Febre: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 41 Comentários


O que é febre?

A febre é um dos sinais clínicos mais comuns no ser humano e se caracteriza por uma elevação acima da média da temperatura corporal.

A febre é tão comum que a maioria de nós nunca parou para pensar no seu real significado.

Geralmente associada à infecção, a febre também pode ocorrer em diversas outras situações, como em caso de tumores, doenças autoimunes, reação a medicamentos, etc.

O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Ela sofre alterações ao longo do dia, estando mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais para 37,5ºC no final da tarde. Esta variação é chamada de ciclo circadiano da temperatura corporal. Uma temperatura de 37,5ºC no início da manhã tem muito mais relevância do que esta mesma temperatura no final do dia.

Algumas pessoas têm naturalmente temperaturas um pouco mais elevadas que outras, podendo apresentar algo em torno de 37,5ºC ao final do dia sem que isso tenha qualquer significado clínico.  Por outro lado, há aqueles que possuem temperatura basal mais baixa, às vezes próximo de 35,5ºC. Nestes, uma temperatura de 37,5ºC é algo bem acima do seu normal. Portanto, antes de se diagnosticar uma febre, é importante saber qual a temperatura habitual do paciente.

Consideramos febre a elevação da temperatura corporal acima da média do paciente. Como muitas vezes não temos um histórico da variação habitual da temperatura de cada indivíduo, usamos os valores médios encontrados em estudos para definir os limites de temperatura que indicam febre.

É importante termos em mente também que o modo como medirmos a temperatura corporal pode fornecer resultados diferentes. Quanto mais próximo do centro do corpo, maior será a temperatura.

Podemos aferir a temperatura corporal de quatro maneiras, com resultados diferentes:

  • Temperatura axilar – normal até 37,2ºC.
  • Temperatura oral (boca)  – normal até 37,5ºC.
  • Temperatura timpânica (ouvido) – normal até 37,5ºC.
  • Temperatura retal (ânus) – normal até 38ºC.

Aumentos da temperatura corporal podem ocorrer em situações que não indicam doença, como exercício físico, ambientes muito quentes ou frios, excesso de roupa ou alterações no ciclo hormonal feminino. Mulheres durante o período de ovulação apresentam um aumento de até 0,5ºC na sua temperatura corporal.

Para evitar fatores confusionais, normalmente consideramos febre uma temperatura maior que 37,5ºC na axila ou 38ºC no ânus.

Chamamos de febrícula, ou estado subfebril, os aumentos de temperatura entre 37,2ºC e 37,8ºC, que muitas vezes não apresentam significado clínico ou indicam doenças não infecciosas (explico mais à frente).

Existe febre interna?

Na verdade, toda febre é interna, pois a temperatura se eleva no centro do nosso corpo e por transmissão de calor chega à pele. Porém, não existe a possibilidade do paciente ter febre e ela não ser perceptível pelo termômetro. Se a temperatura do corpo se eleva, o termômetro a captará.

Não existe o que as pessoas costumam chamar de febre interna, que seria supostamente um estado de febre que ficaria restrito ao interior do corpo, não sendo identificado pelos termômetros. O nosso organismo é um só. A febre é o aumento da temperatura de todo o corpo, inclusive da pele. Se o termômetro não mostra febre, é porque não há febre. Não há como o corpo ter febre internamente e a pele não aquecer junto. Nosso corpo não é garrafa térmica para ficar quente por dentro e frio por fora.

Também é comum as pessoas dizerem que estão com febre na perna ou febre na mão. Isso também não existe. Realmente é possível termos um aumento de temperatura apenas de uma parte específica do corpo, mas isto não é febre.

O aumento localizado ocorre em alguns processos inflamatórios, como em inflamações de uma articulação, como nos casos de crise de gota ou em infecções da pele, como na erisipela, por exemplo. Normalmente, essa inflamação localizada também apresenta, além do aumento de temperatura, dor e vermelhidão local.

Como surge a febre?

A temperatura do nosso corpo é controlada por uma região do cérebro chamada hipotálamo, que funciona como uma espécie de termostato. Em média, nosso termostato fica ajustado para 36,5ºC, que é a temperatura ideal para o funcionamento do nosso organismo. Já explicamos, porém, que em algumas pessoas o termostato pode ficar ajustado para uma temperatura mais próxima de 37ºC sem que isso tenha qualquer relevância clínica. A média habitual de cada indivíduo é chamado de setpoint da temperatura

O hipotálamo age de modo a evitar grandes variações na temperatura do corpo, aumentando a perda de calor quando está mais quente e aumentando a produção de calor quando está frio. Obviamente, nosso corpo tem um limite e se a temperatura ambiente estiver muito diferente da nossa temperatura corporal precisaremos de ajuda artificial, como casacos ou ar-condicionado.

Quando somos invadidos por micróbios, como vírus e bactérias, nosso corpo ativa suas células de defesa para combater estes germes. Durante a batalha entre os glóbulos brancos e os invasores, os primeiros produzem substâncias que levam à produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que ajudam no combate às infecções.

As prostaglandinas são as substâncias responsáveis pela presença de inflamação e dor, e quando alcançam o hipotálamo, fazem com este aumente a temperatura corporal. O hipotálamo sob o efeito das prostaglandinas passa a induzir o nosso organismo a produzir calor e aumentar o seu setpoint. Em vez de 36,5ºC, o corpo agora passa a considerar sua temperatura correta em algum ponto acima dos 38ºC.

Com a elevação do setpoint, o hipotálamo passa a mandar o organismo se aquecer. O corpo gera calor de várias maneiras, através da contração muscular, dos calafrios, da constrição dos vasos sanguíneos da pele, da aceleração dos batimentos cardíacos, etc. O corpo fará o que for preciso para gerar e preservar calor até chegar a temperatura desejada pelo hipotálamo. Nesse momento você está todo encolhido, tremendo, cheio de roupa e debaixo de um cobertor.

A temperatura de 36,5ºC só é restabelecida quando há diminuição do estímulo das prostaglandinas. É por isso que os anti-inflamatórios e antitérmicos, drogas que inibem as prostaglandinas, atuam sobre a febre. Esses medicamentos eliminam as prostaglandinas circulantes, suspendendo o estímulo que o hipotálamo estava recebendo para aumentar a temperatura do corpo.

Quando as prostaglandinas diminuem, o hipotálamo volta a reduzir o setpoint, e o corpo, para rapidamente reduzir sua temperatura, provoca uma sudorese intensa, dissipando o calor. É por isso que, às vezes, suamos muito depois de tomar algum antitérmico. O suor é um dos modos do organismo perder calor rapidamente.

Por que sentimos calor quando fazemos exercícios, mas quando temos febre sentimos frio?

A resposta para a pergunta está no setpoint estabelecido pelo hipotálamo. A sensação de frio ou o calor é, na verdade, uma interpretação do cérebro para o nossa temperatura corporal, e não necessariamente têm a ver com a temperatura ambiente.

No caso do exercício físico o nosso cérebro está programado para manter a temperatura por volta dos 36,5ºC. Quando os nossos músculos geram uma grande quantidade calor, o cérebro reconhece que o corpo está se aquecendo, estando acima da temperatura estabelecida como correta, e passa a tomar providências para esfriá-lo. Suamos muito e nosso vasos da pele ficam bem dilatados, o que facilita a dissipação do calor do sangue.

Na febre, o hipotálamo programa o termostato para, por exemplo, 40ºC. Enquanto o corpo não chegar a esta temperatura, o cérebro vai mandar informações dizendo que está frio. Podemos estar com 38,5ºC de febre e ainda assim o cérebro interpretará isso como temperatura corporal baixa.

Além disso, a contrição dos vasos da pele também colabora. A pele é o principal meio de perda de calor. Quanto mais sangue há circulando na pele, mais calor perdemos. Durante a febre, o cérebro quer nos aquecer e boa parte do volume sanguíneo é desviado para o centro do nosso corpo, principalmente para nossos órgãos, deixando a pele menos perfundida. A diminuição do aporte de sangue para a pele ativa os sensores para calor que nela existem, levando à sensação de frio. O corpo sente frio porque a pele está mal perfundida.

Para que serve a febre?

As bactérias e vírus gostam de viver em temperaturas ao redor dos 36-37ºC. É o ponto onde eles são mais ativos. O aumento da temperatura corporal tem como objetivo atrapalhar as funções básicas dos invasores e também estimular a função das nossas células de defesa, que passam a funcionar melhor nessas temperaturas.

A febre também é um sinal de alerta que nos indica que algo de errado está acontecendo. Com a idade, perdemos progressivamente a capacidade de gerar calor, e muitos idosos apresentam infecções graves sem febre. A ausência de febre e seus sintomas fazem com que o doente demore mais tempo para procurar auxílio médico, o que favorece o desenvolvimento da sepse (leia : O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Sintomas

A febre não é apenas uma aumento da temperatura corporal, ela habitualmente vem acompanhada de outros sinais e sintomas. Os mais comuns são o aumento da frequência cardíaca e respiratória. O coração aumenta sua frequência, em média, em 5 batimentos por minuto a cada 1ºC de elevação na temperatura corporal.

Os calafrios, como já explicados, são comuns e fazem parte do processo de elevação da temperatura do corpo. Do mesmo modo a sudorese também costuma surgir, geralmente no momento em que a febre começa a ceder.

A febre também costuma causar outros sintomas, como mal-estar, perda do apetite, prostração, dor de cabeça e dores pelo corpo. Em alguns casos, principalmente em idosos, a febre muito alta pode causar delirium. Nas crianças pequenas pode haver crise convulsiva (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas e tratamento).

Alguns indivíduos, principalmente idosos, recém-nascidos, insuficientes renais crônicos (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento) e pacientes em uso de corticoides (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais), podem não desenvolver febre. Estes pacientes, quando infectados, apresentam um quadro mais discreto, às vezes apenas com prostração e perda do apetite.

Se a febre ajuda no combate às infecções, por que então baixá-la?

Como acabei de explicar, a febre causa muitos sintomas desagradáveis. Se o paciente já está sendo corretamente tratado para a infecção ou se a febre é causada por algo não infeccioso, como câncer, doenças autoimunes ou exposição exagerada ao sol (explicarei as causas abaixo), ela tem pouca utilidade e sua eliminação melhora muito o bem-estar do paciente.

A febre é um sinal de defesa importante, mas ela não é indispensável no tratamento das infecções. Não há vantagens em deixar o paciente sentindo-se mal com temperaturas acima de 39,0ºC. Além disso, a febre em pessoas debilitadas, como em casos de anemia, insuficiência cardíaca ou pessoas muito idosas, pode causar descompensação destas suas doenças. Apenas como exemplo, para cada 1ºC de elevação na temperatura corporal há um aumento de 13% na demanda por oxigênio. Pacientes com doenças pulmonares podem não conseguir comportar este aumento do consumo de oxigênio pelas células.

Se temperaturas um pouco elevadas podem ajudar no combate aos invasores, quando acima dos 39,0ºC, este benefício parece desaparecer.

Tratamento

A maioria dos casos de febre tem origem viral e se resolve espontaneamente após alguns dias. O uso de anti-inflamatórios ou antipiréticos ajuda a reduzir a febre temporariamente, melhorando o bem-estar do paciente.

Essas drogas não agem diretamente na causa da febre, portanto, não aceleram o processo de cura. A Dipirona (Metamizol) ou Paracetamol são habitualmente os medicamentos mais usados para baixar a febre. A aspirina também é um bom antipirético, porém seu uso pode estar contraindicado em algumas doenças febris, principalmente na dengue e na catapora.

Um método para baixar a temperatura muito usado antigamente erá colocar o paciente em uma banheira cheia de água gelada. Não se faz mais isso atualmente. Se o objetivo é baixar a febre rapidamente, o melhor é usar esponjas úmidas com água fria (ao redor dos 20ºC) para molhar a pele do paciente. Quando a água em contato com a pele pode evaporar há mais perda de calor do que quando há submersão em uma banheira ou piscina. A água muito fria pode causar constrição dos vasos da pele, diminuindo a perda de calor.

Lembre-se, o importante não é esfriar a pele, mas sim facilitar perda de calor que vem do centro do corpo. O melhor mesmo é usar as esponjas, simulando uma grande sudorese.

Passar álcool na pele não ajuda em nada.

Quais são as principais causas de febre?

As causas mais comuns de febre são as infecções. Doenças como pneumonia, meningite, pielonefrite e endocardite (infecção das válvulas do coração) costumam vir acompanhadas de febre alta e debilidade física.

Gripe, ao contrário do resfriado, também pode ser causa de febre alta (leia: Diferenças entre gripe e resfriado).

Quadros de febre prolongada, normalmente por volta dos 38ºC, às vezes intermitentes ou somente noturna, associada à perda de peso, em geral indicam infecções como tuberculose ou AIDS.

Câncer, leucemia e linfoma  podem causar febre baixa ou febrículas prolongadas.

Doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide também causam febre.

Vários medicamentos podem causar febre, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios, por mais paradoxal que isso possa parecer. Normalmente são reações individuais aos componentes da droga, em um processo semelhante a uma alergia.

Algumas causas menos comuns de febre incluem:

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


41 respostas para “Febre: o que é, causas, sintomas e tratamento”

  1. Ana

    Muito boa essas explicações, obrigado

  2. Vanessa

    Amo esse site, tem contribuído muito para a ampliação de meus conhecimentos!

  3. Juliano

    Complementando minha resposta confirmando a coerência do artigo vc pode lembrar dos efeitos do ecstasy no organismo. O ecstasy libera artificialmente pela droga sintética MDMA cargas excessivas de serotonina no cérebro causando euforia, febre e muita sede. Em um estudo com 5 cobaias simeas, uma delas morreu após receber 3 doses de MDMA no intervalo de uma hora em um estudo controlado nos EUA, simulando o consumo dessa substância por jovens em festas. O macaco morreu de hipertemia pelo aumento da temperatura corporal à 41 graus e todos os outros macacos tiveram alteração em sua temperatura. Portanto quando estamos em uma situação fora do normal nosso organismo libera varios neurotransmissores, entre eles a serotonina, qualquer distúrbio que leve a produção exagerada desse neurotransmissor pode acarretar a elevação da temperatura comporal. Portanto o Dr Pedro tem razão qdo diz que não existe febre psicológica e vc TB tem razão em dizer que existe febre psicológica, pois a forma de explicar de ambos é distinta devido ao grau de conhecimento acadêmico do Dr Pedro e ao seu grau de vivência com esse fenômeno. Ao meu ver, como leigo, nunca podemos separar o corpo do cérebro e o cérebro da alma. Tudo esta ligado, como a milhares de anos os Gregos defendiam.

  4. Rodrigo Rodrigues Da Silva

    Olá, se nossa temperatura normail é 37,5º
    Pq sentimos tanto calor após os 30º ?

  5. Antonio Guerra

    Tenho uma eliminação de proteína bem acima do tolerado, trato com imuno de´pressor, 200mg dia – ciclosporina, estou em tratamento, glomero-lopatia, estou muito gripado e com coriza, temperatura de 37.7 C. Dá para esperar até amanhã ou procuro médico URGENTE!!!

  6. ISAEL BATISTA DE SOUZA

    muito bom explicaçào obre o assunto, pois nos ajuda mais a lidar com a febre sem entrar em pânico com tantos mitos antigos…

    obrigado
    isael

  7. Marcos Leonel

    Descobri que você é formado em Nefrologia e gostaria de saber que tipo de exame é este indicado por um clínico da minha cidade para o meu pai, que tem uma disfunção urinária (urina um tanto mais que o normal, devido a problemas de próstata, anteriormente tratada): o exame é AMB Nefro e tem esses quantitativos U = 110 C = 200. Aqui na cidade nenhum laborátorio conseguiu distinguir qual o tipo de exame . Você pode me ajudar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Também não sei o que é isso.

  8. Robertaccunha

    A mudança repentina do clima, pode causar febre em crianças. verdade ou mito??

  9. Bianca barros

    Eu gostei de ler este artigo,pois tenho 2 crianças 8 e 4 anos.E é bom ter essas informações.Meu marido teima comigo que quando se está com febre deve se abafar ainda mais,ou seja,quando minhas crianças estão com febre ele que cobri-las com cobertores e deixá-los ainda mais quentes.Eu tenho medo,pois se a febre subir eles podem ter convulsões não é?Estou certa ou ele está certo ?
    Obrigada!

    1. Elaine souza de oliveira

      vc está certissima! o correto é deixar a criança bem a vontade e se for febre acima de 38ºC o ideal é dar uma banho morno pra ajudar baixar a febre, mais jamais cobrir a criança!

  10. eduardo

    estou com uma senssação de tontura e um aperto na nuca e peso na cabeça,com a temperatura corporal de variantes 34.9 a 35.8 o que faço

  11. maria das graças

    dr. Pedro este artigo me ajudou, pois minha filha de 3 anos esta com febre e estou achando que é febre emocional pois ela faz todas as sua atividades normal ela pede para que nao trabalhe para ficar com ela a febre ja dura 3 dias. como lidar com esta situação?

    1. Leandro Rocha Rodrigues

      não existe febre emocional

  12. Veronica

    Comentário perfeito Dr. Pedro!!!!parabéns pelo artigo.

  13. Mariosss29

    ola mario,tenho uma criança de 09 meses esta com febre estou dando paracetanol esta com dois dias vai e vem ok

  14. Viviane

    Meu pai tem 83 anos e em 20 de agosto se submeteu a cirurgia de femur por queda. Teve alta, ja fez revisão da cirugia e conforme o medico esta tudo ok. não tem pneumonia, nem infecção urinaria, se alimenta bem, mas esta acamado. Sua temperatura fica entre 37 e 37,5 qua ja vi ser normal, mas uma ou as vezes duas vezes por dia chega a 38 e logo vai para 38,5 se não der um anti termico. Por favor Dr. pedro poderia me ajudar? Ele não tem convenio depende do SUS. e como esta acamado leva-lo de um lado para outro fica muito dificil. Segue meu email vjannarella@gmail.com. Obrigada. Viviane

  15. Giovane Valle

    Muito bom ! Valeu mesmo tirou todas minhas dúvidas. E eu estou mesmo com febre.. Mais Dr.Pedro, Quando eu meço pelas axilas dá um valor de 38°. Quando eu meço pela boca dá um valor de 37°. E quando meço pela ouvido dá uma valor de 37,5°.. Porque ocorre tanta variação? Obrigado

    att. Giovane V.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei, não faz muito sentido. A axila não deveria dar valores maiores que a boca e o ouvido.

  16. Ana Cecília Gomes

    Há algum tempo não tenho febre, mesmo em processos de crise de sinusite, gripe e garganta muito inflamada como estou hoje, a febre não aparece.. é normal? Sinto apenas meu corpo febril, mas o termometro não marca nada anormal, é como se sentisse uma febre interna, mas como já li aqui que isso não pode ocorrer, o que está acontecendo comigo?

  17. Gianiferreira

    minha temperatura corporal é sempre entre 35, 34.5. É normal ou preciso procurar um médico.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se sempre foi assim e vc nada sente, não vejo motivo p preocupação.

  18. Analjf

    Boa noite! Dr., minha sobrinha tem 2 anos e oito meses, tem dois dias que ela fica com febre de 38 no final da tarde, não tem mais sintomas nenhum, o que fazer?

  19. Clarissapinto

    Nunca tive febre, tenho32 anos. já tive várias das doenças que tem febre como sintoma. porque isso acontece?

  20. Ricardo Bdiniz

    Existe diferença entre medir a temperatura axilar, por termometro, estando debaixo de coberta?
    Por que?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. Pode dar um valor acima da realidade se por baixo da coberta estiver bem mais quente que a temperatura ambiente.

  21. Renato

    Caro Ricardo, não sou médico, mas voce deve procurar um, isso está com cara de hepatite.

  22. Thais Manso

    Olá Dr.
    hoje minha sogra e meu esposo colocaram a mão em mim e me disseram que eu estava fria mesmo estando coberta. e ao colocar o termômetro indicou uma febre de 38°c. a parte externa do corpo não mostrar temperatura alta mesmo o termômetro indicando febre pode ser febre interna? o mais engraçado é que assim que tomei banho minha temperatura externa aumentou.

  23. Priscilla

    Olá Doutor!
    Estou com febre há quase uma semana, ela vem a noite e fica em torno dos 38/38,5 graus. Não sinto nenhum outro sintoma. Tem alguma doença com esse tipo de sintoma ? Pode ser uma simples virose ? Já fui ao médico, mas eles falam para ficar só mesmo na dipirona …

  24. Suely

    Bom dia Dr.ultimamente tenho ondas de suor nas quais fico toda gelada,também tenho um mal estar como se fosse desfalecer.venho me sentindo muito cansada..Tenho 61 anos sofro da coluna e tenho tomado antiinflamatórios torsilax,será conseqüência do remédio ou o sintoma é característico de outro problema,agradeço muito

  25. Déborah Barbosa

    Olá, Dr.

    Estou usando, já fazem 7 dias, antibiótico (clavulin) para combater um processo de sinusite persistente. Já me tratei com esse medicamente anteriormente e nunca tive nenhum tipo de reação alérgica. No entanto, ontem tive febre e hoje acordei em estado febril. Gostaria de saber se a febre tem alguma relação direta com o uso do antibiótico ou se o antibiótico não está fazendo efeito e ela- a febre- surgiu em decorrência da sinusite? Aguardo respostas.

    Att

    Déborah Barbosa

  26. ricardo p.

    tenho estado com febnre na casa dos 38,foi repentina,o suor deita um cheiro estranhissimo,as fezes estão amarelo-esbranquiçadas e os olhos amarelados,dor de cabeça, e uma mão inchada..o que é que pode ser?

  27. Klivia Nat...

    adoreiii

  28. Valdiete Oliveira

    gostei muito deste artigo,por ser bem explicativo tirei muitas dúvidas. 

  29. antonio f araujo

    tenho40 anos nunca fui au medico a unica coisa que mi emcomoda e uma gripe que numca acaba

  30. Thalisson_tmc

    Gostei bastante. :D
     

  31. Saúde

    Belas dicas!

  32. Adijane Barbosa

    Ainda continuo com uma dúvida. Meu filho não dá febre quando tem infecção isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal.

  33. Sylvone

    amei tirei algumas duvidas

  34. Zacariasjoao12

    gostei muito porque pode aprender mais sobre as febres a final de conta nao existe febres enterne