Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 105 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é a púrpura trombocitopênica idiopática?

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é uma doença caracterizada pela destruição das plaquetas, que são as células do sangue responsáveis pelas primeiras fases da coagulação sanguínea. Não é de se estranhar, portanto, a uma das manifestações clínicas mais comuns da PTI seja o sangramento.

Antes de falar da doença propriamente, vamos entender alguns conceitos.

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células do sangue produzidas na medula óssea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mililitro de sangue. O papel das plaquetas é iniciar o processo de coagulação. Toda vez que temos uma lesão sangrante, as plaquetas são os primeiros componentes da cascata da coagulação a chegar ao local. Elas se agrupam, formando uma espécie de rolha para estancar o sangramento rapidamente, dando tempo para o corpo possa reparar a lesão sem que haja maiores perdas sanguíneas.

Quando temos uma queda no número de plaquetas (trombócitos) damos o nome de trombocitopenia. Portanto, o termo trombocitopênica do PTI indica que uma das manifestações da doença é a contagem baixa de plaquetas.

Quando temos poucas plaquetas estamos mais expostos a sangramentos. Púrpura é nome dado às pequenas manchas roxas na pele causadas por perdas de sangue. Em pessoas com plaquetas normais, pequenos traumas na pele são rapidamente controlados impedindo sangramentos. Nas pessoas trombocitopênicas, há uma maior demora no controle das perdas sanguíneas e esta acaba por extravasar para pele. Como nossa camada cutânea é levemente transparente é possível notar manchas roxas, que nada mais são do que sangue por baixo da pele.

Ao contrários das pessoas com plaquetas normais, que precisam de traumas fortes para desenvolver manchas roxas, o paciente trombocitopênico apresenta várias dessas lesões arroxeadas sem nem ao menos lembrar-se de ter batido em algum local.

As púrpuras de tamanho pequeno, tipo pontinhos, são chamadas de petéquias. As grandes manchas roxas recebem o nome de equimose.

Petéquias
Petéquias

Causas

O termo idiopática significa que não há uma causa conhecida. Na verdade, sabe-se que a PTI é uma doença auto-imune (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE), ou seja, o nosso corpo indevidamente produz anticorpos contra as nossas próprias plaquetas. O que não se sabe é por que o nosso organismo passa a reconhecer as plaquetas como algo estranho e passa a combatê-las.

A PTI acomete tanto crianças quanto adultos, porém, nos primeiros ela costuma ser uma doença aguda, iniciada após uma infecção viral, e frequentemente com resolução espontânea, sem necessidade de tratamento específico.

Já nos adultos, ela é uma doença mais crônica, por vezes, necessitando de tratamento medicamentoso. Nos adultos, a PTI pode ser uma manifestação de outra doença como HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)), Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO) ou leucemias (leia: LEUCEMIA – Sintomas e Tratamento).

Nas crianças ela costuma ocorrer entre 2 e 10 anos. Nos adultos a incidência é maior entre 20 e 40 anos.

Sintomas

O quadro clínico depende basicamente do grau de redução das plaquetas. Geralmente, valores maiores que 50.000 plaquetas por mililitro de sangue não causam sintomas. Abaixo de 50.000 é possível haver púrpuras e petéquias. Abaixo de 30.000 começam a surgir riscos de sangramentos, que se elevam significantemente quando as  plaquetas estão abaixo das 10.000 por ml. Crianças com PTI apresentam uma menor taxa de sangramentos espontâneos que os adultos, muitas vezes tolerando plaquetas tão reduzidas quanto 10.000/ml.

Além das púrpuras, o paciente com púrpura trombocitopênica idiopática também pode apresentar outros sinais de plaquetas baixas, como sangramentos na gengiva, na boca, no nariz, e mais raramente, perdas de sangue nas fezes e na urina, além de uma grande demora para se coagular o sangue em pequenos machucados.

Não existe um exame definitivo para o diagnóstico da PTI. Este é feito através da contagem de plaquetas e depois de se descartar outras doenças que causem trombocitopenia, como cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA – Causas e Sintomas ), uso de algumas drogas como heparina ou sulfa, pré-eclâmpsia (leia: ECLÂMPSIA E PRÉ-ECLÂMPSIA), síndrome hemolítica urêmica e púrpura trombocitopênica trombótica (PTT).

O hemograma do paciente é normal exceto pela presença da própria trombocitopenia (leia: ENTENDA OS RESULTADOS DO SEU HEMOGRAMA).

Tratamento

PTI nas Crianças

Como mais de 80% das crianças se recuperam espontaneamente da PTI, o tratamento com drogas neste grupo normalmente só está indicado quando há trombocitopenia grave ou sangramentos que coloquem a vida do paciente em risco. Em geral não é preciso tratamento quando os níveis de plaquetas estão acima dos 30.000/ml. Nos pacientes com plaquetas abaixo de 30.000/ml, a indicação ou não do tratamento deve ser individualizada, avaliando-se caso a caso.

Na maioria dos casos só são necessários medidas preventivas. As principais são evitar atividades esportivas ou qualquer outra que possa haver traumas ou impacto. É importante também evitar drogas que possam piorar a função da plaquetas, nomeadamente aspirina e anti-inflamatórios (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS).

As principais drogas usadas nos casos de PTI grave são os corticóides, em geral prednisona ou dexametasona (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES), e a imunoglobulina intravenosa.

Só se indica transfusão de plaquetas em casos de risco iminente de morte, uma vez que essas terão uma vida muito curta, já que serão destruídas juntamente com as plaquetas naturais do paciente. Não adianta fornecer plaquetas enquanto não se interromper o processo de destruição das mesmas.

Cerca de 20% das crianças com púrpura trombocitopênica idiopática não apresentam melhora mesmo após 6 meses de evolução, comportando-se de modo semelhante a PTI do adulto.

Nos casos graves de PTI que não respondem ao tratamento com medicamentos ou que permaneçam ativos por mais de 12 meses, pode-se lançar mão da esplenectomia (retirada do baço) para o controle da doença.

PTI nos Adultos

Assim como nas crianças, só se indica tratamento com drogas em adultos com contagem de plaquetas muito baixa ou sob risco de sangramento grave. Pacientes com plaquetas acima de 50.000/ml só precisam de seguimento frequente.

O tratamento é semelhante aos das crianças, porém, no adulto não se espera uma resolução completa da doença, sendo o objetivo apenas impedir quedas muito grande das plaquetas.

A retirada do baço pode ser indicada nos casos graves que durem mais de 6 semanas.


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


105 respostas para “Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)”

  1. marcos c araujo

    bom dia
    doutor minha filha tem 4 anos e 10 meses ela teve sintomas de pti,sua contagem de plaquetas estava com 42000
    o hematologista receitou prednisona 5 ml 12/12 apos uma semana de tratamento a contagem de plaquetas subiu para 193000 isso e uma bom sinal de cura?ele pediu para manter tratamento por +15 dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, isso é um bom sinal.

  2. marnilson costa

    Caro Dr. Pedro, seu site é fora de série…e te incentivo a continuar. Parabéns a todos os colaboradores.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado!

  3. marnilson costa

    como tratar a pele de quem tem a purpura TROMBOCITOPÊNICA
    IDIOPÁTICA: em questão a equimose

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem muito o que fazer. A equimose é sangue por baixo da pele. Tem que esperar o corpo reabsorver.

  4. Karen

    Ola, boa tarde!
    Gostaria de saber, eu fiz a cirurgia jaz faz 5 anos, eu retirei o baço, e eu posso tomar a vacina da gripe?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, não tem problema.

  5. renata

    Dr Pedro, gostaria de saber quais os medicamentos “nomes” uma pessoa com PTI deve evitar.
    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer droga que aumente o risco de sangramento deve ser evitada. As mais comuns são ácido acetilsalicílico, clopidogrel, ticlopidina, heparina e varfarina.

  6. elizandra

    Bom dia
    Os corticoides ajudaaaumentar as plaquetas.Minha mae ira tomar por 3 semanas,istopode dar reações

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, ajudam. Fazem parte do tratamento.

  7. Geovana Bina

    Olá Dr. parabéns pelas informações, são muito importantes para nós
    pacientes, pois essa doença ainda nao é muito conhecida e informada….
    Eu tenho 28 anos e sempre pratiquei atividade física, descobri a PTI há
    umas 2 semanas e atualmente estou internada há 10 dias com o número de
    plaquetas 27 mil, gostaria de saber que assim que se normalizar a PTI ou
    a partir de quantos mml de plaquetas no sangue eu posso voltar a
    praticar atividades fisicas?? Não sinto nada como febre,mal estar,
    tontura, sangramentos não há, apenas as machinhas roxas que já pararam
    de aparecer, fora isso não tive nenhuma dor nem febre, nem tontura,
    nada. Agradeço a atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente acima de 50.000 o risco de sangramentos torna-se baixo. Mas qualquer atividade física deve ser autorizada pelo hematologista.

  8. Roseli

    quem já teve pti, pode fazer tatuagens?
    Roseli de são bernardo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há contra-indicação se você estiver clinicamente bem.

  9. Jolci Lobato Lopes

    Olá, Dr. Pedro! Tivemos um caso grave de PTI, que já não respondia mais ao tratamento com medicamentos, foi com nossa filhinha de 07 anos, tivemos que optar pela esplenectomia, hoje ela já tem 08 anos e 06 meses, porém hoje pela manhã apresentou novamente todos os sintomas da PTI, já encaminhamos os hemograma com contagem de plaquetas e estamos no aguardo, é possível que realmente a PTI tenha retornado? E agora o que fazer?

  10. Renata

    Olá Dr.Pedro meu nome é renata tenho 28 anos e a pouco mais de 1 ano tenho esse tal de PTI faço tratamento com prednisona mas me parece que já não está mais adiantando pois agora mesmo continuando o tratamento tomando 30 mg minhas plaquetas tem tido uma baixa agora dia 25/07/2013,fiz um hemograma e elas estavam em 41000 sera que pra mim já não seria o caso da indicação da retirada do baço,pois já não aguento mais esse medicamento já estou sentindo os efeito desse medicamento…
    Agradeço se me responder..

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não sei, Renata. Não tenho como indicar ou não uma cirurgia deste porte à distância. Converse sobre essa possibilidade com o seu hematologista.

  11. antonio sena

    Dr. Pinheiro, uma amiga minha estava internada tendo todo o tratamento direcionado para a PTI, após a retirada do baço teve ocorrencias de trombose, e agora , depois de mais de 50 dias internada, o médico informou que de acordo com novos exames e sinais clínicos chegaram a conclusão dela possuir a SAF – sindrome do anticorpo antifosfolipideo. A retirada do baço , nesse caso, apesar de indicada antes da nova avaliação, não seria indicada para o tratamento especifíco da SAF, teria sido medida inócua?, apesar da equipe médica nao ter como saber disso naquele momento.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A retirada do baço não tem efeito algum na SAAF.

      1. antonio sena

        Obrigado Dr.Pedro, infelizmente a retirada do baço, além de desnecessária, na verdade só serviu para agravar o quadro dela pois a incidencia de trombos aumentou muito após a cirurgia, além de algumas infeções pós cirugia que tambem pioraram o quadro. Espero que agora com o diagnóstico e tratamento correto a recuperação seja rápida e completa. Obrigado novamente.

  12. Catia Silva

    Dr.Pedro tenho um sobrinho que apresentou purpura aos 6 meses, suas plaquetas ficaram inferior a 5.000, e passados 5 meses continua e as plaquetas chegaram a 13.000 e baixaram novamente para 5.000 o medico ressaltou que os corticoides não são mais usados, e então não toma nada esperando o organismo agir. Conhece um tratamento novo que possamos tentar?Agradeço atenção, pois estamos perdidos com essa estranha doença.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Em crianças a doença costuma sumir sem tratamento. Se ele não tem tido hemorragias, bastam mesmos cuidados com acidentes.

  13. Nine/RS.

    Caro Dr. Pedro
    Em 2010 tive PTI, minhas plaquetas chegaram a 4.000, fiz tratamento com corticóide e elas respondiam normalmente, porém, quando tentava o desmame do corticóide elas caíam bruscamente. Após três tentativas sem sucesso, fui submetida à esplenectomia, não tive uma melhora imediata, mas aos poucos as plaquetas foram normalizando. Hoje levo uma vida normal, com exceção dos quadros de infecção onde as plaquetas sempre baixam um pouco e que tenho de fazer antibioticoterapia. Gostaria de saber se pelo fato de não ter mais o baço, uma gravidez seria possível? quais os riscos para mim e para criança?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A retirada do baço não interfere na gravidez.

  14. nete machado

    tenho manchas afermelhadas na perna do joelho para baixo ,sangue puro depois de dois dias vaõ ficando claras ate sumir ,algumas doi ,se for na regiam do pe ou dobras,o que seria.

  15. lucimara lopes de oliveira

    lucimara e uma pergunta, dr pedro minha filha esta com purpura a sete meses as plaquetas dela baixou para 30 depois subiu para 40 tomando medicacao e agora ela ficou enternada e tomou prednisona na veia agora as plaquetas dela subiu para 190 gostaria de saber se com esse tratamento e possivel se curar. a ela tem 7 anos

  16. susana

    Boa tarde dr.tenho PTI e minhas plaquetas varia muito fiz todos os exames ate biopicia da medula so deu purpura mas ela vacila muito e meu medico nao deu remédio algum p eu tomar sinto muita canseira e dores no corpo tem dias que nem aguento levantar da cama isso e normal pois falo p ele ele diz que nâo e da purpura mas se fiz exames de tudo e nâo deu nada??pode ser o que???fica entre 50.000 a 30.000 ,32.000,42,000 vacila muito….

  17. sara.c.massarotti@uol.com.br

    Dr. Me chamo Sara e
    sou mãe da Laura de 5 anos, No ano de 2011 a Laura teve a primeira ação de PTI,
    cheia de manchas, suas plaquetas estavam por volta de 10.000, primeiramente
    ficou internada e fez pulso terapia e depois continuou o tratamento em casa durante uns três meses (tomando corticóides e prednisona), fez acompanhamento médico contínuo, até que suas plaquetas voltassem a uma quantidade normal. Um ano se passou e a Laura teve os mesmo sintomas, inicialmente as petéquias e as púrpuras dessa vez acompanhada com sangramentos na gengiva e nariz, novamente foi internada e fez pulso terapia, encaminhada para um centro especializado em hematologia e oncologia, porém a quantidade das plaquetas vem alterando e oscilando muito nos últimos 5 meses, foi declarada então com PTI CRÔNICA. O mínimo que ela chegou foi 8.000, mas subiram dentro de horas para um valor considerado fora de perigo.
    Faz hemograma completo a cada 15 dias, à duas semanas atrás estava com 39.000, ontem(6/3) ela colheu e deu 136.00.

    Já fez vários exames, ( Anti-DNA – que deu positivo pra Lupus, mas a médica disse que é normal esse resultado na maioria das pessoas que fazem o exame), mas não descobrem a
    causa de tanta queda de plaqueta. Foi detectada com H pylori e fez tratamento
    durante 15 dias com omeprazol, claritidina, um mês se passou e refez o teste,
    dando positivo novamente.

    O H pylori pode ser a real causa de tanta queda de plaquetas?

    Com esse histórico o que mais pode ser feito?

    Desde já, Obrigada.

  18. Everton Luiz Casprechen

    Primeiramente agradeço pelo espaço e pelas informações. Bem meu nome e Everton Luiz moro em Rolim de Moura – RO e foi diagnosticado em meu filho ( Bruno ) de 03 anos a (PTI) e estou muito preocupado com tudo isso, gostaria de saber qual a porcentagem de cura dele, o tempo de tratamento e qual os cuidados devemos tomar com ele? desde já agradeço pela vossa atenção !!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da gravidade, mas cerca de 80% das crianças se curam dentro de alguns meses.

      1. Everton Luiz Casprechen

        Dr. Pedro muito obrigado pela sua atenção….

  19. Flávio de Holanda Conte

    A PTI pode coçar? Fui diagnosticado com purpura no dia 02/01/13 e até agora não melhorei. Tomei corticóide por 5 dias, 40 mg/dia depois parei. Em poucos dias voltou mas apenas em alguns locais específicos do corpo. Estou preocupado, e a coceira me atrapalha muito no dia a dia de trabalho.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma coçar.

  20. Lucienef

    Boa tarde Dr Pedro, meu marido a 4 anos atras foi diagnosticado com PTI, suas plaquetas ficavam em torno de 80000 a 90000, ai ficamos fazendo um acompanhamento com hemograma a cada mês, depois de 4 em 4 meses, 6 em 6 meses até que por conta própria ele parou de ir ao hematologista, em outubro de 2012 ele foi fazer uns exames de rotina e o laboratório ligou pedindo que ele procurasse o medico com urgência pois suas plaquetas estavam em 15000,fomos então ao plantão, onde colheram sangue novamente e estava em 30000, ele foi internado e durante 4 dias ele tomou imunoglobulina e teve alta com as plaquetas em 90000, desde então, ele vem tomando prednisona, começou com dose diária de 20 mg, 15 dias,as plaquetas 150000, a medicação foi para 10 mg, mais 15 dias e suas plaquetas foram para 170000, passou então para 5 mg, as plaquetas tiveram uma pequena queda para 158000, então a medicação foi para 2,5 mg , e as plaquetas cairam novamente para 68000,ele voltou a tomar a medicação de 20 mg durante 7 dias e elas subiram para 85000, mesmo assim o médico interno-o novamente para tomar durante 3 dias, imunoglobulina, suas plaquetas foram então para 203000,ele continua tomando a medicação 20 mg, 10 mg, ontem fizemos o exame e as plaquetas estão em 180000, a medicação agora esta em 5 mg, daqui 15 dias vamos fazer exame novamente para tentar diminuir mais a prednisona.Dr minha dúvida é quanto o tempo que ele já vem tomando essa medicação, se pode ocorrer algum efeito colateral,pois já li em vários artigos que essa medicação não deve ser tomada por um longo período e ele já esta tomando desde outubro. Obs: ele não tem nenhum sintoma, está sempre bem disposto.Desde de já agradecida . Luciene Ferraz

  21. Camila Guedes

    Olá…meu filho teve PTI com 2 anos de idade,dai fiz tratamento e passado 2 anos voltou e as plaquetas dele era 43,000…hj ele ta com 14 anos e sempre faço hemograma pra ver as contagens de plaqueta…graças a Deus ele ta bem… mas sente mta dor na barriga em sentido do estomago…sera q pode ser alguma coisa da PTI…ele usou durante uns 6 meses PREDIM…me de uma resposta por favor…. milla-p4@hotmail.com Desde já obrigada!!!!

  22. Flavia

    Boa tarde Dr. minha filha tem 10 anos e está com manchas vermelhas no dorso do pé, uma biópsia diz que está com Dermatite Liquenóide Purpurica Pigmentada de Gougerot Blum. O dermatologista no qual a levei não medicou, quer esperar p/ ver se o quadro evolui. Está correto esperar? É o caso de um hematologista? Pq as manchas estão se espalhando pela perna. É uma doença auto-imune?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O especialista é mesmo o dermatologista. As causas são desconhecidas e nem sempre é preciso tratar, pois há casos de resolução espontânea. Na verdade, não existe tratamento que comprovadamente cure as lesões.

  23. Regis

    minha filha teve a purpura trobocitopenica idiopática com 2 meses de idade, e teve que fazer transfusão de sangue para receber plaquetas,depois de 9 dias de sofrimento no hospital Cândido fontoura que fica no metrô Breeser,graças á Deus hj ela tem 9 anos e a médica disse que ela não pode tomar nada que contenha AS, gostaria de algumas orientações pois pois não sei se tenho que fazer contagem de plaquetas do sangue dela ou não precisa, meu email é pridevai@yahoo.com.br, ficarei muito grata pela orientação. Priscila Devai Almeida.

  24. VianaAna

    Boa Noite Dr.
    Estou aqui pois nunca antes tinha ouvido falar nessa doença,minha amiga de 21 anos teve catapora,e algum tempo depois,apareceram sintomas de algo mais grave,ela foi internada com “dengue hemorragica” que depois de mais ou menos 10 dias de internação foi verificado que não era dengue hemorragica e sim PTI,a mesma estava fazendo tratamento a cerca de 35 dias de internação,os médicos disseram que ela já estava bem melhor os resultados estavam como o esperado,e não era necessario a retirado da baço,mais infelizmente 1 dia antes do dia que o médico tinha dito que ela teria alta,ela ficou com a barriga inchada e examinaram e ela tava com hemorragia pulmonar,teve 2 paradas cardiacas e faleceu(13.12.12) ,uma perda irreparavél de uma pessoa saudavel e jovem.Então todos vocês se cuidem,procurem sempre viver o seu dia como se fosse o ultimo infelizmente a gente não sabe o dia de amanhã.

  25. ClaraAna

    Boa noite Dr.
    Descobri que minha filha tinha purpura aos três anos de idade, começou a tomar corticoide, fez tratamento por dois anos e meio, foi retirando aos poucos o corticoide e quando parou as plaquetas baixaram novamente, e ela ficou sem remédio com 40 a 50 mil plaquetas, pois a médica disse que precisava parar com o medicamento para que ela crescesse e não tivesse reações adversas. Hoje ela tem 8 anos e percebo algumas manchas roxas no corpo dela, logo dou dexametazona por uns três dias e ela melhora. Mas ela teve um resfriado e infecção de garganta e dei nimesulida e um remédio de gripe e ela esta transpirando muito e suando frio, eu devo procurar a hematologista novamente, gostaria que me explicasse o que é e quais as consequencia. Obrigada.Renata

    reliranco@hotmail.com

  26. Flavia

    Bom dia Dr. minha mãe está com as plaquetas baixas, oscilando demais, cada hemograma que ela faz dá um resultado. O primeiro foi 95.000, depois 20.000 daí ela tomo corticoide por 5 dias, subiu p/ 100.000, depois 116.000, agora está em 28.000 e com as manchas roxas pelo corpo. As atividades normais de dona de casa continuou fazendo e acabou estourando uma veia da mão e ficou roxo tb. De todos os hemogramas, os outro valores estão todos dentro das referências só as plaquetas estão baixas. Como tratar, que medicamento tomar, que tipo de especialista procurar, na minha cidade não tem hematologista, é o caso de procurar um???? Aguardo sua resposta. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é preciso procurar um hematologista logo.

  27. Gigitosta

    Boa tarde,sou portadora de PTI há mais de quatro anos,descobri na minha gravidez. Semana passada minha contagem de plaquetas deu 3mil, estou tomando prednisona, 60 mg/dia.já fui a 5 hematologistas e nenhum cogita a retirada do baço. Gostaria de saber qual é o exame para saber se tenho problema no baço. Grata, Gisele

  28. Estefanicilze

    Olá! sou portadora de purpura desde os 9 anos d idade e hoje tenho 24 ja fiz 2 tipos de tratamento mas sempre a doença teve retorno, tive 2 filhos e durante minhas gestações minhas plaquetas aumentaram mas apos os partos diminuíram novamente, agora por ultimo o dr me recomendou a retirada do baço mas não me deu muitas chances de cura, se o baço for retirado ficarei dependente de remédios o resto da minha vida?

  29. Andrés Castagnet

    Sou portador de de PTI – sexo masculino – desde os 7 anos – hoje tenho 46 – minhas plaquetas antes da esplenoctomia era de 7 a 15 mil (na época tomava metricorten, trombovitan e vitamina c ) mas usei remedios por pouco tempo visto que seus efeitos eram minimos mas os danos grandes – a mais ou menos uns 10 anos fiz esplenoctomia e melhorei bastante – hoje tenho cerca de 60 mil plaquetas, não fico mais roxo a toa, petequias causadas por roupas apertadas ou simples ato de se coçar bem como sangramentos de nariz e garganta que antes eram frequentes nunca mais tive.
    Me considero curado pois não tenho nenhum sintoma de PTI, não tomo remedios algum e me sinto ótimo.
    Aconselho a todos, quando os medicamentos não surtam efeito a fazer a operação – apesar de não ser 100% de garantia de dar certo a probabilidade de melhora é alta (como no meu caso). Posso dizer que dei “sorte” pois com variações de 7 a 15 mil plaquetas somos uma bomba relógio – qualquer acidente, tombo, ou mesmo pequenas rupturas de vasos sanguineos podem ser fatais. Para uma criança ser privada de atividades e brincadeiras e cruel – eu mesmo fazia tudo que não devia ou podia – só por revolta de não poder fazer. Mas mesmo que tivesse ficado em casa, isolado, isso também não garante nada apenas aumenta a sua probabilidade de não se machucar mas não impede hemorragias involuntarias (nariz, garganta e outras internas que ocorrem a todo instante)
    Essa é minha experiencia com a doença PTI. Desejo melhoras a todos os portadores.

  30. Rosalha

    Boa noite,tive púrpura aos 4 anos fiz tratamento dos 4 aos 11 anos,tenho dois filhos uma de 23 anos e um de 9 ano. nos ultimos 6 meses apareceu uma mancha arroxeada em forma de triangulo nas costas de meu filho não e é na altura da coluna lombar,pode ser púrpura?
    Como eu tive púrpura ele pode vir a ter ?A doença pode ser transmitida de mãe para filho?

  31. Etelvina

    Quero saber se PTI tem cura?
    E quanto tempo uma pessoa fica afastada das suas atividades quando faz a cirurgia pra retirada do baço?

  32. Eliane

    Olá não é um comentário e sim uma pergunta, tenho uma filha que descubriu a quase um ano que é portadora de PTI. Gostaria muito de saber se essa doença leva a leucemia. ela está tomando corticóide e cujita-se a hipótese da retirada do baço, por favor me esclareça pois vivo em pesquisa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      PTI não leva à leucemia.

  33. Marisa_calssone

    gostaria de saber a alimentação de uma pessoa com PTI

  34. Regina Ramos

    Boa Noite!!
    sou pesquisadora, estou convidando pacientes que tenham PTI para responder pesquisa remunerada,
    preciso de indicação de 15 pacientes que tenham esta doeças maiores informaçoes segue e-mail e fones de contato;
    regina_ramos.18@hotmail.com ou
    011- 99444-3779
    011- 98545-7037
    agradeço a colaboração…

    1. fábio Maia

      Regina meu nome é Fábio, sou portador de PTI desde 1991(quando apareceu um quadro grave) fiz tratamento com corticoídes várias vêzes, com resultados satisfatórios, 10 anos depois retirei o baço. Fiquei 10 anos sem problema algum com a doença, sábado dia 27/10/2012, ela voltou, estou passando pelos mesmos sintomas. Uma coisa estou descobrindo a respeito desta doença. Não só os remédios como aspirina,anti-inflamatórios podem abaixar as plaquetas, existem outros fatores muitos influentes como o ômega 3, este óleo de peixe contra radicais livres, é um dissipador de plaquetas muito perigoso para quem tem PTI e solventes a base de benzeno (vernizes, tintas e solventes em geral) quando inalados transformam em mielotoxinas, que atacam as plaquetas radicalmente. Meu email é fabio_maia1956@yahoo.com.br (entre em contato)

    2. Gisele

      Boa noite, Regina. Você ainda está fazendo a pesquisa sobre PTI? Sou portadora desde 2008.

  35. Anne Karen Morais

    Boa noite Dr. a pouco mais de um mes minha mae veio a falecer, pois tinha PTI, ela teve um AVC ficou internada por 2 dias e teve duas paradas cardio respiratorias e nao resistiu. No laudo medico, foi descrito que a causa do AVC teria sido PTT. Existe alguma possibilidade da PTI ter evoluido para PTT? Ou sera que ouve um erro de descricao? Apos o falecimento de minha mae a primeira medica me deu encaminhamento para que fizesse uns exames para investigar ulguma possibilidade de aparecer PTI. Existe algum risco? Desde ja fico grata. Anne Karen Morais

  36. Teresa Isabel

    Boa noite Dr.
    Descobri que meu filho de 9 anos tem purpura, começou a tomar corticoide, e quando parou as plaquetas baixaram novamente, e ele começou com o corticoide novamente, gostaria que me explicasse o que é e quais as consequencia. Obrigada.Teresa

  37. Sergio da Silva de Souza

    Boa noite Dr. Minha Mãe (68 anos) teve ha 10 meses atras Penfigoide Bolhoso, ficou curada, mas continua a tomar o Predinisona, hoje 40mg dia, esta aparecendo essas manchas de sangue, no cutuvelo parte interna e externa e no antebraço, seria a hora de parar com essa medicaçao, ou seja ir diminuindo as dosagens. Há estamos passando Propiosol creme nas manchas. Desde já agradeço e conto com a sua Experiencia e Sabedoria.

    1. adriana

      Sergio , gostaria de trocar e-mail com vc para falarmos sobre essa doença se possivél dricasoaresmaciel@hotmail.com

  38. Michel

    Oii  DR. tenho 18 anos e começei um tratamento com doses muito altas do corticorten. base de 60 mg por dia.  e então apos 1 mes de tratamento surgirão essas manchinas na roxas na pele nas costas e no braço  
     chamanda de purpura. e eu parei com o medicamento. queria sabe se tem algum tratamento. para minimizar essa aparencia. ou seja tanto de pomada. ou creme. ou via oral ??
     me responde se possivel no meu email.  obrigado 

  39. Vasco

    A trombocitopenia tem alguma hipótese de tratamento? Qual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sua resposta está no texto.

      1. marlucy

        Dr, meu filho de 3 anos apresentou plaquetas de 519 e isso ta me deixando muito preocupada o q devo fazer

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          só 519 plaquetas? Ele tem que ser internado, isso é um valor muito baixo.

  40. leilane

    tem algum risco de vida quando tem pti

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for grave, sim.

  41. Catiacorrea

    pessoas com purpuras pode fazer quimicas nos cabelos?
     

  42. Dayane fukuda

    ola doutor,sou dayane,tenho PTI a quase 4 anos ,minhas plaquetas so caem se eu tomar  remedio como analgesico e antiflamatorios,sinto dores na perna direita e um pouco de inchasso,no japao eu tomava o remedio acetoaminofeno,aqui na minha cidade nao encontro esse remedio,pelo que pesquisei na internet o acetoaminofeno e o mesmo que paracetamol,sera que paracetamol eu posso tomar doutor?outro remedio que eu tomo e o cloridrato de tramadol,ele nao ataca minhas plaquetas,so queria tirar minha duvida sobre o paracetamol..muito obrigada,espero ter uma resposta o mais rapido,porque minhas dores na perna nao me deixao dormir,abracos..

  43. Dieison_schuch

    Já tive plaquetas abaixo de 10 mil, onde foi diaguinosticado purpura trombocitopenica idiopatica ; fiz o tratamento com corticoide durante 6 meses como n deu resultado fiz uma cirurgia retirando o BAÇO  logo nas 24 hrs seguinte da minha cirurgia  tive o resultado de 240 mil plaquetas e em 48 hrs ja passavam das 400 mil..
    bom espero ter ajudado nem que seja um pouquinho.

  44. Julia

    Oi,meu filho sofreu um acidente e veio a perder o baço..assim que teve alta ele tomou a vacina pneumo 23.Preciso saber se ele precisa tomar uma outra dose desta mesma vacina agora que ja se passaram 3 anos e meio e se a vacina H1H1,ele precisa tomar tambem.por favor me tire essa duvida.obrigado

  45. ana lucia fonseca dos santos

    boa tarde gostaria de saber se,com a retirada do baço ,cura realmemete  a purpura trombocitopênica  e quais os cuidados a tomar ,depois da cirurgia,tem mas algun tratamento  

  46. walyson

    Boa tarde…Doutor minha esposa esta internada a 3 dias com plaquetas abaixo de dez mil…
    vai passar por uma cirugia de retirada do baço…ela tem 26 anos as plaquetas dela ja chagarão a 1.000 quais as chances de cura? ela corre risco de óbito? pór favor me responda estou desesperado…

  47. J-figueiredo

    dr pedro minha sogra esta com hepatite c e plaquetas abaixo de 50.000 ela corre risco de morte?isso tem cura?

  48. Aline Cesario dos Santos

    Oi, sempre tive anemia, mais nada muito sério, de uns 2 anos para cá, meu nariz vem sangrando com frequência, também sempre sai sangue nas fezes (e não tenho hemoroidas), hematomas são comuns sem que eu tenha batido em algo. Sinto uma grande fraquesa, mais tem dias que minha disposição é normal, assim como a palides. de 2 meses para ca estou engordando sem porque, já uqe cortei até doces. e so engordo e incho de mais. Meus cabelos (incluindo silios e sombrancelha) caem de mais.. será que é câncer? tenho medo de ir ao médico. Por favor me responda, o mais rápido que puder. Obrigado desde já.
    Aline

  49. Cristiano

    Oi minha esposa faleceu a alguns dias, a pti dela se agravou muito, ela ficou cinco dias enternada e no quinto dia ela faleceu. sengundo o laudo do iml ela teve infiltração miocardica e edema pulmonar agudo devido a pti. No segundo dia ela começou a sentir muitas dores entre os seios e nas costas, e eu sempre perguntando o porque das dores e os medicos falavam que era normal. poderia aver outro tratamento ou exame ajudasse os medicos para não acontecer com outras pessoas o que aconteceu com minha esposa?

  50. Pinheiro682

    Ola tenho 48 anos tenho pti cronica desde 96 ja fique dez anos com 10.000 plaquetas fis tratamento na usp em são paulo e em varios hospitais de são paulo fiz tres mielogramas e nunca descobrirem  a causa da minha doença por utim tirei o baço mas nada resoveu tomava corticoide mas não servia hoje vivo com 30.000 plaquetas não tenho manchas no corpo a unica coisa que sinto e cansasotodos medicos que eu pasei falaram que iso e um milagre  depois  que me mudei para o ceara elas subiram de 10.000 para 35.000 não tomo remedio pois não servia o medico andou que eu parace de tomar corticoide.

  51. Anne Karen Morais

    Olá Dr Pedro, minha mãe tem PTI a pouco mais de 6 meses… vem fazendo varios tratamentos e nada de melhoras, inclusive fez a remoção do baço e não ouve melhora, as plaquetas variam a cada exame dentre 7 e 12 mil. Gostaria de saber quais os riscos do tratamento com imunoglubulina. Dr os remédios anti-gripais são contra indicados a pacientes com PTI? desde já agradeço sua atenção Anne Karen Morais

  52. Rafaela Morgana

    Meu filho de 3 anos começou a sangrar pelo nariz sem parar,levei ele na hemergencia e apois 17hs de obiservação e muitos hemogramas os medicos retiraram o baço do meu filho ele foi operado com um mil plaquetas,apois 14 hs de cirugia ele ja tinha quase 100mil plaquetas e quando ele teve alta estava com 202mil mais mesmo assim o hematologista qu estar acompanhado ele prescreveu 1comprimido de 20mg + 1 de 5mg no tatol de 25mg de corticoide todos os dias e varias vacinas,mais na bula diz que pacientes em tratamento com este medicamento não pode receber nem um tipo de imunização.Por favor me responde!
    todos os dias vou entrar aqui para ver a resposta.
    Obrigado pela atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o médico é hematologista vc deve confiar mais nele que em bulas. Se vc está insegura, converse com ele.

  53. bruna

    meu filho teve pti com 45 dias após nascimento ele estava 3.000 plaqueta hoje ele tem 3 anos porem tem anemia tem risco de volta a pti? grata

  54. amanda santos

    boa noite dº pedro tive PTI a 10 anos , tem mais ou menos uns 5 anos que não tomo ma medicamentos nenhum , queria saber se há algum problema em caso deu engravida.
    se poder me responde pelo email: amandacosta_19@hotmail.com. te agradeço.

  55. Debora

    Caro Drº Pedro,
    Uma tia minha esta com sintomas da PTI, a região do torax esta totalmente arroxeada, ela sente muita fraqueza e dor na região. Esteve internada por duas semana, chegando a ficar na UTI. Teve alta, voltou para casa, passou mal e retornou novamente ao hospital. De volta ao hospital, foi medicada e teve alta novamente.
    Neste caso, tem cura, quais cuidados que minha tia deve ter. Corre risco de obito?

    Grata,
    Débora Macedo

  56. Cleide rodrigues mendes

    após sete messes que descobrimos que minha filha de dez anos tinha purpura ela venho a falecer.a ultima internação dela por volta das duas da madrugada ela podou um liquido para fora pelo anos não era vezes .chamei o medico e ele disse que era normal no caso dela.por volta das seis da manhã ela faleceu pós a hemoragia já tinha tomado os pulmões e já não dava para salva-la.então eu pergunto ela ja estava dento hemoragia na hora que eu chamei o medico.mas ele simplismente não socoreu ela na hora certa.

  57. Julianacosta

    a mulher q tem púrpura pode engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas é preciso ter autorização do médico.

  58. Janispereiracorrea

    gostaria de saber mais sobre as vacinas a serem tomadas no caso da púrpura PTI em crianças

  59. Margarida

    trabalho com produtos quimicos  tem algumas interferencia?

  60. Leo

    Tenho purpura já se fazem dez anos que luto contra esta doença já retirei o barço mais de nada adiantou, agora nesses dias estou em uma luta tentando elevar o numero de plaquetas mais nada, já fiz imunoglobolina sem sucesso fiz uma imuno supresão com corticoide e nada na segunda feira vou ao médico denovo para ver o que ele me diz já cheguei a 5mil plaquetas, hoje vivo entre 19mil há 20mil, mais o tempo todo tomando corticoide e meu lema é, viva sempre o hoje, como se o amanhã não existisse.

  61. Elisângela

    Dr Pedro
    Meu filho de 8 anos melhorou após um ano e quatro meses, 98.000 plaquetas, sem medicação ha um ano,  por não apresentar mais sinais clinicos os exames foram interrompidos, ainda mantemos os cuidados com traumas. A família está muito feliz e com esperaças de cura.
    Agradeço pelo apoio!  

  62. Elisângela

    É científico que fatores emocionais afetam e baixam as plaquetas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem auxiliar a reativação da PTI.

  63. Martasimoes

    as minnhas plaquetas chegaram a mil plaquetas.estive internada dois meses levei tosdos os tratamentos existentes mas  nenhum resultou,depois chegaram a conclusao que o ideal era tirar o baço,passados tres dias estava a sair do hospital bem se passaram 3 anos e estou bem ,mas tento viver um dia de cada vez,é´muito importante acreditar na cura,e ter uma grande ajuda psicologica,sei que tudo pode voltar mas tento nao pensar nisso,e controlar o sistema nervoso e o stresss para andar bem marta

    1. Elisângela

      Fatore emocionais realmente baixam as plaquetas?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Pouco provável.

  64. elisana

    minhas plaquetas chegaram a mil plaquetas,neste momento fui internada e fiquei a base de imunoglobulina,depois chegaram a conclusão que o ideal seria tirar o baço,de nada resolveu continuei com o corticóide,engordei 30kilos nao foi apenas inchaço,mas 8 longos anos se passaram,e hoje sim me sinto doente,consequencias de medicamentos hoje tenho diabts,colesterol,apnéiae hipopinéia,hérnia  e pedra na visicula,……..As plaquetas parecem controladas abaixam rapidamente quando passo por algum nervoso stressss mas nao tao baixa

  65. Pollyane

    Dr. Boa noite
     
    Hipotiroidismo pode ser uma causa de PTI?

    Pollyane

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  66. Andreana

    purpura e uma doença contagioso que pode passar para outra pessoa

  67. Maikon

    Dr, se após a esplenectomia o paciente não apresentar melhoras, quais são as outras possibilidades de cura??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há alguns medicamentos mais fortes que podem ser usados na PTI refratária à esplenectomia, como Rituximab, ciclofosfamida, azatioprina,etc.

  68. Adriiana Borges

    como saber se o paciente adulto apos a PTI esta curado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Através das análises e do estado clínico.

  69. Adriiana Borges

    Dr.Pedro a PTI pode levar o paciente apos a doença a ficar incapaz para atividade profissional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode