8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam

Dr. Pedro Pinheiro

comment 26 Comentários


O que é rash de pele?

Chamamos de rash ou erupções o aparecimento de uma ou mais manchas avermelhadas na pele. Para olhos não treinados, os rashes podem parecer todos iguais. Porém, se as lesões forem cuidadosamente examinadas, é possível encontrar características únicas, que nos auxiliam no diagnóstico da causa.

O rash pode ser assintomático, mas na maioria das vezes ele vem acompanhado de outros sintomas, tais como coceira, febre ou dor local.

Como existem dezenas de doenças que podem causar manchas vermelhas na pele, desde alergias até quadros infecciosos, além das características próprias de cada rash, a presença desses sintomas associados também ajuda bastante na definição dos diagnósticos mais prováveis.

Neste artigo nos vamos falar sobre as 8 causas mais comuns de rash pruriginoso, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam coceira.

Se você procura informações sobre as principais causas de manchas na pele com febre (rash febril), acesse o seguinte link: 10 Causas de Febre com Manchas Vermelhas na Pele.

Causas de rash pruriginoso

As seguintes causas de rash pruriginoso serão abordadas neste texto:

  • Urticária.
  • Pitiríase rósea.
  • Dermatite atópica.
  • Picada de mosquito.
  • Dermatite de contato.
  • Dermatofitoses (micose de pele).
  • Intertrigo (candidíase de pele).
  • Escabiose (sarna).

Urticária

A urticária é uma das causas mais comuns de rash pruriginoso. Cerca de 20% da população apresenta pelo menos um episódio da doença em sua vida.

As urticárias de origem alérgica são as mais comuns e costumam aparecer logo após o contato com a agente causador. O tempo varia entre poucos minutos até 1 ou 2 horas. As principais causas são:

  • Antibióticos.
  • Aspirina.
  • Anti-inflamatórios.
  • Picadas de insetos, principalmente abelhas e vespas (leia: Picada de abelha e vespa).
  • Contato com látex.
  • Alimentos, tais como ovos, leite, frutos-do-mar, soja, corantes (mesmo os naturais), nozes e amendoim.
  • Contato com substâncias, incluindo plantas, pólen, saliva de animal, tinta, resinas, perfume, detergente.
Urticária - Rash pruriginoso
Rash da urticária

Apesar de ser frequentemente tratada como um processo alérgico, a verdade é que a urticária pode também ser desencadeada por reações não alérgicas. Infecções virais ou bacterianas, parasitas, exposição ao calor ou frio e exercício físicos são apenas alguns exemplos de gatilhos não alérgicos da urticária.

As lesões de pele da urticária são geralmente múltiplas, avermelhadas e coçam intensamente. As manchas costumam ter relevo e pode ter tamanhos variados, mas são, em geral, sempre arredondas. Em alguns casos, as manchas vermelhas podem se aglutinar e formar grandes placas. Quando pressionada com o dedo, a lesão da urticária tende a evanescer de forma efêmera, voltando a assumir a cor vermelha assim que retiramos o dedo.

A urticária aguda dura poucos dias, em geral de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Ao longo do dia novas lesões podem aparecer, e as mais antigas podem desaparecer, criando um padrão transitório e migratório do rash. Cada lesão individualmente costuma desaparecer em no máximo 24 a 36 horas.

Se você tem lesões de pele que coçam, e acha que a causa pode ser urticária, acesse o seguinte link para saber mais detalhes sore essa doença: Urticária – Sintomas e tratamento.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é outra causa extremamente comum de manchas vermelhas na pele com intensa coceira.

Não sabemos exatamente por que a doença surge, mas estudos sugerem que ela seja provocada por alguns dos vírus da família do herpesvírus humano, tais como o herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o herpesvírus humano 7 (HHV-7), os mesmos que causam nas crianças uma doença completamente diferente, chamada exantema súbito ou roséola infantil (leia: Roséola infantil – Exantema súbito).

Apesar de ser uma erupção de pele de provável origem viral, a pitiríase rósea não é contagiosa.

Na maioria dos casos, o rash inicia-se com uma única lesão arredondada, de cor rósea, com leve descamação e, habitualmente, do tamanho de uma moeda.

Alguns dias depois, novas lesões, semelhantes à primeira, mas de tamanho menor, começam a surgir pelo tronco e ao redor das virilhas. Essas manchas avermelhadas podem ser muito pruriginosas e demoram de 1 a 3 meses para desaparecer. Neste período, novas lesões podem ir surgindo ao longo do corpo.

Pitiríase rósea: um mês de evolução
Rash da pitiríase rósea

Com o passar dos dias, as lesões vão adquirindo uma forma de anel, com o centro mais claro e as bordas avermelhadas e com descamação.

Se você quiser saber mais detalhes e ver mais imagens sobre a pitiríase rósea, acesse o seguinte link: Pitiríase rósea – Sintomas e Tratamento

Dermatite atópica – Eczema atópico

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é um rash de pele que costuma ser bem pruriginoso, principalmente à noite. É uma erupção muito comum em bebês e crianças, mas pode também acometer adultos. Em cerca de 85% dos casos, a dermatite atópica surge dentro dos primeiros 5 anos de vida.

O eczema atópico é uma condição crônica, com períodos de melhora alternados com fases de agravamento do rash. Cerca de 40% das crianças deixam de ter a doença espontaneamente ao chegarem à vida adulta. No restante dos casos, esta dermatite não tem cura, permanecendo pelo resto da vida.

As causas da dermatite atópica são desconhecidas. Apesar do nome sugerir um processo alérgico, atualmente sabemos que a dermatite atópica não é uma alergia, mas sim um problema que surge por defeitos genéticos de algumas proteínas da pele.

Dermatite atópica
Dermatite atópica

A dermatite atópica surge habitualmente em áreas de dobras, como as dobras dos joelhos, o pescoço e as dobras dos cotovelos. Os sinais e sintomas da dermatite atópica podem variar muito de pessoa para pessoa. Os mais comuns são:

  • Intensa coceira, que costuma ser pior à noite.
  • Manchas ou placas avermelhadas/acastanhadas, especialmente nas mãos, pés, tornozelos, pulsos, pescoço, tórax superior, pálpebras, dobras dos cotovelos e joelhos. Nas crianças, o rosto e couro cabeludo também costumam ser acometidos.
  • Pele seca, escamosa ou rachada.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o eczema atópico (dermatite atópica) leia: Dermatite atópica – Sintomas e tratamento.

Picada de mosquito

Picadas de mosquitos são causas comuns de manchas vermelhas na pele com comichão.

Durante a picada, os mosquitos injetam a sua saliva, que tem ação anticoagulante É a saliva do mosquito que costuma causar as reações alérgicas nas pessoas.

Na maioria dos casos, a reação à picada é pequena e localizada, sendo o sintoma mais habitual uma pequena elevação avermelhada na pele com intensa coceira.

Os sintomas da picada costumam surgir dentro de 20 minutos e podem demorar até 2 dias para desaparecer. Quanto mais sensível a pessoa é à saliva do mosquito, mais extensa e mais intensa costuma ser a reação à picada. Inicialmente, a lesão pode ser elevada, com um centro mais claro e as bordas avermelhadas. Como o passar dos dias, as lesões ficam mais planas e homogeneamente vermelhas.

Picada de mosquito
Picada de mosquito

Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade maior que o normal às picadas de mosquito, desenvolvendo um quadro chamado prurigo estrófulo. São pessoas que, após uma única picada, desenvolvem várias lesões avermelhadas e pruriginosas, como se tivessem sido atacadas por vários mosquitos ao mesmo tempo em diferentes partes do corpo. No prurigo estrófulo, as lesões podem duram até 1 mês.

Para saber mais sobre picada de mosquito, acesse o seguinte link: Picada de mosquito.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma irritação da pele provocada pelo contato direto com alguma substância irritante.

Existem duas formas de dermatite de contato. A mais comum é aquela causada por contato da pele com substâncias naturalmente irritantes, ou seja, substâncias que provocam irritação em praticamente todo mundo.

Dermatite de contato
Dermatite de contato causada por band-aid.

A segunda forma é o contato da pele com substâncias na qual o paciente é alérgico. São, geralmente, substâncias que não provocam reação na pele da maioria das pessoas, apenas em quem é alérgico, como por exemplo, pessoas que têm alergia a luvas de látex.

Várias substâncias e objetos podem causar dermatite de contato, entre elas: bijuterias, a planta hera venenosa, látex, perfumes, borracha, couro, sabonetes, etc.

O principal sinal da dermatite de contato é o surgimento de um rash avermelhado, que na forma alérgica causa coceira, e na forma irritativa provoca ardência. Pequenas bolhas e rachaduras da pele também podem surgir. As lesões da dermatite de contato tendem a ficar restritas às áreas da pele que tiveram contato com a substância nociva.

Na maioria dos casos, essa dermatite desaparece após alguns dias, caso o paciente não tenha mais contato com a substância que desencadeou a lesão.

Se você quiser saber mais sobre dermatite de contato, leia o seguinte artigo: Dermatite de contato.

Dermatofitose (micose de pele)

As micoses superficiais da pele são chamadas de dermatofitoses ou tínea.

Os fungos dermatófitos, isto é, que provocam dermatofitoses, são os dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton. A dermatofitose é uma micose diferente da candidíase, que costuma provocar intertrigo (veja no próximo tópico)

Tínea
Tínea

As dermatofitoses podem acometer diversas áreas do corpo, como couro cabeludo, pés, barba, unhas ou tronco e membros. As micoses de pele são contagiosas e podem ser transmitidas pelo contato com roupas de cama, toalhas ou roupas comuns.

Os principais sintomas da micose de pele são a coceira e a vermelhidão local. A tínea geralmente começa com uma placa ou mancha avermelhadas e de formato ovalado, cujo centro tende a clarear com o passar dos dias. Se não for tratada, as lesões costumam se expandir em forma de círculos. A tínea cruris, que é a micose que acomete as virilhas, também pode se apresentar como uma grande placa vermelha na face interna de ambas as coxas.

Para saber mais sobre dermatofitose, leia: Micose na virilha – Tinea Cruris.

Intertrigo (candidíase de pele)

O intertrigo candidiásico é uma micose de pele causada pelo fungo Candida, que acomete preferencialmente as áreas intertriginosas, ou seja, áreas onde há contato de duas peles, como, por exemplo, as virilhas, axilas, bolsa escrotal, região inferior das mamas ou a região entre os dedos.

Essas áreas de dobras são especialmente susceptíveis ao aparecimento do intertrigo, pois são regiões úmidas e quentes, o que favorece a proliferação de germes, principalmente de fungos.

intertrigo - candidíase de pele
Intertrigo

A candidíase de pele se manifesta por placas bem avermelhadas na pele, com leve descamação e pequeno pontos vermelhos ao seu redor. Essas lesões podem coçar ou arder e se localizam em áreas de dobras da pele.

Nos bebês, a candidíase de pele é comum nas áreas cobertas pela fralda.

Para saber mais sobre candidíase, acesse o seguinte link: Candidíase – Sintomas, Tipos e Causas

Escabiose (sarna)

A escabiose, conhecida popularmente por sarna, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como aquele ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou com crianças em creches.

Sarna
Escabiose

O sintoma clássico da escabiose é uma coceira difusa pelo corpo, que costuma ser mais intensa à noite. As lesões típicas da escabiose são pequenos pontinhos ou bolinhas avermelhadas e com relevo. Em alguns casos, as lesões podem ser tão pequenas que podem ser camufladas pelos arranhões causados pela intensa coceira.

Os locais mais envolvidos pela sarna são as mãos, punhos, cotovelos, axilas, mamilos, áreas ao redor do umbigo, genitália, joelhos, nádegas, coxas e pés. As costas são habitualmente poupadas e a cabeça, palmas e solas só costumam ser acometidas em crianças.

Para saber mais detalhes sobre a escabiose, leia: Sarna humana – escabiose.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


26 respostas para “8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam”

  1. Gesue moreira anizio

    Já tomei quase todos os antiagergico e não resolve não Sei mais o que fazer já passei por demartologista e também por alergista e não resolveu

  2. Carlos Ossola

    Que tipo de informação sobre problemas de pele podemos esperar se o doutor fica apenas solicitando que a gente procure um dermatologista? Ora, se a presença on line não serve pra um diagnóstico e tratamento, qual a utilidade dessa plataforma? Desculpe, só gostaria de entender.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O objetivo do site é passar informações, mostrar como diversas doenças diferentes podem ter apresentação clínica semelhante, e assim educar as pessoas para que elas possam tomar a decisão de procurar um médico com mais conhecimento sobre o seu quadro. O objetivo do site nunca foi fazer diagnósticos à distância, baseado em 2 linhas de informação. Até porque isso é impossível. Não sou irresponsável.

  3. Angela Neves

    Boa noite.
    Meu filho foi picado em vários sítios do corpo que me parecia pulga por as picadas serem muito seguidas. Depois de alguns dias ficou umas manchas vermelhas que continuam a dar comichão e com um aspeto áspero.
    Achamos nós que foi picado, nao temos a certeza.
    O que será?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Angela, assim é muito difícil saber. Pode ser tanta coisa. Nem sequer as lesões eu posso examinar. Ele precisa ser visto por um dermatologista. Lesão de pele tem de ser vista de perto pra se poder pensar num diagnóstico.

  4. Jackelyne

    Bom dia
    Início com uma coseira intença depois foi ficando as placas vermelhas depois fica os corocinhos o início foi no colo agora ta no corpo todo ja usei todo tipo de creme porém alivia um monento mas quando começa novamente ai Jesus.
    Mas os médicos aqui fala q é alergia n acredito q seja.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você já foi vista por algum dermatologista?

  5. Vitória

    Olá! Começou com uma simples coceira em um círculo que deu na minha perna e de tanto coçar foi aumentando e ficou bem redonda vermelho envolta e um tom mais claro quase amarelo no meio depois disso começou a coçar outras partes do corpo e esta aparecendo manchar vermelhas, o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que ir a um dermatologista.

  6. Mel

    bom dia, apareceu uma manchinha vermelha no meu pulso.. coça muito com o tempo esta so aumentandoa pele fica áspera . fui ao medico usei pomada para micose mas nao melhorou. o que pode ser me ajude por favor ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem ver a lesão é impossível saber. Você precisa ir a um dermatologista.

  7. Jorvane

    Ola estou com umas manchas na pele apos eu ter tido contato com luvas de bocharra e elas vem e somem existi algum remedio pra isso ?? Porq cossa pra caramba

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Parece ser dermatite de contato. Você precisa ser avaliada por um dermatologista, pois há tratamento.

  8. Benedita

    Bom dia. Apareceram umas pequenas manchas com bolhas doloridas no meu braço esquerdo próximo do ombro. Fui ao médico e disseram que é herpes zoster, mas apareceram também na palma da mão esquerda as mesmas bolinhas doloridas e ficaram em dúvidas sobre o que pode ser. Será que é herpes zoster mesmo? Os sintomas são iguais mas a há dúvidas sobre as bolhas da mão esquerda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser herpes zoster, sim.

  9. Josy

    Estou com umas manchas aveemelhadas que coçam pelo meu corpo.
    Elas surgiram depois q comi camarao e ja faz quase 1 mes q elas nao desaparecem.
    Pode ser alergia do camarao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas alergia alimentar não costumam demorar tanto assim pra passar.

  10. luiz

    boa tarde. de vez em quando aparecem algumas manchas no meu pulso que desaparecem apos algumas horas, isso pode ser sintoma do hiv. pois tambem estou sem apetite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  11. Dadriane

    Boa tarde,faz quase uma semana que está aparecendo no meu corpo umas manchas, como se fosse picada de inseto,mas não é.A cada dia vem aumentando, e coça muito.Nao sou alérgica a nada,e o que está me preocupando,é que minha alimentação está normal,e não tenho comido nada diferente.As manchas está geral pelo corpo,mas se destaca na regiao dos seios ea barriga.
    Me orientaria sobre isso,por favor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dadriane, você precisa ir a um dermatologista. São dezenas as causas possíveis, é preciso que um especialista veja as lesões de perto pra poder fazer o diagnóstico.

  12. Leonardo

    Boa tarde, a quase duas semanas identifiquei manchas vermelhas no meu abdômen, elas ficam mais visíveis após o banho. Essas manchas ñ coçam e vêm aumentando… Estou preocupado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que ir ao dermatologista. Não é normal um quadro de rash que depois de duas semanas ainda esteja em expansão. Tem que descobrir a causa.

  13. Verônica

    Olá.
    Eu não conhecia a camdidiase até ler este artigo.
    Foi muito esclarecedor, porém gostaria de saber:
    Eu estou sentindo há algum tempo esses sintomas escorrimento com odor estranho de queijo, cor meio amarelada, e quando toca em alguma parte externa do meu corpo (tipo, coxa.), arde e coça.
    Pode ser a camdidiase? E como consigo tratar em casa sem precisar ir ao médico, pois ginecologista onde moro é escasso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ser candidíase, mas podem ser também várias outras infecções ginecológicas. Sem ir ao ginecologista não tem como fazer o diagnóstico, e sem diagnóstico não dá pra definir qual é o melhor medicamento.

  14. Renata Silva

    Mais um artigo muito informativo. Obrigada dr. Pedro!