Hérnia Inguinal: Causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 43 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é uma hérnia?

Herniação é um processo no qual uma parte de algum órgão é deslocada da sua posição habitual através de um orifício, geralmente devido a uma fraqueza no músculo ou no tecido circundante. A hérnia é, portanto, uma protusão de parte de um órgão através de uma abertura anormal na parede que habitualmente o contém.

Existem vários tipos de hérnias, como a hérnia de hiato, que é a herniação de parte do estômago em direção ao tórax,  ou a hérnia de disco, que é a herniação de um ou mais discos cartilaginosos que ficam localizados entre duas vértebras da coluna. Falamos especificamente sobre esses tipos de hérnias nos seguintes artigos:

O que é a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal surge quando uma porção do intestino encontra uma região mais fraca na parede abdominal e consegue empurrá-lo, criando uma protuberância na região inguinal (região da virilha) ou no saco escrotal.

Existem outros tipos de hérnias da parede abdominal provocadas por herniação de parte do intestino, incluindo a hérnia umbilical, a hérnia epigástrica e a hérnia femoral. Dentre todas essas, a hérnia inguinal é a mais comum, respondendo por até 70% dos casos.

Como surge

A hérnia inguinal pode ser congênita, ou seja, tem origem de nascença devido a uma má formação, ou pode ser adquirida durante a vida, geralmente por uma fraqueza na musculatura do abdômen.

Hérnia inguinal

Nos homens, os testículos formam-se no interior do abdômen e só depois é que se deslocam para a bolsa escrotal.

Nos fetos, existe um caminho chamado canal inguinal, que é uma ligação entre o abdômen e a bolsa escrotal por onde os testículos deslizam após estarem desenvolvidos. Logo após o nascimento, o canal inguinal fecha-se, deixando apenas um pequeno orifício, chamado anel inguinal, por onde o cordão espermático passa. O fechamento do canal inguinal impede que os testículos possam retornar à região abdominal.

Nas mulheres, a estrutura que passa pelo canal inguinal é o ligamento redondo, que é uma fibra muscular que se liga ao útero.

Em algumas pessoas, principalmente no sexo masculino, o canal inguinal não se fecha adequadamente, deixando uma área vulnerável ao redor do anel, por onde parte do intestino pode herniar. Esse tipo de hérnia inguinal provocada por um defeito no canal inguinal é chamada hérnia indireta. O lado direito é o mais acometido, possivelmente porque o testículo direito costuma ser o que desce mais tardiamente.

A hérnia indireta é a forma mais comum de hérnia inguinal e, apesar de ser um defeito congênito, frequentemente não é reconhecido até a idade adulta. A hernia inguinal encontra-se presente em 5% dos recém-nascidos em geral, em cerca de 10% dos bebês prematuros que nascem com mais de 1 kg e em até 40% dos bebês prematuros que nascem com menos de 1 kg. Meninos são até 4 vezes mais acometidos que a meninas.

Já a chamada hérnia direta é aquela que se desenvolve ao longo da vida, devido ao surgimento de uma fraqueza na musculatura da parede abdominal. A hérnia direita representa cerca de 30 a 40% das hérnias inguinais nos homens e apenas 10 a 20% nas mulheres.

Fatores de risco

O defeito no canal inguinal é o principal fator de risco, mas não é o único. Situações que levam ao enfraquecimento da musculatura da parede abdominal e a um aumento de pressão dentro abdômen também aumentam o risco do desenvolvimento da hérnia inguinal, seja ela direta ou indireta. Os mais comuns são:

  • Idade acima de 50 anos.
  • Ser do sexo masculino.
  • Ser de raça branca.
  • História familiar de hérnia inguinal.
  • Parto prematuro ou baixo peso ao nascimento.
  • Tosse crônica.
  • Constipação intestinal.
  • Histórico de cirurgia na parede abdominal.
  • Histórico de trauma abdominal.
  • Esforço físico com excesso de pressão intra-abdominal.
  • Obesidade.
  • Tabagismo.
  • Gravidez.

Sintomas

A hernia inguinal se apresenta habitualmente como uma saliência ou protuberância de consistência mole na região da virilha ou na região escrotal. Mais de 2/3 das hérnias inguinais surgem do lado direito.

A hérnia pode ser visível o tempo todo ou somente quando o paciente faz algum esforço que aumente a pressão intra-abdominal, como tossir, chorar, fazer força para evacuar ou pegar algum peso. Na maioria dos casos, a hérnia é mais facilmente visualizada quando o paciente encontra-se em pé. Dor local ou sensação de desconforto são comuns, principalmente após algum esforço.

Quando o paciente deita-se, algumas hérnias retornam espontaneamente à região abdominal, fazendo com que a protuberância desapareça. Em outros casos, a hérnia precisa ser empurrada com o dedo de volta para dentro, uma manobra que damos o nome de redução da hérnia. Por fim, há os casos em que a hérnia não é redutível, ou seja, mesmo quando tentamos empurrá-la para dentro do abdômen, ela não se move.

As hérnias não redutíveis são chamadas de hérnias encarceradas. As hérnias encarceradas são aquelas que têm o maior risco de sofrer estrangulamento, que é uma complicação que ocorre quando os tecidos ao redor causam uma compressão da base da porção herniada do intestino, provocando redução do aporte de sangue para esta região, o que pode levar à necrose do tecido.

Os sinais e sintomas de uma hérnia estrangulada são:

  • Náuseas e/ou vômitos.
  • Febre.
  • Dor súbita que se intensifica de forma rápida.
  • Uma hérnia que se torna vermelha, roxa ou escurecida.
  • Interrupção das evacuações e da eliminação de gases intestinais.
  • Irritação e choro persistente nos bebês.

Tratamento

O único tratamento definitivo para a hérnia inguinal é a correção cirúrgica, chamada de herniorrafia ou hernioplastia. A correção cirúrgica da hérnia inguinal é uma das operações mais comuns, responsável por mais de 20 milhões de procedimentos por ano em todo o mundo.

Já houve um tempo em que a simples existência de uma hérnia inguinal era suficiente para que o médico indicasse a reparação cirúrgica da mesma, de forma a impedir que ela pudesse ficar encarcerada ou estrangulada no futuro. Atualmente, porém, nem todos os tipos de hérnia inguinal são levados à cirurgia a curto prazo. Fatores como sintomas, idade do paciente e possibilidade de redução manual devem ser levados em conta antes de se indicar a herniorrafia.

Uma hérnia encarcerada que consegue ser reduzida manualmente pode ser observada durante 24 a 48 horas. Se neste intervalo não houver recidiva do encarceramento, a cirurgia de correção pode ser programada de forma eletiva, conforme for mais conveniente para o paciente e para a equipe cirúrgica. Nas crianças, as hérnias encarceradas que são redutíveis costumam ser operadas dentro de 2 a 5 dias após a redução manual, de forma a evitar novo episódio de encarceramento.

Por outro lado, pacientes que apresentam hérnia encarcerada, não redutível com manobras manuais, devem ser operados de forma urgente. Nos casos de estrangulamento, a cirurgia é feita de forma emergencial, de preferência dentro das primeiras 4 horas após o início dos sintomas, para evitar a morte do tecido intestinal e suas consequentes complicações.

Hérnias inguinais não encarceradas, mas que provocam sintomas, como dor ou incômodo, costumam ser operadas, mas não há urgência. A cirurgia pode ser marcada de forma eletiva, conforme for mais conveniente.

Já nos casos de hérnias assintomáticas dos adultos, que surgem somente quando o paciente faz algum esforço, o paciente pode optar pela correção cirúrgica ou por um simples acompanhamento médico, sendo devidamente orientado de forma a saber reconhecer os sintomas do encarceramento. Em geral, 1/3 dos pacientes em conduta conservadora acaba precisando operar dentro de 4 anos.

Nas crianças, mesmos as hérnias assintomáticas costumam ser corrigidas cirurgicamente, pois o risco de futuro encarceramento é mais alto que nos adultos. A conduta mais indicada nesses casos é marcar a cirurgia de correção dentro dos primeiros 14 dias após o diagnóstico da hérnia inguinal ter sido feito.

Tratamento cirúrgico

Existem duas formas de corrigir cirurgicamente uma hérnia inguinal: cirurgia aberta ou laparoscopia.

Cirurgia aberta para correção da hérnia inguinal

A cirurgia aberta, que costuma ser chamada de hernioplastia pela técnica de Lichtenstein, é a forma de correção cirúrgica mais tradicional da hérnia inguinal, sendo a mais indicada para as situações urgentes.  A cirurgia aberta pode ser feita sob anestesia local ou geral, dependendo das circunstâncias.

Na cirurgia aberta, o cirurgião faz uma incisão com aproximadamente 6 cm de comprimento na virilha. A parte do intestino herniada é identificada e reduzida de volta para o abdômen. A parede abdominal é fechada e para reforçá-la, evitando uma futura recidiva, uma tela artificial de polipropileno (como a da foto que abre o texto) costuma ser suturada de forma que permita a passagem frouxa , mas justa, do cordão espermático ou do ligamento redondo.

A cirurgia aberta é um procedimento relativamente simples, muito seguro e com resultados duradouros. Em geral, é o método cirúrgico mais utilizado para todos os casos.

Reparação laparoscópica da hérnia inguinal

A cirurgia laparoscópica é um método alternativo de reparo da hérnia inguinal.

Nessa cirurgia, um fino tubo contendo uma câmera (laparoscópio) é inserido através de uma pequena incisão no abdômen. Guiado por esta câmera, o cirurgião insere os instrumentos cirúrgicos através de outras duas pequenas incisões, de forma a reparar a hérnia e implantar uma tela sintética. Gás é usado para inflar o abdômen para tornar os órgãos internos mais fáceis de ver. Esse tipo de cirurgia é realizada obrigatoriamente sob anestesia geral.

A cirurgia laparoscópica provoca menos desconforto no pós-operatório, deixa cicatrizes menores e possibilita um retorno mais rápido às atividades normais. No entanto, essa forma de cirurgia é mais difícil, requer mais treino, não costuma ser a melhor opção nas hérnias complicadas e alguns estudos sugerem que a recorrência é mais provável do que com cirurgia aberta.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


43 respostas para “Hérnia Inguinal: Causas, sintomas e tratamento”

  1. Írio Jonatan Argenti

    A hérnia iguinal pode aumentar a pressão arterial, pois tirei a minha hérnia iguinal bilateral e minha pressão baixou!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a hérnia estava causando dor ou incômodo relevante, sim.

  2. Fabricio coelho

    Boa noite!!! A hérnia inguinal provoca dor nos testículos??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode provocar.

  3. Wanderlei

    Dr, Pedro, boa noite. Existe alguma dieta alimentar especifica para quem tem hernia inguinal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  4. itamar

    Doutor operei de ‘ERNEA a 2 anos depois de 3 meses voltou e agora estou sentido dores quando sento como se o intestino tivesse caído isso e grave

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a hérnia voltou, ela precisa ser novamente corrigida.

  5. Tom

    Dr. Pedro,
    Realizei uma ultrassonografia e foi constatado hernia inguinal, não consigo apalpar a mesma e não existe nenhum inchaço mesmo fazendo esforço. sinto apenas dor aguda na região ao lado do pênis.
    é necessário a realização de cirurgia neste caso ou existe medicação pra aliviar a dor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A cirurgia serve para prevenir complicações.

  6. Everton

    Bom dia Doutor Pinheiro !
    Fui ao clínico geral do SUS o mesmo ao apalpar me informou que estou com hérnia inguinal lado direito.
    Só consegui vaga para Janeiro de 2018
    Gostaria de saber se posso continuar com minhas atividades físicas tipo :
    Andar de bicicleta e natação ?
    Ou o senhor recomenda que eu interrompa até a data da cirurgia?
    Obrigado e parabéns pelo site ..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode fazer atividades leves que não provoquem aumento da pressão intra-abdominal.

  7. Paulo Márcio M.ferreira

    Após a cirurgia,há uma condição para “carregar” pequenos pesos ( ex:2kg) ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nos primeiros dias de pós-operatório, o ideal é não fazer esforço algum.

  8. Antenor Gardim

    Dr Pedro: é normal a bolsa escrotal e o pênis ficarem inchados após 3 dias da cirurgia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode acontecer. Porém, se você acha que é algo desproporcional, vale a pena falar com o seu cirurgião.

  9. Raylton Alberto

    Doutor, hérnia inguinal faz aparecer alguns tipo de caroços nos testículos? Ou não tem nada a ver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem nada a ver.

  10. Samora Ramos

    Boa tarde doutor eu queria saber se devo deixar de fazer fizo-culturismo através da hérnia inguinal do lado esquerdo…?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O esforço do treinamento pode agravar o quadro. Sugiro que você consulte um cirurgião para que ele possa avaliar a sua hérnia.

  11. thalia

    oi boa tarde tenho meu bebe que te 1 ano 3 mês ele tem hernia na virilha do lado esquerdo e desse mesmo lado o testículo não desceu
    sera que caso dele cirurgia ele tenta anda cresce ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente a cirurgia corrige a hérnia e a criptorquidia.

  12. Tainara

    Meu marido tem 27 anos ele tem testículos direito no canal iguinal direito…esse negócio pode atrapalhar os espermatozóides..? Ou não nada a ver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o testículo estiver fora da bolsa escrotal, ele não trabalha direito.

  13. Cláudio Pañella

    Por causa de uma crise renal, me submeti a uma tomografia na região do abdomen e foi constatada hérnia inguinal bilateral em grau moderado. Gostaria de saber se a cirurgia é obrigatória para a correção do problema ou se é possível viver normalmente, com acompanhamento médico e sem a necessidade de cirurgia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você está completamente assintomática, a cirurgia não é obrigatória. Pode ficar fazendo vigilância.

  14. Luis Castanheira

    Tenho uma hernia inguinal do lado esquerdo faz me doer os testículos estou a espera de ser operado , mas noto que tenho alguma dificuldade em ter relações e manter e ereção sera derivado a hernia ?????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A hérnia não costuma causar impotência.

  15. Fernando

    A Hernia inguinal provoca incontinência urinária ou micção excessiva em crianças de 8 anos de idade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  16. Flávio

    Tenho 19 anos e fiz a cirurgia de hérnia inguinal (lado esquerdo) a 2 meses, gostaria de seguir carreira policial, queria saber se por causa dessa cirurgia posso ficar inapto no exame médico para a polícia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em principio, não.

  17. CACIA MARIA DE FREITAS

    Meu filho fez cirurgia aberta de hernia com 2 anos de idade se pode voltar os sintomas aos 20 anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  18. Adelmo César Guimarães Vergueiro

    Estava com dúvida o que era hérnia inguinal, e como tratar, agora fiquei mais tranquilo.

  19. Carolina Campos

    Tive o primeiro caso de Hernia Inguinal com um pouco menos de 1 ano de idade, do lado direito, e com 9 anos tive do lado esquerdo da virilha. Sinto que retornou do lado direito, e sinto um leve desconforto, é possível depois de tanto tempo aparecer novamente? Faço exames anualmente, ginecológicos e de sangue e nada foi detectado. Qual especialista posso procurar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode. Procure um cirurgião geral.

  20. jeovane

    oi tudo bem, eu tenho uma dor perto do umbigo fui no medico ele desconfia de se hernia ….ela ataca apos as relações ….relações a noite ….ai no outro dia começa doe ……eu percebi isso agora …que a dor começou a aumenta ..antes era dificil doe agora doi sempre q faço um esforço no abdome ….quia sabe se …. apos a cirurgia eu poderei fazer uma academia …malha abdorme etc ….corre ……

    e so mais uma pergunta ….ao aplica a anestesia local doi? ou pendurial …doi muito ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, depois que passar o pós-operatório você vai ter uma vida normal. A anestesia não dói quase nada.

  21. heber garcia

    Pode haver alteração na coloração e densidade do esperma??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Por causa de uma hérnia inguinal? Não consigo imaginar a causa que justifique.

  22. bruno Soares

    Na verdade seria uma pergunta?.. No pós-operatório..ocorreu um certo inchaço em um dos testículos…Quero saber se é Normal….? e em quanto tempo volta ao normal?..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ocorrer, mas o esperado é que volte ao normal em poucos dias.