Alopurinol (remédio para baixar ácido úrico)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 23 Comentários


O que é o alopurinol?

O alopurinol, também conhecido pelo nome comercial Zyloric, é um medicamento que tem como ação a redução da produção de ácido úrico pelo organismo, sendo útil, portanto, na prevenção das crises de artrite gotosa e de alguns tipos de cálculos renais.

A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no segundo dia de tratamento e o efeito máximo do medicamento é atingido com cerca de 1 a 2 semanas.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula completa do alopurinol. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações objetivas e em linguagem acessível ao público leigo.

Para que serve

O ácido úrico presente no nosso organismo é produzido a partir da purina, que é um conjunto de compostos orgânicos presentes em diversos tipos de alimentos, principalmente naqueles de origem animal. Cerca de 40% das nossas purinas são obtidas pela dieta e os 60% restantes são produzidos pelo nosso próprio organismo.

A transformação da purina em ácido úrico é catalisada por uma enzima chamada xantina oxidase. A inibição dessa enzima, que é o mecanismo de ação do alopurinol, reduz a transformação das purinas em ácido úrico, provocando, assim, uma redução da concentração deste último no sangue.

Portanto, o alopurinol é um medicamento que é utilizado sempre que desejamos reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, como são os casos dos pacientes que têm gota ou cálculos renais que surgem por excesso de ácido úrico na urina.

É importante destacar que o alopurinol é um fármaco indicado para a prevenção e não para tratamento da gota. Os pacientes com crise aguda de gota devem ser medicados com anti-inflamatórios até a resolução do quadro. Se o paciente não toma alopurinol, este só deve ser iniciado após o fim da crise de artrite gotosa, como forma de prevenção de crises futuras.

Para saber mais sobre o ácido úrico e a gota, leia:

Nomes comerciais

O alopurinol é um medicamento que já pode ser encontrado sob a forma genérica.

Entre as marcas comerciais, o nome mais famoso é o Zyloric, que é o medicamento de referência para a substância alopurinol.

No Brasil, o alopurinol também pode ser encontrado sob o nome Lopurax; já em Portugal, além do Zyloric, existem também as marcas Zurim e o Uriprim.

Como tomar

A alopurinol é comercializado sob a forma de comprimidos de 100 mg e 300 mg.

O tratamento deve ser iniciado com doses de 100 mg por dia, com incrementos de 100 mg a cada 2 a 4 semanas de forma a se atingir um valor de ácido úrico no sangue menor que 6 mg/dl. O ideal é tentar encontrar a menor dose que seja eficaz para controlar o ácido úrico.

A dose máxima diária de alopurinol é de 800 mg, mas a maioria dos pacientes consegue controlar os níveis de ácido úrico com cerca de 300 mg.

Quando a dose do medicamento precisa ser maior que 300 mg por dia, indicamos que a dose total seja dividida em 2 tomas diárias (ex: 200 mg de 12/12 horas, caso a dose total necessária seja de 400 mg).

Efeitos colaterais

O alopurinol é um fármaco presente no mercado há mais de 40 anos e seus efeitos adversos são bastante conhecidos. Aqui, vamos falar apenas dos mais comuns ou mais graves.

Apesar de ser um medicamento que previne os ataques de gota, nos primeiros dias de uso ocorre um efeito paradoxal, havendo um aumento do risco de surgirem crises de artrite gotosa. Se isso ocorrer, o paciente deve manter o medicamento na mesma dose e a crise deve ser tratada com colchicina ou anti-inflamatórios. A elevação da dose, caso necessária, só deve ser feita após completa resolução dos sintomas.

Os pacientes que tiveram crise de gota recente devem começar a tomar o alopurinol antes da interrupção da colchicina ou do anti-inflamatório, de forma a prevenir um recaída da crise nos primeiros dias.

Cerca de 5% dos pacientes desenvolvem reação alérgica ao alopurinol, manifestada por rash de pele. Na maioria dos casos, a reação é leve e melhora com a suspensão ou com a redução da dose do medicamento.

Reações graves (ocorrem em menos de 1% dos casos)

Reações alérgicas graves, como a síndrome de Stevens-Johnson, são raras, mas já foram diversas vezes descritas em pacientes que estavam tomando alopurinol (leia: Síndrome de Stevens-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica). Essa reação são mais comuns nas populações de origem asiática.

A Insuficiência renal provocada por nefrite intersticial é outro problema pouco comum, mas que está bastante relacionada ao uso do alopurinol.

Contraindicações

A principal contraindicação ao alopurinol é uma história de reação alérgica ao medicamento. Se o paciente tiver tido uma reação leve, uma dose mais baixa pode ser tentada. Se ainda assim houver reação, o medicamento deve ser suspenso indefinidamente.

Se já na primeira reação o quadro alérgico for de moderada a grande intensidade, o medicamento deve ser suspenso sem que doses mais baixas sejam testadas.

O alopurinol não deve ser iniciado durante uma crise de gota, pois há risco de agravamento do quadro. Porém, se o paciente já faz uso do alopurinol e ainda assim apresenta uma crise de gota, a dose deve ser mantida até a resolução do quadro. Quando o paciente estiver assintomático, um aumento da dose deve ser considerado.

O alopurinol não deve ser usado na gravidez, exceto quando não houver alternativas mais seguras e quando a doença em si representar um risco para a mãe ou para o feto maior que o próprio medicamento.

Caso possível, o medicamento também deve ser evitado durante a amamentação.

Interações medicamentosas

A azatioprina é o medicamento que mais sofre influência do alopurinol. Quando utilizados em conjunto, a dose da azatioprina deve ser reduzida para 1/4.

Pacientes medicados com algum anti-hipertensivo da classe dos inibidores da ECA (Enalapril, Ramipril, Lisinopril…) ou com o antibiótico amoxicilina apresentam um risco maior de reações alérgicas.

Antiácidos, como o bicarbonato de sódio, reduzem a eficácia do alopurinol.

A alopurinol pode aumentar o efeito anticoagulante da varfarina (leia: VARFARINA – Marevan,Varfine, Coumadin).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


23 respostas para “Alopurinol (remédio para baixar ácido úrico)”

  1. Joana Castro

    Boa tarde, tomo Losartana e indapamida, antes tomei hidroclorotiazida e meu ácido úrico subiu a 7. O médico passou alopurinol não tomei fiquei com medo das reações, agora fui numa Nutróloga e disse pra mim Tomar, já tirei o tomate e diminui a carne vermelha.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um ácido úrico de 7 por si só não é indicação para tomar alopurinol. É preciso haver outros motivos, como história de gota ou cálculo renal por ácido úrico.

  2. Roberto Eustáquio Lago Miranda

    Meu ácido úrico deu 12. Tenho crises o ano todo. Muita dor. Agora mesmo estou há 50 dias com crise. Já tomei, cimeride, colchichina e predisom 20 mg. A crise não sai. Tenho 72 anos. Sei que nesse período não devo tomar alupurinol. Alguém pode me ajudar. Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual uma crise de gota durar tanto tempo. Ela costuma desaparecer em alguns dias, mesmo sem tratamento. Possivelmente há algo mais, como uma infecção da articulação ou outra lesão.

  3. Katia Assucena

    Tive muito enjôo, dor de cabeça e até febre com o Alopurinol dosagem 100mg. Tomei uma vez, parei. Tentei tomar a segunda e constatei na terceira.
    Porque os médicos relutam em aceitar que o paciente está realmente passando mal com o medicamento???
    Grata !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Às vezes é difícil saber se o mal-estar é realmente do medicamento. Nem sempre é. Já vi muitos pacientes que referem se sentir mal com medicamento X e quando trocado para medicamento Y, que tem o mesmo princípio ativo, mas com outro nome, tomam numa boa. E quando o paciente queixa-se de efeitos colaterais que não são típicos do medicamento, a gente fica ainda mais desconfiado. Se fosse um efeito colateral típico, o seu médico teria trocado de primeira. Mas no seu caso, por exemplo, febre e dor de cabeça ocorrem em menos de 1% dos pacientes. Enjoos em cerca de 1%. Como o benefício do medicamento é muito grande, é importante que a gente não desista dele na primeira queixa do paciente. É muito frequente a queixa desaparecer na segunda tentativa. Agora, se você já tentou 3 vezes e sempre se sentiu mal, aí realmente é preciso achar outro medicamento.

  4. Valdemir Silva

    alopurinol, é contra indicado pra quem tem diabetes e faz controle com medicamentos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só por ter diabetes, não. É preciso ter alguma doença relacionada a níveis elevados de ácido úrico no sangue.

  5. Antônio Emerson Lopes Câmara

    Já luto contra crises de ácido urico a alguns anos e sempre começa a crise pelos pés já mudei alimentação

  6. Isaldir Borges

    O Alopurinol se usado por longo periodo,pode causar osteoporose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não tem relação.

  7. Paulo César da Silva Bernado

    Boa tarde eu tenho ácido úrico a 15 anos eu tomo antiflamatorio qual o remédio que vc me indica obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Paulo, eu não posso indicar tratamentos pela Internet. O que eu sugiro, porém, é que você procure um médico para avaliar seu tratamento. 15 anos de anti-inflamatórios não é uma boa solução.

  8. giovanni lanzetta

    bom dia, ácido úrico de 8,3 é muito grave, tenho que tomar alopurinol de 100, 200 ou 300 mg. Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      8,3 é um pouco alto, mas o valor por si só não indica início do alopurinol. Explico melhor no artigo: Ácido Úrico Alto – Causa, sintomas e riscos

  9. Fernando Ramos

    Faço uso de Alopurinol 300 mg.
    Quando a dor fica mais agressiva qual medicamento posso usar pra aliviar?
    Sou diabético e faço uso tbm de Alprazolam.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fernando, existem algumas opções, como anti-inflamatórios ou colchicina, por exemplo. À distância, porém, eu não tenho como dizer qual é a melhor opção no seu caso, porque você pode ter contraindicações que desconheço. O ideal é conversar com o médico que prescreveu o alopurinol.

  10. josé luiz

    o alopurinol afeta o sono ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  11. Ivan

    Boa noite doutor já tem três mês que tomo o aluporinol e meu ácido úrico era de 7.5 aumentou para 7.9 ele não está resolvendo nada mudei a minha alimentação toda e nada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Alopurinol + dieta e o ácido úrico subiu? Isso é um bocado estranho. Há algo na sua história que não bate. Já tentou mudar a marca do medicamento?

  12. Fatima

    Dr boa tarde o meu esposo tem gota e as crises dele tá cada vez pior já tomou tudo que é tipo de medicação pra gota já chegou até ficar internado e as crises de dores são muito fortes já não sei mais o que fazer para ajudar ele é isso tá afetando a todos por ver ele sofrendo tanto por favor nos ajude o que podemos fazer para que essas crises diminua e passa essas dores

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fátima, lamento, mas de longe é impossível ajudar. O que eu posso sugerir é que ele reavalie a dieta, a dose dos medicamentos anti-gota que ele usa e se confirmar se há outros fármacos, como diuréticos, que possam estar elevando o ácido úrico sérico dele.