Inscreva-se no nosso canal do Youtube para receber vídeos novos assim que eles forem publicados.

Transcrição do vídeo

Segundo a Organização Mundial de Saúde ainda morrem cerca de 3 milhões de crianças em todo mundo por desidratação provocada por quadros de diarreia.

Grande parte dessas dessas mortes poderia ser evitada com uma medida simples, que pode ser feita em casa, que é a hidratação com soro caseiro.

Quando temos diarreia não perdemos apenas água, mas também uma grande quantidade de sais minerais, como sódio e potássio.

Por isso, o soro caseiro, que é uma solução à base de sal e açúcar, é uma forma mais adequada de tratamento e prevenção da desidratação do que a água pura.

O soro caseiro também é superior a outras formas de hidratação, como sucos, chás, refrigerantes ou até mesmo isotônicos como o Gatorade.

A forma mais simples e correta de fazer o soro caseiro é com a colher padrão recomendada pela UNICEF, que pode ser adquirida em farmácias ou postos de saúde.

Soro caseiro

O ideal é você ter uma colher dessas em casa para poder usá-la sempre que alguém tiver um quadro de diarreia.

O soro caseiro é feito misturando 1 medida rasa de sal mais 2 medidas rasas de açúcar em 200 mL de água fervida ou filtrada.

Se você não tiver a colher padrão da UNICEF, o soro caseiro pode ser feito com as colheres comuns da sua cozinha.

Nesse caso, você precisa misturar 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar em 1 litro de água fervida ou filtrada.

Uma vez preparado, o soro caseiro tem validade de 24 horas.

Adultos devem beber entre 150 e 300 ml do soro a cada hora.

Nos casos das crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Por exemplo, uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro a cada 4 horas.

Recentemente, a organização mundial de saúde passou a indicar a substituição do soro caseiro pela solução de reidratação oral.

Essa solução é feita a partir de umas saquetas, que podem ser adquiridas em farmácias ou postos de saúde. Elas já vêm com as quantidades corretas de cloreto de sódio, glicose, potássio e citrato para serem diluídos em um 1 litro de água.

Cerca de 95% dos quadros de diarreia conseguem ser tratados apenas com hidratação por via oral, seja através do soro caseiro ou das solução de reidratação oral. Somente 5% dos pacientes precisam de internação hospitalar para administração de soro por via intravenosa.

Portanto, se você está com diarreia, não perca tempo. Comece o quanto antes a tomar o soro caseiro ou o soro de reidratação oral como forma de prevenção da desidratação.

Se você quiser se aprofundar no assunto, acesse os links que estão disponíveis logo abaixo.

Compartilhe
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (U.F.R.J) em 2002. Especialista em Medicina Interna e Nefrologia. Títulos reconhecidos pela Faculdade do Porto, Ordem dos Médicos de Portugal e Colégio de Nefrologia Português.