorporada ao SUS e é contraindicada para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue, devido ao risco de desenvolver formas graves da doença.

Falamos das vacinas contra dengue com mais detalhes em um artigo à parte: Vacina da dengue: tipos, quem pode tomar e efeitos adversos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


118 respostas para “Dengue: sintomas, transmissão e tratamento”

  1. Santiago

    Acabei de ser picado pelo mosquito. O que devo fazer agora?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há o que fazer. Mas você só poderá desenvolver dengue se esse mosquito que lhe picou estiver contaminado. A maioria dos mosquitos circulando não estão com o vírus.

  2. Fabio

    Aff acabei de passar por uma dengue…. em dois dias minhas plaquetas despencaram de 131.000 para 14.000. É uma doença horrível, fiquei internado 3 dias, mas já estou me recuperando.

    1. Marizette Ferraz repke

      Qdo se recupera da dengue as plaquetas voltam ao normal

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Sim.

  3. Wellington bendelack

    Vocês me ajudaram muito pensei q estava com Dengue. mas msm assim vou procurar um médico.

  4. Lüän Lëäl

    Doutor estou com sintomas de dengue(dor no corpo todo, atras dos olhos, cansaço e o corpo mole), porem estou com a garganta inflamada. pode ser dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O fato da garganta estar inflamada não descarta o dengue. Tem que fazer exames pra confirmar.

  5. ronaldo cesar castro

    Doutor uma pessoa com esteatose hepatica grau 3 pegar dengue, vai agravar a doença???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode haver um agravamento da função do fígado durante o quadro de dengue.

  6. Claudia

    Boa noite Dr., tenho ou estou, não sei a expressão correta, com trombocitopenia. Caso eu venha pegar dengue, aumenta o risco de complicações? Minhas plaquetas já chegaram a 29.000, sendo que os exames todos que fiz não apresentaram alterações.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, a dengue é mais perigosa em pacientes já previamente com trombocitopenia.

  7. Renan

    Olá Dr , ainda não tive dengue e espero nunca ter , moro em apt e de vez em quando vejo uns mosquitos transparentes da mesma cor que os pernilongos , a perna é preta e branca , será dengue ? ou o mosquito é escuro mesmo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Neste texto eu ensino a reconhecer o mosquito da dengue: https://www.mdsaude.com/2012/04/fotos-mosquito-dengue.html

  8. Maria Rita Alencar

    Dr Pedro, primeiramente quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho.
    Gostaria de saber se é normal a garganta inflamar quando se está com dengue ? O teste já deu positivo, porém o que mais tem incomodado não as maos e tornozelos inchados e a dor DD garganta.
    No caso da garganta, outro medico pode prescrever um antibiótico ou é necessário esperar ficar bom da dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o mais comum, mas a dor de garganta pode ser da dengue também.

  9. Valdir Ferrreira de Souza

    Dr. Pedro, parabéns e obrigado pelo seu excelente canal de informações. Gostaria de saber se o paciente, para um diagnóstico clínico, precisa apresentar todos os sintomas, ou apenas um? Tal dúvida é oriunda do fato de eu estar sentindo dores musculares, em ambas as pernas ( dor semelhante à de uma pessoa sedentária que praticou exercícios) mas não há febre nem os outros sintomas em tela. Grato, um abraço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, só dor muscular nas pernas é muito pouco para o diagnóstico da dengue. É preciso investigar melhor.

  10. Margareth Silva

    Fui diagnosticada com dengue, e saiu uma pequena quantidade de secreção escura da vagina, isso é dengue hemoragica ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente.

  11. Everton Cesar Bernardi

    Doutor, por favor, me explique, a dengue causa incontinencia urinaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  12. Fernanda

    Dr.Pedro dengue ta dor na garganta ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é um sintoma típico, mas pode dar.

  13. bianca

    quem nunca teve dengue pode ter dengue hemorrágica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder até pode, mas é pouco provável.

  14. bianca

    meu amigo esta com o numero de plaquetas muito baixa isso significa que ele esta com dengue hemorrágica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente.

  15. Fran Uemura

    Boa Tarde, desde o dia 24/02 apresentei sintomas de dengue, fui ao médico e foi confirmado com o teste do laco e o hemograma, porém ainda hoje 03/03 sinto um cansaço, muita sonolência, e muita ânsia de vomito, não tive nenhum tipo de sangramento. Devo voltar ao médico para verificar se está normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O teste do laço e o hemograma podem sugerir dengue, mas não servem para confirmar a doença. Para ter certeza que foi/é dengue, precisa fazer a sorologia.

  16. Jean Carlos

    Boa tarde, qual o tempo aproximadamete para que o sistema imunologico de uma pessoa que esta com dengue volte ao normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O sistema imunológico não é afetado pela doença de forma relevante.

  17. Merilyn

    Boa tarde, meu funcionario esta com 121.000 de plaqueta e o normal é de 150.00 a 400.000, estou com dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só o valor das plaquetas não é suficiente para fazer um diagnóstico de dengue.

  18. Paulo Marcelo

    Dr.É verdade que quem já teve dengue a primeira vez, pode ter a hemorrágica?
    A hemorrágica tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Pode, mas a dengue hemorrágica é mais comum em uma segunda contaminação.
      2- Sim.

    2. Paulo Marcelo

      Estou em pânico porque já tive dengue, não sei o que faço.
      Minha cidade está em estado de emergência.
      Não quero morrer de dengue.

  19. Vicente Cordeiro Netto

    boa noite doutor, estou com dengue a 6 dias no 5 tive complicação na hemoglobina estava um pouco alta e o medico deixou eu tomar soro o resto da noite, porem as 4 da madrugada foi coletado hemograma de novo e minhas plaquetas estavam em 203.000 e o leucócitos estavam a 2,400, o doutor me liberou para ir para casa e procurar um hematologista, no mesmo dia fiz mais um hemograma e levei no hematologista aonde minhas plaquetas ja abaixaram para 160.000 e o leucócitos estavam 2,770 e a hemoglobinas estava acima de 16,7 ele pediu para ir para casa e se tratar, porem minha boca esta ficando muito seca e estou ficando com sede toda hora, isso significa uma dengue classica?
    Obs: no inicio tive todos os sintomas de dengue e ja fiz a soro plastia .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a princípio ainda não há critério pra dengue hemorrágica.

  20. Bruno Torquato

    Olá Dr Boa tarde,
    Estou com dengue confirmada a 6 dias, porém ontem no quinto dia começou a coçar muito as manchas avermelhadas no corpo, não sou alergico a nenhum alimento, alias não tenho alergia, creio que é somente o Rash da dengue, posso tomar algum antialergico ? esta coçando tanto que não consigo dormir anoite.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Olá, Bruno, lamento para não posso indicar nem autorizar uso de medicamentos pela Internet. Por mais simples que possa parecer, isso é proibido.

  21. Aline

    Bom dia doutor.
    Estou com dengue confirmada a 5 dias.
    Depois de passar por todos os sintomas sofríveis da doença e estar bem melhor, estou com uma alergia que não me deixa dormir e ter sossego durante o dia.
    Isso é consequência da Dengue?
    O que poderia fazer para amenizar essa coceira?
    Muito obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É alergia mesmo ou é apenas o rash da dengue?

  22. mayara

    Olá Doutor ,
    Estou com vários sintomas da dengue clássica, além de ter estado em praia bem recente, mas o exame rápido depois de 4 dias do início dos sintomas deu negativo.
    Ainda estou com linfocitose, e plaquetas baixas, teria algum diagnóstico diferencial? O exame pode ter dado falso negativo?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muitas viroses podem dar linfocitose e plaquetas baixas. Se a dúvida permanecer, você pode fazer a sorologia comum pra dengue.

  23. Priscila

    Boa noite ? minha mãe está com suspeita de dengue só que o resultado rápido deu negativo …só que as plaquetas dela está muito baixa o que podemos fazer Doutor ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que continuar a investigação. Várias doenças além da dengue podem causar queda no número de plaquetas.

  24. Ayiiisha Ruffo

    Boa noite Dr. Eu tive dengue á 4 meses atraz e desde então só vivo resfriada.Entra uma gripe sai,fico uns 5 dias boa e depois lá vem a gripe de novo.Minha imunidade não voltou ao normal após a dengue.Isso é normal? o que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal nem habitual. Será que não é alergia?

  25. Andressa Ramos

    Dr. Pedro, estou com dengue minhas plaquetas esta 13.200, isso é muito ruim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um valor muito baixo, há risco de sangramento.

  26. Cristine Fujioka

    Dr Pedro boa tarde,
    fiz um hemograma e minha contagem de plaquetas está em.285 mil mas o teste rápido deu positivo pra dengue. Essa já é minha segunda dengue esse ano, tomei soro e fui mandada para casa… Preciso me preocupar? ! Tenho um bebê de 1 ano e preciso me recuperar logo pois ele precisa de mim.. muitas pessoas estão me indagando se eu não deveria estar internada por se tratar da segunda dengue.
    Obrigada desde já!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você está bem, não precisa ficar internada. Se você não está a precisar de nenhum tratamento que só possa ser feito de forma intra-hospitalar, a internação só aumentaria o seu risco de contrair uma infecção hospitalar.

  27. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    O teste do garrote é um procedimento antigo, pouco indicado atualmente. Ele servia para avaliar dengue hemorrágica. Não serve para o diagnóstico de dengue clássica.

  28. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    1- Pode
    2- Cada caso é um caso.

  29. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    SIm.

  30. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não necessariamente.

  31. Leandro

    D.r Pedro, Boa tarde!
    Tive dengue em março hoje cinco meses depois minhas plaquetas deram 146.000,00 pode ser sequencia da Dengue ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quanto era antes? 146.000 tá muito próximo do normal.

  32. enrique ruben

    Boa tarde.
    Porque o núnero de plaquetas é importante?
    Desde o primeiro hemograma esse numero tem diminuido e muito.
    Hj, sexta feira, depois de ter iniciado os sintonas no sábado passado, este numero está em 90000!
    Qual o proceder, além de visitar o médico, claro!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      sim, é importante, mas só se torna perigoso quando as plaquetas ficam menores que 50 mil.

      De qualquer forma, a queda progressiva das plaquetas, pode ser um sinal da dengue hemorrágica. Tem mesmo que ir ao médico.

  33. Anderson

    Boa noite Dr. Pedro. Gostaria de saber se uma pessoa com dengue pode abortar espoltaneamente estando suspeita de uma gestacao de 1 a 2 mese. Poís estou em dúvida pq minha esposa liberou algumas rajadas de sangue bem escuro, como se fosse mentruaçao. Foi pouco, porem, apesar de terem passados 3 dias após a confirmaçao do exame de dengue, que por sua vez, deu positivo. A mesma apresenta melhoras, mesmo assim gostaria de saber do que se trata: se um possível aborto causado pela dengue ou se pode ser um sintoma de dengue hemoragica, que na minha opiniao é o menos provável. Ou outra coisa qualquer. O que o Sr. teria pra me dizer a respeito? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser ambas as coisas. Ela precisa ir ao obstetra para ver se está tudo bem com o bebê.

  34. Camila

    Olá Dr. Pedro. Tive dengue há 1 semana atrás. Minhas plaquetas abaixaram para 30.000. Porém, já voltaram ao normal. Como sequela ficou um sangramento vaginal. Isto é normal? devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal. Se as plaquetas se normalizaram, não é esperado que você tenha qualquer tipo de sangramento.

  35. Camila

    Olá Dr. Pedro. Tive dengue há 1 semana atrás. Minhas plaquetas abaixaram para 30.000. Porém, já voltaram ao normal. Como sequela ficou um sangramento vaginal. Isto é normal? devo me preocupar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sa

      Não é normal. Se as plaquetas se normalizaram, não é esperado que você tenha qualquer tipo de sangramento.

  36. Lucas Mello

    Boa tarde Dr.Pedro , gostaria de saber se a Dengue clássica desaparece sozinha ?
    Estou com suspeita que estou com Dengue , pois sinto dores leves em partes do corpo , não tenho febre e nem manchas , mas tenho dores oculares (porém só quando eu viro o globo ocular de tal maneira) e tenho moleza , me sinto fraco e tenho tontura Isso seria Dengue ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, a dengue cura-se sozinha. Não é preciso nenhum tratamento específico.

  37. Lucas Mello

    Boa tarde Dr.Pedro , gostaria de saber se a Dengue clássica desaparece sozinha ?
    Estou com suspeita que estou com Dengue , pois sinto dores leves em partes do corpo , não tenho febre e nem manchas , mas tenho dores oculares (porém só quando eu viro o globo ocular de tal maneira) e tenho moleza , me sinto fraco e tenho tontura Isso seria Dengue ?

  38. Arlene

    Boa noite Dr. Pedro. Estou há dez dias com dores no corpo, cabeça como se fosse uma sinusite, abdominal, sem febre e muito cansaço. Fiz hoje dia 20/05/2014 um hemograma que está normal, a contagem de plaquetas está em 187.000. Na minha cidade tem um exame rápido que o resultado sai na hora, deu negativo. Apareceu poucas pintas vermelhas no anti-braço e na barriga com sete dias de dor. Com o resultado desses exames fiquei sem saber se é dengue ou não, pode me ajudar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com o teste negativo e hemograma normal, é provável que seja alguma outra virose que não dengue.

  39. Arlene

    Boa noite Dr. Pedro. Estou há dez dias com dores no corpo, cabeça como se fosse uma sinusite, abdominal, sem febre e muito cansaço. Fiz hoje dia 20/05/2014 um hemograma que está normal, a contagem de plaquetas está em 187.000. Na minha cidade tem um exame rápido que o resultado sai na hora, deu negativo. Apareceu poucas pintas vermelhas no anti-braço e na barriga com sete dias de dor. Com o resultado desses exames fiquei sem saber se é dengue ou não, pode me ajudar?

  40. Edmar Pelegati

    Dr., a glutamina não seria indicada nos casos de dengue como auxiliar pra aumentar a imunidade? Sei que pouca coisa gente esse suplemento, mas o que o sr acha? Contraí dengue e estou tomando. Abraços

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há nenhuma evidência científica de que a glutamina ajude na dengue.

  41. Edmar Pelegati

    Dr., a glutamina não seria indicada nos casos de dengue como auxiliar pra aumentar a imunidade? Sei que pouca coisa gente esse suplemento, mas o que o sr acha? Contraí dengue e estou tomando. Abraços

  42. eliete

    Estou com dengue e sinusite , estou tomando antibiotico para controlar a sinusite posso continuar ou isso afetara a dengue ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Neste caso não há nenhum problema.

  43. Maria Luiza

    Olá! Dr Pedro, sou transplantada por isso tenho a imunidade muito baixa, também tenho mielodisplasia e anemia, se ocorrer do mosquito me picar meu quadro será mais grave? E a Dengue Hemorrágica é uma evolução da clássica ou é outro tipo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, principalmente porque você imunossuprimida. A dengue hemorrágica é uma complicação da dengue clássica, é uma evolução mais agressiva.

  44. Gi

    Minha fila está com suspeita de dengue, já está no sétimo dia os sintomas já passaram, no 5 dia deu leucócitos de 2.6000 e plaquetas 162.000 , se eu fizer hemograma no 10 dia já estará normal ou ainda vai dar alterado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É provável que ainda esteja alterado.

  45. Maria

    Uma pessoa pode ser picada pelo mosquito infectado e não desenvolver a doença? Sendo ela adulta e que nunca teve dengue antes.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode.

  46. Aline

    Utilizar Antibiótico (Amoxicilina) com dengue pode fazer mal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Antibióticos não têm nenhuma ação contra a dengue. O seu uso só serve para gerar efeitos colaterais.

  47. Marcos Braçale

    Minha esposa tem plaquetas baixa 130.000,se pegar dengue pela primeira vez ela corre risco.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente a dengue será mais grave nela por conta dessas 130.000 plaquetas.

  48. Jacinto Arlindo

    em minha cidade ouve um surto de dengue, segundo consta 3000 casos absurdo em uma cidade de 80.000hab. aqui no hospital (unico da cidade) as plaquetas tento um resultado de 147000 ja é considerado dengue, todos estão em panico.
    a pergunta é nossos profissionais estariam capacitados pra tal doença, a anvisa não teria que estar presente. ou deveriamos migrar a outros municipios pra tal diagnostico, qual a orientação nessa hora, obrigado pela a atenção, nesse caso seria mais um desabafo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se faz diagnóstico de dengue dessa forma. A ANVISA não tem anda a ver, a função dela é controlar os medicamentos que estão no mercado. A responsabilidade em relação à dengue é da secretaria de saúde da cidade.

  49. Kaleu Solary

    Dr, tive dengue clássica há 16 dias, é possível que ainda eu possa evoluir pra hemorrágica ou já fiquei curado? Meu hemograma atual deu todo normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você já está recuperado, não é esperado que haja uma recaída ou um agravamento da sua saúde.

  50. Lucas Larentes

    Estou Com Um Pouco De Indisposição , manchinhas Vermelhas Na Perna e braço , As Vezes Dor De Cabeça e Pequenos Sangramentos Na Gengiva… Oque Pode Ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser um monte de coisas. Você precisa ir a um médico para ser examinada. Pode ser algo importante.

  51. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    É mais provável ser só uma amigdalite mesmo.

  52. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não é o mais habitual, mas pode ocorrer.

  53. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Só há um: através do mosquito.

  54. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não entendi a pergunta.

  55. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Torcer para o mosquito não estar infectado. Fora isso, não há nada a fazer.

  56. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    É estranho uma dor somente na nuca depois de ter tido dengue. Não é só um torcicolo?

  57. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não costuma deixar. Ele já foi a um neurologista?

  58. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    1- Podem
    2- Pode, mas coriza e dor de garganta não são habituais na dengue.

  59. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Pode.

  60. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    As plaquetas baixas são da dengue.

  61. Marhya

    Parabéns!!! Apreciei e aproveitei bastante as informações. Grata por compartilhar seu conhecimento conosco.

  62. LA-projetos

    Há um pedido de alguns médicos, que não deve ser usado o PARACETAMOL, nos casos de dengue, pois ele é eliminado pelo fígado e a dengue debilita e sobrecarrega o fígado das pessoas infectadas. E que devemos usar a DIPIRONA para dor e febre, durante a manifestação da doença. E tenho observado que o paracetamol não consegue abaixar a febre, na dengue, ou age por pouco tempo. Há fundamento nesta informação? Devemos nos preocupar com a dosagem do paracetamol para combater a febre e dor, na dengue ou suspeita de dengue?
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Paracetamol não é contraindicado na dengue. A não ser que haja hepatite pela dengue, quadro que não é o mais comum, pode-se usar tanto o paracetamol quanto a dipirona. O contraindicado são o AAS e os anti-inflamatórios.

      1. LA-projetos

        Muito obrigada pela resposta. Chegou em tempo certo.

        Em 16 de abril de 2013 22:04, Disqus escreveu:

  63. J Victorw

    Doutor ontem terça-feira eu sintia dores de cabeça febre até 38,5 só que hoje quarta-feira ainda sinto o corpo mole e o nariz intupido, é nessesário eu ir no médico para diagnosticar e verificar se é dengue ?

  64. Gabrielly Marcomini

    a dengue é capaz de s eproduzir até em águas sujasss??????

  65. Keila pereira de oliveira

    Boa tarde Dr Pedro, meu namorado teve denge á 15 dias, e esta sentindo dores na nuca. é normal? ele ja fez teste de meningite e o resultado deu negativo.

  66. Thayanne

    oi doutor eu tenho todos os sintomas da dengue e estou com muita diarreia e dores abdominais isso é normal? thayanne

  67. Jjmachado Sp

    se no exame der não liberado,quer dizer que estou com dengue?

  68. Hellen ferreira

    minha filha apareceu com manchas na pele ,fui leva-la  ao médico ela falou q era 
    alergia , n pediu exame, ja se passaram 4 dias  comprei o remédio de alergia e nada 
    só piiora a cada dia .

  69. Luana Costa

    Bom, eu estou fazendo um trabalho sobre a dengue na minha escola, e eu gostaria de saber quais são os meios de contaminação da dengue? 

  70. Pe Fabio

    aff acabei de passar por uma dengue…. em dois dias minhas plaquetas despencaram de 131.00. para 14.000…é uma doença horrivel, fiquei internado 3 dias…

  71. Filipe Ricardo Sousa Esteves

    tipo alergia a pó, e fumos, com o tratamento ñ tera problemas ??? se essa pessoa tiver de fazer um tratamento que seja ñ prejudica com a alergia devido certos medicamentos que essa pessoa ñ possa tomar por causa da alergia,,,??? 

  72. Filipe Ricardo Sousa Esteves

    Uma pessoa que seja alergico e se for picado por um mosquito que carregue o vírus do Dengue, pode vir a piorar o quadro clinico dessa pessoa, e acontecer alguma coisa mais grave que os demais que sejam afectado só com o víros do Dengue, e fazendo com que fique internada por mais tempo??