Rubéola na Gravidez – Diagnóstico (IgG e IgM)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 69 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

Introdução

A rubéola é uma infecção de origem viral que costuma provocar quadros brandos, com poucos ou nenhum sintoma na maior parte dos pacientes. Ela é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, sendo menos perigosa do que a gripe, por exemplo.

A rubéola, porém, possui uma particularidade que a torna uma importante preocupação de saúde pública: ela é extremamente perigosa para o feto quando adquirida pela mãe durante gravidez, principalmente nos três primeiros meses de gestação. Por este motivo, a sorologia para rubéola, exame utilizado para fazer o diagnóstico desta virose, deve sempre fazer parte dos exames solicitados durante o pré-natal.

Neste artigo vamos nos ater à interpretação da sorologia contra rubéola na gestação. Vamos explicar o que são os termos IgG ou IgM reagente, não reagente e indeterminado, e quais são as implicações para a mãe e para o feto em cada tipo de resultado.

→ Se você procura informações gerais sobre a doença rubéola, incluindo transmissão, sintomas e tratamento, acesse o seguinte link: RUBÉOLA – Sintomas e diagnóstico.

Significado dos termos sorologia, IgG e IgM

Uma das formas mais comuns de diagnosticar uma infecção é através da sorologia, que é um exame de sangue no qual podemos pesquisar a existência ou não de anticorpos específicos contra determinadas doenças.

A lógica por trás da sorologia é a seguinte: quando somos infectados por algum germe, seja ele um fungo, bactéria, parasito ou vírus, o nosso sistema imunológico “pega” amostras destes micróbios e as usa para criar anticorpos específicos contra os mesmos. Se você nunca foi exposto a um determinado micróbio antes, você não possui anticorpos específicos contra ele. Por outro lado, se você tem a doença agora ou a teve em algum momento da vida, nós conseguimos encontrar anticorpos específicos circulando na corrente sanguínea.

Como a produção de anticorpos leva alguns dias para ficar pronta, os pacientes que estão tendo uma infecção pela primeira vez precisam, inicialmente, usar outras armas imunológicas, que não os anticorpos, para atacar o agente invasor. Um exemplo são as glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que são células de defesa que podem atacar qualquer tipo de agente infeccioso. Em muitos casos, a doença pode ser branda o suficiente para ser controlada apenas com as células de defesa não específicas, antes dos anticorpos estarem prontos.

Algumas doenças, porém, só conseguem ser totalmente eliminadas quando os primeiros anticorpos específicos surgem. É importante destacar que cada grupo de anticorpos é específico para uma determinada doença. Os seus anticorpos contra toxoplasmose não servem para combater a rubéola, assim como os anticorpos contra a catapora de nada adiantam contra o sarampo.

Vou usar a rubéola como exemplo, mas o raciocínio que desenvolverei a partir de agora serve para grande parte das infecções.

Anticorpos IgM e IgG

Quando somos contaminados com uma nova infecção, os primeiros anticorpos produzidos são as imunoglobulinas M, mais conhecidas como IgM. Portanto, a existência no sangue de grandes quantidades de IgM contra rubéola, por exemplo, é um indicador de que a infecção foi recentemente adquirida ou está em curso.

Quando o paciente se cura da infecção, o sistema imunológico para de produzir anticorpos do tipo IgM e passa a produzir imunoglobulinas G, conhecidas como IgG. O IgG é um anticorpo de memória, que permanece presente no sangue pelo resto da vida. Desta forma, da próxima vez que o paciente entrar em contato com a rubéola, o risco de desenvolver a doença será mínimo, pois desde o primeiro momento, o seu sistema imunológico já terá amostras de anticorpos específicos contra a rubéola.

Portanto, a presença de anticorpo IgG contra a rubéola é um sinal de que o paciente já teve a doença em algum momento da vida e agora encontra-se imunizado. A presença de anticorpos do tipo IgG costuma ser chamada de cicatriz sorológica, ou seja, uma marca de que o paciente esteve infectado no passado.

Anticorpos IgG podem ser obtidos através de infecção prévia ou vacinação. Na verdade, o objetivo de qualquer vacinação é induzir o sistema imune a produzir anticorpos permanentes contra uma determinada infecção. O desenvolvimento de anticorpos do tipo IgG é um sinal de que a vacinação foi eficaz.

Interpretação dos resultados da sorologia contra rubéola

Quando o paciente faz uma sorologia contra rubéola, existem basicamente três resultados possíveis:

  1. IgM e IgG não reagentes.
  2. IgM reagente e IgG não reagente.
  3. IgM não reagente e IgG reagente.

O que significa o resultado: IgM e IgG não reagentes?

Se na sua sorologia contra rubéola tanto o IgM quanto o IgG vierem como não reagentes, isso significa que você tem não anticorpos contra a rubéola, ou seja, nunca foi exposto(a) a este vírus e encontra-se susceptível a uma infecção. Se você foi vacinado(a), mas o seu IgG é não reagente, isso significa que a vacinação não foi eficaz, sendo esta uma indicação para repetir a vacina.

Uma gestante que tenha sorologias negativas para rubéola precisa ter muito cuidado para não entrar em contato com ninguém infectado, pois, como ela não tem anticorpos contra a rubéola, ela corre o risco de se contaminar durante a gravidez.

O que significa o resultado: IgM reagente e IgG não reagente?

Como já referido, o anticorpo IgM surge após alguns dias de infecção pela rubéola. Como o vírus da rubéola demora cerca de 2 a 3 semanas para manifestar sintomas, na maioria dos casos, o anticorpo IgM já encontra-se reagente quando a paciente começa a manifestar a doença. Depois de 4 a 8 semanas, a produção de IgM diminui muito e a sorologia o torna-se não reagente.

Por isso, uma grávida com sorologia positiva para IgM significa que ela provavelmente se infectou com o vírus da rubéola nas últimas 2 a 6 semanas, estando sob risco de ter um feto com má-formações, principalmente se a gravidez estiver no primeiro trimestre.

O que significa o resultado: IgM não reagente e IgG reagente?

A presença de um IgG reagente para rubéola costuma causar alguma confusão nas gestantes. Ao contrário do que a maioria da população leiga imagina, esse resultado, se presente ainda bem no inicio da gravidez, é o melhor que a gestante pode ter.

Vejamos: se a gestante possui um IgG reagente, isso apenas indica que ela tem uma cicatriz imunológica, ou seja, encontra-se imune à rubéola. Essa imunidade pode ter sido obtida por uma infecção antiga, antes dela ter engravidado, ou através de vacinação prévia. O fato é que a origem do IgG pouco importa, o importante é saber que esta grávida tem um risco muito baixo de contrair rubéola durante a sua gravidez, pois ela possui anticorpos contra o vírus.

Faz-se necessária, porém, uma observação. O anticorpo IgG indica infecção antiga, geralmente com mais de 2 meses, mas ele não nos possibilita dizer exatamente quando essa infecção ocorreu. Por isso, a sorologia precisa ser feita na primeira consulta de pré-natal para pode ser interpretada corretamente. Imaginem uma grávida que só faz a sorologia no 5º ou 6º mês de gravidez e apresenta um IgG positivo. Se ela não tiver tido sintomas, não teremos como saber se essa infecção ocorreu anos atrás ou surgiu nas primeiras semanas da gravidez.

IgM e IgG contra rubéola: reagente, não reagente e indeterminado

Os valores de referência para a sorologia da rubéola podem variar de um laboratório para o outro. Na hora de interpretar o resultado, não é o valor em si o mais importante, mas sim saber se ele está reagente ou não reagente de acordo com os valores de referência fornecidos pelo laboratório.

Peguei aleatoriamente na Internet os valores de referência de um determinado laboratório apenas para exemplificar.

Valores de referência para o IgG rubéola:

  • Não reagente: inferior a 5 UI/mL.
  • Indeterminado: de 5 a 15 UI/mL.
  • Reagente: superior a 15 UI/mL.

Valores de referência para o IgM rubéola:

  • Não reagente: inferior a 0,6 UI/mL.
  • Indeterminado: de 0,6 a 0,79 UI/mL.
  • Reagente: superior a 0,79 UI/mL.

No exemplo acima, qualquer paciente com IgG menor que 5 UI/mL ou IgM menor que 0,6 UI/mL terá um resultado não reagente, ou seja, negativo. Da mesma forma, se o IgG for maior que 15 UI/mL ou o IgM maior que 0,79 UI/mL, o resultado será reagente.

O que é um resultado indeterminado?

Resultado indeterminado ou inconclusivo ocorre quando os valor de IgM ou IgG encontra-se levemente alterado, não sendo possível afirmar se existem anticorpos em quantidades relevantes ou não. Em geral, esse problema ocorre quando algum fator não identificado está interferindo no resultado. Quando isso ocorre, o ideal é repetir o exame. Na maioria dos casos, quando a paciente com um resultado indeterminado repete a sorologia, o novo resultado vem como não-reagente.

Diagnóstico da rubéola na gravidez

Na primeira consulta pré-natal, toda as gestantes devem fazer a sorologia da rubéola para que os seus obstetras tenham ciência do seu estado imunológico contra a doença. Esse primeiro exame serve para saber quem está imunizada e quem é susceptível à doença.

A sorologia para rubéola também deve ser solicitada se durante a gravidez, a gestante tiver contato com alguma pessoa infectada ou desenvolver sintomas típicos da rubéola, tais como, febre, aumento dos linfonodos e manchas pelo corpo. O diagnóstico da rubéola é feito se a sorologia detectar a presença de IgM reagente.

Outra forma de fazer o diagnóstico é através da comparação dos valores do IgG no momento dos sintomas e após 3 semanas. Mesmo que o IgM permaneça negativo, se o valores de IgG subirem mais de 4 vezes neste intervalo, isso indica que os sintomas foram mesmo provocados pela rubéola.

Reinfecção durante a gravidez

Uma pessoa ter rubéola mais de uma vez não é comum, mas não é impossível. Da mesma forma, não é impossível que uma pessoa que tenha sido vacinada desenvolva rubéola.

Portanto, se uma gestante que no primeiro exame pré-natal tinha IgG positivo desenvolver um quadro clínico semelhantes à rubéola, a hipótese de uma reinfecção pela rubéola deve ser aventada. Nestes casos, a conduta sugerida é a seguinte:

  • Se a gestação tiver menos de 12 semanas, uma nova sorologia deve ser realizada. Uma elevação significativa dos valores de IgG em relação ao primeiro exame sugere fortemente a hipótese de reinfecção pela rubéola. Felizmente, o risco de má-formações na reinfecção é de apenas 8%, bem mais baixo que os 80% de risco na infecção primária.
  • Se a gestação já tiver ultrapassado as 12 semanas, não é preciso fazer nada, já que o risco de má-formações neste fase é muito baixo nos casos de reinfecção.

Vacinação contra rubéola para grávidas com IgG não reagente

Uma medida simples para imunizar as grávidas que apresentam IgG não reagente, ou seja, que sejam susceptíveis à rubéola na gestação, seria a vacinação durante a gravidez. Infelizmente, as atuais vacinas contra a rubéola são feitas com vírus vivo atenuado, o que contraindica a sua administração durante a gravidez.

Portanto, a melhor forma de prevenir a rubéola na gravidez é através da vacinação em massa das meninas durante a infância. Se você foi vacinada de acordo com o calendário de vacinação, o risco de ter rubéola em uma futura gravidez torna-se bem mais baixo.

O que fazer se a gestante tiver rubéola na gravidez?

Como o risco de má-formações graves é elevadíssimo no primeiro trimestre, muitos países, como é o caso de Portugal, permitem o aborto quando as grávidas têm o azar de contrair rubéola exatamente nas primeiras semanas de gravidez. No Brasil , porém, o aborto não é permitido nesta situação. Nestes casos, não há o que fazer, apenas torcer para que a infecção não provoque danos sérios ao bebê.

Rubéola adquirida após a 20ª de gestação raramente provoca má-formações, mas pode provocar alguns problemas, como parto prematuro ou bebês com baixo peso ao nascimento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


69 respostas para “Rubéola na Gravidez – Diagnóstico (IgG e IgM)”

  1. Milena cristina dos santos soares

    O meu deu 47,4 UI/ mL Rubeola IgG o que significa? estou com 9 semanas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual é o valor de referência do laboratório? E qual foi o resultado do IgM?

  2. Shaiane

    Oii minha amiga fez o exame de rubeola é deu IgG 50,9ui/ml

    IgM 0,10 isto é positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não sei qual é o valor de referência que o laboratório que ela fez utiliza, mas, aparentemente, ela tem IgG positivo e IgM negativo, o que indica infecção antiga e curada.

  3. Lara Fabian

    Tive exame hoje o resultado pra Rubéola -anticorpos IgG resultado deu 93,38 ui/ml o que significa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que você já teve rubéola.

  4. Maria do carmo

    Dro minha filha estar grávida de 8 semanas e o exame dela de rubéola igG resultado deu de 46,5 isso confirma a rubéola ou não. Estou angustiada ela só tem consulta com o médico daqui a 10 dias . O senhor poderia me responder obg deus te abençoe grandemente .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Olá Maria, eu não sei qual é o valor de referência do laboratório. Mas se for positivo, não tem problema, pois IgG é um anticorpo que indica infecção no passado. Isso é bom porque ela agora estaria imunizada e não teria risco de contrair rubéola durante a gravidez.

  5. KAROLINE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Foi muito útil! Obrigada !

  6. Nilmara Oliveira

    Dr muito obrigado pelas informações. Tenho consulta dia 2/07/18 mas tenho costume de olhar os exames antes e neles vi hepatite b anti HBS reagente mas vi que é pq tenho imunidade. Deu tb rubéola IgG reagente e IgM não reagente e pelo seu texto entendi que esta tudo OK. Obrigada

  7. Luciana Braz

    Muito obrigada, foi de grande ajuda seu artigo, excelente explicação

  8. Bertha

    Obrigada Dr. pelos esclarecimentos! Meu IgG deu 395 Ul/mL, e meu IgM deu 0,92 Ul/mL, os valores de referência do laboratório para IgM é – Inconclusivo: Entre 0,8 e 1,0 UI/mL e Reagente: Superior a 1,0 UI/m. Será necessário um outro exame, pois vejo que pelo valor deu indeterminado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente o seu obstetra vai querer repeti-lo.

  9. KYSSIA CORDEIRO

    Olá, estou gravida de 17 semanas e desde do primeiro exame, com 12
    semanas meus resultados para rubeola deram IGG reagente e IGM
    indeterminado. Repeti o exame e deu o mesmo resultado IGG reagente e IGM
    indeterminado. Na ultrasson que fiz com 13 semanas estava tudo bem com o bebê. Tenho que me preocupas com este resultado Doutor??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente não é rubéola recente.

  10. Camila Arruda Praxedes

    Olá dr, e se as 2 sorologias forem positivas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sempre que o IgM estiver elevado, isso é sinal de infecção recente.

  11. Millena Camilly

    Boa noite. Estou com 36 semanas e fiz exame hoje e deu IGG 224 reagente e IGM 1,56 reagente.. Devo me preocupar? Não senti nenhum sintoma e tomei todas as vacinas corretamente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se estiver tudo bem com os exames pré-natal, como você já está na reta final de gravidez, é provável que não haja nenhum grande problema. De qualquer forma, o obstetra tem que ficar a par deste resultado.

  12. Ângela Nóbrega

    Boa noite. Estou grávida de 10 semanas. No meu exame de rubéola deu IGG reagente e IGM reagente. Não tive contato com ninguém com rubéola e tomei duas doses da Tríplice viral há muitos anos. Mesmo assim, repeti o exame (pelo mesmo método) e deu o mesmo resultado. No laboratório me indicaram refazer o teste com o método Alfa, mas não tem aqui na cidade onde moro, nem na capital. Esse resultado deve me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse resultado sugere infecção recente pela rubéola. É uma situação que deve ser investigada com mais cuidado, pois se a infecção for real, há risco para o bebê.

  13. Marcos Vinícius

    Dr. Pedro Pinheiro, obrigado pelos esclarecimentos de grande valia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      De nada, fico feliz em poder ajudar.

  14. Lilly Ferreira da Costa

    O resultado do meu exame “Rubéola anticorpos IGG” deu resultado “inconclusivo” (13,43UI/mL) e IGM “Não reagente”, fiquei um pouco preocupada, porém fui olhar meus exames da primeira gravidez, há quatro anos e o resultado para anticorpos IGG, deu “Reagente” (29,1UI/mL), enquanto o IGM também “Não reagente”, isso quer dizer que estou mesmo ‘imune’?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  15. Jeane

    Fiz o exame que consta que to com toxoplasmose igg de18.10 reagente e rubeola igg108.10 reagente ,e to com 12 semanas de gestação é perigoso ? Me ajudem

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O IgG reagente não tem problema. O problema é ter IgM reagente.

  16. Daniele

    Rubéola anticorpos IgG 485,2 alguém me ajuda isso é perigoso rubéola igm deu 00,0 pois to tentando engravida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      IgG positivo com IgM negativo não tem problema. Só quer dizer que você tem imunidade contra rubéola.

  17. Paloma Picussa

    Olá estou tentando engravidar mais meus exames deram igm 1,020 indeterminado e igg 250 reagente, corro algum risco se engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é repetir o exame antes de engravidar para ter certeza que o IgM é negativo.

  18. Mara Ramim Monteiro

    Oi estou bastante preucupada meu resultado deu do exame rubeola igg deu reagente e o igm deu 0,28 so ñ especificou se é reagente ou ñ ! Estou com 10 semanas .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em geral, 0,28 é negativo, mas isso precisa ser confirmado pelo valor de referência do laboratório.

  19. Bianca

    Oi meu resultado deu igg reagente e igm nao reagente entao meu bebe nao tem perigo de nascer com algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Correto, o resultado é bom.

  20. Fernanda

    Dr meu igg deu 500U/ml e o igm deu não reagente tem perigo estpu siper preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse resultado apenas indica que você tem imunidade contra a rubéola.

  21. bianca

    Bom dia dr meu resutado de exame deu igg reagente e igm nao reagente viz o exame estava com trez meses peguei tem um mes ai repeti o exame deu igg reagente de novo meu bebe core risco de ma-formacao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, conforme explico no texto, o que importa é ter IgM negativo.

  22. Elisa

    Dr. minha cunhada fez o exame e o resultado de IgG e IgM reagentes, meu irmao teve rúbeola o que poderia ter trasmitido para ela, mas estamos sem entender, pq ela tem 26 anos e vacinou qdo criança e aos 19 anos, e não teve nenhum sintoma da rubéola. É comum uma pessoa msm vacinada adquirir a rubeola? E mesmo se adquiriu nao ter nenhum sintoma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Possível é, mas não é o esperado. Pode ser erro laboratorial.

  23. ELisangela

    Dr. Meu exame deu IgG reagente e IgM não re
    agente o que quer dizer ??tenho perigo na minha gravidez ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      IgG reagente com IgM não reagente indica infecção antiga. Você tem imunidade e está protegida durante a gravidez.

  24. Juliana

    Dr, fiz o Anticorpo para IgG reagente para Rubéola e IgM não reagente, quando criança tomei apenas uma dose de Tríplice viral aos 12 meses. Qual a probrabilidade de pegar Sarampo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Rubéola e sarampo são doenças diferentes. Para saber se você tem imunidade ao sarampo, é preciso saber o seu IgM e IgG contra sarampo.

  25. marcela

    Estou olhando na minha carteira de pre natal eo meu resultado para rubeola IGGpositivo eo IGM negativo que isso significa Dr.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que você tem imunidade contra rubéola. É um bom resultado.

  26. karine andrade

    ola estou muito preocupada cm minha irmã ,ela fez o exame de rubeola e deu igg 168,8 ui/ml reagente e igm não reagente !e ela esta gravida de 2 meses…oq isso pode prejuticar o bebe?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Conforme o texto explica, IgG positivo e IgM negativo é sinal de imunidade. É um bom resultado para quem está grávida, pois significa que ela não tem perigo de pegar rubéola durante a gravidez.

  27. Onivaldo Aparecido Pereira

    boa tarde Dr o exame da minha filha deu o igg419,0 reagente e o igm 0,320 não reagente este resultado é bom? ou ruim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quais são os valores de referência do laboratório?

  28. morgana

    ola DR.estou gestante de 4 messes e fiz o exame de rubeola,anticorpos igg o resultado foi ; reagente isso e bom ou ruim corro riscos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O IgG não tem problema ser positivo. Significa imunidade. O problema é ter IgM positivo.

  29. Ana Cícera Alves

    Bom dia Dr. Pedro!
    Estou com muita vontade de poder gerar um(a) filho(a), quando acontecer, não tenho a menor intenção de fazer ultrassom pra saber o sexo. Mas, gostaria de saber se a alimentação influencia no sexo do bebê.

    Desde já agradeço e aguardo resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não há nada cientificamente comprovado que interfira no sexo do bebê.

  30. Fernanda

    Quero agradecer pelo ótimo esclarecimento!!

  31. itala

    Dr. O meu IgG deu 277,1…muito preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que importa na gravidez é o IgM. O IgG positivo indica imunidade, é um resultado bom.

  32. Denny Santana

    Dr Pedro Pinheiro, você está de parabéns pela matéria. Tirou todas as minhas dúvidas.
    Muuuuuuuuuito obrigada!

  33. Kalilla Lago

    AOlá, estou gravida de 34 semanas e desde do primeiro exame, antes de 12 semanas meus resultados para rubeola deram IGG reagente e IGM indeterminado. De lá pra ca, repeti os exames mais quatro vezes e os resultados se mantiveram, com minimas alterações nós valores. O ultimo fiz com 32 semanas e o IGM continua indeterminado e o IGG reagente com uma pequena redução se comparado ao primeiro exame. Infelizmente em minha cidade tem apenas uma rede de laboratorios, então não tive como tirar a prova em outro. Meu bebê corre riscos com esses resultados? De acordo com seu texto, eu sou imune oois meu Igg deu reagente desde o início e o Igm não reduziu nesses 5 meses e nem o Igg quadriplicou. Por favor me responda, estou tão preocupada, meu médico não me explica nada…. desde Já grata pela atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que não seja nada mesmo. E o ultrassom morfológico, está normal?

      1. Barbara Andrade

        Olá Dr. Pedro. Estou com 7 semanas de gestação e meu exame apontou igg e igm reagentes para rubéola.
        É provável que esteja com a doença mesmo com o igg alto? Será que os sintomas apareceram daqui algumas semanas? Estou arrasada. Qual possibilidade do exame estar errado?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, é possível. Se você nada sente, o ideal é repetir o exame após 1 ou 2 semanas.

        2. Barbara Andrade

          Olá dr Pedro. Após 15 dias repeti os exames e deram igg 143 e igm 1,51 indeterminado. E nada de sintomas. O que me indicaria fazer nesse caso?
          Obrigada.

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se o valor do IgG não subiu muito e você não tem sintoma algum, o mais provável é que não tenha tido rubéola.
          Antes dessa gravidez, você nunca tinha feito sorologia para rubéola? Você foi vacinada contra rubéola?

        4. Barbara Andrade

          Fui vacinada na infância. Todas as doses possíveis. Na minha primeira gravidez fiz mas creio q nao deu nada pois a GO não me alertou. Minha filha qndo pequena teve roséola, não sei se isso pode influenciar. Eu sei q é mto angustiante , nenhum médico q procurei me deu uma resposta conclusiva.
          Agradeço sua atenção doutor.

        5. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Era bom ver a sorologia da primeira gravidez. Se já havia IgG elevado, você pode ficar despreocupada.

        6. Barbara Andrade

          Olá Dr. Pedro. Encontrei meus exames feitos na minha 1 gravidez em 2005 já era imune à rubéola e em 2007 fui vacinada. É possível q esses resultados alterados sejam mesmo uma reação cruzada não é doutor?

        7. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se você já era imune me 2005 e ainda se vacinou, pode ficar tranquila que não há riscos.