Enalapril: para que serve e efeitos colaterais

Dr. Pedro Pinheiro

comment 33 Comentários


O que é o maleato de enalapril?

O maleato de enalapril é um fármaco utilizado no tratamento da hipertensão arterial, que pertence à classe dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA), sendo estruturalmente semelhante aos outros medicamentos desta classe, tais como o captopril, ramipril, lisinopril e perindopril.

Além de anti-hipertensivo, o enalapril também pode ser usado como parte do tratamento da insuficiência cardíaca, da nefropatia diabética e da insuficiência renal crônica.

Atenção: este texto não aspira ser uma bula completa do enalapril. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações objetivas e em linguagem acessível ao público leigo.

Mecanismo de ação

O enalapril, assim como qualquer medicamento da classe dos IECA, age impedindo a formação de um hormônio chamado angiotensina II, que é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial. A angiotensina II estimula a contração dos vasos sanguíneos e uma maior absorção de sódio pelos rins. Essas duas ações resultam em elevação da pressão arterial.

A angiotensina II é, portanto, uma substância que impede que tenhamos hipotensão. O problema é que em algumas pessoas, o funcionamento deste hormônio não está devidamente “calibrado”. Cerca de 3/4 dos pacientes que são hipertensos apresentam níveis de angiotensina II acima dos valores que seriam necessários para manter uma pressão arterial normal. Desta forma, a inibição da sua produção com o enalapril acaba sendo uma efetiva forma de baixar a pressão arterial neste grupo.

Mas nem todos os indivíduos hipertensos apresentam problemas com a angiotensina II. Na verdade, pelo menos 25% dos hipertensos apresentam níveis baixos de angiotensina II. Nestes casos, o enalapril acaba sendo um fármaco anti-hipertensivo pouco eficaz, principalmente se for utilizado como monoterapia, ou seja, sem outro anti-hipertensivo associado.

Esta informação é importante porque sabemos que os afrodescendentes e os pacientes idosos costumam ter uma hipertensão com níveis baixos de angiotensina II. Portanto, o enalapril não deve ser a primeira opção de tratamento para hipertensão arterial nesses pacientes. Neste grupo, o enalapril costuma ser indicado apenas em conjunto com algum diurético, como a clortalidona ou a hidroclorotiazida.

Por outro lado, hipertensos jovens e de etnia branca são aqueles que habitualmente apresentam angiotensina II elevada ou normal*, sendo o enalapril uma opção bastante eficaz para controlar a pressão arterial.

* Um valor normal também não é adequado nestes casos, pois se o paciente está hipertenso, o esperado era que a produção de angiotensina II fosse naturalmente inibida e os valores no sangue mantivessem-se baixos.

Indicações

A inibição da angiotensina II tem diversos efeitos benéficos para o nosso organismo. Os principais são:

O enalapril é indicado como tratamento de primeira linha para hipertensão arterial, devendo ser a primeira escolha caso o paciente apresente também qualquer uma das doenças listadas acima.

Nomes comerciais

O maleato de enalapril já existe no mercado há muitos anos e pode ser facilmente encontrado sob a forma de medicação genérica.

Entre os nomes comerciais, o mais famoso é o Renitec, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que é considerado o medicamento de referência para a substância enalapril.

Além do Renitec, outros nomes comerciais facilmente encontrados nas farmácias são:

  • Angiopril.
  • Atens.
  • Enalabal.
  • Enalamed.
  • Enaplex.
  • Enaprotec.
  • Eupressin.
  • Glioten.
  • Pressel.
  • Pressocord.
  • Pressomede.
  • Pressotec.
  • Prilan (Portugal).
  • Pryltec.
  • Renalapril.
  • Tensazol (Portugal).
  • Vasopril.

Como tomar

O maleato de enalapril é comercializado em comprimidos de 5 mg, 10 mg e 20 mg no Brasil e em comprimidos de 5 mg e 20 mg em Portugal.

A dose inicial deve ser de 5 mg a 10 mg, 1 vez ao dia, com ajustes a cada 1 ou 2 semanas até se obter o controle da pressão arterial.

A dose diária máxima recomendada é de 40 mg por dia, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia. Alimentos não interferem na absorção do comprimido.

Nos pacientes com insuficiência cardíaca ou proteinúria, a dose indicada é a mais alta que o paciente tolerar, respeitando o limite de 40 mg/dia.

Efeitos colaterais

Apesar de ser uma droga segura, alguns efeitos colaterais do enalapril são relativamente frequentes. Falaremos apenas dos mais comuns e dos mais graves.

Hipotensão

Assim como ocorre com qualquer anti-hipertensivo, a hipotensão arterial é um dos efeitos colaterais possíveis do enalapril. Esse efeito ocorre em cerca de 2% dos pacientes.

Os sintomas da hipotensão costumam se manifestar como tonturas, fraqueza e súbito escurecimento da visão, que surgem, habitualmente, quando o paciente levanta-se de forma rápida.

A hipotensão é mais comum quando a dose inicial é muito elevada ou quando os pacientes apresentam uma ou mais das seguintes condições: idade acima de 60 anos, desidratação, uso concomitante de diuréticos ou insuficiência cardíaca. Neste grupo de pacientes, a dose inicial do enalapril deve ser de 2,5 mg a 5 mg.

Hipercalemia (elevação do potássio sanguíneo)

A elevação do potássio sanguíneo é um efeito adverso perigoso, pois pode provocar arritmias cardíacas graves.

A hipercalemia ocorre em cerca de 3 a 4% dos pacientes e é um dos principais motivos para suspensão do enalapril. O risco de hipercalemia é maior em pacientes diabéticos, portadores de insuficiência renal crônica, idosos ou que usem medicamentos que também podem elevar o potássio, como anti-inflamatórios, anti-hipertensivos da classe dos ARA2 ou o diurético espironolactona.

Em muitos pacientes, a redução da dose e uma educação alimentar de forma a evitar alimentos ricos em potássio são suficientes. Em outros, porém, o enalapril precisa ser suspenso, pois os níveis de potássio sanguíneo permanecessem em faixas perigosas mesmo com doses baixas do medicamento.

Tosse

5 a 10% dos pacientes que usam enalapril podem desenvolver um quadro de tosse seca e persistente. A tosse costuma surgir cerca de 1 a 2 semanas após o início do tratamento, mas pode demorar até 6 meses para aparecer.

Todos os medicamentos da classe do IECA provocam tosse, motivo pelo qual a troca do enalapril por qualquer um deles não costuma ter sucesso. Quando a troca é necessária, sugerimos que ela seja feita com medicamento da classe dos ARA2.

Agravamento da função renal

Apesar de o enalapril ser um medicamento indicado para proteção dos rins, em circunstâncias específicas, ele pode ser prejudicial à função renal. Pacientes desidratados, hipotensos, que recorrem a anti-inflamatórios ou que apresentam insuficiência cardíaca descompensada são aqueles com maior risco de terem alterações da função renal potencializadas pelo enalapril.

Angioedema e reação anafiláticas

A anafilaxia é um efeito adverso grave, mas felizmente raro, do enalapril. Angioedema ocorre em cerca de 0,3% dos pacientes. Já a urticária é um pouco mais comum, ainda assim, acomete apenas 1 a 2% dos pacientes.

Contraindicações

O enalapril é contraindicado em pacientes com história de reação alérgica a qualquer medicamento da classe dos IECA.

O medicamento não deve ser prescrito em pessoas com estenose bilateral da artéria renal, níveis sanguíneos de potássio no limite superior da normalidade ou durante períodos de descompensação aguda da insuficiência renal.

O enalapril é contraindicado na gravidez e durante o aleitamento materno.

Interações medicamentosas

A administração conjunta do enalapril com os seguintes fármacos deve ser evitada:

  • Alisquireno (Rasilez): maior risco de hipercalemia e hipotensão.
  • Anti-inflamatórios: maior risco de hipercalemia, hipotensão e lesão renal aguda.
  • Medicamentos da classe dos ARA II: maior risco de hipercalemia e hipotensão.
  • Alopurinol: maior risco de reações alérgicas.
  • Lítio: maior risco de toxicidade pelo lítio.

A administração conjunta do enalapril com os seguintes fármacos deve ser feita com cautela e monitorização dos riscos:

  • Sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim): maior risco de hipercalemia.
  • Álcool: maior risco de hipotensão.
  • Espironolactona: maior risco de hipercalemia.
  • Aspirina: reduz a eficácia do enalapril.
  • Insulina: maior risco de hipoglicemia.
  • Antidiabéticos orais: maior risco de hipoglicemia.
  • Sirolimo: maior risco de reações alérgicas.

O enalapril não interfere com a eficácia dos anticoncepcionais hormonais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


33 respostas para “Enalapril: para que serve e efeitos colaterais”

  1. Quanguluca da Conceição

    Há quem diga que o maleato de enalapril, causa impotência sexual. Será verdade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todos os anti-hipertensivos podem causar impotência.

  2. Alexandre

    Se estiver com pressão 9/7 devo tomar o enalapril?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando a pressão sistólica está abaixo de 100 mmHg (ou 10), o ideal é não tomar. A não ser em situações específicas e com orientação médica.

  3. Simone dos Santos

    Estou com coceira no corpo após uso do enalapril,devo interromper o uso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você acha que é uma alergia ao medicamento, sim. Entre em contato com o seu médico para ele substituir o anti-hipertensivo.

  4. Neusa Andréia Iserhardt Garcia

    Doutor Bom dia ! Eu sem querer tomei 2 comprimidos de inalapril de 20 de uma vez só, será que vai me fazer mal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente, não.

  5. Rodrigo Cezar

    Obrigado por disponibilizar esse conteúdo, Dr.!

    Fiz uso de esteróide (Durateston) e desenvolvi Hipertensão. Tirei há mais de 1 més mas ainda não normalizou. O Enalapril vai me ajudar nesse controle? Uso ele sozinho ou coloco uma Losartana ou algum diurético junto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Rodrigo, não se automedique. Tratamento da hipertensão não é receita de bolo, não é igual pra todo mundo. Primeiro você precisa fazer o diagnóstico correto da hipertensão, tem que ver se não há causas secundárias e se há lesão de órgãos nobres. Não se mistura enalapril com losartana, isso é má conduta. Se você acha que está hipertenso, procure um médico para ele decidir qual é o melhor esquema anti-hipertensivo para o seu caso.

  6. Rita Adelaide Pereira da Silva

    Pode enalapril de 10mg tomar junto com lasix 40?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é uma associação bastante comum.

  7. Jacinta

    O meu médico receitou enalapril de 10 mg mais aspirina. Esta composição não é prejudicial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  8. Marlene

    Meu marido e renal crônico faz diálise qual o perigo usando essebmedicamento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enalapril pode ser usado em quem faz diálise, se for necessário.

  9. João Basílio

    Saudação de acordo o fuso horário…

    Grato pelo conteúdo, Dr.

    Gostaria de saber o que fazer quando há tosse no momento do tratamento com o anti-hipertensivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que trocar de classe de medicamento.

  10. Patricia uchôa

    Dr boa noite tb? Estou tomando Analapril 20mg ele engorda pois tenho problemas com obesidade fico preocupada mas ainda,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, enalapril não faz engordar.

  11. Jailson seara B

    To tomando enalapril 20 mg e a pressão não baixa, o que eu faço qual e o remédio mais indicado pra baixa a pressão?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando a monoterapia não funciona, o ideal é associar mais um anti-hipertensivo ao esquema de tratamento da hipertensão. Existem várias opções. Eu não posso indicar tratamentos individualizados pela Internet, mas o seu médico com certeza saberá indicar um novo medicamento para usar junto com o enalapril.

    2. Maria Dias da Silva

      Meu pai está tomando

      Enalapril

      Quietiapina

      Metformina

      Zolpidem

      Tansulisina

      Sivastatina

      Será que algum destes medicamentos lhe provoca ataques de ansiedade? Ele sofre muito com tais ataques. O meu Bem Haja

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Provavelmente não tem relação com os medicamentos.

  12. Evania

    Esse medicamento da tosse seca? Desde que comecei a tomar tenho tosse e nada para ela

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode dar tosse e o melhor a fazer é pedir para o seu médico trocar por outro anti-hipertensivo.

  13. Silvia chambo

    Enalapril acelera o coração

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma. A não ser que a dose esteja excessiva, provocando queda muito grande da pressão arterial. Aí, pode haver taquicardia para tentar compensar a queda da pressão.

  14. Cufore Diogo Intampana

    nao tenho duvidas, obrigado por conteúdo

  15. Angelica

    Quem está tomando esse medicamento a pressão baixar muitose faz o que ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que diminuir a dose.

  16. carlos

    O enalapril pode fazer efeito no desempenho sexual do homem ????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer anti-hipertensivo pode.