Teste de gravidez: como fazer, com quantos dias e resultados

Dr. Pedro Pinheiro

comment 118 Comentários


Introdução

O teste de gravidez é a forma mais simples, confiável e barata para diagnosticar uma gestação em curso. Com cerca de 10 reais é possível adquirir nas farmácias um teste confiável e descobrir em poucos minutos se você está grávida ou não.

Porém, apesar de amplamente disponível, os testes de gravidez ainda são um mistério para muitas mulheres. As dúvidas vão desde o melhor momento para se fazer o teste até o modo de interpretar os seus resultados.

Nesse artigo vamos fazer um grande resumo sobre os principais testes utilizados para o diagnóstico da gravidez, explicando não só quando e como fazê-los, mas também como interpretar os seus resultados.

Quais são os testes de gravidez confiáveis?

Só existem 2 tipos de teste de gravidez cientificamente validados: dosagem sanguínea do beta hCG e os testes de gravidez de farmácia que fazem a dosagem do beta hCG através de uma amostra de urina.

Os testes de gravidez caseiros funcionam?

Conforme explicamos detalhadamente no artigo: Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?, os testes de gravidez feitos em casa, seja com água sanitária, Coca-Cola, vinagre, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro, não são confiáveis e não servem para diagnosticar ou descartar uma gravidez. Esses testes não têm nenhum embasamento científicos e ainda podem fazer mal, pois a reação da urina com cloro ou com a água sanitária pode liberar gases tóxicos.

Se você acha que pode estar grávida, não adianta fazer teste de gravidez caseiro. A conduta correta é ir à farmácia comprar um teste de gravidez real (leia: Posso estar grávida?).

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste?

Todos os testes utilizam o hormônio beta hCG como forma de diagnosticar uma gravidez em curso. Isso faz sentido, pois esse é um hormônio que começa a ser produzido pelas células do embrião já nos primeiros dias após a concepção (leia: Entenda o Beta hCG).

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de beta hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados através da urina.

Quando o teste é feito antes do atraso menstrual, ele pode dar um falso-negativo. Por outro lado, quando ele é feito com pelo menos um dia de atraso, a sua taxa de confiabilidade chega a ser maior que 99%.

Se você não sabe em que data a sua próxima menstruação deveria vir, sugerimos fazer o teste pelo menos 3 semanas após a relação sexual que você imagina ter sido a responsável por uma possível gravidez. Se você teve múltiplas relações neste período, o intervalo deve ser contado a partir da última relação desprotegida.

Obviamente, caso a sua menstruação desça antes do 21º dia, não é preciso mais fazer o exame, pois isso indica que você não engravidou (leia: Menstruação na gravidez é possível?).

Por que é necessário esperar a menstruação ter atrasado?

A ovulação costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual. Isso significa que a maioria das mulheres ovula mais ou menos 14 dias antes do fim do ciclo. Como o tempo de vida do óvulo é de apenas 24 horas, ele precisa ser fecundado neste curto intervalo de tempo, caso contrário, não há como ocorrer uma gravidez. Logo, quando a mulher engravida, o óvulo é fecundado cerca de 14 dias antes da data prevista para a próxima menstruação descer.

Uma vez fecundado, o zigoto (produto da fecundação do óvulo pelo espermatozoide) migra das trompas em direção ao útero. Essa migração demora de 6 a 12 dias. Durante esse tempo, o zigoto se transforma em embrião e desenvolve o trofoblasto, um grupo de células que irão dar origem à placenta. É o trofoblasto que produz o hormônio hCG. Essa produção, porém, só se inicia quando o embrião se implanta na parede do útero (leia: Sintomas da Gravidez nas Primeiras 12 Semanas).

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida. Se ainda não tiver sido iniciada a produção do hCG pelo embrião, não há como nenhum teste de gravidez dar positivo.

Após o início da produção do hCG, são necessários ainda alguns dias para que ele alcance uma concentração sanguínea suficiente para que possa ser detectado pelos exames de sangue mais sensíveis. Isso significa que mesmo na melhor das hipóteses, que é uma implantação do embrião no útero ao redor do 6º dia após a concepção, são necessários mais uns 2 a 4 dias para que tenhamos quantidades relevantes de hCG no sangue. Consequentemente, na melhor das hipóteses, o hCG só se torna detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer.

Em 99% dos casos, porém, o embrião não se implanta tão cedo, e a época que o hCG torna-se detectável é apenas 1 ou 2 dias antes da data esperada para próxima menstruação. Também não podemos esquecer que existem os casos de implantação tardia, que fazem com que o hCG só fique positivo depois do atraso menstrual.

Portanto, a orientação para se esperar pelo menos um dia de atraso menstrual serve para termos certeza que houve tempo suficiente para o embrião produzir quantidades adequadas de beta hGC.

Qual teste de gravidez torna-se positivo primeiro?

Como já referido, só existem dois tipos de exames de gravidez confiáveis: a dosagem do beta hCG no sangue e os testes de farmácia que detectam a presença do hCG na urina.

Dos dois, o teste mais confiável é o exame de sangue. Os testes de sangue conseguem detectar o beta hCG com concentrações até 20 menores que os testes de urina. Além disso, para que o beta hCG apareça na urina, é preciso antes que o hCG no sangue esteja em concentrações relevantes. Por isso, o teste de sangue torna-se positivo alguns dias antes do teste de urina, podendo estar positivo antes mesmo do atraso menstrual.

Contudo, como o teste de farmácia é muito mais simples de ser feito, fornece um resultado de forma quase instantânea, não requer picadas com agulha, não precisa ser feito em um laboratório de análises clínicas e é capaz de detectar o beta hCG apenas poucos dias depois do teste de sangue, ele acaba sendo a opção mais simples para quem quer saber se está grávida ou não.

É importante destacar, porém, que se o teste de farmácia vier positivo, o exame de sangue deve ser feito para confirmar o resultado.

Quando o resultado do teste é realmente confiável?

As causas de teste de gravidez falso positivo, ou seja, um teste positivo em uma mulher que não está grávida, são raras. Sendo assim, sempre que um teste de gravidez, seja ele de urina ou sangue, vier positivo, devemos acreditar que a mulher esteja realmente grávida.

Em contrapartida, um teste de gravidez falso negativo, ou seja, um resultado negativo em uma mulher grávida, é relativamente comum, principalmente se o teste tiver sido feito antes do atraso menstrual. Nestes casos, o resultado dá negativo não é porque a mulher não está grávida, mas sim porque o nível de hCG produzidos pelo embrião ainda está tão baixo, que os exames não conseguem detectá-lo. Falsos negativos são mais comuns nos exames de urina do que nos exames de sangue.

Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção, ou seja, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance de o teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%. Se a sua menstruação está atrasada um dia e o teste der negativo, a chance de você estar grávida é muito baixa. Se por acaso você estiver com sintomas de gravidez e não se convencer de que não está grávida, o teste pode ser repetido após 5 dias.

Às vezes, a mulher erra o cálculo do seu ciclo e acaba achando que a menstruação está atrasada quando ainda não está. Isso é comum em mulheres com ciclos muito irregulares. Esses são os casos, nos quais o teste realmente pode dar falso negativo.

Causas de resultado falso positivo e falso negativo

Teste de gravidez falso negativo

É importante esclarecer que nenhum método anticoncepcional ou medicamento interfere no resultado do beta hCG de forma a torná-lo negativo em mulheres grávidas. Se a mulher estiver grávida, o beta hCG vai ser detectado pelos testes.

Os seguintes fatores não interferem com os resultados do teste de gravidez:

O resultado falso negativo somente ocorre quando a gravidez está ainda em fase muito inicial, havendo níveis muito baixos de hCG circulantes.

Teste de gravidez falso positivo

O resultado falso positivo pode surgir em algumas situações:

  • Se a paciente estiver tomando remédios que contenham hCG (geralmente mulheres em tratamento para infertilidade).
  • Se a paciente tiver dado a luz ou abortado há menos de 8 semanas.
  • Algumas doenças raras podem produzir hCG, a mais conhecida é a mola hidatiforme, um tumor do tecido placentário.

Como devem ser feitos os testes de gravidez de farmácia mais populares?

Os testes de gravidez de farmácia estão disponíveis desde a década de 1970, mas somente nos últimos anos eles se tornaram amplamente acessíveis, economicamente viáveis e confiáveis do ponto de visto clínico.

Há atualmente no mercado farmacêutico dezenas de marcas diferentes de testes, que podem ser feitos em casa e fornecem o resultado em poucos minutos. Já existem até testes digitais que fornecem o resultado por escrito de forma clara e inequívoca.

Porém, essa grande oferta de testes diferentes pode trazer alguma confusão, pois o modo como cada uma das marcas sugere que o teste seja feito e a forma como elas fornecem o resultado não costumam ser exatamente iguais.

Para facilitar a compreensão dos resultados e para ensinar como deve ser feita a colheita da urina, selecionamos algumas marcas de testes de gravidez famosas e vamos explicar como cada uma delas deve ser feita. Lembre-se que todo teste de farmácia positivo deve ser confirmado com um exame de gravidez sanguíneo feito em laboratório. Os testes de farmácia são testes de rastreio, que apesar de serem muito confiáveis, não fazem o diagnóstico definitivo da gravidez. A dosagem do Beta hCG sanguíneo é o teste definitivo.

Como fazer e interpretar os resultados

Teste de Gravidez Clearblue Digital

Vamos começar pelo mais fácil. O teste de Gravidez Clearblue Digital é aquele que apresenta os resultados de forma mais evidente, pois ele aparece por escrito em um pequeno painel digital. Esse teste tem a vantagem de também estimar as semanas de gravidez.

O teste de Gravidez Clearblue Digital deve ser feito idealmente a partir do primeiro dia de atraso menstrual, pois, deste modo, a sua taxa de confiabilidade é maior que 99%.

Teste de gravidez positivo - Clearblue digital
Teste de gravidez positivo – Clearblue digital

Para fazer o exame, retire a tampa a azul e urine diretamente sobre a fita por cerca de 5 segundos. Outra opção é colher a urina em um recipiente seco e limpo e mergulhar a fita por 20 segundos. Deixe o aparelho deitado na pia ou em qualquer superfície reta. Se não tiver onde apoiar, fique segurando o aparelho com a fita voltada para baixo. Após 3 minutos, o aparelho irá apresentar os resultados no seu painel digital, conforme demonstrado na imagem ao lado.

Não é preciso utilizar a primeira urina da manhã. Esse teste de gravidez pode ser realizado a qualquer hora do dia.

O teste de Gravidez Clearblue DIGITAL pode ser encontrado nas farmácias por um preço ao redor de R$ 20,00 a R$ 30,00.

Teste de Gravidez Confirme em tira

O teste de gravidez Confirme em tira é muito popular por ser um dos mais baratos do mercado, custando entre R$ 5,00 e R$ 10,00. Apesar de barato, sua taxa de confiabilidade é de 99%, se o teste for realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Para fazer esse teste, retire a tira da embalagem somente na hora de fazer o exame. O teste Confirme em tira pode ser realizado a qualquer momento do dia.

Teste de gravidez Confirme
Teste de gravidez positivo – Confirma em tira

Use o pote que vem com o teste para colher a urina. A seguir, segure a tira na extremidade azul e mergulhe no pote com urina, tendo atenção para não ultrapassar a área demarca (veja ilustração acima).

Após 1 minuto, retire a tira da urina e deixe-a repousar sobre uma bancada por 5 minutos. A leitura do resultado deve ser feita aos 5 minutos. Se o procedimento tiver sido bem feito, logo abaixo da área azul da tira surgirá uma fina faixa roxa ou rosada, que é chamada faixa controle. Essa primeira faixa indica apenas que o teste foi realizado com sucesso, ela não tem nada a ver com o resultado do teste em si.

Se o exame for positivo, ou seja, se a mulher estiver grávida, abaixo da faixa controle surgirá também outra faixa roxa ou rosada, que pode ter intensidade forte ou fraca. Se a gravidez ainda estiver muito inicial e os níveis de hormônio beta-hCG na urina ainda estiverem baixos, a reação da tira será fraca, assim como a intensidade da faixa. Portanto, se após 5 minutos existirem 2 faixas roxas, por mais fraca que seja a segunda, isso indica um resultado positivo.

Por outro lado, se a mulher não estiver grávida, e o resultado for negativo, só haverá uma única faixa visível, que é a faixa controle. Se não houver faixa alguma, isso significa que o teste não foi bem feito e deve ser repetido com uma nova tira.

É importante frisar que o resultado do teste deve ser lido com 5 a 10 minutos após a sua realização. Novas faixas que possam surgir após 10 minutos não têm valor.

Outros testes em tira no mercado que são feitos de forma semelhante:

  • Gravtest Easy.
  • Materntest tira test.
  • Baby Sure.
  • Easy Test Plus.
  • Gravindex.
  • Fast test.
  • Bioeasy.

Nota: não deixe de ler a bula, pois, apesar dos princípios serem os mesmos, podem haver pequenas variações nos tempos indicados.

Teste de gravidez Confirme Plus

O teste de gravidez Confirme Plus é uma versão mais estruturada e com uma aparência mais elegante que os testes em tira, mas, no fundo, apresenta o mesmo princípio e a mesma taxa de confiabilidade, caso seja realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Teste de gravidez positivo - confirme plus
Teste de gravidez positivo – Confirme plus

A forma de fazer esse teste é ligeiramente diferente. Abra o envelope e segure o dispositivo na área de suporte. Retire a tampa e urine diretamente sobre a membrana absorvente por cerca de 10 segundos. Tenha cuidado para não molhar a janela que apresenta os resultados. Se achar essa forma difícil, você pode urinar em um pote e mergulhar a membrana absorvente, como explicado nos testes anteriores.

Após ter certeza que a membrana ficou bem molhada, volte a tampar o dispositivo e deixo-o em repouso sobre uma superfície plana. O resultado deve ser lido após 5 minutos. Assim como nos testes em tira, o aparecimento de apenas uma listra ao lado da letra C (controle) indica resultado negativo, enquanto o aparecimento de 2 listras, uma ao lado da letra C e outra ao lado da letra T, independentemente da sua intensidade, indica teste positivo. O resultado do teste não deve ser lido após 10 minutos.

Se não aparecer uma listra ao lado da letra C, isso significa que o teste não foi bem feito e deve ser repetido com um novo kit.

O teste de gravidez Confirme Plus custa entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

Outros testes em tira no mercado que são feitos de forma semelhante:

  • Confirme Compact.
  • Gravilex Gold.

Teste de Gravidez Clearblue Plus

O teste de gravidez Clearblue plus é muito semelhante ao Confirme Plus descrito acima. A diferença está na forma como o resultado é apresentado.

Teste de gravidez Clearblue plus positivo e negativo
Teste de gravidez Clearblue plus positivo e negativo

Abra o envelope e segure o dispositivo na área de suporte. Retire a tampa e urine diretamente sobre a membrana absorvente branca por cerca de 5 segundos. Assim que a membrana entrar em contato com a urina, ela se tornará rosa. Se achar essa forma difícil, você pode urinar em um pote e mergulhar a membrana absorvente, como explicado nos testes anteriores.

O teste de gravidez Clearblue plus fornece o resultado em 3 minutos. Se for negativo, haverá uma faixa vertical na janela controle e uma faixa horizontal na janela de resultado. Se o resultado for positivo, haverá uma faixa vertical na janela controle e uma cruz, de intensidade variável, na janela controle.

Se não houver uma faixa na janela controle, o teste não tem validade e deve ser repetido com um novo kit.

O teste Clearblue Plus custa entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

Se você tiver dúvidas sobre a forma de fazer algum teste de gravidez que não tenha sido citado neste artigo, deixe um comentário na área de perguntas mais abaixo.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


118 respostas para “Teste de gravidez: como fazer, com quantos dias e resultados”

  1. Bárbara

    Dr, um beta hcg quantitativo após 21 dias da relação é confiável? Tenho ciclo regular (28 dias), tive relação no vigésimo dia do ciclo (8 dias antes do aguardo da próxima menstruação), mas dois dias antes do esperado tive sangramento com fluxo, vermelho intenso porém em menor quantidade e sem coágulos, como de costume. Fiz teste de farmácia e o beta quantitativo após 21 dias da relação e após 14 dias desse sangramento. Posso confiar nesse resultado. Estou bem angustiada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não consegue ter certeza que aquele sangramento foi menstruação, o ideal é repetir o teste com 4 semanas.

  2. lalamaria

    Olá Doutor, eu fiz vários testes (2 de farmacia e 4 de sangue) e todos negativos.
    e 3 desses testes de sangue eu fiz depois de 30 dias da relação, posso confiar?? estou com muito medo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode confiar.

  3. Mariana

    Realizei um teste de betahcg quantitativo 34 dias após a relação , deu negativo.É confiável?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  4. artimisa

    Eu ja passei 3meses sem ver a menstruação será que estou grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Atraso menstrual tão grande assim costuma ser gravidez. Mas há outras causas.

  5. Margarida

    Tenho 51 anos, não estou menstruada há 20 meses, ainda é possível engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável. Quase 2 anos já sem ovular.

  6. Isabel

    Eu fiz o teste após 11 Dias de relação,deu negativo,mas estou cm dores abdominal e nausa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O teste deve ser feito somente após o atraso menstrual. 11 dias após a relação é pouco tempo de intervalo, principalmente se ainda não estiver na época da próxima menstruação descer. Pode ser um falso negativo.

  7. Leilane Santos

    Minha menstruação é muito regular, nunca atrasa nem 1 dia.

    Esse mês ela está atrasada a 6 dias, será que estou grávida?

    Não estou sentindo nenhum tipo de sintoma.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas, há risco de gravidez, sim. Com só 6 dias de atraso, não é esperado que você já tenha algum sintoma de gravidez. Seria uma gravidez muito inicial ainda para dar sintomas, além da falta de menstruação.

  8. Camila

    Bom dia, tomo pílula corretamente e fiz a pausa de 4 dias conforme a bula, menstruei do dia 20 ao dia 23 com fluxo medio. No dia 24, ainda com resquícios de sangramento, tive relação desprotegida. No entanto, ao acordar no dia 25, percebi muco mais elástico e “escorregadio”, fiquei preocupada em o anticoncepcional nao estar funcionando e 48h após a relação tomei pilula do dia seguinte. Tem chance de ter engravidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você está tomando a pilula de forma correta, é improvável ter engravidado nessa relação. Ainda mais tomando a PDS depois (não precisava).

  9. Gabrielle

    Tive relação sem proteção no dia 11/10. Dia 12/10 minha menstruação desceu. É possível eu ter engravidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação veio depois da relação da relação sexual, isso significa que você não engravidou.

  10. Thamires Aparecida

    Eu tomava anticoncepcional parei tem 3 dias mais eu estou tentando engravidar tem 3 dias também eu posso engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você suspendeu a pílula, você pode engravidar a qualquer momento, mas o mais provável é que isso ocorra a partir do próximo ciclo menstrual.

  11. Adriana

    Tomo anticonsepcional injetavel todo mes ..ja faz 9 anos..mas nao menstruo….fiz sexo sem proteçao..nao hove ejaculaçao dentro..e depois de 4 horas tomei a pilula do dia seguinte posso engravidar..pq como nao menstruo nao tem como saber

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você toma o anticoncepcional injetável de forma correta, o risco de gravidez é irrisório. Não precisava ter tomado a pílula do dia seguinte.

  12. nana

    ola fiz teste de farmacia e deu positivo, porem o teste de laboratorio deu 4.209,0 mUI/mL estou gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todo resultado acima de 25 mUi/ml é positivo. O seu deu 4209. É positivo.

  13. Larissy

    Olá! Tive minha última relação no dia 22.01 com coito interrompido, minha mentruação desceu normal no dia 04.02. Neste mês de março adiantou quatro dias. Era pra descer dia 04.03, e desceu no 28.02.

    É possível uma gravidez?
    Obs: uso AC tantim corretamente.

    No aguardo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação já veio 2 vezes após a última relação, não tem porquê você pensar em gravidez.

  14. Raquel

    Tive uma relação ha 35 dias. A minha menstruação veio há 3 dias mas veio muito pouquinho. Se fizer o teste de sangue e ser negativo já é certo ou ainda é cedo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação veio na data esperada (mesmo que em pouca quantidade) e o teste de gravidez vier negativo, é muito pouco provável que você esteja grávida.

  15. carolina

    ola com dois dias antes da minha mestruação posso faze o beta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Espera atrasar pelo menos 1 dia. É mais confiável.

  16. Patrícia

    Oi parei de tomar o ac mês passado, veio minha menstruação no dia 11/03 até 16/03 ,na tabela era pra vim hj 08/04 ,pois meu ciclo é de 28 dias,já posso fazer o teste? Qual a chance de dar positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, já pode fazer o teste. Mas como é o primeiro mês sem a pílula, é possível que esse atraso seja apenas por desregulação hormonal.

  17. Laryssa

    Doutor sempre tomo o anticocecional certo nunca esqueci nenhum e as vezes muito raramente quandp eu atraso é de 1 hora. Acontece que tive relação sexual dia 2 de março e dia 14 comecei a fazer muito xixi e ter enjoos e no dia 22 ainda de março fiz o beta quantitativo deu inferior a 2,00 mui NEGATIVO só que hoje dia 8 de abril eu continuo fazendo bastante xixi e as vezes sinto enjoos sera que é gravidez?agradeço desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você toma o anticoncepcional corretamente e já tem uma exame de sangue negativo, é muito pouco provável que os seus sintomas sejam devidos a uma gravidez. Você já pensou em infecção urinária?

  18. Amanda

    Ola toma a injeçao trimestral e tive relaçoes terça feira se eu fizer o exame de sangue qual a propabilidade de dar negativo???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      100%. Se você teve relações há 3 dias, caso tenha ocorrido fecundação, nem deu tempo do ovo chegar ao útero ainda. Isso sem contar com o fato de você fazer um anticoncepcional.

  19. lins

    ola doutor eu tenho sete dias de atraso menstrual se fizer um teste de farmacia e possivel detectar uma gravidez

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, 7 dias de atraso menstrual é bastante. Já dá pra fazer o teste.

  20. Priscila

    Faz um mês que parei meu AC,minha menstruação atrasou 2 dias pode ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas não é incomum a menstruação atrasar depois que a paciente suspende a pílula.

  21. Flavia

    Estou com 3dias de atraso menstrual. .Posso fazer um exame de urina com 3 dias que já dá o resultado certo. .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, já pode fazer o teste de gravidez com 3 dias de atraso menstrual.

  22. Gi B

    Doutor tive relação sem proteção dia 18/01 mas ele não ejaculou dentro.3 dias depois menstruei normal 5 dias.Ela desceu agora dia 17/02 tive muita cólica.So que hj dia 20 ela tá pouquinho…geralmente fico 5 dias.To pensando em fazer um teste,será que engravidei mesmo sem ejacular dentro?Estou nervosa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você menstruou normalmente depois daquela relação, não há porque pensar que tenha ficado grávida naquela época.

  23. Nathally

    doutor o meu teste de beta hcg deu 0.60 fiz quando estava com 20 dias de atraso e agora estou com 42 dias de atraso devo repetir ou realmente é negativo/?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Como 20 dias de atraso o teste já seria positivo. Porém, se você acha que pode estar grávida, não custa nada repetir o teste para você tirar essa dúvida da cabeça.

    2. karla Maria

      E ai no que deu? está gravida?

  24. liliana lima

    Boa tarde Dr Pedro .. a minha mestruacao esta atrasada , sinto me inchada , ando mal disposta com colicas e doi me muito os seios, mas fiz um teste de farmacia a dois Dias e deu negativo

  25. Caroline

    Eu tive relação no meu período fértil 4dias antes da ovulação, meu esposo ejaculou dentro , posso engravidar? Em quanto tempo eu posso fazer o hcg?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é esperar a menstruação atrasar.

  26. Laiane Vieira

    Olá , fiz o teste de gravides ontem é deu negativo ..
    Minha menstruação não vem a 13 dias , será que eu fiz o teste cedo de mais ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, 13 dias é mais do que suficiente.

  27. Karla

    Boa noite! Tive relações sexuais há 5 dias desprotegida durante a menstruação, e como não houve coito interrompido por segurança tomei a pílula do dia seguinte. Quanto tempo devo esperar para realizar um teste de farmácia? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Faça se a próxima menstruação atrasar.

  28. Edrielli

    Boa noite, estou com 17 dias de atraso, fiz o teste de farmácia e deu negativo posso confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, 17 dias de atraso é um intervalo grande. É pouco provável que seja falso negativo.

  29. Dany

    Doutor faz exatamente 8 dias q minha menstruação atrasou, porém realizei o teste de farmácia com 4 dias de atraso e deu negativo. Corro o risco de estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Risco sempre há, mas um teste negativo com 4 dias de atraso faz com que a gravidez não seja a primeira hipótese.

  30. isabel Lima

    Doutor, faltam dois dias para minha menstruação chegar, mas já se passaram 13 dias da relação que foi no meu período fértil. Fiz o exame de farmácia e deu negativo, amanhã farei o de sangue. 13 dias após a relação já é possível detectar uma gravidez no exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antes da menstruação atrasar os exames não são confiáveis.

  31. Ana paula

    dr.Rodrigo sou muito regulada ciclo de 28 dias, porém ontem que deveria ser a minha menstruaçao, senti cólica quando estava deitada, e já tinha certeza que estava menstruada, porém não veio, ainda hj continuo com cólica e nada de menstruaçao, não uso ac pois me dá enxaqueca mas uso preservativos sempre, e uns 12 dias atrás o preservativo rompeu mas não chegou a vazar em mim, será q mesmo assim posso ter ficado grávida? ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. Sugiro que você faça um teste de gravidez de farmácia.

  32. Tatiane

    Doutor, o calmante bromazepam pode interagir com o anticoncepcional? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere.

  33. Renata

    Por favor mim tire uma duvida um endocrinologista ajuda a mulher que tem ovários polimicrocisticos a engravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ginecologista é o especialista mais indicado.

  34. Renata

    ola bom dia Dr. Pedro minha menstruação ta atrasada ah 7 dias posso considerar uma gravidez tive relação com meu marido frequente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se fazer o teste de gravidez, não. Há outros motivos que não a gravidez para o atraso menstrual.

  35. sofia

    bom dia. ja tomo a pilula a muito tempo, mas o ultimo mes não tomei

    a pilula correctamente e tive relações, ha possibilidade de ocorrer a gravidez? a ultima foi no domingo, com quanto tempo posso fazer o teste de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, se você não andou tomando a pílula como deve, há risco de gravidez.

  36. Mateus Pereira

    Dr, a menstruação da minha namorada ta atrasa 3 dias hoje, e fizemos sem camisinha mais nao ejaculei dentro. Más nao fizemos no periodo fertil… Oq posso pensar agr

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mesmo a relação não tendo sido no suposto período fértil, se a menstruação está atrasada, o ideal é fazer o teste de gravidez.

  37. Tatiana

    Oi, minha menstruação está atrasada 24 dias. O máximo que atrasou foram 10 dias. Tenho muito medo de fazer o teste de farmácia. Será que posso confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 24 dias de atraso, sim.

  38. Karoliny

    Minha menstruação esta atrasada e estou com escorrimento branco pastoso posso estar gravida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas desde a última menstruação, sim.

  39. Isa Correia

    Ola , estou com todos os sintomas da gravidez e minha menstruação não veio, na verdade desceu uma mancha marrom com espuma e parou. Comprei um teste , e tive relação , como eu disse todos os sintomas , eu deveria esperar no outro dia ou posso fazer MSM assim ?

    Obg Isaa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode fazer.

  40. Renata Silva

    Muito bom texto. Obrigada!

  41. Fernanda

    Dr. tive um relação sem camisinha, mas dia seguinte tomei a pilula da forma correta em 12 em 12 horas, estou tendo corrimento bem clarinho! é normal? ou posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder, pode, pois a PDS não é 100% eficaz. Se a menstruação não vier na época esperada, faça o teste.

  42. Maria Aline

    Dr o teste qualitativo pode dar errado após um mês e dez dias após a ultima relação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Muito pouco provável.

  43. luara bandine

    Dr .. tive relações sem camisinha porém no outro dia tomei a pilula do dia seguinte certinho. 3 dias depois minha menstruação desceu, porém esse mês ela está atrasada 2 dias. Devo me preocupar? Posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A PDS pode ter alterado um pouco o seu ciclo. Se desde a última menstruação (você tem certeza que foi mesmo menstruação?) você não teve mais relações desprotegidas, não há porque pensar em gravidez.

  44. Amanda

    Dr. Estou com a menstruação atrasada 23 dias e tenho o ciclo bem regular de 30 dias. Fiz um beta hcg qualitativo com 14 dias de atraso e deu negativo. Marquei uma consulta com minha medica e fiz uma prevenção ela não descartou a possibilidade de uma gravidez e pediu pra eu fazer um beta hcg quantitativo, como o resultado vai demorar alguns dias, no mesmo dias da consulta quando estava com 18 dias de atraso resolvi fazer um teste de farmácia que deu positivo. Nos dias seguintes fiz mais 4 testes que deram negativo, e hoje estou com 23 dias de atraso e ainda não recebi o resultado do hcg quantitativo,mas já que os outros testes de farmácia deram negativos posso descartar a possibilidade de uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, tem que esperar o resultado do quantitativo. Esse é o exame definitivo.

  45. isabella

    Dr tive relação sexual com camisinha e minha menstruação esta três dias atrasada, sinto uma coloca bem fraquinha mas não é constante, posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não houve problemas com a camisinha, é pouco provável. Porém, não é impossível. Se vocÊ acha que pode estar grávida, faça o teste.

  46. Hazeo

    Tive relações com minha namorada usando camisinha fora do seu período fértil, e ela menstruou 1 semana depois o sangramento ocorreu durante 7 dias, não tivemos relações depois disso. Este mês a menstruação dela já esta atrasada a 2 dias, é possível que ela esteja gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece provável.

  47. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Correto.

  48. bruna

    Dr. Esqueci de tomar meu anticoncecional na primeira semana da cartela por dois dias e no segundo dia tive relação. Depois de 20 hrs tomei a pirula do dia seguinte e parei com o anticoncecional. Já se passaram 16 dias e minha menstruação não desceu. Posso estar grávida? E quando posso fazer o exame sendo q não sei quando minha menstruação deveria vim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, com essa história há risco de gravidez. Quando a mulher não sabe o dia da próxima menstruação, o teste de gravidez deve ser feito, pelo menos, 21 dias depois da relação sexual desprotegida que poderia ter gerado uma gravidez.

      1. bruna

        Dr. Não aguentei a anciedade e fiz o exame com 18 depois da relação. Deu negativo. Da pra confiar ou preciso refazer?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Tem que refazer.

        2. karla Maria

          No que deu Bruna? Ficou gravida?

  49. Thiago'

    Ola dr: Minha esposa amanheceu com uma fraqueza e tonturas mais a mestruação dela veio dia 09 e tivemos muitas relações desde o dia q ela disse que tinha melhorado. e possivel que ela esteja gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foram relações desprotegidas e sua esposa não usa nenhum tipo de método anticoncepcional, sim, há risco de gravidez.

  50. Amanda Barreto Ribeiro

    Dr, tive relação sexual 1 dia depois da minha menstruação, e houve ejaculação dentro.. Isso aconteceu quinta e até agora não tomei remédio. Corro perigo de estar gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É pouco provável, mas não é impossível que uma mulher engravide tendo relações desprotegidas no primeiro dia após o fim da menstruação. O risco é maior se o seu ciclo menstrual for curto.

  51. Gogo

    Dr. Se a menina menstruou 3 dias após a possível relação, é possível ainda estar grávida? É possível dedo com semen seco engravidar? Estou MUITO preocupado. Como saber se é mesmo menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Se foi realmente menstruação, isso significa que ela não engravidou.
      2- Não.
      3- Pelo aspecto do sangramento. Se for semelhante ao que costuma ser sempre, não há motivo para achar que não é menstruação.

  52. Lele

    Olá Dr. Fiz o uso de duas PDS, tive um sangramento 5 dias apos… com medo 15 dias apos fiz uma trans e deu utero com 6mm fase proliferativa e após fiz um beta sanguíneo q deu negativo. Só q ate o momento minh a menstruação ñ veio 3 dias de atraso, posso estar grávida? To pensando em fazer o beta novamente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem o beta hCG nem o ultrassom são sensíveis para detectar uma gravidez tão precoce. Agora que a menstruação atrasou, você já pode repetir o teste de gravidez.

  53. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não deu tempo do seu útero proliferar com apenas 5 dias de ciclo. Não há o que descamar, pra gerar menstruação.
    Também é pouco provável que você tenha engravidado.

  54. Marc

    Um teste de gravidez de farmácia negativo, mas com o teste de sangue positivo. Em qual devemos confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sempre no de sangue.

  55. Renata Silva

    Se eu fizer o teste de gravidez de farmácia antes da menstruação vir e ele for positivo, posso confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todo teste de farmácia positivo, independentemente do momento que ele tenha sido feito, deve ser confirmado com o teste de sangue, que é mais confiável. O teste de farmácia sugere fortemente uma gravidez, mas a confirmação só pode ser feita pelo beta hCG no sangue ou pela ultrassonografia fetal.

  56. Mayara Novaes

    Dr. Estou com a menstruação atrasada à 6 dias e to sentido os sintomas, posso está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas, em princípio, sim.

  57. Werena Santos

    Olá Dr. minha menstruação veio 6 dias antes e To sentido muito cólica e tonturas e meu fluxo tá vindo muito forte , fora do normal , e tive relação mês passado mas foi com camisinha só que teve um momento que foi sem mas quando percebi tirei , mas acho que não deu tempo pra ele ter gozado, será que estou grávida ? Por favor me ajude Rs estou pirando

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pela história que você conta, não me parece. Mas à distância é difícil opinar.

  58. Desirée Rodrigues

    Fiz 2 testes de gravidez um de farmácia e outro de sangue, os dois deram negativo, mas o meu hcg deu 25 mlU/ml, posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O teste de sangue está no limite. O ideal é repeti-lo após 4-5 dias. Se você estiver grávida, o hCG estará bem mais alto.

  59. Amanda

    Minha menstruação não desce há 40 dias .. Fiz dois testes de gravidez e deram negativo, porém sinto dores nos seios e enjoos, não sei se é de nervoso. Posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 40 dias de atraso e 2 testes negativos, é muito pouco provável que a causa seja uma gravidez.