SINTOMAS DA GRAVIDEZ – Primeiras 12 Semanas

Sintomas de gravidez
Quais são os sintomas de gravidez na 1ª semana de gestação? E quais são os sintomas da 2ª semana de gravidez? É possível ter sintomas de gravidez antes do atraso  menstrual? Quando minha barriga começa a crescer? Em que época surgem os enjoos? O meu corpo vai mudar muito? O primeiro trimestre de gravidez é realmente terrível?

Desde o momento da concepção até o dia do parto, o organismo da mulher sofre alterações dramáticas, como em nenhuma outra fase da sua vida. Porém, o padrão das mudanças hormonais e estruturais da gravidez costuma ser muito semelhante entre as gestantes saudáveis, o que nos permite antever e descrever com alguma segurança em que época cada sinal ou sintoma da gravidez costuma surgir.

Ainda assim, a gravidez pode ser uma fase muito confusa e misteriosa para as mulheres, principalmente para as grávidas de primeira viagem. É natural que as futuras mães tenham as dúvidas listadas acima, assim como muitas outras que tentaremos esclarecer ao longo do texto.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Neste artigo vamos descrever as principais mudanças no organismo feminino que ocorrem a cada semana de gravidez, dando ênfase aos sinais e sintomas mais comuns. Este texto tem como alvo as mulheres que já sabem que estão grávidas e procuram apenas uma espécie de roteiro sobre o que esperar ao longo dos primeiro trimestre de gravidez, que é considerado uma das fases mais penosas da gravidez. Falaremos sobre os sintomas do 2º e do 3º trimestres em um artigo à parte, que será escrito brevemente.

Temos também um outro artigo sobre sintomas de gravidez, um pouco diferente deste, cujo o texto foi escrito pensando nas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas, mas suspeitam que possa estar, devido ao aparecimento recente de sintomas sugestivos, tais como atraso menstrual, enjoos ou vontade constante de urinar. Para acessar esse artigo, clique no seguinte link: 20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.

Sinais e sintomas da gravidez na 1ª semana de gestação

Na 1ª semana de gravidez você não sente absolutamente nenhum sinal ou sintoma de gravidez. E sabe por quê? Porque, por incrível que pareça, nenhuma mulher está realmente grávida no período que costumamos chamar de 1ª primeira semana de gravidez. Não, nós não estamos doidos. Vamos já explicar o porquê.

Como é muito difícil saber o dia que a mulher ovulou, identificar o exato momento que o óvulo foi fecundado é uma grande desafio. Portanto, é impraticável começar a contar o tempo de gravidez a partir de um evento que nós não conseguimos identificar. Por isso, para uniformizar o tempo de gestação de todas as gestantes, convencionou-se chamar de início da gravidez o primeiro dia da última menstruação que a mulher teve.

Vamos ser mais claros. Imaginem uma mulher que tenha menstruado no dia 2 de Março de um ano qualquer. Nos dias 09, 13, 17 e 20 de Março, ela teve relações sexuais desprotegidas, e a sua menstruação que deveria vir no dia 30 de Abril simplesmente não apareceu. Essa mulher, então, faz um teste de gravidez e descobre que está grávida. Como o espermatozoide consegue ficar viável dentro do trato reprodutor feminino por cerca de 3 a 5 dias, é impossível saber com certeza em qual das relações ela engravidou. Por isso, estabelecemos que a data de início da gravidez é 2 de Março, que é o primeiro dia da sua última menstruação, conhecida também pelo acrônimo DUM. Uma gravidez normal, contando a partir da DUM, tem entre 37 e 42 semanas de duração.

Desta forma, a primeira semana de gravidez dessa mulher vai do dia 2 ao dia 8 de Março. Nesta fase, a mulher provavelmente ainda nem tinha ovulado, mas, para efeito de contagem, a sua gravidez já começou. Portanto, é impossível ter sintomas de gravidez quando ainda não se está grávida. A mulher pode ter sintomas de menstruação, mas nunca sintomas de gravidez.

Se você quiser entender um pouco mais sobre o cálculo da idade gestacional e a data provável do parto, leia o seguinte artigo: TEMPO DE GRAVIDEZ | Como calcular a idade gestacional.

Sinais e sintomas da gravidez na 2ª semana de gestação

Na 2ª semana de gravidez você também não sente absolutamente nenhum sinal ou sintoma de gravidez. E o motivo é o mesmo, você ainda não está realmente grávida.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Para facilitar nossa explicação, vamos continuar usando a DUM como dia 2 de Março. A segunda semana de gestação seria, portanto, do dia 9 ao dia 15 de Março. Se essa nossa fictícia mulher tem um ciclo regular de 28 dias, a sua ovulação ocorre habitualmente no 14ª dia do ciclo, que nesse nosso caso hipotético cai no dia 16 de Março. Logo, a segunda semana de gravidez medida pela data da última menstruação acaba e a mulher ainda não ovulou nem engravidou de verdade.

Se essa mulher tivesse um ciclo menstrual mais curto que 28 dias, ela até pode ovular antes do fim da 2ª semana do ciclo menstrual. Neste caso, a fecundação poderia ocorrer nesta época. Ainda assim, isso não faz diferença, pois a fecundação em si não é um evento que provoque sinais ou sintomas perceptíveis.

Portanto, qualquer sintoma que a mulher sinta na segunda semana de gravidez, não é propriamente um sintoma de gravidez, mas sim do período pré-ovulatório. Entre os sintomas que podem ocorrer na fase da ovulação podemos citar: cólicas, aumento da sensibilidade dos seios, alterações no olfato e paladar, aumento dos gases e alterações no muco da vagina. Em geral, esses sintomas são muito discretos e passam despercebidos na maioria das mulheres.

Sinais e sintomas da gravidez na 3ª semana de gestação

Na 3ª semana de gravidez você até pode já estar grávida, mas, na maioria dos casos, ainda não irá sentir sinal ou sintoma algum.

No nosso caso fictício, a terceira semana vai do dia 16 ao dia 22 de Março. Vamos imaginar que a ovulação e a fecundação tenham ocorrido no dia 16 de março, no primeiro dia da 3ª semana de gravidez.

A fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre dentro de uma das trompas uterinas e dá origem a uma célula chamada zigoto (primeira fase do embrião). Assim que o zigoto é formado, ele começa a se deslocar ao longo da trompa uterina em direção ao útero. Essa migração dura entre 6 a 12 dias. Esse processo todo não produz sintoma nenhum. Repare que a fecundação ocorre na 3º semana de gravidez, mas a chegada do embrião ao útero só se completa na 4ª semana, na maioria dos casos.

O primeiro sinal de gravidez pode ocorrer no momento da implantação do embrião na parede do útero e se caracteriza por um discreto sangramento vaginal. Esse sangramento é mínimo e dura apenas 1 dia, mas como ele ocorre próximo da época que a mulher está esperando a sua menstruação chegar, ele pode ser confundido com uma menstruação que veio fraca.

A implantação do embrião no útero ocorre entre o final da 3ª semana e o início da 4ª semana de gravidez. Portanto, é perfeitamente normal você terminar a sua 3ª semana de gravidez não estando tecnicamente grávida* e não apresentando sintomas de gravidez.

* É importante destacar que a medicina só considera que há uma gravidez em curso quando o embrião se implanta com sucesso na parede uterina. Se o embrião não conseguir se fixar à parede, ele não consegue continuar o seu desenvolvimento e acaba sendo eliminado do útero. Isso não é considerado aborto, pois tecnicamente a gravidez ainda não havia começado. O mesmo raciocínio vale para aqueles casais com problemas de fertilidade que precisaram da ajuda da fertilização in vitro (FIV). Ninguém considera que a mulher já esteja grávida só porque há um óvulo fecundado dentro de um tubo de ensaio. Da mesma forma, ninguém considera aborto quando os embriões da FIV (geralmente 2 ou 3) são colocados no útero, mas eles não conseguem se implantar e gerar uma gravidez em curso.

Sinais e sintomas da gravidez na 4ª semana de gestação

Finalmente chegamos na fase em que a mulher está realmente grávida. Só para nos localizarmos no tempo, a 4ª semana de gestação calculada pela DUM corresponde mais ou menos a 2ª semana após a relação sexual que deu origem à fecundação do óvulo e a 1ª semana de gravidez de fato. Nesse momento, o embrião tem cerca de 0,2 mm de diâmetro, é composto por cerca de 200 células e acabou de se implantar na parede do útero. Nesta fase, o embrião é tão pequeno que ainda não é possível ser visto pelo ultrassom (leia: ULTRASSOM NA GRAVIDEZ).

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

A partir do momento da implantação, inicia-se a produção do HCG, hormônio vital para a manutenção da gestação nos primeiros meses e responsável pelo surgimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez.

O sinal mais mais óbvio de gravidez que surge ao redor da 4ª semana de gestação é o atraso menstrual. Porém, nem sempre o atraso do período é rapidamente percebido pela gestante. O primeiro motivo é o fato de muitas mulheres terem ciclos menstruais irregulares, o que torna difícil prever a data exata da próxima mesntruação. O segundo motivo é o já explicado sangramento uterino que pode ocorrer como consequência da implantação do embrião no útero. Esse sangramento é bem diferente da menstruação, mas algumas mulheres acabam por confundi-los.

A dor e o aumento da sensibilidade das mamas, causado pelo aumento do aporte de sangue para esta região, é outro sintoma que surge bem precocemente, geralmente durante a 4ª semana de gravidez. Outro sintoma possível nesta fase é o aumento da sensibilidade do olfato.

Na maioria dos casos, a 4ª semana ainda é pobre em sinais e sintomas de gravidez, sendo o atraso menstrual o mais significativo deles. Eventualmente, sintomas como náuseas e vômitos, sensação de barriga distendida, vontade frequente de urinar, cansaço e alterações do humor podem surgir no final da 4ª semana de gestação, mas eles são mais comuns a partir da 5ª e 6ª semanas.

Sinais e sintomas da gravidez na 5ª semana de gestação

A 5ª semana de gravidez calculada pela DUM equivale, mais ou menos, à 2ª semana de gravidez de fato.

Neste momento, a produção de HCG acelera e a concentração sanguínea desse hormônio dobra a cada 48h. Os níveis de estrogênio e progesterona também estão elevados, o que favorece o surgimento de sintomas e alterações no corpo da futura mãe.

Além da sensibilidade, as mamas crescem e o mamilo começa a escurecer. Os lábios vaginais também tonam-se mais escuros. Um cansaço leve, aumento da vontade de urinar, alterações de humor, aumento da salivação e aumento dos gases intestinais são sintomas que costumam surgir ao longo desta semana.

Sinais e sintomas da gravidez na 6ª semana de gestação

A 6ª semana de gravidez calculada pela DUM equivale, mais ou menos, à 3ª semana de gravidez de fato.

Essa semana de gravidez costuma ser um marco divisório. As felizardas mulheres que conseguiram chegar à 6ª semana ainda sem sintomas relevantes, dificilmente chegam à 7ª semana sem apresentar nenhum sinal da gravidez. Já aquelas pobres coitadas que já começaram a ter sintomas desde a 4ª semana, assistem a um agravamento dos mesmos a partir da 6ª semana.

Nesta fase, o cansaço começa a tornar-se maior, as idas ao banheiro tornam-se mais frequentes, inclusive à noite, e o famoso enjoo da grávida costuma aparecer. Além das náuseas, a gestante pode começar a ter desejos por alimentos específicos. Comidas que eram adoradas antes da gravidez podem ser desprezadas, ao mesmo tempo que alimentos que antes causavam repulsa podem ser intensamente desejados. Se você vir uma mulher que não come carne vermelha tendo um profundo desejo por um Big Mac, pode apostar que ela está grávida. Variações de humor, medos e aumento dos seios também são marcantes nesta fase.

Na 6ª semana, o embrião ainda é muito pequeno (não tem nem 1 cm de comprimento) e o útero praticamente não mudou de tamanho. Porém, a gestante sente-se com a barriga inchada e pode notar que as suas calças já não lhe cabem mais tão bem.

Sinais e sintomas da gravidez na 7ª semana de gestação

A 7ª semana de gravidez calculada pela DUM equivale, mais ou menos, à 4ª semana de gravidez de fato.

LEIA TAMBÉM:
GANHO DE PESO NA GRAVIDEZ

Cerca de 90% das mulheres chegam ao final desta semana tendo sintomas claros de gravidez. Além dos enjoos, do excesso de saliva, do excesso de urina, do cansaço, dos seios que não param de crescer, das variações de humor, da sensação de barriga inchada, você ainda pode começar a sentir sintomas de refluxo gastrointestinal. Pra piorar, você ainda pode ficar com prisão de ventre.

O cansaço tende a se agravar nesta fase, e tudo o que a gestante mais deseja é poder ficar dormindo na sua cama. Tonturas também são comuns.

Apesar dos enjoos e de restrição a alguns alimentos, é provável que você já esteja a aumentar de peso.

Sinais e sintomas da gravidez da 8ª a 12ª semana de gestação

A 8ª semana de gestação marca o início do 3ª mês, enquanto a 12ª semana marca o final do primeiro trimestre. Vamos abordar esse intervalo em conjunto, pois as novidades já não surgem mais a cada semana.

Durante o terceiro mês de gravidez a mulher já sente-se “plenamente grávida”. Os sintomas que tinham que surgir já surgiram, e a tendência é que eles se tornem mais intensos até a 11ª-12ª semana, quando a pior fase começa a passar. O enjoo e o cansaço intenso tendem a desaparecer após a 12ª semana. Porém, boa parte dos sintomas permanecem, principalmente a vontade frequente de urinar  e o refluxo.

É possível que ao final do 1º trimestre você note o surgimento de um discreto corrimento vaginal, que tem coloração clara, não causa dor, coceira nem tem odor (leia: CORRIMENTO NA GRAVIDEZ).

Sabe aquela história de que a pele da grávida brilha e fica maravilhosa? Pois é, você foi enganada. Algumas mulheres até ficam com a pele mais macia e brilhosa, mas na maioria, a intensa exposição aos hormônios progesterona e estrogênio provoca alterações nada maravilhosas na sua pele, tais como acne, aumento da oleosidade, hiperpigmentação, aparecimentos de pequenos vasos, pelos mais grossos e alterações nas unhas. Aliás, pelos, cabelos e unhas podem começar a crescer rapidamente. As gengivas tornam-se frágeis e a ocorrência de gengivite também é comum.

Algumas mulheres referem sentir o bebê se mexendo ao final das 12 primeiras semanas de gravidez, mas isso não corresponde à realidade, pois o feto tem apenas cerca de 5 a 6 cm neste momento. Os mais provável é que você esteja sentindo a movimentação dos gases dentro dos intestinos. Os primeiros movimentos reais do feto só são percebidos a partir da 16ª a 18ª semana de gravidez.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

62 Comentários

  1. Vera

    Boa noite, precisava de uma explicação por favor. Estou gravida, segundo a medica de familia hoje faria 8 semanas, mas fiz o ultrassom e corresponde a uma gravidez de 4 a 5 semanas. Como saber a data prevista de nascimento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A data do ultrassom costuma ser a mais correta.

  2. Gabriela marques

    Ola, meu nome é Gabriela e tenho 17 anos. Tive relaçoes sexuais com meu namorado e no dia seguinte usei PDS após seis dias fizemos novamente e eu tomei PDS tbm, minha menstruaçao esta a quatro semanas atrasadas, fiz o teste de gravidez e deu negativo, apos cinco dias fiz o teste e deu negativo tambem, minha menstruaçao pode estar atrasada pela bomba de hormonios da PDS? Senti uma colica no ovario esquerdo o bico dos meus seios ficaram sensiveis e nao notei mais nada, eu posso estar gravida ou a menstruaçao esta para vir?

    Ps; só tenho um muco branco tipo hidratante.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, você provavelmente embaralhou todo o seu ciclo menstrual tomando a PDS 2 vezes em um curto espaço de tempo. Você tem que passar a usar um método contraceptivo de forma regular. A PDS é para ser usada em situações extraordinárias, ela não é um contraceptivo de uso frequente. Até porque a sua taxa de falha é maior que a dos outros métodos.

  3. Ana

    Oi Dr, meu nome é Ana tenho 40 anos e fiquei grávida recentemente. Menstruei em 02/11/2015 tive relação sexual com meu marido dia 08/11, 14 e 15/11 com duas semanas comecei a sentir fortes enjôo pela manhã e tontura as vezes e um calor insuportável com suor frio, pensei até estar doente. No dia 30/11 desconfiei que poderia estar grávida estava tentando a 7 meses sem sucesso, comprei um teste de urina e deu positivo a segunda linha bem fraquinha e fiz outro no mesmo dia positivo novamente a linha tb tinha ficado fraca. No dia 02/12/15 fiz bhcg e deu positivo 67 mui/ml. Fiz o exame antes de atrasar pq senti todos esses sintomas então nem todas as mulheres são iguais eu percebi cedo pq nunca tenho nada…infelizmente no dia 04/12/15 tive um aborto espontâneo… Agora aguardo para mais uma tentativa… Bjs

  4. Joana Machado

    Olá doutor, estou com uma dúvida e se puder me ajudar ficarei grata!
    Meu exame beta hcg deu resultado positivo, porém com uma sensibilidade de 25 mui/ml, será que posso confiar no resultado? Eu estou realmente grávida? Joana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá no limite. Tem que repetir para ter certeza. Outra opção é conversar com o seu obstetra e fazer uma ultrassonografia.

  5. Desirée Rodrigues

    Olá Dr. estou com dúvidas… A minha última menstruação foi no dia 24/09 a 27/09 era pra ter vindo agora em outubro e não veio, esperei até agora e fiz o teste de farmácia, eu negativo, sendo que eu estou sentindo todos os sintomas da gravidez, mas pode ser que eu estou grávida ou não, acha melhor eu fazer o ixame de sangue?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que você não esteja grávida, mas se a sua suspeita é forte, o exame de sangue é mesmo a melhor solução para esclarecer a dúvida.

  6. cintia.chunda

    ola Dr. o ultimo dia da minha mestruação foi no dia 19/09/2015 fiz sexo no dia 25/09/2015 é posivel ter engravidado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o seu ciclo menstrual for curto, há risco.

  7. Jean

    Bom dia Dr. Minha esposa, fez o beta com 5 dias de atraso e deu positivo, estava com todos os sintomas de gravidez, 10 dias apos, teve um sangramento de cor marrom escuro por 2 dias. fomos até a Médica dela e realizamos ultrassom intravaginal e o externo e não encontramos nada no útero. Foi refeito o beta logo após e deu negativo. O que pode ter acontecido? Aborto espontaneo ou nunca esteve gravida? A dra falou que o beta dificilmente dá falso positivo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A hipótese mais provável é de aborto espontâneo.

  8. Tainara Marques

    Ola Dr estou com uma dúvida no mês de julho a minha menstruação atrasou e no mês de agosto veio 5 dias certinho e nesse mês já faz 10 dias de atraso, porém tive uma infeção intestinal no final do mês de agosto, posso estar grávida??
    Desde já agradeço!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A infecção pode ser a causa do atraso menstrual. De qualquer forma, se já há 10 dias de atraso, faça o teste de gravidez.

  9. Blog Pinkllips

    Olá Dr. fui no medico pq fiz exame de sangue e deu positivo. Ja suspeitava, mas o medico não passou de imediato o ácido fólico que dizem ser muito importante. E ja tenho 34 anos. Temos que esperar mesmo pelo resultado do hemograma? Estou 6 semanas.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na verdade, o tubo neural termina sua formação antes do fim da 6ª semana. Portanto, a sua utilização agora teria pouca relevância. O indicado é que as mulheres que estão tentando engravidar comecem a tomar ácido fólico antes de engravidar.

  10. vanessa

    Ola boa tarde doutor.minh a menstruaçao esta atrasada. Ai fiz o teste de urina deu negativo fiz o de sangue deu 0,10 ml.no dia que fiz 2 meses de atraso deceu um pouquinho de sangue. Mas nao deceu mais. Sera ke to gravida ou nao doutor ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o exame de sangue deu negativo, você não está grávida.

  11. sara regina sales freire

    Olá doutor,
    estou com dúvidas sobre me exame beta hcg, pois o resultado deu o seguinte: 120,0 pg/mL
    o que significa?

  12. Zulayne Kelly Sales

    Olá doutor minha menstruação iria descer dia 17 de Agosto aí no dia 15 tomei anticoncepcional para não deixar descer tomei uma semana e esqueci de tomar desde então tivemos relação agora já são 5 dias que parei e nada de descer posso ter engravidado…
    Fiz um exame de sangue deu 0.01 dosagem Ou seja negativo…Estou sentindo tontura…Será que estou gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com hCG tão baixo é pouco provável.

  13. Bruna Viana

    Olá
    Dr fiz um teste de farmácia pela manhã e deu positivo, porém nao acreditei do resulta e fiz outro teste no dia seguinte porem foi no meio do dia, a segunda linha ficou clara mais apareceu posso realmente estar gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem pelo menos 1 teste de gravidez de farmácia positivo, o correto agora é fazer o teste de sangue.

  14. Sandra

    Ola Dro minha menstruação veio dia 22/07/2015 e terminou dia 26/07/2015 tive relação no dia 10/08/2015 e 11/08/2015, Bem minha mestruação era p ter chegado e ainda não veio, poço estar gravida ? Tive um sangramento ontem marron escuro mais só durou ontem, estou tomando um medicamento chamado sibutramina e minha menstruação NUNCA ATRASOU mesmo eu tomando essa medicação …

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode. Após 5 dias de atraso, você pode fazer o teste de farmácia.

  15. Thaís Paz

    Após quantos dias da relação sexual é possível fazer o teste de gravidez? Desde já, obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal não é contar pela data da relação, mas sim pelos dias de atraso menstrual. Enquanto a menstruação não atrasar, não adianta fazer o teste.

  16. carla

    a minha menstruação veio 01/08 e foi embora 06/08, e tive relação de dia 10/08 a dia 16/08 e so falhei no dia no dia 14/08. o senhor acha que posso engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

    2. carla

      Quantos dias depois da relação pode se sentir a primeiras sintomas de gravidez?

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Demora umas 2 ou 3 semanas , pelo menos.

  17. Adriene

    Boa noite! Fui no médico no início do mês de Julho,ele me falou que eu não engravidei antes porque tenho microcisto, ai passou um remédio para eu iniciar o tratamento. Minha última menstruação foi dia 27 de Junho. Então comprei o remédio e esperei dia 27 de julho chegar, mas minha menstruação não veio. Fiz o exame e deu positivo. Dia 10 de agosto, Fiz uma transvaginal É não deu pra ver o embrião, só o saco gestacional. Estou preocupada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que esperar mais 1 semana pelo menos e repetir o ultrassom. Se a gravidez estiver bem precoce, ainda não dá pra ver o embrião mesmo.

  18. Gene

    Sinto ardência ao urinar e com ela pequena quantidade de sangue pode ser gravidez,?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Parece mais infecção urinária.

  19. Gene

    Estou com uma dúvida tive relação sexual sem camisinha três dias após comecei a sentir muita dor ao urinar e sinto vontade toda hora de urinar o que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Realmente tem toda cara de infecção urinária.

  20. Bruna

    Ola, estou com a menstruação atrasada há 20 dias, tomo anticoncepcional e uso camisinha, fiz o teste de farmácia com 10 dias de atraso, posso estar grávida ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com anticoncepcional, camisinha e um teste de gravidez negativo após 10 dias de atraso, é muito pouco provável que você esteja grávida. Muito pouco mesmo.

  21. Janaina

    Estou com uma dúvida infeliz. Fiz sexo com o meu namorado dia 01/07/15
    E com o meu ex marido dia 15/07/15
    Minha última menstruação foi dia 27/06/15. E eu fiz uma transvaginal e eu estou com 6 ,ou 5 semanas.
    Preciso saber quem é o pai do meu filho
    Pode me ajudar? Tem algum outro exame que eu consiga saber ao certo quantas semanas eu estou? Existe algum cálculo para que eu possa tirar a duvida

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelas datas que você descreve, é pouco provável que o filho seja do seu namorado. São apenas 4 dias depois do início da menstruação. Não é impossível, mas é pouco provável. Pra ter certeza, você vai ter que fazer um teste de DNA.

  22. Mari Castro

    Fiz minha primeira ecografia dia 18 / 07 e estava com gravidez 18 semanas e tempo de amenorreia 18 semanas. Significa que o neném tbm esta com cerca de 18 semanas ou preciso tirar 2 semanas (semanas correspondentes a menstruação)?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A data correta é mesmo 18 semanas. A gente conta o tempo de gravidez pela data da última menstruação.

  23. Gabriela Alves

    Boa Noite Dr Pedro.To com uma duvida angustiante.Tomo Nactali e nao mestruo,o que é normal tomando esse remedio. Mas eu queria fazer um teste Beta Hcg mas como nao mestruo nao sei o dia que seria minha mestruação.Devo me guiar pelos dias da relação ? Desde ja grata pela atenção…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode fazer o teste cerca de 3 semanas após a última relação.

  24. Sirleide

    Bom dia dr!
    Tenho 42 anos e estou tentando engravidar a 3 meses.Fiz todos os exames e tudo esta ok. Já estou tomando o ácido fólico a 5 meses. A minha menstruação é de 28 dias,só que esse mês chegou 2 dias antes e com uma coloração escura,além de pouco fluxo. Estou aguardando mais uns dias para fazer o teste de farmácia. Esse sangramento terá sido a nidação? Desde já agradeço!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma possibilidade.

  25. amanda

    dr tomo enjecao e a uns meses tou com a barriga grande dura e fica algo tipo tremendo sinto enjou e um pouco de tontura dor de cabeca e nos seios minha mestruacao veio muinto pouca e de cor um pouco clara e antes do dia certo e dores nas costa e barriga posso ta gravida ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouco provável que alguém engravide fazendo o anticoncepcional injetável.

  26. Mari Castro

    Doutor, o período fértil é contado 7 dias antes e 7 dias depois da menstruação?

  27. Polli Furtado

    Dr. Eu tomava anticoncepcional injetavel a cada 3 meses e parei porque estava me dando muitos sintomas ruins. Tem 2 meses que nao tomo, porem fica saindo os escapes todos os dias( as vezes escuro e as vezes vermelho) volta e meia tenho relações desprotegidas. Posso estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os escapes são normais quando se troca o método anticoncepcional hormonal. Porém, se nos últimos 2 meses você teve relações desprotegidas, há risco de gravidez sim.

  28. Gi

    Oque pode acontecer se uma mulher engravida por esquecer de tomar anticoncepcional e o segue tomando sem saber que esta gravida?
    Mesmo tomando anticoncepcional ela tera como perceber que esta gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Não é aconselhado, mas em geral não acontece nada de grave.
      2- Os sintomas de gravidez ocorrem mesmo que a grávida continue tomando a pílula inadvertidamente.

  29. Marc

    Excelente texto dr. Esse sangramento da implantação no útero causa alguma dor? Minha namorada tá com cólicas há 3 dias, mas a menstruação está vindo mais fraca. Será que ela pode estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O sangramento da implantação costuma ocorrer alguns dias antes da data provável da menstruação e não costuma durar mais do que 1 dia. Ele também não causa dor. À distância não tenho como afirmar nada, mas me parece mais provável que isso seja mesmo a menstruação.

  30. Renata Silva

    Dr, minha irmã está com 11 semanas de gravidez e praticamente não tem sintomas. Nunca sentiu enjoos. Isso é normal ou é sinal de problema na gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Há alguns estudos que relacionam a ocorrência de enjoos na gravidez com uma melhor saúde do bebê, porém, isso é muito questionável.

      Há milhares de mulheres que passam a gravidez toda com poucos sintomas e não apresentam problema algum na gestação. Se os exames estão todos normais e o bebê está crescendo normalmente, não tem problema algum ela não ter náuseas.