Eletrocardiograma (ECG): entenda os resultados

Dr. Pedro Pinheiro

comment 96 Comentários


O que é o eletrocardiograma?

Apesar da continua renovação das tecnologias utilizadas para os diagnósticos médicos, o eletrocardiograma (ECG), disponível desde o início do século passado, ainda mantém um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração.

O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, miocardiopatias, pericardites e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.

Neste texto tentaremos explicar o ECG para a população leiga. Nosso objetivo, obviamente, não é ensinar ninguém a interpretar um eletrocardiograma, nem esgotar o assunto, até porque o mesmo é muito complexo para ser abordado em um único texto.

Falaremos apenas do ECG feito em repouso. O eletrocardiograma realizado durante o exercício, chamado de teste de esforço, será abordado em um artigo à parte.

Como funciona o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do nosso coração.

O nosso coração é um órgão movido a sangue e eletricidade. Cada batimento, cada contração do músculo cardíaco, cada movimento das válvulas do coração são comandados por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração.

Graças ao ECG conseguimos identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos. Anomalias na atividade elétrica cardíaca são sinais claros de que há algum problema no coração.

O eletrocardiograma é exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial das isquemias cardíacas, dois eventos que mexem diretamente com a atividade elétrica do coração.

O eletrocardiograma serve para tratar alguma doença?

Não. O ECG é apenas um exame. Ele não trata nenhuma doença ou sintoma. Do mesmo jeito que um paciente com pneumonia não melhora ao fazer uma radiografia do tórax, o paciente com problemas cardíacos não sofre nenhuma alteração ao fazer o eletrocardiograma.

Como é feito o exame

O eletrocardiograma em repouso é feito com o paciente deitado e com o tronco nu. O ideal é que o paciente não tenha feito nenhum tipo de esforço nos últimos 10 minutos, nem  fumado nos últimos 30 minutos que antecedem o exame.

Seis eletrodos são fixados através de adesivos ao peito, e mais 4 pás, também com eletrodos, são colocadas nos punhos e tornozelos, como na ilustração abaixo. Habitualmente, usa-se um pouco de gel entre cada eletrodo e a pele para aumentar a condução elétrica.

ECG

Em alguns casos, os 6 adesivos com eletrodos fixados ao tórax são substituídos por peras de borracha com uma base metálica que se fixa à pele através de vácuo, como ventosas.

Após a correta colocação dos eletrodos no paciente, os mesmos são ligados à máquina que fará a leitura da atividade elétrica do coração.

Não se assuste, não há  nenhum risco de você levar um choque durante o exame. O eletrocardiograma não apresenta nenhum risco à saúde; o pior que pode acontecer é você ter uma discreta alergia no local dos adesivos.

Se o paciente tiver muitos pelos no peito, é possível que seja preciso raspá-los antes para que os eletrodos possam ser fixados.

O exame é muito rápido. Depois de tudo pronto o resultado sai em questão de segundos. A máquina capta os sinais elétricos do coração e imprime um traçado em um papel quadriculado próprio.

Atividade elétrica do coração

Para entender um pouco os resultados do eletrocardiograma, precisamos antes saber como se dá a geração e a propagação dos impulsos elétricos no coração.

A explicação abaixo pode parecer confusa, mas é importante para entender conceitos, como “ritmo sinusal”, “alterações na repolarização ventricular”, “bloqueio de ramo”, frequentemente relatados nos laudos dos ECG.

O estímulo elétrico nasce no próprio coração, em uma região chamada nodo sinusal (ou nó sinusal), localizado no ápice no átrio direito.

O nodo sinusal produz continuamente e de modo regular impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, induzindo a contração dos músculos cardíacos. Portanto, um coração em ritmo sinusal é aquele cujo os estímulos elétricos estão sendo normalmente gerados pelo nodo sinusal.

Os impulsos elétricos ao se distribuírem por todo o músculo cardíaco induzem a entrada de íons de cálcio nas células do coração, um processo chamado de despolarização elétrica.

A despolarização estimula a contração do músculo. Após a contração, grandes quantidades do íon potássio saem das células, num processo chamado de repolarização, que prepara as células musculares para nova despolarização. Enquanto não houver repolarização, a célula muscular não consegue se contrair novamente, por mais que receba estímulos elétricos.

Atividade elétrica cardíaca
Coração em ritmo sinusal

Veja a animação acima. A atividade elétrica normal nasce no nodo sinusal, despolariza primeiro o átrio direito e depois o átrio esquerdo. Após passar pelos dois átrios, o impulso elétrico chega ao nodo atrioventricular, na divisão entre os átrios e o ventrículo.

Neste momento, o impulso sofre um pequeno retardamento, que serve para que os átrios se contraiam antes dos ventrículos. No nodo atrioventricular, após alguns milissegundos de espera, o impulso elétrico é transmitido para os dois ventrículos, fazendo com que suas células se despolarizem, causando a contração cardíaca e o bombeamento do sangue pelo coração. O impulso elétrico demora 0,19 segundo para percorrer todo o coração.

Traçado básico do ECG

Vamos falar apenas do básico, tentando abordar aquilo que mais aparece nos laudos dos eletrocardiogramas.

ECG
Eltrocardiograma

Acompanhe a figura acima. O traçado do eletrocardiograma é composto basicamente por 5 elementos: onda P, intervalo PR, complexo QRS, segmento ST e onda T. A saber:

  • A onda P é o traçado que corresponde à despolarização dos átrios (contração dos átrios).
  • O intervalo PR é o tempo entre o início da despolarização dos átrios e dos ventrículos.
  • O complexo QRS é a despolarização dos ventrículos (contração dos ventrículos).
  • O segmento ST é o tempo entre o fim da despolarização e o início da repolarização dos ventrículos.
  • A onda T é a repolarização dos ventrículos, que passam a ficar aptos para nova contração.

Cada batimento cardíaco é composto por uma onda P, um complexo QRS e uma onda T.

Obs: a repolarização dos átrios ocorre ao mesmo tempo da despolarização dos ventrículos, por isso, ela não aparece no ECG, ficando encoberta pelo complexo QRS.

Obs 2: o complexo QRS pode ter várias aparências, dependendo da derivação em que ele é visualizado.

Derivações do ECG

Todo esse percurso do impulso elétrico é captado e interpretado pelo eletrocardiograma através de traçados. As várias posições dos eletrodos são usadas para captar diferentes ângulos do coração, como se fossem várias câmeras voltadas para cada uma das partes do órgão.

O ECG habitual possui 12 derivações, que são como 12 ângulos diferentes que acompanham simultaneamente a propagação da atividade elétrica. Estas 12 derivações cobrem boa parte do tecido cardíaco. São chamadas de: D1, D2, D3, aVR, aVL, aVF, V1, V2, V3, V4, V5 eV6.

Exemplos: a parede inferior do ventrículo pode ser avaliada pelas derivações D2, D3 e aVF;  a parede anterior por V1 a V4 e a parede lateral alta por D1 e aVL. Portanto, uma alteração da condução elétrica que se repete nas derivações D2, D3 e aVF, por exemplo, indica algum problema na região inferior do ventrículo.

Resultados do eletrocardiograma

É impossível explicar todas as alterações possíveis de um ECG. Porém, posso indicar quais são os valores normais e as alterações mais comuns.

Um eletrocardiograma normal apresenta as seguintes informações:

  • Frequência cardíaca entre 60 e 100 batimentos por minuto.
  • Onda P presente, indicando ritmo sinusal. A onda P normal costuma ter menos de 0,12 segundos de duração.
  • Intervalo PR tem duração entre entre 0,12 e 0,20 segundos.
  • Complexo QRS tem duração entre 0,06 e 0,10 segundos.
  • Eixo elétrico normal situa-se entre -30º e +90º.

Alterações comuns no ECG

Bloqueios de ramo

Bloqueio de ramo esquerdo (BRE): significa que a condução elétrica está comprometida no ramo nervoso que conduz o impulso elétrico para o ventrículo esquerdo.

O ramo esquerdo bifurca-se em ramo anterior esquerdo e ramo posterior esquerdo. Por isso, se apenas uma parte do ramo estiver comprometida, são possíveis também os diagnósticos de hemibloqueio anterior esquerdo (HBAE) ou hemibloqueio posterior esquerdo (HBPE).

Bloqueio do ramo direito (BRD): significa que a condução elétrica está comprometida no ramo que conduz o impulso elétrico para o ventrículo direito. O ramo direito não bifurca, portanto só existe este um tipo de BRD.

Hemibloqueio anterior esquerdo (HBAE) + Bloqueio do ramo direito (BRD): é uma situação que significa que a transmissão dos impulsos elétricos para o ventrículo está sendo feita apenas por metade do ramo esquerdo (apenas pelo ramo posterior esquerdo). Este é um paciente que está próximo de perder a condução elétrica para os ventrículos.

Os bloqueios de ramo são comuns em pacientes com doença isquêmica cardíaca. Geralmente ocorrem em pessoas que já tiveram um infarto e/ou que tenham insuficiência cardíaca.

Desvio do eixo elétrico

O eixo elétrico normal varia entre -30º e 90º.

Se o eixo estiver entre -30º e -90º dizemos que há um desvio do eixo para esquerda. As principais causas são o BRD, hipertrofia do ventrículo esquerdo, enfisema pulmonar, síndrome de Wolff-Parkinson-White e infarto prévio. O desvio para esquerda pode ocorrer também em pessoas sadias.

Se o eixo elétrico estiver entre 90º e 180º há um desvio do eixo para direita. As principais causas são o BRE, o infarto prévio e a hipertrofia do ventrículo direito. Assim como o desvio para a esquerda, o desvio para a direita também pode surgir em pessoas sem doenças do coração.

Arritmia sinusal

Apesar do nome arritmia assustar, a arritmia sinusal é uma condição benigna que ocorre frequentemente em jovens. Geralmente é uma alteração do ritmo cardíaco provocada pela respiração. Como é sinusal, indica que apesar do ritmo irregular, o impulso elétrico está sendo gerado corretamente pelo nodo sinusal. É um alteração que costuma desaparecer com o tempo.

Extrassístoles

Extrassístoles são batimentos cardíacos isolados fora do ritmo. Nesses casos, o coração bate regularmente, mas de repente surge um batimento isolado inesperado.

A extrassístole é chamada supraventricular se o foco deste batimento anômalo surgir em algum ponto do átrio (fora do nodo sinusal) e extrassístole ventricular se o foco anômalo surgir em algum ponto do ventrículo.

Extrassístoles isoladas costumam não ter nenhum significado clínico. Se forem frequentes, podem causar sensação de palpitação. Nestes casos a causa deve ser investigada.

Leia:  PALPITAÇÕES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDÍACAS.

Alterações na repolarização ventricular

Alteração da repolarização ventricular é uma achado também relativamente comum. São alterações na onda T do eletrocardiograma e podem estar presentes no caso de hipertensão arterial, estenose da válvula aórtica ou na isquemia cardíaca.

Porém, quando o laudo vem descrito como alterações inespecíficas na repolarização ventricular, geralmente o quadro não tem significado clínico. As alterações da onda T que sugerem doença cardíaca têm uma aparência característica que permite distingui-las das alterações inespecíficas, sem valor clínico.

Fibrilação atrial

A fibrilação atrial (FA) é um arritmia comum, principalmente em idosos.

A FA é um ritmo não sinusal no qual ocorre uma geração caótica de estímulos elétricos por todo o átrio, fazendo com que o mesmo não consiga se contrair. O átrio fica tremendo, como se estivesse em convulsão. Como existe o nodo atrioventricular, esses impulsos caóticos são abortados antes de chegar ao ventrículo. Portanto, o paciente não apresenta onda P, o ritmo cardíaco é irregular, mas o QRS é normal.

Para saber mais sobre fibrilação atrial. leia: FIBRILAÇÃO ATRIAL.

Hipertrofia ventricular esquerda (HVE)

Também chamada de sobrecarga ventricular esquerda, a HVE é um aumento da massa muscular do ventrículo esquerdo provocado pelo esforço do coração em bombear sangue nos pacientes com hipertensão arterial.

A hipertrofia ventricular esquerda costuma ter com sinais o aumento da amplitude do complexo QRS, uma alteração da onda T e desvio do eixo elétrico para a esquerda.

Importância no infarto do miocárdio

O eletrocardiograma, por ser barato e de fácil acesso, é o primeiro exame realizado nos pacientes que se apresentam com queixas de dor no peito.

Há vários achados que podem indicar uma doença isquêmica, entre eles, elevação do segmento ST (supradesnivelamento do segmento ST), redução do segmento ST (infradesnivelamento do segmento ST), ondas T invertidas ou ondas T apiculadas.

O sinal mais clássico de infarto ao ECG é o supradesnivelamento do segmento ST, chamado infarto com supra.

Porém, é importante destacar que nem todo infarto se apresenta com achados no ECG. Um eletrocardiograma normal não é suficiente para descartar um infarto! Se o paciente tem dor no peito e, principalmente, se tiver fatores de risco, como idade acima de 50 anos, obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, etc., deve-se colher análises de sangue (geralmente doseamento da troponina) para melhor investigar um possível quadro de infarto.

Conclusão

O eletrocardiograma, assim como qualquer meio diagnóstico complementar, deve ser encarado como apenas uma peça no quebra-cabeça de um diagnóstico. Não se completa um quebra-cabeça com apenas uma peça.

O ECG deve ser interpretado por um médico que tenha experiência com o exame, levando sempre em consideração outros dados, como história clínica, sintomas, exame físico, análises laboratoriais e outros exames complementares.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


96 respostas para “Eletrocardiograma (ECG): entenda os resultados”

  1. BeatrizSilva

    Achei excelente o texto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. ELIZETE

    Li tudo com muita atenção, adorei, um aprendizado que levarei para o resto de minha vida e só tenho que agradecer a toda equipe que deixou esses tão importantes ensinamentos. Trabalho no setor de ECG e sempre quis saber como interpretar um resultado até mesmo pra saber como agir diante de um paciente que chega pra realização de ECG eletivo,
    Voces estão de parabens que deus proteja todos vocês e suas familias de toda maldade.
    Obrigada pessoal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Elizete.

      1. Ademir

        Ola
        Bom dia
        O q é a conclusão BIND?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não sei o que é a sigla BIND. Pode me dar mais informações?

  3. Irene Rico

    Ritmo sinusal, FC 66 bpm, possível necrose anterior a valorizar no contexto clínico.
    Muito obrigada por este serviço que tão generosamente nos é prestado. Bem haja!

  4. Layren July

    Eixo QRS entre +60° e +90°, o que significa isso, Dr ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um eixo QRS entre +60° e +90° é considerado normal. Isso indica que a direção da atividade elétrica durante a despolarização ventricular está dentro dos limites normais.

  5. Sandra Beatriz Richardt

    Bom dia! Fiz o ECG e o resultado foi

    Presença de tremores musculares finos e irregulares na linha de base.

    Vc pode me explicar, obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você estava tremendo quando fez o exame?

  6. Katiane da Silva

    Hipertrofia ventricular esquerda

    Alterações moderadas do ECG

    Significa oque Dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Hipertrofia ventricular esquerda significa que a parede do ventrículo está mais grossa. Isso geralmente é consequência de hipertensão arterial mal controlada. É um sinal de que o coração está trabalhando sob uma pressão maior do que a desejada.

  7. Alê

    Meu filho tem 18 anos ele tem uma vida bem Ativa ,corre faz atividades físicas, enfim e fez um ECG e no exame deu considerar hipertrofia ventricular esquerda … Qual o diagnóstico Doutor obrigada 😃

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ele for atleta, essa hipertrofia pode ser só por isso. O ideal é um cardiologista avaliá-lo, mas provavelmente é só um coração bem treinado e sem doença.

  8. Armando Costa

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro, fiz um electrocardiograma e deu:

    BRADICARDIA SINUSAL :53 bpm E

    ANOMALIA AURICULAR ESQUERDA (P, 127 ms)

    Parece que não está nas melhores condições o “motor”. Tenho 63 anos

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A onda P alargada (maior que 100 ms) costuma ser um sinal de sobrecarga atrial, ou seja o átrio esquerdo está trabalhando sobre pressão elevada. Doenças das válvulas cardíacas e hipertensão arterial são as principais causas.

  9. Brenda

    Boa noite doutor,

    Fiz um ecg e a conclusão foi “PR Limítrofe” o que significa?

    Obrigada 😉

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O intervalo PR é o tempo entre o início da despolarização dos átrios e dos ventrículos. Quando ele está aumentado, a gente diz que há um bloqueio átrio-ventricular. É uma das causas de bradicardia (batimento cardíaco lentificado). O seu está limítrofe, ou seja, ainda normal, mas perto do valor que a gente considera anormal. Isso não é necessariamente um problema.

  10. maria silva

    Olá Dr. Pedro. Tenho ansiedade, fiz os seguinte exames:
    – ecocardiograma… resultado bom
    – caronariana… resultado normal
    – electrocardiograma —resultado normal
    Isso é normal? Agora sinto principalmente a noite coração com um batimento anormal, dormência nas mãos, braços e pernas.
    obrigada
    maria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A ansiedade pode causar isso. É bem comum.

  11. Keila Patrícia

    Eu fiz um eletrocardiograma e o resultado foi taquicardia sinusal. O que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Significa que o coração está acelerado, mas sem sinais de arritmia. Várias situações podem causar isso, incluindo ansiedade, dor, febre, anemia, esforço físico, sedentarismo importante, etc.

  12. Wilson Santos

    Eu fiz um teste ergométrico e na conclusão estava escrito “Teste ergométrico com alterações eletrocardiográficas sugestivas de isquemia miocárdica esforço induzida.”, o que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que o eletrocardiograma apontou sinais de isquemia cardíaca quando você faz esforço físico. É um sinal de doença coronariana.

  13. Wilson Santos

    Boa tarde Doutor Pedro.
    Eu realizei alguns exames de rotina, por causa da idade 49 anos.
    No teste ergométrico está escrito na conclusão e comentários “apresenta extrassístoles ventriculares monomórficas – isoladas e raras”.
    Gostaria de saber o que significa.
    Atenciosamente,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nada de mais. São alguns raros batimentos extras isolados.

    2. wilson santos

      Bom dia Doutor Pedro.
      Muito obrigado pela resposta.

  14. Fran

    Olá boa noite , fiz o exame e constou hipertrofia ventricular esquerda , eu corro risco de vida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não a curto prazo, mas se você é hipertensa e tem hipertrofia do ventrículo esquerdo, isso é sinal de que a pressão está mal controlada e o seu coração está ficando sobrecarregado. A longo prazo, isso pode trazer problemas, como insuficiência cardíaca.

  15. jefferson

    e de grande valor para conhecimentos na saude

  16. Catia Dantas

    Olá Dr. Pedro! Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente texto e a preocupação em tornar mais fácil a compreensão das pessoas que não possuem um conhecimento maior da medicina. a maioria dos textos postados são com uma linguagem científica e a maioria das pessoas não compreendem.
    minha mãe fez um eletrocardiograma e deu como resultado: Baixa voltagem QRS em derivações periféricas. O que isso significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem poder avaliar o contexto clínico, esse achado não tem valor nenhum.

  17. Thiago Magalhães

    Olá Dr. Pedro o laudo do meu ECG deu o seguinte resultado: distúrbio de condução ventricular esquerdo (padrão sugestivo). O que isso significa? É algo grave? Abraços!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é um laudo pouco objetivo. Não consigo opinar apenas com essa informação.

  18. Naty Angelí

    Olá Sr Pedro, amei o seu texto, muito bom, sou apaixonada por medicina, e estou aqui para ampliar e me encher de conhecimento, hoje só não sabe quem não quer aprender, pois a internet está cheio de conteúdos ricos… Bem, no meu exame ECG deu como resultado: Alteração Difusa Inespecífica da Repolarização Ventricular, na hora que li achei estranho, não sabia o que era achei que fosse algo ruim, mais se isso é considerado comum, quer dizer que não significa indícios de doenças cardíacas não é isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Exatamente.

  19. Helton Pons

    Bastante didático. Muito bom.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  20. Leila Rosa

    Meu ecg deu: Bradicardia Sinusal; FC 48 bmp e Isquemia subepicardica em parede anterior. O que isso quer dizer, que tive um infarto?!?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente, sim, mas se você é jovem, assintomática e não tem fatores de risco, o mais provável é que esse achado do ECG seja um falso positivo. Os exames complementares precisam sempre ser interpretados junto com o histórico clínico do paciente.

  21. Tayrini Ramos

    Dr.
    Falar durante o exame e tremer de frio por causa do ar condicionado pode alterar o resultado?
    Aguardo resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não altera o resultado, mas pode tornar a leitura do ECG difícil, principalmente se o traçado ficar todo tremido. Mas o tremor não vai simular um diagnóstico que não existe.

      1. Tayrini Ramos

        Obrigada pela resposta Dr.
        Tive diagnostico de arritmia, pelo clínico, porém pelos meus movimentos bruscos durante o exame e pela fala foi aconselhado fazer outro ECG.

  22. Ingrid Carvalho

    Incrível a quantidade de pessoas fazendo perguntas sem ler o texto.
    muito bom o texto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Infelizmente, isso ocorre em todo o site, não só neste texto. Obrigado.

  23. Joyce Duarte

    Estou passando para parabenizá-lo pelo trabalho no site.
    Estive lendo para colher informações sobre o assunto, gostei muito.

  24. nuno

    Boa noite doutor, descobri que sou portador de wpw, pode explicar um pouco dessa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma alteração na condução elétrica do coração pela existência de uma via anômala, que provoca arritmias.

      Vou escrever um artigo sobre WPW brevemente.

  25. Kanino Max

    Acabei de fazer um eletrocardiograma no laudo saiu ritimo sinusal eixo n -30º DCRD alguem pode me explicar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O texto fala sobre o eixo elétrico.

      Isso são questões técnicas do ECG. Tem a ver com o eixo elétrico do coração, cujo normal é entre -30 e 90 graus. É um dado que não tem nenhuma relevância para você.

  26. Everton Santos

    Boa noite.
    Fui ao clínico porque estava sentido tontura que durou uma semana, amnésia e aperto no peito. O médico disse que seria stress e pediu alguns exames, tudo normal e o eletrocardiograma deu: bradicardia sinusal 52 bpm.
    O clínico disse que não tinha como ser stress e sim ansiedade.
    Devo confiar em meu médico ou procurar um cardiologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você foi avaliada por um otorrinolaringologista?

  27. joyce

    Bom dia Dr. tenho 32 anos fiz um eletrocardiograma para me submeter a uma histeroscopia mas o resultado foi ISQUEMIA ANTERIOR,o médico cancelou o procedimento,até eu procurar um cardiologista,e irei,mas até lá queria saber o que significa isso e se devo tomar alguns cuidados?desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você nada sente e não tem graves fatores de risco para doença cardiovascular, o mais provável é que seja um falso positivo.

  28. thiago Cravo

    Boa noite. O resultado do exame do meu filho (08 anos) veio com a seguinte informação: 1- Ritmo sinusal irregular por arritmia respiratória. 2 – Morfologia dentro dos limites da normalidade para o grupo etário.
    O que significa ???
    Att Thiago Cravo

  29. SemSang Trader

    Boa tarde, fiz um ECG com laudo para um concurso e no resultado apresenta, “Atraso Final de Ramo Direito”, gostaria de saber o que significa e se isso pode ser relevante para a aprovação ou não no concurso. Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente não tem relevância alguma. Se você não tem doenças ou sintomas, é pouco provável que alguém implique com isso.

  30. Emerson

    Boa noite,fiz um eletro e no laudo esta assim:
    ATRASO FINAL DE CONDUÇÃO PELO RAMO DIREITO;
    e SUGESTIVO DE SOBRECARGA VENTRICULAR ESQUERDA.
    estive procurando no GOOGLE, mas não entendi muito bem.
    o que significa exatamente? é grave.
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso sugere que o seu ventrículo esquerdo esteja um pouco aumentado de tamanho. isso pode ser consequência de hipertensão mal controlada, por exemplo.

  31. Sheila

    Muito boa as explicacoes entendi.. resultado do meu eletro disturbio da conducao do ramo direito meu eco normal rx torax normal tenho 51 anos posso ficar tranquila com esses resultados obrigada

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A principio, sim.

  32. Anna Beatriz

    Bom Dia Dr! Laudo do meu ECG: Ritmo Sinusal Regular; Sem desvio de eixo; Onda P: amplitude e duração normais; PR: duração normal; QRS: duração, eixo, morfologia e amplitude normais; Distúrbio de Repolarização ventricular parede inferior.
    Esse distúrbio, o que seria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse distúrbio não é um diagnóstico, é uma alteração na condução elétrica cardíaca que pode ocorrer em diversas situações distintas. Para interpretá-lo de forma correta, é preciso, no mínimo, uma história clínica, sintomas e exame físico. Eu não sei nem a sua idade. O ECG é um exame complementar, ou seja, ele complementa uma avaliação médica prévia. É impossível opinar à distância sem conhecer o paciente pessoalmente.

  33. Cabeca de Vento

    Olá Doutor, parabéns pelo artigo. Fiz meu ECG para apresentar no dia da posse do cargo público que fui nomeado (tribunal de justiça), e esta escrito bradicardia com alterações MODERADAS, frequência cardíaca registrou 46 bpm, não tenho nenhum sintoma e nenhum problema de saúde. Eu fiquei abismado com as ‘alterações moderadas’, gostaria de saber do Doutor o que isso significa, posso estar com algum problema cardíaco? Desde já agradeço.

    Rodrigo Yanase

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu não sei o que significam essas “alterações moderadas”. Isso não é uma linguagem técnica de eletrocardiograma. O laudo tem que ser mais específico.

  34. Romulo Gomes da silva

    Olá Doutor.como saber que um exame de eletrocardiograma deu positivo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe positivo ou negativo no ECG.

  35. Fernando Brasileiro

    Olá Doutor. O meu exame de Eletrocardiograma com Laudo veio a seguinte descrição: Velocidade: 25 mm/s
    Filtro: Lig.
    Ritmo Sinusal
    rSr linha em V1 sem atraso final da condução do estímulo ventricular
    FC= 75
    O exame é para concurso público

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem nada de mais.

  36. Bernadete

    Boa noite Dr.!! O que significa ritmo sinusal, regular, com alterações inespecíficas de ST-T , o que significa essas alterações?? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se são inespecíficas porque não têm característica de nada específico. Na maioria dos casos, não é nada.

  37. claudio carneiro

    dr um laudo com resultado de ritmo sinusal,alteração da repolarização ventricular impede alguem de trabalhar embarcado ou coisa parecida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do contexto clínico destas alterações.

  38. Patrycia Mota

    DR o que significa alteraçaoinespesificada repolarizaçaoventricularem parede inferior

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma alteração da repolarização inespecífica, a princípio, não indica nenhuma doença específica do coração. Mas é preciso correlacionar esse achado com os dados clínicos e laboratoriais do paciente para poder afirmar qualquer coisa.

  39. Jandira Guedes

    Dr. qual a relação do complexo QRS do ECG com a condução do estímulo e as contrações cardíacas, é para um trabalho da faculdade. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O complexo QRS significa o momento da despolarização do ventrículo, ou seja quando o estímulo elétrico passa pelo mesmo e induz a contração do músculo cardíaco.

  40. geraldo melo

    olá dr., uma ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR pode eliminar um candidato de um concurso público da área militar? agradeço resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que avaliar o contexto clínico desta alteração. O paciente tem que ser avaliado como um todo e não somente um exame complementar.

  41. nadia

    fiz um eletrocardiograma e deu hipertrofia ventricular esquerda posso naõ ser contratada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Contratada para que?

  42. Fabrício

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, sou praticante de esporte ( futsal, corrida, jiu jitsu, musculação e bike). To passando por uma etapa de concurso público na área de segurança pública e no resultado do meu do meu eletrocardiograma consta assim:
    Conclusão: 1- ritmo sinusal regular com 58 bpm.
    2- alterações de repolarização ventrículares, inespecíficas, em região diafragmática do ventrículo esquerdo. De acordo com as explicações do senhor, quando a alteração é ”inespecífica”, não há nada com o que se preocupar. Mas eu gostaria de saber com o senhor se realmente estou apto de acordo com essa conclusão para exercer um cargo onde precisa-se e muito de aptidão física. (?). Desde já, eu agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Essa alteração da repolarização inespecífica pode surgir em pessoas com bom preparo físico. Isso sozinho não indica nada de mais.

  43. Juliana Hatano

    Boa tarde. Um eletrocardiograma que fiz resultou em Hemi-bloqueio anterior E. Arritmia sinusal (FV. aproximada de 70 bpm). Segundo o que diz o seu informativo esse resultado não é bom, mas o meu cardiologista não falou nada à respeito. Devo procurar outro médico. Lembrando que não sou fumante, tenho 25 anos, peso 52kg e já fiz tratamento para hipertensão.

    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Juliana, acho que você interpretou mal o que eu escrevi. Hemi bloqueio anterior esquerdo em pessoas jovens e sadias não significa nada de grave.

      1. Juliana Hatano

        Bem, que bom. Obrigada pela atenção.

  44. natanael farias freires

    o que significa ritmo sinusal brd de 1º grau (natanael freires)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O texto explica. Leia-o com calma.

  45. devecchi

    o que significa este resultado de eletrocardiograma: Ritmo sinusal / Eixo à Direita

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tá lá no texto a sua dúvida.

  46. victor guidomarques

    o que vem a ser; ritmo sinusal e atraso de condução em ramo direito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração. Atraso de condução significa que há algum problema atrasando a propagação dos estímulos elétricos pelo ramo direito, que inerva o ventrículo direito. A causa desta alteração não dá para saber só com o ECG.

  47. Joaosguedes

    tenho mais 50 anos e sou hipertenso por isso gosto muito de saber um pouco sobre problemas cardiacos por isso fico muito feliz por haver medicos que nos presta tais infomaçoes mt obigado e parabens pela materia

  48. Ana Mendes

    Boa Tarde.
    Um bloqueio de ramo assintomático é perigoso? Minha mãe descobriu que tem um a uns 12 anos só que nunca a atrapalhou em nada e nunca fez tratamento pra isso.
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, não.