HERPES – Tipos, Causas, Sintomas e Tratamento

Herpes labial e herpes genital são doenças causadas por dois tipos distintos do vírus herpes simples. Saiba mais.

105

O herpes labial e o herpes genital são doenças infecciosas e contagiosas causadas por um dos subtipos de vírus da família do Herpesvírus humano, composta por 8 subtipos diferentes.

Cada subtipo do vírus da Herpes causa doenças completamente distintas uma das outras, como catapora (varicela), herpes simples e mononucleose infecciosa, por exemplo.

Neste artigo abordaremos os seguintes pontos:

  • Causas de herpes genital e herpes labial.
  • Sintomas do herpes labial.
  • Sintomas do herpes genital.
  • Transmissão do herpes.
  • Tratamento do herpes labial e do herpes genital.

Este texto focará nas diferenças entre os vírus herpes simples 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), responsáveis pela herpes labial e pela herpes genital, respectivamente.

Se você quiser informações mais detalhadas sobre o herpes genital, leia: HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento.

Para informações detalhadas sobre herpes labial: HERPES LABIAL | Transmissão e tratamento.

Vírus da Herpes simples 1 e 2

O HSV-1 costuma causar o herpes labial, enquanto que o HSV-2 é, em geral, responsável pelo herpes genital. Digo em geral porque como a prática de sexo oral é muito comum, não é raro encontrarmos lesões orais pelo Herpes vírus 2 e lesões genitais pelo herpes vírus 1.

Um em cada cinco adultos é portador do HSV-2 e mais da metade da população tem o HSV-1. Porém, muitos portadores não apresentam sintomas.

A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Isto ocorre porque o vírus “se esconde” dentro das células do sistema nervoso impedindo que as defesas do organismo consigam eliminá-las completamente. Quem tem Herpes, o terá pelo resto da vida.

De tempos em tempos o vírus volta a se manifestar, normalmente em períodos de queda do sistema imune. Alguns fatos predisponentes são conhecidos, como exposição solar intensa, estresse emocional, menstruação, traumas, etc. A frequência das recorrências é individual.

Sintomas do herpes labial – Sintomas do herpes genital

A primeira aparição costuma ser a mais sintomática, pois neste momento ainda não temos anticorpos formados. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre.

As recorrências costumam ser menos sintomáticas e mais curtas. Normalmente apresentam alguns sintomas que “avisam” que as lesões do herpes vão reaparecer. Dor, formigamento ou prurido (comichão) local costumam surgir algumas horas antes das vesículas.

As vesículas podem romper-se, formando pequenas ulcerações que lembram aftas (leia: FOTOS | Diferenças entre afta e herpes labial).

herpes labial

O HSV-1 e o HSV-2 têm predileção pela mucosa oral e genital, respectivamente. Porém, podem causar lesão em outras partes do corpo como na pele, olhos, meningite, encefalite (infecção do encéfalo), hepatite, pneumonia e esofagite (infecção do esôfago). Essas infecções mais graves costumam ocorrer em doente com imunossupressão como na SIDA (AIDS) e nos transplantados.

Uma outra complicação das infecções pelo Herpes vírus é a paralisia facial, chamada de paralisia de Bell (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).

Para ver fotos de herpes genital e labial, clique no link: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Fotos.

Como se pega do herpes?

A transmissão do herpes ocorre por contato íntimo com a área infectada. O Herpes vírus é muito contagioso; o período de maior risco de transmissão é durante as crises e nos 2 dias que a antecedem, podendo também ocorrer mesmo quando não há lesões aparentes. Alguns pacientes secretam o vírus mesmo fora das crises, podendo transmiti-lo a qualquer momento, principalmente no HSV-2.

O vírus é encontrado nas lesões, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. A transmissão por objetos, como copos e talheres pode ocorrer, mas é menos comum, uma vez que o vírus sobrevive poucas horas fora de um organismo vivo. O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de 4 dias, em média.

O Herpes simples genital é uma DST (doença sexualmente transmissível). Durante a fase ativa deve-se evitar atividade sexual, pois mesmo com o uso da camisinha há risco de contaminação (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

O HSV-1 é normalmente adquirido durante a infância, enquanto que o HSV-2 na vida adulta.

Tratamento do herpes

O tratamento com antivirais, como o aciclovir, serve pra reduzir o tempo de doença. Quanto mais precocemente forem iniciados, melhor a resposta. No herpes labial pode-se usar pomadas e no genital comprimidos. Mais uma vez, não há cura para o herpes. Também ainda não existe vacina eficaz contra o herpes vírus.

O tratamento está realmente indicado nas lesões primárias e nos doentes imunossuprimidos. Nos outros casos, o tratamento não altera muito o curso da crise.

Outras lesões que não são herpes

Para ler sobre as diferenças entre aftas e herpes: FOTOS | Diferenças entre afta e herpes labial.

Outros dois tipos de lesões genitais têm causado algum tipo de confusão com o Herpes. Ambas são assintomáticas e podem acometer genitália e boca. A primeira são as manchas de Fordyce, uma espécie de glândulas sebáceas. Não indicam qualquer tipo de doença. A outra lesão são as pápulas peroladas. Também não indicam nenhuma patologia e pode acometer homens e mulheres.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
105 Comentários
  1. Nenem

    Meu médico mim receitou o aciclovir pra mim tomar um por dia pois como não tem cura. Tem algum problema tomar o mesmo sem estar entre crise? Desde já agradeço pela oportunidade

    1. Pedro Pinheiro

      Tomar aciclovir fora da crise não faz muito sentido. Qual foi a justificativa do médico?

  2. Neto

    Estou tendo crises constantes com intervalo de 1 a 2 semanas, elas somem e é depois de ums 15 dias bolhas voltam a surgir, e normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Você talvez tenha que fazer tratamento prolongado.

  3. Mariana

    O medico me examinou e diagnosticou com herpes genital. Comecei a tomar Valtrex e os sintomas sumiram completamente em menos de 24 horas. Isto é possível? Isto pode indicar para um falso diagnóstico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Realmente foi meio rápido, mas não significa que o diagnóstico esteja errado.

  4. Eu tbm

    To com feridinhas na cabeça e na pele do pênis, vi nesse site varias doenças herpes, sifilis, cancro mole, candidiase, e hpv como diferencio elas? E hpv tem cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O paciente não tem experiência nem conhecimento para conseguir se auto-diagnosticar. Tem que ir a um urologista.
      HPV não tem cura com tratamento, mas ele geralmente desaparece sozinho após alguns anos.

  5. Eu

    Tenho somente uma ulcera perto da cabeça do pênis que só dói se tocar (Está no vão) e uma bolinha na pele do pênis , será que é herpes? Minha namorada está sentindo ardência ao urinar e corrimento …..não tenho condições de ir ao médico porque não tenho seguro de saúde …agora ela vai no medico esta semana….

    1. Não sei se é herpes, mas tá com toda a cara de uma DST. Tem que ir ao médico tratar, senão podem haver complicações.

      1. Eu

        Fui ao médico hoje, descobri que existem clinicas do governo que são grátis …fiz exame de sangue e ela irá no médico amanhã …..agradeço pela resposta ….

  6. André

    Uma pessoa que já possui herpes labial pode contrair a herpes genital, e vice-versa?

  7. Thalycia Thiely

    qual a melhor pomada para herpes labial?

    1. Uma que contenha aciclovir na fórmula.

  8. Lia

    Apareceu uma ferida no meu lábio superior bem parecida com a herpes labial como posso afirmar se é ou não é, toda ferida na boca só pode ser herpes ou existem outros tipos? obrigada

    1. O que define são as características da lesão. Um médico sabe distinguir herpes de outras lesões.

  9. cleidson caldas

    Dr. Queria entender o seguinte se meu IgG de herpes deu positivo e o IgM negativo e o da minha mulher deu negativo ambos e da minha ex namorada deu somente IgG positivo o que acontece? quem pegou de quem se nenhum deu IgM positivo?

    1. O IgM só fica positivo por poucos dias após o episódio de contaminação inicial. Depois ele some e surge o IgG. O mais provável é que a contaminação tenha ocorrido entre você e sua ex. Como a sua mulher é IgG negativo, com certeza a culpa não é dela.

  10. Lucas Vitoreti

    Como saber se a herpes labial está totalmente curada e não há mais risco de transmissão pelo beijo? quero dizer, precisa não haver mais nenhuma mancha? por que a minha está um vermelho bem claro na região aonde a herpes abriu… mas não tem mais nenhuma bolinha ou secreção, parece uma cicatriz! já fazem duas semanas e meia que a herpes saiu! obrigado!

    1. Herpes não tem cura. A questão é que o risco de transmissão é muito maior na fase aguda, quando há inflamação e bolhas.Depois que a lesão seca e formam as crostas, o risco de transmissão fica muito mais baixo, mas ele nunca fica nulo.

  11. Anonimo

    O valor de IgG pode indicar se foi infectado mais cedo ou mais tarde?

    1. Não há uma relação direta que permita estimar o tempo.

  12. Deiva

    Boa noite doutor, posso tomar o remedio para herpes labial antes de ir para praia …toda vez que me exponho ao sol aparece e por isso gostaria de previnir?

    1. Há quem sugira passar a pomada de aciclovir nos lábios sempre que for exposto a situações sabidamente desencadeadores do herpes. Em relação ao tratamento com comprimidos, o ideal é não se automedicar. Procure um infectologista e discuta com ele essa hipótese.

  13. josiele ribeiro sanches

    olá meu marido esta com herpes genital já aparece as feridas a alguns anos,mais eu ñ tive nenhum sintoma até hoje posso estar contaminada tambem,mais no momentos de crise ñ tivemos relacoes quais as chances que tenho de ñ estar com o visus da herpes?

    des de já agradeco e aguardo uma resposta!

    1. Pedro Pinheiro

      Você pode ter um sistema imunológico que lida melhor com o herpes, por isso não apresenta lesões. Também é possível, apesar de pouco provável, que não tenha sido contaminada ainda.

  14. Ana Laura

    Olá Doutor(a), gostaria de saber se alem dos sintomas citados no vosso artigo, a coceira é um outro sintoma da herpes genital?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o mais habitual.

  15. neusa

    Dr anestesia local de dentista desenvolve herpes?

    1. Não entendi, elabore mais a pergunta.

  16. Dexter

    Quanto tempo o vírus da herpes sobrevive no ambiente fora do hospedeiro?

    1. Em geral, questão de minutos.

  17. fox

    Ola ,
    Eu gostaria de saber se este adesivo labial realmente funciona .
    tenho um primo que mora em londres , que tambem tem herpes e me disse que ‘e o melhor produto la para disfarcar e tratar.
    link removido

    1. Ele não trata, pois não contém nenhuma substância ativa. Serve apenas para disfarçar.

  18. liima

    oii tenho herpes labial e estou gravida corre o risco de passar para o meu bebe

    1. Herpes labial não. Só o herpes genital é que tem risco.

  19. André Augusto Fernandes Pedro

    Dr. o senhor disse (e suas fotos mostram) que o Herpes Genital aparece nos homens no Penis. Em mim eles aparecem sempre na virilha, ao redor do escroto. Nunca no Penis, e raramente as infecções vão aparecendo no sentido do ânus. Tenho tratado com aciclovir, e tem surtido efeito (lento mas tem). Isto é comum? Ou seria isso outra doença?

    1. Pode aparecer em outras áreas da pelve, sem ser o pênis.

  20. shaiane mendes

    Ola..
    Quem possui herpes genital pode assumir cargos publicos?
    pois alguns falam de Doença sexualmente transmissível complicada e Doença sexualmente transmissível em atividade?

  21. Fernanda

    uma pessoa com herpes labial pode transmitir para o genital do parceiro?

  22. alguem

    se a pessoa tem herpes e não tem sintomas, ela pode passar herpes para outra pessoa através do sexo oral?

    1. Pode, mas fora das crises o risco é baixo.

  23. Tatiacaua

    herpes da na lingua

  24. carlos andre

    ola!dr. estou com herpes no penis,e ja tive uma vez me consultei e meu medico me passou(aciclovir creme)passou mais voltou o que faço dr. e a respeito da minha mulher como devo proceder pois tenho relaçoes com ela sem camisinha desde ja agradeço.

    1. As relações têm que ser com camisinha e somente quando vc não tiver mais lesões ativas.

  25. Analu

    Meu filho teve herpes ocular, gostaria de saber se ele pode ser vacinado contra varicela? (ele tem 1 ano e 6 meses)

    1. Quem deve indicar ou contraindicar vacinas é o pediatra dele.

  26. Daniele Rosario

    Boa Tarde. Tenho herpes labial, e quando estou com a crise não beijo meu namorado. Quero saber em que estágio da crise posso contamina-lo e mesmo fora a crise eu posso contamina-lo de alguma maneira?

    1. O risco é baixo, mas pode.

  27. Kamilamil2012

    quero saber se a herpes genital é transmissível durante o período que está presente ou se não aparecer os sintomas também corre o risco de contaminação sem o preservativo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo fora das crises, mas existe.

  28. Andreia 456

    Eu queri saber se vc tem herpes o seu parceiro ou companheiro pode efentualmente ter tambem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza.

  29. Lauriene

    ola como faso para conparar herpes labial como afta…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
  30. anonimo

    uma pessoa com herpes tem maior facilidade em contrair o virus hiv através da saliva? eu tenho herpes labial e estava com lesões na gengiva…uns dias atrás dividi um canudo de bebida com um amigo que é soropositivo e tinha uma afta na boca…é possível haver contaminação desta forma?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  31. Augustosystem

    Um HSV-1 labial, pode se manifestar na genitália, levando em consideração que essa pessoa não teve relações sexuais. Uma adolescente de 12 anos por exemplo? Se ela passar a mão na boca no momento apareceram as bolhas e ferias, e tocou na genitália? Ou se o simples fato da pessoa ter o vírus no sangue, pode se manifestar em qualquer parte do corpo em alguma queda de imunidade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente o mesmo vírus não acomete boca e genitália ao mesmo tempo.

  32. carlos penna

    Tenho lido bastante sobre o Herpes, e soube recentemente que nos EEUU a medicação para a cura deste virua ja existe. O medicamento chama-se OXIFEND. Porque no  Brasil ainda não chegou, ou quando vai checar, ou os laboratorios estão segurando a cura chegar para nós do terceiro mundo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Relatos na internet sobre remédios milagrosos existem aos milhares. Há cura para tudo, de câncer a AIDS. Porém, para se poder avaliar a eficácia de uma droga é preciso que haja estudos científicos de qualidade sobre a mesma, No Pubmed, que cataloga os trabalhos científicos de todo o mundo, não há uma única citação a esta droga.
      Se você souber de algum estudo sério sobre este tratamento, agradeceria se me mandasse a referência.

  33. mary

    Doutor  peguei herpes do  meu namorado ;tem um ano que descobrir a doenca.
    nunca tive nenhum sintoma .é possivel aparecer sintoma com  algum tempo depois.

    1. Sim. Pode demorar.

  34. Ju

    O correto seria ele procurar um dentista

    1. Não necessariamente.

  35. fran

    ola, apareceu uma espinha enorme no lado superior do meu labio, e eu num sei oq é, sera q pode ser herpes? to morrendo d medo, oq eu faço?

    1. Espinha e herpes são lesões completamente diferentes.

  36. Rickgdt

    dr tenho herpes labial  e pratico musculaçao diariamente sera q isso pode ajudar o virus a aparecer mas rapido

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só ser você fizer esforços extenuantes.

  37. Renato

    Dr. estou com uma bolha no cantinho do lábio e já fazem uns 3 dias e não senti nenhuma dor, ardência ou coceira, pode ser herpes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser assim.

  38. Ll Soares

    Dr. uma bolha nos labios sem dor, pode ser herpes ?

    1. Sem dor não é habitual.

  39. Ale

    Por favor, tenho quase certeza que estou com herpes na língua. E acredito que a infecção esteja se espalhando pela minha gengiva, pois começou a sangrar. Estou indo para a quarta semana. Qual especialista devo procurar? Infectologista? Obrigado

    1. Sim ou dermatologista.

  40. Lauritinha Santos

    Dr.Pedro
    o surgimento de apenas uma bolha na lingua q dói pode ser herpes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não.

  41. Nubia Naiara

    Dr.meu anos estar cheio de verrugas o que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser condiloma, pode ser hemorroidas… Procure um proctologista

  42. Thi28

    Ola, tenho herpes genital, gostaria de saber se posso doar sangue. E outra duvida, namoro há bastante tempo, eu e minha namorada ja transamos varias vezes sem camisinha e praticamos sexo oral, porem ela nunca contraiu a doença. Como isso é possivel?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não pode doar.
      Não é todo mundo que desenvolve doença após contato com o vírus.

  43. Tiagobaron

    Dr, no caso de herpes genital na boca aciclovir pomada resolve?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  44. Danbazua

    Pode haver queda de cabelo e manchas no corpo, por
     consequencia da herpes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual.

  45. C Ramos Marques

    tenho herpes labial ha muitos anos. acho q peguei com a minha irma. pos ela ja tinha. tenho 38 anos. acho q tenho desde os 15 anos. estou acompanhando minha mae no hospital e a herpes ja apareceu de novo. o senhor acha q estando dentro do hospital varios dias na semana ate a noite piora tudo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O estresse e o cansaço são fatores desencadeantes das crises de herpes.

  46. Nankmetal

    Meu marido fez exame para herpes virus simples I e II e o igg deu positivo, dá pra saber se é labial ou genital por esse exame? E tem como saber há quanto tempo ele tem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. Sim. Se a lesão aparece na boca é labial. Se apareçe no pênis é genital. Se não aparece em local algum, ele não tem herpes, apenas teve contato com vírus.
      2. Não

      1. Convidado

        Doutor, seguindo essa linha de raciocínio, de que sem sintoma nenhuma e ter contato com o vírus significa que a qualquer momento a doença pode se manifestar?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          SIm.

  47. Kaká

    Dr Pedro, tive uma reação a produtos cosméticos e a perita disse no laudo que o que tive foi herpes. Como provar que não tenho herpes, pois nunca tive nada parecido e na minha família ninguém tem herpes.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sorologia sanguínea.

  48. flavio

    eu e minha esposa temos herpes genital, fazemos sexo oral ha possibilidades de obter herpes em outro lugar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim

  49. Douglas Ddrc

    Se minha namorada com herpes labial porém em estado normal sem feridas praticar sexo oral comigo posso contrair uma herpes genital?
    como vou saber se peguei?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo deste modo.

  50. Stephanie Ols

    Se eu tiver com herpes genital, e for fazer um exame de sangue para saber se estou ou não com dengue no resultado aparece que eu tenho herpes genital ?
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  51. Cristiano

    Se eu tenho herpes labial e pratico o sexo oral com minha parceira, ela pode adiquirir um herpes genital?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      pode.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.