Aneurisma cerebral: sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 36 Comentários


O que é um aneurisma cerebral?

As artérias do nosso corpo são vasos sanguíneos com uma parede muscular bem resistente, capazes de suportar a pressão com que sangue passa por dentro elas. As artérias precisam ser fortes o suficiente para não cederem mesmo quando a pressão arterial está muito elevada.

Se por algum motivo uma região ou porção da parede da artéria se tornar mais fraca, ela deixará de ser capaz de suportar a pressão sanguínea, cedendo lentamente, formando uma área dilatada, como se fosse um saco ou um balão, que recebe o nome de aneurisma.

O enfraquecimento da parede da artéria que dá origem ao aneurisma costuma ser provocado por má-formações nos vasos sanguíneos, doenças hereditárias ou por lesões da artéria adquiridas ao longo da vida.

O aneurisma cerebral, também chamado de aneurisma intracraniano, é uma saliência em forma de balão que surge em uma ou mais artérias cerebrais. Como a região do aneurisma tem uma parede muito mais fraca que a artéria saudável, ela apresenta grande risco de rotura, podendo causar hemorragias cerebrais graves.

Aneurisma cerebral sacular
Aneurisma cerebral sacular

Neste artigo vamos falar especificamente sobre o aneurisma cerebral. Para informações sobre os aneurismas da aorta abdominal, leia: ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL.

Prevalência

Estima-se que até 5% da população tenha pelo menos um aneurisma cerebral. 20% destes possuem dois ou mais aneurismas ao mesmo tempo. Os aneurismas são mais comuns nas mulheres e em pessoas acima dos 50 anos. A taxa de hemorragia intracraniana por rotura de um aneurisma cerebral, porém, é de apenas 10 para cada 100.000 pessoas. Portanto, pode-se concluir que, apesar do aneurisma cerebral não ser uma situação rara, a maioria deles não se rompe. Na verdade, a maioria dos aneurismas não causa sintomas e o paciente nem sequer desconfia que o tem.

O problema é que a rotura de uma aneurisma, apesar de incomum, é um evento dramático. 15% dos pacientes falecem antes de conseguirem chegar ao hospital e 50% morrem mesmo após serem socorridos. E mesmo quando o paciente sobrevive a uma hemorragia cerebral, 50% ficam com sequelas neurológicas.

Fatores de risco

Os aneurismas surgem por uma fraqueza na parede das artérias. O paciente não costuma nascer com um aneurisma, ele o desenvolve ao longo da vida. Geralmente são precisos mais de um fator agindo concomitantemente para que um aneurisma seja formado. Entre os fatores de risco mais comuns estão:

  • Tabagismo.
  • Hipertensão.
  • Anormalidades congênitas da parede da artéria.
  • Endocardite infecciosa.
  • História familiar de aneurismas cerebrais.
  • Idade acima de 40 anos.
  • Presença de uma malformação arteriovenosa (MAV).
  • Uso de drogas, especialmente cocaína.
  • Excesso de álcool.
  • Tumores cerebrais.
  • Trauma cranioencefálico.

Algumas doenças genéticas estão associadas a um maior risco de formação de aneurismas cerebrais. Os pacientes que possuem qualquer uma das doenças abaixo apresentam uma chance bem maior de terem aneurismas do que a população geral:

Algumas das doenças acima são raras, outras são relativamente comuns. Devemos dar atenção especial à doença policística renal, que é uma desordem comum, que acomete 1 a cada 400 pessoas e aumenta o risco de aneurismas cerebrais em até 7 vezes.

Sintomas

A maioria dos aneurismas cerebrais são pequenos e não provoca nenhum sinal ou sintoma. Muitos são descobertos acidentalmente durante exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnéticas do crânio, solicitados por outro motivo qualquer.

Apesar de ser habitualmente assintomático, dependendo da localização e do tamanho, o aneurisma pode comprimir algumas áreas cerebrais importantes, provocando sintomas. Os mais comuns são dores de cabeça, visão borrada, alterações da pupila, formigamento, dormência ou paralisia em um lado da face.

Porém, a situação mais comum é o aneurisma permanecer silencioso, causando sintomas apenas no momento em que ocorre a ruptura.

A rotura de um aneurisma cerebral provoca um AVE hemorrágico, que é uma emergência médica gravíssima, com elevada mortalidade (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL). Quando um aneurisma se rompe ele geralmente provoca a chamada hemorragia subaracnoide, que é causada pelo sangramento para o espaço subaracnoide, local das meninges onde circula o liquor. Este tipo de hemorragia é tipica de aneurismas rotos.

Quando o sangue escapa para o espaço subaracnoide, o paciente apresenta sintomas súbitos. Ajuda médica deve ser procurada imediatamente se o paciente apresentar subitamente um ou mais dos sintomas abaixo:

  • A pior dor de cabeça da sua vida (leia: DOR DE CABEÇA | Enxaqueca e sinais de gravidade).
  • Perda da consciência.
  • Crise convulsiva (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA).
  • Rigidez da nuca.
  • Vômitos em jato.
  • Visão turva ou dupla.
  • Dor súbita acima ou atrás do olho, com dificuldade para enxergar.
  • Dificuldade para caminhar ou forte tontura repentina.
  • Fraqueza e dormência em um lado do corpo.

Risco de rotura de um aneurisma

O risco de um aneurisma cerebral se romper está diretamente relacionado com o seu tamanho e à velocidade de crescimento. Aneurismas de baixo risco são aqueles com menos de 5 a 7 milímetros (0,5 a 0,7 centímetros) de diâmetro e sem crescimento ao longo de vários meses. Quanto maior é o aneurisma, mais fraca é sua parede e maior é a chance deste continuar crescendo até se romper.

Além do tamanho e da velocidade de crescimento, outro fator importante no risco de rotura é a localização do aneurisma dentro do cérebro. Aneurismas da circulação posterior, envolvendo as artérias do sistema vértebro-basilar ou comunicantes posteriores, apresentaram as maiores taxas de ruptura.

Estudos mostram que aneurismas maiores que 2,5 cm, localizados nas artérias posteriores do cérebro, apresentam um risco de sangramento acima de 50% em um período de 5 anos.

Os dois exames mais usados para se diagnosticar e acompanhar um aneurisma cerebral são a angiorressonância magnética nuclear e a angiotomografia computadorizada do crânio

Tratamento

A decisão de se tratar um aneurisma cerebral não roto depende do risco de rotura que o mesmo apresenta a curto/médio prazo. Aneurismas pequenos em locais com baixo índice de sangramento podem ser apenas observados.

Estes aneurismas de baixo risco podem ser monitorados anualmente com exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada por três anos seguidos. Se o aneurisma se mantiver estável, pode-se espaçar o exames para a cada 2 ou 5 anos. Se for possível detectar que o aneurisma surgiu recentemente (como no caso do paciente ter uma tomografia recente sem evidências de aneurismas), os primeiros exames devem ser feitos com intervalos de 6 meses, pois aneurismas novos são aqueles com maior risco de crescimento.

Os pacientes em tratamento conservador devem ser instruídos a evitar o tabagismo, consumo excessivo de álcool, medicamentos estimulantes, drogas ilícitas e esforço físico excessivo.

No caso de aneurismas grandes, com elevado risco de rompimento, ou nos aneurismas que já se romperam, o tratamento é cirúrgico, visando a  interrupção do fluxo sanguíneo para o local do aneurisma, preservando a passagem do sangue pela artéria. No caso de um aneurisma roto, a cirurgia é obviamente urgente.

A embolização do aneurisma é um método menos invasivo que a cirurgia e tem ganhado popularidade nos últimos anos. O processo é semelhante a um cateterismo. O cirurgião insere um cateter em uma artéria, geralmente na virilha, que é empurrado através de seu corpo até o aneurisma. Ao chegar no aneurisma, um fio de platina maleável é implantado dentro do mesmo, interrompendo o fluxo sanguíneo e provocando uma trombose do aneurisma.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


36 respostas para “Aneurisma cerebral: sintomas e tratamento”

  1. Lilian Mammana

    tenho um aneurisma detectado em angio ressonancia assim Destaca-se dilatação aneurismática sacular na projeção da porção posterior do segmento M1 (esfenoidal) da artéria cerebral media esquerda, medindo cerca de 25 x 20 x 23 mm, com colo estimado de cerca de 14 mm.

    É grande ou pequeno ?

    Isso requer intervenção ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um aneurisma relevante. Não é pequeno, não. É possível que seu médico proponha alguma intervenção, mas só o neurocirurgião é quem pode dizer a melhor conduta.

  2. Eude Colli

    Boa noite
    ressonância sem contraste também ver se a aneurisma??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lesões vasculares são mais bem avaliadas se houver contraste.

  3. Dayginane Chaves

    Sinto dor de cabeça constate. As vezes ate acordo com ela e não consigo dormir mais. Pontadas do lado direito e dormência. Sinto também como se estivesse muito bichinho andando dentro da cabeça. Quando a dor é forte.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a dor lhe atrapalha o sono, você deveria procurar um neurologista.

  4. Regina Porto

    Senti uma veia da cabeça formigando, isso pode ser algum sintoma de aneurisma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser assim.

  5. joyce

    O risco de um aneurisma pode esta associado ao tamanho do colo? Um aneurisma de colo largo tem maior risco de rompimento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  6. Silmara Matos

    olÀ da pra ver um aneurisma pela tomografia???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente, sim.

  7. Taís

    Olá, “fisgadas” muito fortes dentro do ouvido e dores de cabeça forte podem ser sintomas de aneurisma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem, mas o mais provável é que não sejam.

  8. Ana Mello

    Um aneurisma cerebral, dependendo de seu tamanho e localização, pode levar o paciente a ter algum tipo de alucinação ou ilusão de ótica?

  9. Cassiano

    Olá Dr.

    Desde os meus 14 anos, sempre que eu fazia algum esforço físico abrupto como espirrar e girar a cabeça para um lado ao mesmo tempo, eu sentia uma forte dor em um nervo, começando do pescoço até a face e o meu lado direito do rosto paralisava. Bem, muito tempo depois, agora com 23 anos, comecei a sentir fortes dores do lado direito da cabeça, onde as mesmas não duram um segundo, mas é o suficiente para me causar tontura e gritos de dor. De umas semanas para cá, a frequência e a duração aumentaram. Se possível, gostaria de obter algum dado a respeito.

  10. Qualidade 01 Top Fusión

    Bom dia Dr. Pedro.

    Tenho dores de cabeça quase sempre no mesmo lugar, a dor é pulsante e aguda e pára após alguns segundos e retorna algum tempo depois. ( Esporádica).
    Minha preocupação é pelo aneurisma, já consultei com um Neuro, mais este receitou que eu lê-se um livro, pois disse que era Stress.
    Estou com dúvidas pois essas dores são mais frequentes e gostaria de informação a respeito.

    Obrigado!

  11. Luciana Brito

    Bom dia

    Dr.
    Gostaria de saber minha mãe teve fortes dores de cabeça e levamos ela ao medico foi detectado que ele a estava com pressão alta, o medico controlou a pressão, passou remédio para a pressão e pediu para irmos para a casa, solicitou que durante a semana ela fosse no posto pedir a pressão para acompanhar. Um dia apos o ocorrido na madrugada ela teve convulsão e desmaiou levamos ao hospital foi feito tomografia e diagnosticado aneurisma. Por Deus ela esta viva falando e se movimentando, estamos aguardando ser feio o exame de angiografia, quero saber se a demora para realizar este exame pode agravar a situação dela? E é necessário a retirada do sangue no cérebro? Ela esta internada a 1 semana.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Nem sempre é preciso retirar o sangue do cérebro, só se ele estiver em quantidade suficiente para comprimi-lo.

  12. Camila

    Olá, gostaria de saber se é possível um aneurisma, diagnosticado em exame médico, “desaparecer”, ou seja, após um tempo, a artéria cerebral tornar-se saudável sem qualquer intervenção medicamentosa.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é o habitual. A não ser que ela fosse muito pequena. É mais fácil que o diagnóstico tenha sido equivocado.

  13. MARIO ANDRE

    Oi dr, ser for possível dar uma luz, minha irmã teve aneurisma cerebral, dia 15/06, ficou internada na uti esperando o convenio liberar,fazer a cirugia, no dia 19 ela teve um segundo aneurisma e um avc, houve negligencia medica e tbem do hospital, so foi feito no dia 23/06 hj ela sta em casa sem nenhum movimento,existe algo a se fazer ou é só um milagre divino.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Mario, é impossível eu te dar uma resposta à distância.

  14. Antonio Martins

    Primeiramente gostaria de parabenizar o Dr.Pedro Pinheiro pela iniciativa de esclarecer nossas dúvidas.
    Gostaria que tirasse algumas dúvidas?
    -Li recentemente no MD SAÚDE em tratamento de aneurisma o Senhor cita dois métodos diferentes,sendo um menos invasivo que a cirurgia.
    A pergunta é a seguinte:
    A rede pública já dispõe de algum desses procedimentos?
    O paciente que apresenta sintomas de aneurisma deixa de senti-los após o método de embolização?
    GOSTARIA DE OBTER ESSAS IMFORMAÇÕES AINDA QUE NÃO FOSSEM POSTADAS,mas seriam de grande ajuda pois conheço uma pessoa que poderia ser ajudada. Desde já agradeço!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim e sim.

  15. elaine marin

    gostei muito das informaçoes e achei uma linguagem facil de ser entendida .Conhecimento nunca é demais .

  16. anny

    Olá doutor td bem?
    há 20 anos minha mãe morreu de aneurisma,hoje eu tenho 24 anos e sinto muita dor de cabeça ,que na verdade sinto essas dores há muito tempo dsde meus 15 anos.Eu posso ter uma aneurisma nessa idade?
    eu nao fumo,nem bebo,nao tenho pressão alta,mas eu a vi morrer e as vezes acho que pode ser psicológico,,obrigada!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, jovens podem ter aneurisma cerebral. O ideal é você procurar um neurologista para ele avaliar qual é a causa da sua dor de cabeça.

  17. Brenda

    Olá Dr. Pedro Pinheiro!

    Há 2 anos e meio tenho dores constantes de cabeça, só do lado direito.
    Em 2011 tive uma dor muito forte, que fiquei 4 dias com dores terríveis, a nuca rígida, ânsia de vômito, rosto inchado e visão turva. Fui a vários pronto socorros, e não souberam dizer; fiz até exame para saber se era meningite mas deu negativo. Só me deram remédio para dor…
    Desde este dia então, eu sinto dores constantes, não tão intensas como neste dia, mas fortes. Faço fisioterapia porque tenho desvio na cervical.
    Além das dores, percebo a têmpora direita pulsando, e os olhos constantemente incômodos, como se estivessem “saltados”.
    Não bebo, não fumo, nem nunca usei drogas. a pressão é baixa. Não sou sedentária e nem uso medicações. O que pode ser o meu caso? Depois de ler os seus textos, fiquei com dúvidas se por acaso essas dores podem ser algo relacionado. Estou tendo dificuldades para dormir também.
    Por favor, me ajude. Exames de sangue estão normais; os médicos que busquei (SUS, em PS), não me deram um parecer.
    Tenho 28 anos…

    Parabéns pelo site e por sua boa vontade em nos esclarecer.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Você tem que procurar um neurologista para ter uma melhor avaliação.

  18. Sâmi.

    Olá Dr. Pedro,

    Gostaria de saber por que o aneurisma cerebral acomete mais as mulheres?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sabemos exatamente o motivo, mas é provável que tenha influência hormonal.

  19. Synara

    Sou estudante de enfermagem e tenho aprendido muito com o M.D saúde, parabéns a 
    todos que faz esse site, e pra mim ele é o MELHOR site na área de saúde. 

  20. Matheusbaby

    Gostaria de saber matérias sobre Aneurisma da Aorta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pretendo escrever sobre o assunto em breve.