Feridas e machucados: tratamento caseiro

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 33 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O papel da pele íntegra

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é também nossa principal arma de defesa contra germes, sendo o nosso escudo protetor que impede o contato dos micróbios do ambiente com o nosso meio interno.

Apesar da pela ser colonizada por bilhões de bactérias potencialmente causadoras de doença, nós não ficamos doentes porque elas não conseguem entrar no nosso corpo. A pele íntegra nos protege.

Os problemas começam a surgir quando esta proteção é rompida, como nos casos de feridas e lesões da pele. A partir deste momento, estabelece-se uma porta de entrada para os germes externos que poderão levar a infecções.

Tipos de lesão na pele

Podemos dividir as feridas da pele pelo mecanismo de lesão:

  • Incisas ou cortantes: são aquelas causadas por faca, bisturi, lâmina, etc.
  • Perfurante: causada por objetos pontiagudos como pregos e alfinetes.
  • Escoriação: quando a lesão ocorre na superfície da pele, como quando caímos e ralamos o joelho ou qualquer outra parte no chão.
  • Laceração: é uma escoriação mais profunda e que acomete o tecido subcutâneo
  • Contusas: lesões traumáticas de grande força que lesam os tecidos abaixo da pele, como em um soco ou trauma da cabeça. Normalmente causam equimoses (manchas roxas ao redor da lesão).
  • Queimaduras: lesão da pele por calor, descarga elétrica, frio excessivo ou contato com produtos químicos abrasivos.

A maioria das lesões apresenta mais de um tipo de característica, como perfuro-cortantes, corto-contusas, etc.

As feridas também podem ser classificadas pelo grau de contaminação.

  • Limpas: são as feridas provocadas intencionalmente por médicos nos procedimentos cirúrgicos.
  • Contaminadas: São aquelas que tiveram contato com materiais sabidamente sujos como terra, mordidas de animais ou humanos, cortes na rua, etc.
  • Feridas infectadas: são as que apresentam sinais de infecção.

15 dicas de como tratar as feridas

O tratamento das feridas depende das características descritas acima. O que vamos descrever a seguir são as principais medidas que você pode tomar em casa para impedir que uma ferida infeccione.

1- Antes de manusear qualquer lesão, lave as mãos com água e sabão (ou álcool gel, se disponível).

2- Pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações podem ser tratados apenas com limpeza local. Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra, grama, etc.

3- Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para que ele possa dizer se há necessidade de realizar sutura com pontos. De qualquer modo, a limpeza primária pode ser feita ainda em casa com água corrente ou soro fisiológico. Se notar presença de corpo estranho na ferida, vá ao médico.

4- Nos casos de queimaduras leves, sem rompimento da pele, a limpeza é feita com água e sabão de modo suave. Nunca estoure as bolhas! Não use manteiga, margarina, ou qualquer outra substância não esterilizada. Queimaduras mais graves devem ser avaliadas por médicos (leia: Queimaduras – Graus, complicações e tratamento caseiro).

5- O uso excessivo de substâncias desinfetantes pode atrapalhar o processo de cicatrização. Mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Deixe que o médico indique a utilização de anti-sépticos. Evite usar álcool ou iodo em feridas abertas sem a indicação do médico, já que estas substâncias podem irritar a lesão e piorar a inflamação.

6- Mantenha a ferida sempre limpa. Procure protegê-la com um curativo ou Band-Aid, principalmente se forem em locais como mãos e pés, que entram em contato com áreas contaminadas com frequência.

7- Escoriações ou lesões úmidas devem ser cobertas somente com curativo não aderente (Band-Aid) para evitar que o mesmo grude na ferida e cause nova lesão quando for ser retirado. Não utilize algodão. Nunca use fita adesiva diretamente na lesão.

8- Se a lesão está sangrando, use um pano limpo, gaze ou compressas para comprimi-la. Se o sangramento é intenso ou em jato, comprima a lesão com força e vá imediatamente a uma emergência.

9- Nunca lamba as feridas. Você não é cachorro e a sua saliva contém milhões de bactérias que podem causar infecções graves se entrarem em contato com uma ferida. A nossa boca é tão contaminada por bactérias, que uma mordida humana é considerada uma lesão muito mais grave que uma mordida de cão ou gato.

10- Em caso de mordida de animais procure saber do estado vacinal do animal e vá a um médico. São feridas que infeccionam com muita facilidade. A raiva não tem cura e a mortalidade é de quase 100% (leia: RAIVA HUMANA).

11- Se após algumas horas surgirem qualquer sinal de infecção da lesão, como edema, uma área de vermelhidão, febre ou saída de pus, procure atendimento médico, mesmo que a lesão seja pequena.

12- Se não for vacinado ou tiver tomado a última dose há menos de 10 anos, procure um hospital para tomar a vacina contra tétano, inclusive em casos de mordidas e queimaduras. Leia: TÉTANO. VACINA E SINTOMAS

13- Se você for diabético ou imunossuprimido, tenha especial atenção às suas lesões, pois o risco de infecção é mais alto. Na dúvida, visite um médico.

14- Se você tem uma ferida que não cicatriza apesar de todos os cuidados, procure atendimento, isto pode ser sinal de diabetes mellitus ou alguma outra doença.

15- Se após alguns dias a ferida estiver muito avermelhada, dolorosa e com a pele quente, isso é sinal de infecção. Procure um médico, pois é possível que seja necessário iniciar antibiótico.

Complicações das feridas de pele

A maioria das pessoas já passou por situações em que tiveram lesões e machucados na pele, não deram muita atenção e nada aconteceu. Em geral, pequenas lesões são negligenciadas pelos pacientes devido à baixa frequência de complicações.

O problema é que mesmo lesões pequenas e aparentemente inocentes podem complicar.

Quadros de infecção do tecido subcutâneo, como a erisipela ou celulite, podem surgir de feridas que parecem bobas. Até picadas de inseto podem infectar, como aconteceu na foto acima.

Portanto, cuide bem das suas feridas. Lavar com água e sabão é barato, não dá trabalho nenhum e pode prevenir infecções graves.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


33 respostas para “Feridas e machucados: tratamento caseiro”

  1. Luciana

    Olà! Gostaria , se possivel obter informaçoes sobre o uso da Agua oxigenada em feridas e machudados com possivel infeçao de staphilococcus aureus. aproveito para agradecer os artigos postados.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Atualmente, a água oxigenada tem sido cada vez menos recomendada no cuidado das feridas. Embora a água oxigenada tenha propriedades antissépticas, ela também pode ser prejudicial para a pele e o processo de cicatrização. Ao entrar em contato com a pele, ela produz uma espuma devido à liberação de oxigênio, o que pode desalojar mecanicamente os micro-organismos da ferida. No entanto, esse processo de oxidação não só ataca as bactérias, mas também células saudáveis da pele e do sistema imunológico, essenciais para a cicatrização​. Diversos estudos sugerem que antissépticos como a clorexidina podem ser mais eficazes e menos prejudiciais à pele do que a água oxigenada. A clorexidina é um antibactericida que elimina as bactérias sem agredir a pele.

  2. Aldenize inacio mariano

    Bom dia,estou com feridas no braço,parecido com furúnculos,mas como meu gato pegou a doença esporotricose,acho que eu peguei me ajude moro em Nova Iguaçu rj

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É bem provável que seja esporotricose o seu caso também. Você tem que procurar um médico para tratar.

  3. Janaína Priscila do prado

    Boa noite tenho um de 12 anos as pernas dele vive cheia de feridas vai. E volta só nas pernas tipos mordidas de pernilongo aí ele coça e vira ferida tá todo manchado por favor me ajuda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você faz muita alergia à picada de mosquito e não aguenta ficar sem coçar, o ideal é procurar um dermatologista.

  4. carlos alberto botelho mendes

    perfurei uma veia do pé ja parou e fechou o machucado mais esta bem sensivel

  5. Lucas

    Dr. Tomei um tiro não profundo 2cm o que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Já foi a um hospital?

  6. Anônima

    Doutor, eu tenho um machucado na perna que não cicatriza de jeito nenhum. Já fiz exames de diabete e diagnosticou que não tenho. Eu não sei mais o que fazer. No começo ele coçava demais mas hoje em dia até que a coceira parou, mas o machucado não some. O que pode ser ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Há diversos motivos além do diabetes. Pode ser uma infecção, pode ser má circulação, pode haver alguma doença por trás… Só investigando para saber.

  7. Matteo Catelli

    olá doutor,
    eu estava brincando c o IPAD da minha mãe e ele acabou escorregando da minha mao e bateu diretamente na minha cabeça ficou c um pequeno galo e cortou-se superficialmente n me agitei pois sabia q devia fzer algo rapido,entaolevantei a cabeçapara n pingar sange fui na cozinha peguei gelo e o coloquei sobre o ferimento durante 5 min esperei 2 min e coloquei outros 5 min como havia feito á um ano atras e n sei oq eu faço!Pode me dar uma ajuda…
    obrigado!!
    P.S.:eu só tenho 12 anos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Matteo, peça para alguém olhar a ferida. Se for algo pequeno, não precisa se preocupar. Se for uma ferida grande, que continue sangrando apesar do gelo e da compressão, talvez seja necessário dar uns pontos nela.

  8. Marcelo

    Se após sair a casca a pele está muuito rosada, bem diferente do tom do resto do corpo, quer dizer que vai ficar marcado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente. Depende da profundidade da ferida.

  9. joao vitor da silva

    oq faz pra tirar casquinha de machucado no braço sem sair sangue doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem que tirar. Tem que esperar cair sozinho.

  10. Priscila Gonçalves Nascimento

    Olá Dr preciso de uma orientação. Tenho o costume de morder sempre o mesmo lugar dentro da boca, na parte interna do meu lábio inferior, acredito que minha mordida esteja incorreta pois isso só acontece quando eu como. Mordi 3 vezes no mesmo lugar sem querer, na última vez saiu um pouco de sangue e agora está meio branco, amarelado, e dói muito. Queria saber o que passo nesse machucado. Obrigada!

  11. Jessica

    ola meu esposo levou uma batida na moto e machucou o tornozelo aii foi pra o medico bateu o raio x e nao deu nada so inchasso o medico passou um remedio e disse pra fk 15 dias em repouso ele nao ficou muito mais ficou melhor e quando se passou uns 15 a 20 dias ele agora bateu e machucou e esta uma ferida muito feia cheia de puz o pe ta com uma bolha enorme de sangue e estamos todos com medo o medico pediu uma radiografia com o laudo mais so iremos saber o que é amanha e ele tava tendo muita febre estou com muito medo ele tomou injeçao contra o tetano faz uns 5 a 6 anos e ano passado fizemos o exame de glicose e deu normal o que pode ser

  12. Jeronimo tomé

    Bom dia Dr.(a) Já oito dias sofri uma acidente de moto tratei os ferimentos de acordo com o artigo (lavando com água) usei soro e depois álcool 70 anticéptico. já no pé foi uma pancada maior e escoriação maior (no peito do pé na direção do dedo menor) está seca e com a capa de ferida uso riforcina, mas o meu pé continua inchado e vermelho já fiz os teste para ver se esta faturado (mecho com os dedos e não dói, pois ando com um pouco de dificuldade por conta do inchado. tentei tirar um raio-x mais o atendimento sabe…..o que devo fazer para de-inchar o meu pé?
    estou tomando anti-inflamatório (ibuprofano) e tomei amoxicilina 500ml ? agir corrento ?

  13. Nilvana10lisboa

    boa tarde, cai de moto ontem, me informa por favor o que devo usa,r esta doendo dimais estou com escoriações no cotovelo e ombro…me reponde urgnte.

  14. Nadia siqueira

    sol alergica a quase tudo me machuco facilmente demoro pra cicratizar,o que devo fazer

  15. tatiana

    olá,eu quero saber mais sobre feridas de quem tem diabeti,minha endeada esta com uma ferida na verinha e esta profunda que aparece o nervo como devo proceder,ja a levaram ao médico mas ele so passa um remedios e nada acontece após uma semana voltamos a vela,e continua se aprofundando o que faco,por favor Dr.me ajude como proceder.

  16. Gmoninha

    Oi. Por favor, poderia tirar uma duvida. cai da escada e machuquei a cabeça, um corte que me rendeu 4 pontos na caebeça. Vou tirar os pontos, ja se passaram 10 dias. No fim de semana, quando completara 14 dias ja tinha cabeleireiro marcado par fazer luzes, posso ou ainda tenho q esperar mais tempo???

  17. Jucileyde Oliveira

    olá Dr: pedro sabado fez oito dias que levei uma queda de moto, arranhei a coxa e a perna na coxa ja esta caindo a casca mas na perna ainda esta sarando, as vezes fica escorrendo um liquido. eu queria saber se posso lavar com agua e sabão amarelo? e queria saber se vai ficar a cicatriz? por favor manda a resposta preciso muito saber! obrigado

  18. luci

    Dr Pedro.tenho lido seu artigo com curiosidade porque meu pai esta passando por um problema e estou tentando achar uma solução: Ha mais ou menos um mes, ele sofreu uma escoriação grande na perna e depois disso passou alcool.ficou um pouco vermelho mas sem saber usou uma meia que tampava o ferimen to.Inflamou e formou uma casca de pus,que depois ficou como uma borracha,a medida que ia limpando ia saindo uns pedaços.Embaixo disto,ficou uma pele meio escorregadia,com um poquinho de sangue.algo estranho.parece que está com sa´bão.umida.foi a um clinico geral e ele receitou antibiotivcos e mandou meu pai passar uma pomada e colocar gase e enfaixar.2 vezes ao dia.só que nao vejo melhora.está certo??/demora mesmo??/quanto tempo???
    Obrigada desde já, se puder me enviar uma resposta.
    luci

  19. Johnny aveiro

    eu cai de bicicleta fez uma semana ontem desloquei o ombro e estou usando uma tipoia, mas eu tenho um machucado no ati braço e a tipoia aperta o curativo como por exemplo na hora de dormir e quando tiro o curativo a gaze agarra um pouco, mas não sai secreção quando eu tiro pra limpar e fazer um novo curativo limpando com soro. o problema é que está atrapalhando o processo de cicatrização. sendo que as outras feridas já cicatrizaram ou estão quase cicatrizadas pq não tinha nada pra apertar. quando eu me livrar da tipoia será que ficará mais fácil para cicatrizar? mas a ferida tá sempre limpa e eu tenho que usar a tipoia por mais uma semana  é só isso que me preocupa pq se eu não usar um produto úmido quando for tirar o curativo irá machucar mais

  20. Marinaldo

    Sugiro que vá logo ao médico. Ele avaliará se é “apenas” um corte, ou se houve lesão de tendão, etc.

  21. Wal Sjc2

    Andando de bicicleta, uns 10 dias atrás, a corrente travou e o pedal causou diversos ferimentos na parte posterior da minha perna, desde a parte logo acima do calcanhar até a panturrilha. Lavei com água e sabão e passei uma pomada bactericida durante alguns dias, depois pomada hipoglós. A maioria dos cortes e arranhões cicatrizou, exceto um, que está com as paredes laterais do corte “duras”, porém aberto e sensível no centro. Localização do corte: transversal, uns dois dedos acima do calcanhar, sobreposto ao tendão que sobe para a perna. O ferimento não está inflamado e não purga, porém está muito sensível, não consigo usar calçado fechado. Gostaria de saber se é normal o processo de cicatrização demorar assim ou se pode ser algum problema secundário ligado a má ciatrização. Obs.: não entrou corpo estranho no ferimento, mas ele foi o mais profundo de todos, saiu um pedaço de pele de mais ou menos 2 cm de comprimento, 2 mm de largura e 2 mm de profundidade, tipo um corte por chapa metálica sem fio e sangrou pouco.

  22. carla

    muito bom essas dicas. parabens ao blog

  23. Julioandretta

    Ola tudo bem entao eu cai de moto no sabado passado tive uns ralados mas nada de mais, deu um corte no meu pé perto do tornozelo e deu 6 pontos os pontos estao otimos nao ta saindo nada de puz ou coisa parecida, mas um poco a baixo dos pontos esta meio vermelho e inchado estou tomando ant-inflamatorio e analgezico oque poderia ser esse vermelhao e o inchaço abraços 

  24. Gugubicolor

    furei a minha mao no prego enferrujado mais nao sail munto sangue eu contrai a doença ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que doença?