Posso ter engravidado? [Perguntas & Respostas]

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 104 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

Posso engravidar menstruada? Mulheres que tomam anticoncepcional podem engravidar? É possível ficar grávida na pausa da pílula? O líquido pré-ejaculatório do homem engravida?

Todos os dias, milhões de mulheres em idade fértil vão à Internet tentar descobrir quais são as maneiras e as situações que podem resultar em uma gravidez.

Mesmo aquelas que não desejam engravidar a curto prazo podem acabar tendo relações sexuais sem a proteção de métodos contraceptivos, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, passando a correr o risco de apresentarem uma gravidez.

Antes de se perguntar se você pode estar grávida, tenha em mente um dado: qualquer relação sexual desprotegida pode provocar uma gravidez. Portanto, se você teve sexo desprotegido, não importa como nem quando, haverá sempre a chance de estar grávida.

Neste texto esclareceremos as dúvidas mais comuns que as mulheres têm sobre o risco de engravidar.

Perguntas comuns sobre o risco de engravidar

Posso engravidar mesmo sem ter havido ejaculação?

Sim. Sem a ejaculação o risco é menor, mas ainda assim é possível haver espermatozoides no líquido pré-ejaculatório que sai do pênis durante o ato sexual. A ejaculação aumenta a probabilidade de uma gravidez, mas a sua ausência de modo algum é suficiente para preveni-la.

É possível engravidar com coito interrompido?

Sim. Como foi dito acima, o líquido pré-ejaculatório do homem pode conter espermatozoides. Além disso, é comum o homem não conseguir interromper o coito a tempo, ejaculando parcialmente na vagina.

A taxa de gravidez nos casais que praticam coito interrompido chega a 20%, o que é muito alto para ser considerado um método contraceptivo confiável.

Posso estar grávida mesmo sem ter sintomas?

Sim, muitas gravidezes passam despercebidas por vários meses. Há inacreditáveis casos em que a mulher só descobre que está grávida quando entra em trabalho de parto.

Portanto, o fato de você não apresentar os sintomas clássicos da gravidez, como aumento dos seios, enjoos, alterações do apetite, cansaço e excesso de urina não é suficiente para se descartar uma gravidez.

Leia: Sintomas de gravidez (por ordem cronológica de surgimento).

É possível engravidar com penetração por poucos segundos?

Sim. Se o tempo de penetração foi muito curto, a chance de gravidez é muito baixa, porém qualquer relação sexual desprotegida, mesmo muito rápida e sem ejaculação, pode levar à gravidez.

É possível engravidar na primeira vez que você tem relações sexuais sem proteção?

Sim, o fato de ser a primeira vez não muda nada. Se você tem relações desprotegidas, você tem risco de engravidar. Não importa se é a primeira ou a milésima vez.

Posso engravidar tendo relações sexuais durante a menstruação?

Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível.

Tecnicamente falando, a gravidez nunca ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma.

O que ocorre é que os espermatozoides podem sobreviver no útero e nas trompas da mulher por até 7 dias. Se a mulher tiver um ciclo menstrual muito curto, é possível que ela ovule poucos dias depois do fim da menstruação.

Sendo assim, você até pode ter tido relações menstruada, mas a fecundação só ocorrerá alguns dias depois.

Leia: Período fértil – Quando ocorre a ovulação?

Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Como já explicado, você pode engravidar mesmo se tiver relações menstruada. Porém, isso é pouco comum. Quantos mais dias se passarem, maior é a chance da ovulação estar próxima. Na maioria das mulheres, a ovulação ocorre entre o 10º e 20º dia do ciclo menstrual (o primeiro dia do ciclo é o dia em que a menstruação desce).

Existe algum momento do ciclo menstrual em que seja impossível engravidar?

Teoricamente, não. Porém, na imensa maioria das mulheres a época da menstruação costuma ser segura, sendo pouco provável que ocorra uma gravidez tendo relações nesta fase. Mas 100% de segurança, não existe.

Leia: Como calcular o período fértil?

É possível engravidar amamentando?

A amamentação costuma inibir a ovulação, tornando a gravidez pouco provável. Porém, é possível que algumas mulheres ovulem durante o período que ainda estão amamentando, principalmente quando começam a reduzir a frequência das mamadas.

É possível engravidar tendo o homem ejaculado fora?

Sim. Também é pouco comum, mas não impossível que algum espermatozoide consiga progredir até a vagina e de lá para o útero.

É possível engravidar sem haver penetração?

É pouco provável, mas se houver ejaculação na vulva ou bem no início do canal vaginal, há um pequeno risco.

Posso estar grávida mesmo com teste de gravidez negativo?

Depende. A maioria dos testes atuais, mesmo os de farmácias, já conseguem detectar a presença do BHcG com apenas um dia de atraso menstrual.

Contudo, como a concentração desse hormônio nesta fase inicial pode estar bem baixa, é possível haver falsos negativos. O ideal é realizar o exame com pelo menos uma semana de atraso menstrual para minimizar o risco de resultados falsos.

Portanto, se a sua menstruação está atrasada há menos de uma semana, não é possível descartar uma gravidez com um teste negativo. O ideal é esperar mais uma semana e repetir o teste, dando preferência ao teste de sangue.

Leia: Teste de gravidez – Saiba como e quando fazer

Posso estar grávida com menstruação atrasada e teste sanguíneo de gravidez negativo?

Improvável. Os testes de sangue são mais sensíveis que os testes de gravidez de farmácia. Com alguns dias de atraso menstrual não é esperado que ocorram falsos negativos. A chance de gravidez nestes casos é menor que 1%.

Leia: Como posso saber se estou grávida?

Tenho menstruação atrasada e sintomas de gravidez, mas meu Beta hCG é negativo. Posso estar grávida?

Esta pergunta é uma variação da pergunta anterior. Na verdade, não importam os sintomas nem a presença do atraso menstrual. Se o beta hCG (exame de gravidez) é negativo, você não está grávida.

Você precisa procurar um ginecologista para que se possa investigar o motivo do seu atraso menstrual. A chance do Beta hCG vir errado em mulheres com atraso menstrual é desprezível.

Leia: Diagnóstico de gravidez – Quais são os testes confiáveis?

Posso engravidar tendo relações sexuais fora do período fértil?

Sim. Como já referi, o espermatozoide permanece viável por alguns dias dentro do trato reprodutor feminino. Se você tiver relações hoje e entrar no período fértil daqui a três ou quatro dias, existe uma grande chance de engravidar.

Leia: Período fértil para engravidar.

Posso ter engravidado mesmo já tendo vindo a menstruação?

Não. Se a menstruação veio normalmente, é porque não houve fecundação do óvulo.

Porém, cabe aqui um importante parêntesis. No início da gravidez é possível haver um pequeno sangramento vaginal, que pode ser facilmente confundido com a menstruação. É possível também haver um pouco de cólica, o que causa ainda mais confusão. Portanto, a grávida pode achar que menstruou, mas na verdade o que ocorreu foi um pequeno sangramento da gestação.

Leia: É possível menstruar durante a gravidez?

Acho que estou grávida, mas minha menstruação desceu. Vale a pena fazer o teste de gravidez assim mesmo?

Sim. Se você acha que está grávida, o teste é o único modo de se ter certeza a curto prazo. Como disse acima, algumas mulheres confundem o sangramento que pode ocorrer após a implantação do óvulo no útero com a menstruação.

Leia: É gravidez ou menstruação?

Posso engravidar mesmo tendo relações com camisinha?

Sim, mas é pouco comum. A maioria das falhas da camisinha ocorre por mau uso da mesma. Episódios de camisinha estourada, vazamentos ou camisinha que se solta do pênis ocorrem porque o preservativo foi colocado de forma incorreta.

Se a camisinha for usada corretamente, o risco de gravidez é bem baixo.

Leia: Camisinha – Tudo o que você precisa saber

Posso engravidar mesmo usando a pílula anticoncepcional?

Sim, mas é ainda mais incomum do que com a camisinha. Se o anticoncepcional estiver sendo tomado de forma correta o risco de gravidez é menor que 1%.

Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?

Não, se você estiver tomando a pílula corretamente, estará protegida mesmo durante a pausa.

Falhei um dia na pílula e tive relações sexuais, posso estar grávida?

Apenas um dia de falha não costuma causar grandes alterações na eficácia do anticoncepcional, exceto nos casos das chamadas minipílulas. Nas pílulas tradicionais, o risco existe, mas é baixo nestes casos. Por outro lado, se as falhas ocorreram mais do que uma vez ou por mais de 1 dia seguido, é possível ocorrer ovulação, aumentando o risco de gravidez.

É possível estar grávida mesmo tendo tomado a pílula do dia seguinte?

Se a pílula do dia seguinte tiver sido tomada dentro das primeiras 72 horas após a relação sexual desprotegida, o risco de falha é menor do que 3%. Porém, se após 3 semanas a menstruação não tiver vindo, deve-se fazer um teste de gravidez.

Leia: Pílula do dia seguinte | Contracepção de emergência

Posso engravidar se tomar antibióticos junto com a pílula anticoncepcional?

Apesar da crença popular de que antibióticos cortem o efeito da pílula, na prática, isto não ocorre com tanta frequência assim. O único antibiótico que efetivamente é perigoso associar à pílula é a Rifampicina.

Outras classes de antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, também podem diminuir a concentração de estradiol. Mas este efeito parece ocorrer apenas em um número reduzido de mulheres. Por via das dúvidas, como não há como saber de antemão em que casos os antibióticos provocarão mais interação, indica-se o uso da camisinha durante o ciclo menstrual em que se esteja sob efeito de antibióticos.

Leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?

Acho que estou grávida, como ter certeza?

Não existe outra maneira se diagnosticar uma gravidez sem ser através da dosagem do Beta hCG ou da ultrassonografia. Se você acha que existe algum risco de gravidez, é preciso fazer um exame. Basear-se apenas em sintomas ou na ausência da menstruação não é seguro.

Leia: Entenda o resultado do seu Beta hCG.

Quem tem mioma pode engravidar?

Sim. Dependendo da sua localização e tamanho, o mioma realmente pode atrapalhar a gravidez, mas não é impossível engravidar com eles.

Leia: Mioma uterino – O que é, causas, sintomas e tratamento

É possível engravidar na menopausa?

Não, a menopausa é o período no qual a mulher deixa de ovular. Se não há mais ovulação, não há como engravidar.

Leia: Menopausa – Causas, sintomas e tratamento


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


104 respostas para “Posso ter engravidado? [Perguntas & Respostas]”

  1. cintia
    Ter relação menstruada é perigoso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não tem perigo, especialmente se você estiver em uma relação estável monogâmica. No entanto, caso seja uma relação sexual com alguém desconhecido ou com mais de um parceiro(a), o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) pode ser mais alto durante a menstruação. A presença de sangue pode facilitar a passagem de vírus e bactérias.
  2. Juliana Oliveira
    Tomei um remédio que corta o efeito do anticoncepcional ( diz a dentista que corta ),
    e tive relação no mesmo dia , após 2 dias fiquei menstruada , quais as chances de engravidar ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Qual era o remédio?
  3. Rafael
    Olá boa tarde! Seus conteúdos são ótimos! Uma dúvida se me permitir. Tive relação com camisinha do início ao fim aliado ao coito interrompido ( ejaculei após, via masturbacao sem a penetração ) e a camisinha integra, fiz o teste com água após. Ela tem 44 anos recem completados. Nesse quadro há possibilidades de gravidez?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Muito pouco provável ocorrer uma gravidez do jeito que você descreve.
  4. Francielma

    Meu namorado gozou dentro de mim, depois de 9 dias minha menstruação desceu, posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A descida da menstruação é sinal de que você não engravidou.
  5. Livia

    Meu namorado gozou dentro de mim e logo seguida minha menstruação desceu tem possibilidade deu engravidar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  6. Rita Bessa

    Estava no meu período fértil, tive relações com desprotegidas com o meu namorado, mas ele penetrou durante algum tempo e depois tirou. Não gozou dentro.

    posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode, pois coito interrompido é um método muito falho.
  7. Vera

    Fiz uma pergunta e ainda nada da resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Vera, por favor leia as regras do site. Tenho neste exato momento 2456 perguntas por responder. Eu tento, mas infelizmente é humanamente impossível responder a todos. São centenas de perguntas novas todos os dias. Preciso fazer algum tipo de seleção e é inevitável que haja algumas injustiças. Lamento.
  8. Lara

    Olá bom dia!!

    meu nome é Gabriela,tenho 20 anos de idade,estou com uma dúvida!!

    Tive relação sexual sem nenhum método contraceptivos,somente o coito interrompido! Um dia antes da minha menstruação descer,porém a mesma estar atrasada há dez dias.ha possibilidade de surgir uma gravidez???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Toda relação sexual desprotegida pode gerar uma gravidez, não importa em que momento do ciclo. Obviamente, uma relação com coito interrompido um dia antes da data prevista para a próxima menstruação é uma relação com risco baixo, mas não dá para dizer que é 100% impossível de engravidar. Basta que nesse mês seu ciclo tenha se desregulado e a ovulação tenha ocorrido depois do previsto.
  9. Audi

    Estou com a menstruação atrasada a uma semana. Fiz dois testes de farmácia e ambos deram negativo. Posso estar grávida na mesma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Poder, até pode, mas é bem pouco provável.
  10. Cibele

    E possível engravidar tendo relação no último dia de menstruação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, é possível.
  11. .

    Estou com a menstruação atrasada, porém transei com camisinha e a ejaculação foi fora. Tenho chance de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pouco provável pelo que você descreve.
  12. Giovana Caio

    Olá!

    Vi algumas mulheres dizerem que “menstruaram” durante a gravidez, mas o certo é dizer que houve sangramento de gravidez.

    Quando ocorre este sangramento na gravidez ele pode ser facilmente confundido com a menstruação. Gostaria de saber se ele tem os mesmos sintomas pre menstruais (tpm).

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode ter sintomas semelhantes, pois alguns sintomas da gravidez inicial são parecidos, como cólicas, aumento dos seios, alteração do humor, retenção de líquidos…
  13. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    O ideal sempre é fazer o teste após o atraso menstrual.

  14. Ramon

    Ela toma anticoncepcional, e também faço o coito interrompido, tem chances ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se ela toma o anticoncepcional corretamente, é bem pouco provável engravidar.
  15. Adrine

    Estou tendo relação sexual desprotegida por duas semanas ja posso estar grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, pode. Mas se a menstruação ainda não atrasou, não dá para fazer o teste de gravidez ainda.
  16. Adriany

    Tive relação e depois de 7 dias menstruei, posso estar grávida??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você menstruou normalmente é porque não engravidou.
  17. Heronice Ruquia Daúdo

    Meu ciclo estava regular depois de alguns tratamentos, e se tornou de 28 dias. Tenho SOP, e não apanhei menstruação no mês passado seria no dia 17/05/2022. Mas tive relação sem proteção no dia 27,28,29,30, 31 de mesmo mês. É possível eu estar grávida. Mesmo sem ter tido período no mês passado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, pode acontecer.
  18. Ivana

    Tive relação com meu namorado ele não gozou dentro tomei a pílula do dia seguinte.

    Minha mestruacao está atrasada a 20 dias já fiz teste de farmácia e o beta todos deram negativo.

    Tenho problema de mioma minha região pélvica dói TDS os dias.

    Será que posso está grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o teste foi feito já com a menstruação atrasada, é pouco provável que seja gravidez. Após um ou dois dias de atraso, o resultado teste de gravidez é bem confiável.
  19. Adrielly

    Em Dezembro eu tive uma relação mas com metodo do coito interrompido, mas eu menstruei normal durante 3 meses, e minha menstruação também é irregular posso ter engravidado mesmo assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, se você já menstruou normalmente por 3 meses, significa que não engravidou.
  20. andre ribeiro
    muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns :)
  21. Lanne
    Atrasei Minha Injeção ja faz 9 dias tive relações posso engravidar 
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, com 9 dias de atraso há risco de gravidez, caso você tenha relações desprotegidas.
  22. Tiago
    Tive relaçao com minha namorada e ela toma anticoncepcional, fizemos coito interrompido e esse mês ele menstruou normal por 7 dias, corre o risco de gravidez ainda ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se ela toma o anticoncepcional de forma correta e já menstruou depois dessa relação, não há risco dela estar grávida.
  23. Carol
    Tive relação sexual sem preservativo mês passado e no mesmo mês menstruei normal , agora nesse mês ela estar atrasada alguns dias possa ser que esteja grávida ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não. Se você já menstruou depois daquela relação, isso significa que você não engravidou naquele momento.
  24. Anna Carolina
    Olá, Dr! Minha última menstruação foi no dia 27/08, tomo AC de 28 dias. Iniciei uma nova cartela no dia 30/08, deveria ter menstruado dia 24/09 e nada. Tive relações sem camisinha (coito interrompido) no dia 22/09. Dois teste de farmácia negativos, mas sinto umas leves cólicas, posso estar grávida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você toma a pílula corretamente e já tem dois testes de gravidez negativos, feitos após o atraso menstrual, é muito pouco provável que você esteja grávida.
  25. Gislene
    Doutor parei de tomar o injetável mensal mesigyna a quase dois meses,porém minha menstruação ainda não veio,mas tenho sentido sintomas de gravidez como por exemplo dor no bico dos seios,enjoo,salivação,muita fome e sono,cólicas,eu posso ter engravidado??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A partir do primeiro mês que você deixa de usar o anticoncepcional você já pode engravidar.
  26. Spilvania
    Minha última menstruação foi dia 23/02/18 minha menstruação ainda não veio até agora… Fiz o teste gravides mas deu negativo tenho possibilidade de está grávida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Com teste negativo, é pouco provável.
  27. Renata
    Olá Dr.
    Tomei meu ultimo anticoncepcional na sexta-feira dia 22/09. No domingo dia 24/09 a camisinha estava furada. Corremos para a farmácia e em questão de 15 minutos após o ocorrido eu já tinha tomado a pírula. Há chances de eu ter engravidado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esse último anticoncepcional do dia 22 foi por causa da pausa mensal da cartela? Se foi, você não precisava ter tomado a pílula do dia seguinte. Não há perda de proteção da pílula durante as pausas de cada ciclo. De qualquer forma, como você tomou a PDS logo após pode ficar descansada, mesmo que tenha interrompido a pílula de vez no dia 22.
  28. Mariana
    Dia 17 de feveiro tive relação sexual com me namorado , fomos com camisinha, ele n ejaculou Dentro , a penetração foi rápida , minha menstruação desceu 11 dias depois, Porém ja tem mais de um mês, e eu estou sentindo muitos enjoos e tontura , tem alguma coisa haver ?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Pelo o que você conta, é muito pouco provável que você tenha engravidado naquela ocasião.
  29. Fabi
    Boa noite, tenho um ciclo menstrual de 28 dias regular, era para minha menstruação ter vindo dia 14/03/17 nao veio, e estou com os seios doloridos, sono excessivo, salivação, abdómen mas rígido, fiz um teste de gravidez ontem dia 25/03/17 deu negativo gostaria de saber se ha probabilidade deu ainda estar gravida realmente, ou meu corpo esta desenvolvendo uma gravidez psicológica.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Você fez o teste com 11 dias atraso. É tempo mais do suficiente para ele já estar positivo em caso de gravidez. Como o teste veio negativo, a gravidez passa a ser uma hipótese pouco provável.
  30. ana lucia
    esqueci uns 5 comprimidos mes passado e meu ciclo veio so um dia de cor marrom e posivel uma gravidez
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Sim, é possível.
  31. Carolina Bostigo
    Olá Dr. tenho certeza que não estou grávida pois não houve ejaculação nem dentro nem ao redor e o teste de farmácia deu negativo, mas minha menstruação está a 10 dias atrasada. Estou fazendo a dieta Dukan que consiste em comer basicamente

    proteína. A Dieta pode interferir na menstruação?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode, é uma dieta muito restritiva nas fases iniciais.
  32. Carol
    Meu ultimo dia de menstruação e a camisinha estorou posso corre o risco de engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O risco é bem pequeno, mas existe.
  33. Jaqueline
    Doutor tomo anticoncepcional, mas sempre Transo sem camisinha, minha menstruação estava atrasada 4 dias, depois desceu só um dia e pouquíssimo. Tenho chance de estar gravida ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você a pílula de forma correta, o risco é muito pequeno.
  34. Gabriela
    Eu e meu namorado tivemos relações sem camisinha com coito interrompido, mas minha menstruação está atrasada 4 dias, posso estar grávida ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, coito interrompido é um método extremamente falho.
  35. Evellyn
    tomei a pilula do dia seguinte, e minha menstruação desceu. posso estar gravida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se foi mesmo mesntruação, não.
  36. Ana
    Ola, tomo anticoncepcional, se houver ejaculação dentro de mim eu posso engravidar ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você toma de forma correta, o risco é desprezível.
  37. Marcela
    minha menstruação ta atrasada a 12 dias, meu marido tem oligospermia. Posso estar Gravida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  38. dls
    Ola Doutor! Eu tive relações sem usar preservativo, tomando a pilula nesse dia por volta das 22H, mas vomitei por volta da 1h30! A menstruação esta atrasada 2 dias, posso estar grávida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Depois de 2 horas a pílula já foi absorvida.
  39. monique
    Boa tarde .. tive relação no ultimo dia d menstruação sendo q no mesmo dia tomei anticoncepcional posso engravidar ou não?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pouco provável
  40. larissa
    Ola Doutor…eu transei sem usar camisinha não tomo nenhum remedio meu namorado ejaculo dentro de mim dia 22/4 e menstruei dia 24/4 posso engravidar posso ja considerar uma gravida??? obg pela atenção….
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você realmente menstruou 2 dias depois, não há risco de estar grávida.
  41. andreia silvia
    como se detecta o bhcg na urina em exames laboratoriais?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Andreia, não sei se entendi bem o que você quer saber exatamente. Elabore a pergunta um pouco mais, por favor.
  42. rafaela alves de souza
    toma anticoncepcional a muito tempo mas o ultimo mes nao tomei poso estar gravida
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, pode.
  43. Francisca
    Dr. Notei um corrimento vaginal mais que o comum, minha menstruação desceu dentro do prazo, tomei a injeção que tomo há 3 anos, dias depois da injeção notei meus seios inchados e um pouco doloridos e agora estou sentindo tontura e uma ânsia de vômito. Posso estar grávida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tomando anticoncepcional é bem pouco provável.
  44. Tatiane
    Dr. minha menstruaçao veio normal no começo do mes mais parei de tom o remedio ha duas semanas e tive relaçao desprotegida onde ocorreu a ejaculaçao dentro corro o risco ? mesmo tomando a pilula do dia seguinte ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, corre. A pilula do dia seguinte é eficaz, mas não é infalível.
  45. fer
    doutor por favor me tire um duvida, infeccao urinaria altera teste de farmacia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        A presença de hCG falsamente positivo pela presença da bactéria E.coli é muito rara e nunca foi descrita com infecção urinária simples. O único caso relatado foi em uma paciente internada com sepse por E.coli, e mesmo assim, foi no teste sanguíneo e não do de urina. Existem diversas causas para falso positivo no exame de urina. O caso da sua professora deve ter sido apenas uma coincidência. Se a simples presença de bactérias na urina causasse falso positivo, veríamos essa situação com extrema frequência, coisa que não ocorre.
  46. Lucas
    3 testes de farmácia negativo , sendo os dois últimos com quase uma mês , pode ser falso ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Poder sempre pode, mas é muito pouco provável.
  47. beatriz
    OLÁ tive relação com meu namorado a mais ou menus 1 semana e ele gozo dentro umas 3 vezes e eu tomo anticoncepcional e carbamazepina que tira o efeito da pirula,e esqueci de tomar o anticoncepcional 2 vezes e minha cartela acabo ontem e antes saiu um ecesso de sangue posso esta gravida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você não tem tomado a pílula corretamente e ainda usa uma medicação que pode interferir com o seu efeito, existe, sim, risco do efeito anticoncepcional falhar.
  48. Lady Maraz
    Acho que estou gravida,mas uma suspeita menstruação desceu,mesmo se for sangramento vaginal,quando que devo fazer teste de farmacia para ter certeza?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Espere uns 15 dias após a relação sexual que você acha que possa ter originado uma gravidez.
  49. Priscila
    Meu anticoncepcional acabou sexta a noite, e no domingo, tive relação com meu namorado, sem o uso da camisinha, gostaria de saber se corro o risco de engravidar? Ou, se na pausa, não corro risco nenhum de engravidar. Aguardo Resposta.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você tem tomado a pílula de forma correta, mesmo durante os dias de pausa você está protegida.
  50. Lidiane
    Olá Doutor, quero tirar uma duvida, comecei a tomar o anticoncepcional Elani 28 no primeiro dia da minha menstruação, mês passado, já que não tinha tomado nenhum outro anticoncepcional mês anterior! Li na bula do remédio que apos o primeiro dia da ingestão poria ocorrer a ato sexual sem uso de outro contraceptivo , 10 dias depois tive relação com meu namoro, o mesmo ejaculou dentro de mim, corro o risco de estar gravida?
    Observação: não atrasei nenhum remedio e sempre no mesmo horario!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você iniciou a pílula no primeiro dia do ciclo, a proteção é imediata. Se tiver começado em qualquer outro dia do ciclo, a proteção só ocorre após 7 dias. Portanto, de uma maneira ou de outra, você já estava protegida quando teve relações.
  51. Laura Rodrigues
    Ola,Doutor posso engravidar sem ter tido penetração?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Poder atė pode, mas é pouco provável.
  52. Ca
    Estou com 5 pra 6 dias de atraso, fiz o teste de farmacia e deu negativo, estou querendo tomar o cha de canela, o que devo fazer? Tomo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Chá de canela para o que?
  53. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Com essa história é pouco provável (mas não é impossível).