GONORREIA – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A gonorreia é uma das principais DST em todo mundo, com mais de 200 milhões de novos casos a cada ano. Sintomas, como corrimento uretral, são mais comuns nos homens que nas mulheres.

173

A Gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível), que acomete homens e mulheres, causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a gonorreia:

  • O que é gonorreia.
  • Como é a transmissão.
  • Quais são os sintomas.
  • Quais são as complicações mais comuns
  • Quais são as diferenças entre gonorreia e clamídia.
  • Como é o tratamento.

O que é a gonorreia?

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo mundo, havendo cerca de 200 milhões de novos casos anualmente (leia: O QUE É DST?). A bactéria Neisseria gonorrhoeae infecta homens e mulheres de modo semelhante, apesar dos sintomas serem menos óbvios no sexo feminino (explico adiante).

A incidência da doença é maior entre os 15 e 24 anos, idade onde é comum haver intensa atividade sexual sem a devida proteção. Apesar da maior incidência na juventude, esta DST pode ocorrer em qualquer idade se o paciente apresentar estilo de vida promiscuo ou não costumar usar preservativos com novos parceiros(as) sexuais. A ocorrência de gonorreia em crianças costuma ser um sinal de abuso sexual.

A gonorreia é a principal causa de uretrite, isto é, inflamação da uretra, canal que drena a urina da bexiga. O gonococo pode crescer facilmente em áreas quentes e úmidas do nosso trato reprodutivo, incluindo o colo do útero, o útero, as trompas de Falópio e a uretra. A bactéria também pode crescer na boca, garganta, olhos e ânus.

Transmissão da gonorreia

A transmissão do gonococo só é feita de duas maneiras: pela via sexual (oral, vaginal e anal) ou entre mãe e filho durante o parto. Não há descrições de transmissão da gonorreia através banheiros públicos ou piscinas. Partilhar objetos sexuais, como vibradores, também pode ser uma via de transmissão. A transmissão através de toalhas ou roupas íntimas é pouco comum.

A gonorreia pode ser transmitida mesmo quando o paciente infectado não apresenta sintomas. Também não é necessário haver ejaculação para ocorrer a transmissão. Basta o ato sexual.

Estima-se que a chance de transmissão após uma única relação sexual desprotegida com parceiro(a) infectado(a) esteja entre 50 e 70%. Quando a relação ocorre mais de uma vez, o risco de contaminação sobe para mais de 90%. A camisinha é o melhor método para diminuir a possibilidade de transmissão (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

O período de incubação da gonorreia, ou seja, o espaço de tempo entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas, varia de 2 a 8 dias.

Sintomas da gonorreia

O principal sintoma da gonorreia é a uretrite (inflamação da uretra). Os sintomas da uretrite são corrimento purulento (de aspecto leitoso) e ardência ao urinar, chamada de disúria (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas).

A gonorreia costuma ser evidente nos homens, mas é comum passar despercebida no sexo feminino. Enquanto 90% dos homens apresentam sintomas de uretrite, até 50% das mulheres podem apresentar uma infecção assintomática, não tendo ciência de que estão infectadas. Essa particularidade faz com que as complicações sejam mais comuns no sexo feminino, já que, se nada sentem, as mesmas não procuram tratamento médico.

Sintomas da gonorreia nos homens

Mais de 90% dos homens infectados pela bactéria Neisseria gonorrhoeae apresentam sintomas perceptíveis de gonorreia. A uretrite é manifestação clínica mais comum e se manifesta como uma secreção espontânea de pus pela uretra, com aspecto leitoso, capaz de manchar as roupas íntimas. Outro sintoma comum da uretrite é a disúria (dor ou desconforto na hora de urinar). A intensidade da disúria é variável de caso a caso, podendo ser bastante incômoda para alguns pacientes e quase imperceptível para outros.

Gonorreia - saída de pus pela uretra Corrimento uretral purulento na gonorreia
(clique para ampliar. Atenção: a imagem acima pode ser ofensiva para certas pessoas.)

Uma complicação relativamente frequente da gonorreia nos homens é a infecção do epidídimo (pequeno ducto, localizado acima dos testículos, que coleta e armazena os espermatozoides), provocando dor e edema unilateral na bolsa escrotal (leia: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas).

Homens que têm relações sexuais com outros homens podem também apresentar infecção pelo gonococo na região anal ou na garganta (faringe), transmitidos respectivamente pelo sexo anal e oral. A contaminação pelo gonococo em áreas não genitais não costuma causar sintomas, sendo pouco frequente a ocorrência de faringite ou proctite (infecção anal) pelo gonococo. Quando a proctite ocorre, os sintomas mais comuns são dor ao evacuar, saída de secreção purulenta pelo ânus, coceira ou dor anal.

Sintomas da gonorreia nas mulheres

Ao contrário do que ocorre nos homens, a gonorreia pode não causar sintomas relevantes nas mulheres. Na maioria dos casos, a bactéria ataca o colo do útero e apenas 50% das pacientes infectadas apresentam coceira, dor durante o ato sexual e corrimento vaginal purulento (leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE). Se houver grande inflamação do útero é possível haver também escapes de sangue pela vagina.

Homens jovens não costumam ter infecção urinária, por isso o quadro de disúria (ardência para urinar) habitualmente indica a existência de uma uretrite causada por uma DST. Como nas mulheres a infecção urinária é um quadro relativamente comum, a disúria da gonorreia pode ser erradamente diagnosticada como uma cistite (leia: INFECÇÃO URINÁRIA ( CISTITE )). Nas mulheres, o diagnóstico clínico de DST fica mais fácil se além da disúria também houver corrimento vaginal, já que na cistite este último não ocorre.

Assim como nos homens homossexuais, nas mulheres também é possível haver infecções da faringe e do ânus pelo gonococo.

Complicações da gonorreia

Quando não tratada, a gonorreia pode levar a um grande número de complicações. Nos homens o mais comum é a infecção dos testículos e da próstata. Nas mulheres, a pior complicação é a doença inflamatória pélvica (DIP), uma infecção grave dos órgãos reprodutores, que acomete o útero, ovários e trompas (leia: DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA – Causas, Sintomas e Tratamento). Em ambos sexos pode ocorrer estreitamento da uretra e infertilidade.

O Gonococo não tratado também pode levar à disseminação da doença pelo corpo. A gonorreia disseminada causa:

– Artrites infecciosas em joelho, tornozelos e cotovelos.
– Lesões de peles (pequenos pontos purulentos principalmente em mãos e pés).
– Acometimento do fígado, com hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
– Endocardite (infecção das válvulas do coração) (leia: O QUE É ENDOCARDITE?).
– Meningite (leia: MENINGITE).
– Osteomielite (infecção dos ossos).

Além da doença disseminada, a gonorreia não tratada em grávidas pode ocasionar parto prematuro e infecção do recém-nascido, causando graves lesões oculares.

Para ver mais fotos de gonorreia, clique no link: GONORREIA | FOTOS.

Diagnóstico da gonorreia

O diagnóstico é geralmente feito através da análise do corrimento purulento. Uma pequena escova pode ser usada para colher material da uretra do homem ou do colo do útero na mulheres. Em alguns casos a urina também pode ser usada para o diagnóstico.

Tratamento da gonorreia

O tratamento da gonorreia é simples, sendo feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico.

O tratamento para as formas não complicadas é geralmente feito com  Ceftriaxona intramuscular na dose de 250 mg. Este esquema tem taxa de cura de 99%. Azitromicina 1 grama também em dose única pode ser uma opção, mas taxa de sucesso é mais baixa e os efeitos colaterais são mais comuns.

O parceiro deve ser sempre investigado e tratado. Indica-se abstinência sexual até que todos os sintomas desapareçam. Nos casos assintomáticos, deve-se evitar relações por pelo menos 1 semana após o tratamento. É possível contrair gonorreia mais de uma vez na vida.

Tratamento conjunto de gonorreia e clamídia

A clamídia é uma DST causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Estima-se que seja a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A infecção pala Clamídia apresenta basicamente o mesmo quadro clínico da gonorreia, porém, com sintomas menos intensos.

A diagnóstico diferencial entre a clamídia e gonorreia é feito somente através do exame microscópico do corrimento. Apenas pelos sintomas é impossível distinguir as duas doenças, já que até as complicações são semelhantes. Também é importante salientar que não é incomum o paciente se infectar com as duas bactérias ao mesmo tempo.

Como o tratamento da infecção por clamídia também é simples, a distinção com a gonorreia, em geral, não é necessária. O médico costuma prescrever um esquema antibiótico que atue contra as duas infecções.

Azitromicina  em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias.

Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única. Deste modo, obtém-se cobertura tanto para infecções por gonococo quanto por clamídia. É um tratamento simples, rápido e com alto índice de cura, que pode ser indicado sem a necessidade de maior investigação clínica.

Para saber mais sobre a clamídia, leia: CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, Total: 4,67 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
173 Comentários
  1. Lucas

    So azitromicina cura gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Pode curar, mas o risco de falha do tratamento é alto, pois é comum o gonococo ser resistente à azitromicina.

  2. Maykon

    Dr. Bom dia. Ibuprofeno é bom pra corrimento??

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não serve.

  3. JOSIAS

    Excelente explanação. Parabéns Dr. e muito obrigado.

  4. Willians

    Amoxicilina e bom para tratar gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  5. WDPS

    Depois de terminado de tomar cefalexina 500mg, se caso não melhore, posso tomar ceftriaxona IM?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cefalexina não serve pra gonorreia.

  6. anonimo

    cataflam RESOLVE?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, cataflam não é antibiótico.

  7. venicio Quintana Porto

    A gonorreia pode ser transmitida através de acentos nos Ônibus..?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  8. David

    Cefalexina Ajuda Dr ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  9. tiago

    doutor o funciona mesmo
    Ceftriaxona

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  10. wesley

    quanto tempo demora para o remedio fazer efeito???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Entre 24 e 72 horas.

  11. Aluno

    Dr, li em vários lugares (inclusive na bula) que o melhor tratamento pra clamidia/gonorreia seria 1g de azitromicina dose unica, o medico passou 5 dias 1 comprimido de 500mg. é melhor ? devo tomar 1g dose unica mesmo ?
    grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais comum realmente é a dose única de 1 grama. Tem que perguntar ao seu médico qual foi o motivo dele ter optado por um regime alternativo.

      1. Aluno

        De qualquer forma, o senhor já viu essa prescrição antes ? acha eficaz ?
        grato

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Já vi essa prescrição para outras infecções, para gonorreia, não. Mas como eu disse, tem que saber com o médico qual foi o motivo por ele ter optado por uma dosagem alternativa.

  12. jose pereira dos santos

    doutor to com o sitoma da gonoreia o que devo fazer

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procurar um urologista ou infectologista. Um bom clinico geral também vai saber tratá-lo

  13. Lucas Sky

    D, uma outra pergunta: Usar a toalha de banho já usada por alguém é um ponto de recepção dessas bactérias? (enxugando, inclusive, as partes íntimas com ela…)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é uma via comum, mas se houver contato com secreções, pode ser.

      1. Lucas Sky

        Obrigado, Dr. Pedro

  14. everestcastro70

    Fui ao médico dia 2/06 e ele receitou Ciprofloxacino, dose única, tomado no mesmo dia. Até o momento os sintomas não desapareceram. Esses medicamento é ineficaz? Voltearei ao médico, o senhor indicaria outra linha de ação? Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ciprofloxacino não é a melhor opção atualmente contra gonococo.

  15. FELIX

    fui diagnosticado com gonorreia o medico me receitou Tavaflox 500mg (levofloxacino) li artigos que dizem q esse antiobiotico e ineficaz.
    sendo que receitou 7 comprimidos durante 7 dias.. Esse remedio combatera totalmenta a uretrite doutor??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O levofloxacino não é a melhor opção de tratamento para a gonorreia, mas o seu médico pode ter tido algum motivo para indicá-lo em vez dos outros antibióticos mais tradicionais. Tem que perguntar para ele o motivo.

  16. ivo

    doutor tomei remedio pra gonorreia terça feira posso beber hoje domingo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for moderadamente, sim.

  17. Daniel

    Primeiro gostaria de agradecer pelas ajudas que tens dados e
    paciência que o Dr. Pedro tem, a minha questão é seguinte:

    Eu estou com uma infecção a 5 meses e nem passa o meu pénis sai
    pus e ao urinar dói e sinto dor de coluna, já fiz consulta e recitaram me
    Ceftriaxone 1g I.M, Ciprofloxana via oral, só acalmo dor no pénis mais a infecção
    continua, foi a um outro Dr. receitou – me Trobicine 2g com Ciprofloxana via oral, será que é Gonorreia ou Clamidia para eu ainda apanhar Azitromicina dose única de 1g, por favor ajuda me.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que colher material da uretra e identificar o germe causador da uretrite. Sem isso fica difícil escolher o melhor antibiótico.

  18. Enéas

    Doutor, Qual o tempo médio para o Ceftriaxona curar uma gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em 2 ou 3 dias os sintomas desaparecem.

  19. Cristiano

    Doutor, recentimente, descobrir que tenho gonorreia, fui ao medico ele me prescreveu dois medicamentos: Ciproflexino para tomar durante 10 dias e o Azitromicina dois comprimidos em dose unica, os melhoramentos viram durante o tratamento? ous eja, durante esses 10 dias? Sindo ardencia ao urinar, e a saida do corrimento. Grato, desde já.

    1. Sim, ao final do tratamento você já deve estar sem sintomas.

  20. amanda

    Doutor, eu fui diagnosticada com gonorréia e o médico me prescreveu ciprofloxacino por 10 dias e prescreveu pra o meu namorado a dose única. Durante o tratamento a coceira e o corrimento passaram porém, to tendo sangramento e ainda não terminei o tratamento. Isso é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tem notado melhora progressiva dos sintomas com o tratamento, aguarde mais alguns dias.

  21. byanka

    DR minhas fezes da saindo com uma baba amarela como se foce catarro e sinto queimar e conçar o canal do anus isso pode ser gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      E possível.

  22. thiago queiroz

    Dr qual é o tempo de tratamento da gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O texto explica. É dose única.

  23. Natanael

    Dr tou sentindo todos os sintomas da gonorrea.
    Onde devo procurar ajuda?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um urologista. Se for difícil, vá a um posto de saúde.

  24. lil wayne

    Dr a 4 anos atras tive os sintomas da gonorreia… mas com pouco tempo passou e eu deixei de lado, e hoje nao vejo sintomas mais… ainda tem cura? posso ter complicaçoes? ou ja estou curado? só sinto que minha ejaculaçao esta precoce e a 5 meses venho emagrecendo!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você não tratou na época, pode vir a ter complicações da gonorreia.

  25. Brunno

    Não sinto nenhum desses sintomas mas as vezes sai um liquido branco, ou melhor se eu olhar aparece um liquido branco e não tem cheiro nem um.. parece com espermatozoide so que liquido.. o que pode ser isso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Corrimento, mesmo sem outros sintomas, pode ser sinal de uretrite.

  26. Sergio

    Doutor! Atualmente qual o melhor remedio para gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      ceftriaxona + azitromicina

  27. Diego Schuenck

    Doutor , sou gay e meu parceiro está com os sintomas da gonorreia . Sendo que, ele é o ativo . Como que eu vou detectar a doença em mim ? Pelo ânus ou pelo urina ? E se for pelo ânus, qual é o principais sintomas ?
    Obrigado !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pelo ânus. Pode haver corrimento e dor na região. O ideal é procurar um proctologista ou infectologista.

  28. Gabriela

    Dr. ,a 3 dias estou com muita coceira,e um corrimento esverdiado em
    grande quantidade (com odor), tenho que ficar o tempo todo com
    absorvente se não mela toda minha calcinha. O que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser muita coisa. Você tem que ir ao ginecologista para ele lhe fazer um exame e colher o material para análise.

  29. Nathalia

    Dr. meu esposo está com essa secreção, mais me disse que foi ao médico e o mesmo informou que é infecção urinaria, porem passou para ele tomar o remedio cloridrato de doxicilina, eu e ele durante 7 dias 12 em 12 horas. Esse remedio é para gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é a melhor, mas é uma opção. De qualquer forma, doxiciclina não é indicada para infecção urinária. Além disso, infecção urinária não causa corrimento uretral nem há indicação de tratar o parceiro, pois não é uma DST.

  30. junior

    Doutor, pode acontecer de ter a secreçao, um leve ardor e nao ser gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, existem várias outras causas de uretrite, além da gonorreia.

  31. marilia

    marilia: ola doutor meu irmão estar com gonorreia mas disse que não quer ir no medico pq já estar sarando sera q ele diz a vdd sera q isso tem cura sem ir no medico ?? responda pfv ., ahhh i ele falou q já tava com gonorreia a um bom tempo tipo uns 2 meses e meio sera q ele ta se curando sozinho ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A cura é com antibióticos. Se ele não procurar ajuda médica ele não vai se curar e ainda existe um grande risco de desenvolver complicações da gonorreia.

  32. anonymus01

    pode ser apenas uma infecção o q eu tenho ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Gonorreia é uma infecção. Clamídia também, assim como candidíase e várias outras causas de uretrite.

  33. anonymus01

    ola doutor eu acho q estou com gonorreia pois sai pus do canal urinario do meu penis e arde quando vou urinar posso me auto medicar com cefixima 400 mg ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De jeito nenhum. Procure um urologista.

  34. Rodrigo

    Doutor estou com os sintomas acima fiz os exames para constatar meu problema. Esses exames demoram 1 mês para sair, mesmo sem os exames o medico me indicou azitromicina dose única. O problema é que tive relação sexual com minha namorada sem camisinha durante os sintomas. Devo falar para ela ir no ginecologista aja visto que meu exame vai demorar 1 mes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é o mais seguro para ela.

  35. luiz

    Dr. tive relação sem proteção com uma mulher dia primeiro. seis dias
    depois, tive relação com minha namorada, sem proteção também, 3 dias
    depois dessa ultima relação, notei um pouco de corrimento na uretra
    apenas pela manhã, durante 3 ou4 dias seguidos. não era suficiente para
    manchar minha roupa. Fiz exames e estou aguardando resultado para saber
    do que se trata.
    A minha dúvida é: caso seja gonorréia ou clamidia, a
    minha namorada pode estar infectada também, sendo que os sintomas só
    apareceram em mim 3 dias após relação com ela ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, a transmissão já pode ocorrer antes dos sintomas surgirem.

  36. guiga

    Dr: A alguns dias ao urinar sinto arder, notei apenas uma vez pus, depois disso nunca mais, nenhum outro sintoma, isso pode ser gonorreia ou pode ser apenas uma infecção de urina.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A primeira hipótese é uretrite por gonorreia ou clamídia. Infecção urinária em homem jovem (imagino que seja o caso) é incomum. Procure um urologista.

  37. gabriel194

    Dr. eu peguei gonorreia ou clamidia eu ja tomei injeção e um outro remédio de 2 doses oral, o corrimento parou e mesmo sem eu ter relações, ele voltou a aparecer fui ao médico ele disse ser clamidia, me passou vibramicina e tomei 35 comprimidos de 12 em 12 horas, rigorosamente e acabou faz 1 dia e volto aparecer o que fazer ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que colher esse corrimento para análise para ter certeza de qual germe é o responsável. Depois, indica-se um tratamento adequado.

  38. Samuel!

    Olá tive relação sexual com uma mulher a uns 15 dias vim notando minha cueca com uma mancha amarelada, porem foi a poucos dias atras, porem a uma semana tive relação com minha namora qual o risco dela estar contaminada, se for realmente gonorréia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, corre.

  39. rafael

    dr, queria saber se eu posso tomar remedio por conta propria eu tou com gonorreia mais ta escorrendo pouco puz, não ta muito grave,e ai.

    1. Pedro Pinheiro

      E se não for gonorreia? Existem várias causas para uretrite. Não se automedique.

  40. Cicero

    Dr a gonorreia tem cura quando ela começa mostrar os sitomas em 2dias ou 8dias eu tem remedio só pra controla oremedio que passaran pra mim e azitromicina pq em dois dias atrais quando eu ia urinar comesava a arde e depois de urina comesava a sair secreção de de um liquido branco mas a gonoreia tem cura ou ñ

    1. Pedro Pinheiro

      Gonorreia tem cura em qualquer momento.

  41. ewerton

    Dr. eu transei com minha namorada so depoi de um tempo q eu peguei gonorreia mais ai eu fui no medico ai ele passou o remedio cipro XR 1000mg cloridrato de ciprofloxacino ai eu tomei 2 remedio dele em 24 hora tomei 1 e no outro dia tomei outro 2 remedio e ja faz mais de 50 dia q eu estou assim ainda saido pus mais bem pouco eu ainda nao foi no medico ainda pq ele esta viajado mais ai e quero saber isso e normal eu estou com medo de nao min cura ta ok minde essa respotar mais rapido possivel por favo urgentimente obrigado a todo

    1. Pedro Pinheiro

      Se ainda sai pus pela uretra é porque ainda há uretrite. Você tem voltar ao médico.

  42. Rafael oliveira

    Dr , há um mês atrás transei com uma garota mantive sexo com ela,mais foi com camisinha, mais fiz sexo oral com é possivél eu ter contraido gonorréia?

    1. Pedro Pinheiro

      A camisinha não é 100% eficaz. Ela ajuda a reduzir o risco, mas não é infalível.

  43. M23

    Dr, tive gonorréia há 8 anos atrás, agora quero ser pai têm alguma contra indicação?

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  44. Neiton

    Olá, eu era virgem e minha namorada também, fizemos sexo poucas vezes e só uma sem camisinha, mais agora começou a arder quando urino e sai um liquido branco, será que to infectado? E se tiver qual medicamento uso, e quanto tempo depois posso fazer sexo novamente?

    1. Pedro Pinheiro

      Você tem que procurar um urologista. Nade de se automedicar ou autodiagnosticar.

  45. carlos

    quando, o paciente ja fez o tratamento por um mês de azi e cipro sem, melhoras dos sintomas o que siguinifica?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode indicar uma bactéria resistente ou um diagnóstico errado.

  46. carlosg

    quando se diz não tratado pode trazer complicações, qual é esse período necessariamente?

    1. Pedro Pinheiro

      Depende, às vezes semanas, às vezes meses.

  47. Amauri

    Dr Fui medicado a + de 1 mes e ainda apresento sintomas oq devo fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Retornar ao médico para reavaliação. Ou o diagnóstico não estava totalmente correto ou o tratamento foi ineficaz.

  48. fabricio

    Dr, Fluconazol via oral é eficaz para este tipo de tratamento? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  49. alex

    Dr se uma mulher estiver com gonorreia e fiser sexo oral em um homen
    ele pode pegar a doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só se a gonorreia também estiver na cavidade oral.

  50. jessica

    dr cefalexina de 500, ajuda no combate a gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é uma boa escolha.

  51. Rogerio

    Ola Dr a colocacao do amigo Domm aqui não foi respondida ! Essa coceira no Canal é um Sintoma?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode ser um sintoma de uretrite.

  52. souza

    o médico me transcreveu azitromicina dose unica e ciprofloxacino durante sete dias esse metodo é eficaz doutor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o mais usado, mas dependendo do perfil de resistência da bactéria, pode ser eficaz, sim.

      1. souza

        como vou saber q fiquei bom doutor se desaparecer os sintomas é isso? Subject: [mdsaude] Re: GONORREIA | Sintomas e tratamento

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Sim.

  53. EACardoso

    Doutor, fui ao médico e ele me receitou ciprofloxacino 7 dias combinado com azitromicina 3 dias. Iniciei o tratamento, mas no dia seguinte senti dores fortíssimas na batata da perna direita, que estão me impedindo de andar. Eu devo suspender o tratamento? Na bula fala que o uso do cipro pode causar até rompimento do tendão de aquiles, e é a primeira vez que o uso, não sei se tenho hipersensibilidade a ele. Muito grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não posso opinar à distância. Você tem que procurar seu médico novamente.

  54. Djalma Junior

    Olá Dr. Sou Farmacêutico…
    Algo interessante, na minha região o tratamento mais indicado para a gonorreia por médicos é a ampicilina 3,5 g; probenecida 1,0 g; (nome comercial) GONOL .
    O que o senhor archa?
    Algo interessante tbm é o tratamento empírico parara cistite e outras infecções do trato urinario.
    Quase sempre usa-se ciprofloxacino 500 mg 12/12 horas 7 dias a mesma coisa norfloxacino e raramente outros antimicrobianos como bactrim. O que o senhor tem a comentar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- É uma opção possível.
      2- No homem a cistite é pouco comum e os sintomas são diferentes, por isso não é habitual tratar as duas doenças ao mesmo tempo.
      3- O tratamento da infecção urinária depende do perfil de sensibilidade da E.coli em cada região. Se houver uma taxa elevada de E.coli resistente ao Bactrim, faz sentido evitar essa droga.

  55. Honiel _

    Boa noite, fui ao medico do sus com secreçao amarelada, fiz exame de urina tipo 1, e ele acusou leucocitose. Me informou q o tratamento basico seria tanto pra gonorreia/clamidia como para infecçao urinaria, ja tomei os 2 antibioticos e ja estou curado. Minha duvida é apenas: como faço pra saber se foi gonorreia/clamidia ou nao?? Poderia ter pedido a ele um exame de cultura da secreçao? Pois sempre haverá secreçao somente em gonorreia e clamidia? Em infecçaourinaria nao ha secreçao? Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Agora não vai conseguir saber, era preciso coletar meterial da uretra. Infecção urinária não causa corrimento.

  56. Chrf2

    Dr. o nome do remedio é msm, “ciprofloxacino” ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ciprofloxacina, ciprofloxacino ou ciprofloxacin

  57. junior moreira

    Quais os melhores medicamentos conta gonoreia.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tá escrito no texto.

  58. Fabricio Xavier

    estava com gonorreia, tomei os medicamentos e no outro dia desapareceu todos os sintomas, quando posso voltar a atividade sexual sem riscos de contaminar minha parceira?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quando terminar o tratamento e quando todos os sintomas tiverem desaparecido.

  59. gustavo baco

    Mais Dr.Pedro pode ter outra dst que pode atacar o sistema urinario e demorar mais de 3 meses para aparecer sintomas??e qual dst pode ser ?? obg

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  60. gustavo baco

    Boa tarde Dr.Pedro gostaria de saber se os sintomas de Clamídia e gonorreia podem demorar mais do que 2 a 8 dias se tem casos de demorar meses ou ate mais? Obg

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode demorar mais que 8 dias, mas não chega a ser meses.

  61. Paul Gutierrez

    clamidia na garganta pode ser detectada por exame de urina
    ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  62. Dominick

    Estou com dor no penis, e arde quando eu vou urinar! e depois fui ver parecendo um pus amarelo saindo.. isso pode ser gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível. Procure um urologista.

  63. Luis antonio Felix

    boa noite. gostaria de saber se uma pessoa infectada com gonorreia fazer sexo mesmo com preservativo isso retira o efeito do medicamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem a ver com efeito do medicamento. Quem está infectado não deve fazer sexo, mesmo com preservativo, pois há risco de transmissão para o(a) parceiro(a).

  64. Romarinhojunior

    como vc sabe que esta bom?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os sintomas desaparecem.

  65. Vitor Araújo alves

    Dr. Pedro, através da urinálise, podemos identificar a presença do gonococo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

  66. mateus

    Transei com camisinha 100% do tempo, nao houve penetração sem camisinha, a camisinha não estorou, tive uma senssação estranha na ponta do penis FUI A UM UROLOGISTA, fiz exames e deu Chlamídia, ele me falou que pode ter sido na hora de tirar a camisinha. eu tb fiz exame de HIV deu nao reagente, porem esse exame foi 25 dias depois da relação a cima citada.

    1) É possivel pegar HIV na hora de tirar a camisinha (assim como peguei chlamídia)??
    2) a janela é de 30 dias, fiz com 25 dias, tenho q fazer outro ou 25 dias ja é suficiente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1) É pouco provável. Você tem certeza que pegou a Clamídia nesta relação?
      2) Se a parceira for HIV positivo, você tem que repetir em 3 e 6 meses, para ter certeza que não se contaminou.

      1. Mateus

        Se é pouco provavel que peguei clamídia, pq teria risco de pegar HIV?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Porque pouco provável não é igual a ser impossível. E se vocÊ realmente pegou a clamidia, nada impede que possa ter pego o HIV também.

        2. mateus4

          Fiz um novo teste de HIV (Elisa 1 e 2) com 102 dias. deu Não reagente novamente. Com esse historico e com esses 2 teste posso ficar tranquilo?

  67. Jonathanzinho77

    ola dr tenho gonorreia oq faco

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vá a um urologista.

  68. Oxingamento

    Eu estou procurando resposta pra mesma questão!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o tratamento for eficaz, haverá melhora dos sintomas a partir de 48-72 horas de tratamento.

  69. valdivino

    Doutor, AMOXICILINA cura gonorreia?
    Abraço…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  70. Almcaro

    Astro durante tres dias para tratar gonoreia e suficiente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é melhor antibiótico.

  71. Thais Santos

    Dr, fiz um exame de DST e deu o seguinte resultado sobre Clamídia : 
    Anti corpos IgG : reagente 1/60
    Anti corpos IgM : Não reagente

    O que devo fazer ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      IgG positivo com igM negativo é sinal de infecção antiga e curada.

  72. gaga

    dr o ciprofloxacino e realmente eficaz no tratamento da gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um opção.

  73. Gustavo

    Ola dr Pedro pinheiro!
    Caso a gonorréia se apresentasse assintomática, numa infecção do aparelho urogenital masculino, que exame poderia detecta-la? Daria aumento em leucócitos em exame de urina 1?
    obrigado 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, daria aumento dos leucócitos na urina. Pode-se pesquisar o gonococo através da urina ou por coleta de material da uretra.

  74. Curioso

    Gostaria de saber se a gonorreia anal tem cura e como curá-la

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento da gonorreia anal não difere das outras formas de gonorreia.

  75. su

    bom dia , Dr: mais isso tem cura ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem, com antibióticos, conforme o texto explica.

  76. Lcerqueira55

    doutor,

    COm o uso de antibioticos mata o virus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, mas gonorreia não é vírus, é bactéria.

  77. joana

    Pega-se mais de uma vez Clamília?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível.

      1. Altevir

        Dr.pedro.

        todos os dias sai liquido de meu anus e que tem cheiro ruim…poder ser gono?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Poder, pode.

  78. Le

    Demora mais de 1 semana após o uso da Azitromicina para sair os sintomas deixarem de existir?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente em 7 dias já não há sintomas. Se houver, eles devem ser residuais.

  79. Fabrício

    Eu comecei a tomar o antibiótico ciprofloxacino, mas estou com dúvidas, queria saber se este também pode ser usado no tratamento da clamídia?

    Fabrício.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é dos mais indicados.

  80. Welington

    Acho que peguei a doença em um contato com sexo oral.  Exatamente no sexto dia apareceu os sintomas na garganta. Cheguei tirar foto, e pesquisa na inernet.
    Os sintomas e as fotos que pesquisei é bem parecidas, posso fazer o uso dos medicamentos mesmo antes de consultar o medico,ou exames laboratoriais.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deve.

  81. Wanessa

    Olá, eu já procurei em diversos sites, que falam sobre clamídia, a respeito da forma de transmissão. No entanto, as explicações sobre a forma oral não me são claras, visto que a transmissão é oral isso implica que a boca contaminada poderá fazer a transmissão? Pelo que entendi o membro infectado poderá transmitir para a boca, mas o contrário também?Pois se é assim, não poderia ser transmitida também através do beijo? Pode parecer um pouco tola a pergunta, mas se não for, qual a diferença? Obrigada desde já.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Teoricamente ela pode ser transmitida pelo beijo e pelo sexo oral ativo. O problema é que a lesão oral pela clamídia é muito pouco comum, bem menos frequente que a da gonorreia. Por isso não é tão fácil estudá-la para se ter certeza da sua via de transmissão.

  82. Tarzanreidaselva

    Para ter o diagnostico de gonorreia ou clamídia é necessário fazer o exame de colonoscopia em caso de contaminação anal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.