O que é inflamação? O que é um abscesso?

O pus e o abscesso são resultados de uma resposta inflamatória produzida pelo nosso sistema imunológico contra germes invasores.

Entenda o que é uma inflamação, por que o corpo produz o pus e como isso é benéfico para nossa saúde.

Todo mundo alguma vez já se perguntou o que seria exatamente o pus ou um abscesso. A ideia mais comum é a de que o pus é uma substância produzida por bactérias. Mas, não é exatamente isso. O pus é o resultado final de uma ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra uma infecção, geralmente bacteriana.

Vou usar como exemplo o piercing que eu já falei em outra postagem (leia: PIERCING | Perigos e complicações). A história é a seguinte:

Uma paciente coloca um piercing em uma determinada região da pele. O processo é feito sem a assepsia adequada e bactérias conseguem entrar pelo orifício de entrada do piercing. Assim que organismos estranhos entram em contato com nosso meio interno, eles são logo identificados pelas nossas células de defesa, em geral os macrófagos. Essa células imediatamente liberam mediadores inflamatórios que agem aumentando a circulação de sangue local para facilitar a chegada de mais células de defesa. É uma espécie de alarme para chamar reforços.

Esse aumento local da circulação de sangue leva ao aparecimento do rubor (vermelhidão) e do calor característicos dos processos inflamatórios. Alguns desses mediadores aumentam a sensibilidade para dor, que é uma maneira de mostrar ao paciente que algo de errado está ocorrendo naquele sítio.

O reforço vem pelo sangue, através dos leucócitos (células brancas). Esses leucócitos precisam atravessar a parede do vaso para chegar no tecido infectado e combater as bactérias. Mais uma vez, os mediadores inflamatórios ajudam, aumentando a permeabilidade dos poros dos vasos sanguíneos. Esse processo facilita a saída das células brancas, principalmente dos neutrófilos (subtipo de leucócito), mas também de proteínas e plasma, o que provoca edema no local por excesso de líquido.

Neste momento, portanto, temos os 4 sinais típicos de um processo inflamatório, todos causados por reações do nosso próprio organismo:

– Calor.
– Rubor.
– Edema.
– Dor.

Esse processo inflamatório descrito ocorre em qualquer situação de agressão, seja por infecções, por trauma, por queimaduras, doenças auto-imunes (leia: DOENÇA AUTOIMUNE), etc. Se o agente causador não mais existir, como no caso de um traumatismo, esse processo será auto limitado. Se houver um agente invasor persistente, como uma bactéria ou um corpo estranho, o processo inflamatório continuará até que a causa seja eliminada.

Voltando então ao nosso exemplo, o quadro agora é de um local com inúmeras bactérias, inúmeros neutrófilos, plasma sanguíneo, vários tipos de proteínas, mediadores inflamatórios, etc. Na verdade, é uma campo de batalha, com milhões de bactérias, neutrófilos e células do tecido acometido mortos, além de mais um monte de substâncias liberadas cada vez que uma célula morre. Esse conjunto de produtos forma um líquido pastoso amarelado chamado de pus.

O pus só ocorre em pessoas com sistema imunológico normal. Doentes graves, imunossuprimidos, com baixa contagem de neutrófilos, não conseguem atacar bactérias invasoras, não produzem pus e muitas vezes não conseguem sequer ativar o processo inflamatório.

Muitas vezes, quando há dificuldade em derrotar determinadas bactérias invasoras, as células de defesa criam uma parede em volta do processo inflamatório, encapsulando e isolando o material purulento, impedindo que as bactérias contidas nele possam migrar para outras regiões do corpo. Isso é o abscesso.

A formação do abscesso faz parte do arsenal de defesa do organismo, mas que, ao mesmo tempo que impede a saída de bactérias, também atrapalha a chegada de antibióticos e novos glóbulos brancos. Muitas vezes, o abscesso precisa ser abordado e drenado cirurgicamente para que se possa curar a infecção.

O abscesso pode se formar em qualquer órgão sólido, como fígado, rins, pulmão, cérebro etc. A presença dele indica uma infecção grave, geralmente com febre alta, suores e calafrios e outros sinais de sepse) leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

44
Deixe um comentário

avatar
300
Daniel
Visitante
Daniel

Será que alguém pode me ajudar com uma boa maneira de tirar o pus? Estou com uma inflamação a 4 dias, e dói muito principalmente a noite. Se alguém poder me ajudar agradeço. Obrigado!

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

nanda
Visitante
nanda

Parabéns Dr. Pedro!!!Belíssima explicação!!!

RafaelRZ
Visitante
RafaelRZ

Como evitar a contaminação da ferida de uma fratura exposta de tíbia e fíbula logo após o trauma até o início da cirurgia?

Edna santos
Visitante
Edna santos

Dr.sempre tenho abscesso na nadega e sempre no mmo local,ja fui ao medico e emergencias e nunca drenaram,sempre foi feito por mim em casa,e por ser um local dificil nao consigo fazer corretamente o curativo ou drenar o suficiente.Na ultima consulta com dermatologista fui encaminhada para cirurgiao plastico,o que achei bem estranho, e nao fui! Hj com muita dor decidi consultar na UPA ao inves de convenio,achando que seria melhor atendida,e para minha surpresa nao fui sequer examinada pela medica e medicada com antibiotico e antiinflamatorio,mais uma vez drenei em casa.O que fazer para nao sofrer novamente?Devo exigir exames,cirurgia ou simplemente drenar sempre que voltar o abscesso.Inflama tanto que sinto ate meu anus inchado e dolorido dificultando sentar.Me ajude por favor!

Pablo Martinelli
Visitante
Pablo Martinelli

Ola..vc conseguiu resolver? estou com o mesmo problema.. sempre no mesmo lugar, sara, sicatriza depois de 1mes volta

DANIELA SOUZA SANTOS
Visitante
DANIELA SOUZA SANTOS

Oie
Eu fiz uma cirurgia faz exatamente um mez mais antes disso eu já avia me sentindo inchada, é muito incomodo eu sinto inchaço na pernas, tornozelo e pés.
O que eu devo fazer para aliviar essa sensação eu estou sentindo todos os dias.

Daiane
Visitante
Daiane

Fiz uma cirurgia a pouco mais de 15 dias no maxilar, os pontos foram internos, já os retirei á uma semana atrás. E agora começou a sair pus, gostaria de saber se é normal esse procedimento. Se o pus significa um quadro de melhora, pela cicatrização da região, ou é um sinal de infecção, ou coisa do tipo. Me responda por favor, por estou muito preocupada com isso.

Douglascidcarvalho
Visitante
Douglascidcarvalho

Dr, arranquei um siso compactado, meu rosto ficou muito inchado, estou tomando amoxicilina e nimesulida, porem no 5 dia de tratamento comecei a vomitar muito, nada esta “parando” no meu estomago.

Jaque Line G
Visitante
Jaque Line G

Estou com um edema na perna, apos um trauma, sinto mta dor e tem um inchaco no tornozelo,
e sinto mta dor ao pisar no chao para andar, qual o tratamento mais indicado?

Aliny
Visitante
Aliny

remedios para tratar de doenças renais ou urinarias tipo cistite pode tirar o efeito do anticoncepcional tamisa 20 a ponto de a menstruação vir com dois dias de uso fora da data?

Carlos Roberto Braga
Visitante
Carlos Roberto Braga

Muito bom este site…Parabéns Doutor – tenho uma pergunta, se a inflamação e benéfica, porque então o anti-inflamatório? – grato abraços.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Ela nem sempre é necessária, principalmente se em excesso, pois provoca dores e mal estar ao paciente.

Petroniomessias
Visitante
Petroniomessias

sua explicação é simplismente perfeita; muito clara e objetiva.Tenho certeza de que vc poderá aliviar a mente de todos que lerem. PARABÉNS E OBRIGADA POR SUA FORMA DE PASSAR O ASSUNTO. #DÚVIDAS TIRADAS# Joelma

Nicolly
Visitante
Nicolly

Meu umbigo está saindo um líquido amarelo com um cheio muito forte ja tem uma semana e não para o que pode ser?

Allyson
Visitante
Allyson

O meu tambem, e estou a procura de uma resposta, Eu sempre seco bem depois do banho, mas mesmo assim, sempre tem um cheiro forte..

Lorentznovinho
Visitante
Lorentznovinho

estou sentindo muita dor no meu anus e ele esta infeccionado, e as paredes dos lados doem muito e sai uma salmoura o que eu posso fazer? 

SAMUEL!
Visitante
SAMUEL!

Caso a pessoa esteja suspeitando de apendicite,ela pode tomar algum medicamento,antibiotico ou fazer um exame específico para detectar a apendicite?Nesse caso evitando uma cirurgia!
Abraços!!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais