Artigo atualizado em 10/07/2014

VARICOCELE | Sintomas e tratamento

A varicocele é causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. A varicocele é um problema tão comum que acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos.

Na maioria das vezes, a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Existe uma explicação bem simples para tal fato.

Reparem na figura abaixo como há diferenças entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita desemboca na calibrosa veia cava em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

Lembrando que as artérias são os vasos que levam o sangue para os órgãos e as veias os que o trazem de volta ao coração. Quando a drenagem venosa não é feita corretamente, o sangue acaba ficando represado.

Varicocele

Varicocele

Portanto, a varicocele é uma insuficiência na drenagem de sangue do testículo, que leva ao represamento sanguíneo e ao aumento do volume das veias. Como já foi dito, é nada mais do que uma variz.

Existe uma graduação da varicocele.

  • Grau I – varicocele pequena, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal. (tossir ou assoprar contra uma resistência).
  • Grau II – varicocele de tamanho médio, sendo facilmente palpável.
  • Grau III – varicocele grande, não só é palpável como é bem visível.

Sintomas da varicocele

Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

Mas a dor não é o pior problema da varicocele, e sim o risco de infertilidade. Ao tocarmos no saco escrotal, podemos notar que ele tem uma temperatura mais baixa que o resto do corpo. Se vocês repararem bem, os testículos são órgãos que ficam fora do corpo. Isto ocorre porque os mesmos funcionam melhor em temperaturas mais baixas que a do nosso organismo. Quando surge a varicocele, o represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a sua temperatura, causando estresse para ambos os testículos. O resultado final é uma queda na taxa de espermatozoides (oligospermia) e grande diminuição na sua mobilidade, o que pode levar à infertilidade.

Fotos de Varicocele

clique para ampliar

É bom salientar que a infertilidade costuma ser uma condição de origem multifatorial, ou seja, não ocorre somente por um único problema isolado. Homens com varicocele possuem maior chance de serem inférteis, porém, é perfeitamente possível que tenham espermatozoides normais e consigam gerar filhos sem dificuldades.

Fotos de Varicocele

clique para ampliar

Quando a varicocele inicia-se após os 40 anos é importante investigar a presença de um tumor intra-abdominal que possa estar comprimindo a veia testicular, causando sua dilatação.

O diagnóstico da varicocele é feito através do exame físico e confirmado pelo ultrassom, que pode também, se for necessário, avaliar a presença de massas abdominais.

Varicocele causa impotência sexual?

Não é habitual que pessoas com varicocele apresentem disfunção erétil. Esse tipo de problema só costuma ocorrer nos casos de varicocele bilateral e de grau III. Nestes casos graves, se não houver tratamento, é possível haver atrofia dos testículos, com diminuição da produção de testosterona, o que é uma conhecida causa de impotência (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento). Todavia, cabe destacar que essa situação é rara e não ocorre na imensa maioria dos pacientes com varicocele.

Tratamento da varicocele

O tratamento é indicado naqueles que apresentam sintomas de dor, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Homens mais velhos, que não apresentam dor e não desejam mais ter filhos, não precisam ser operados.

Existem três opções para a correção da varicocele:

1) Cirurgia aberta: a cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte (leia: ANESTESIA GERAL | Quais são os riscos?).

Devido ao edema que surge na bolsa escrotal no pós-operatório, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por duas a quatro semanas. Relações sexuais somente após dez dias.

2) Cirurgia laparoscópica: é menos usada pois, neste caso, possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas. A única vantagem é uma incisão menor.

3) Embolização da varicocele: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média. É um procedimento mais novo e nem todos os urologista estão treinados para fazê-lo.

A correção da varicocele melhora o espermograma e corrige a infertilidade?

Em muitos casos, sim. Porém, como já foi referido, a infertilidade costuma ser multifatorial, o que faz com que a correção da varicocele em alguns pacientes apenas atenue o problema, sem resolvê-lo por completo. Como na maioria das situações não há como se saber antecipadamente quem irá ter melhora significativa do espermograma, parece razoável indicar a cirurgia nos casos de pacientes jovens que estão com dificuldades de gerar uma gravidez.

Vérsion en español:  VARICOCELE | Síntomas y tratamiento
Publicidade
  • Anonymous

    Dr. Pedro, parabéns pelo blog.
    Uma dúvida: a correção da varicolece corrige também a esterelidade ?

    obrigado antecipadamente
    Rogério

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rogério.
    Varia de caso a caso. Dependendo do grau e do tempo de demora para correção, pode ser que não seja suficiente para melhorar o número e a qualidade do espermatozóides.

    Também é importante saber se a pessoa já apresentava algum grau de disfunção prévia e a varicocele apenas agravou o processo.

    abs

  • Robert

    Otimo Blog, Dr!

    Uma dúvida: após a cirurgia, como fica esteticamente? Mesmo em casos grau III (como o da foto) ou grau II (com uma diferença visual bem discreta) é possível reverter?

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Robert,
    Sim, esteticamente melhora.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro! Obrigado pelo artigo.
    Gostaria que o Sr. comentasse mais sobre o que é a “neoplasia intra-abdominal” – pois além das dores causadas pela varicocele, tb sofro com dores abdominais, “pontadas” em região próximo à bexiga (obs. já fiz ultrasom da região abdom. e nada foi detectado a priori).
    grato,
    Paulo Proença.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo
    Neoplasia intra-abdominal, seria um tumor dentro da barriga que estivesse a comprimir a veia testicular esquerda, causando a varicocele.

    No seu caso, se o ultra-som foi normal, não precisa se preocupar

  • Pedro

    Caro Dr. Pedro,

    Muito obrigado pelo seu elucidativo artigo.

    Foi-me diagnosticada uma varicocele após me queixar de uma dor no testículo esquerdo que vem aumentando e tornando-se incómoda e de uma massa anómala facilmente palpável no lado esquerdo do escroto. No entanto, o espermograma revelou-se normal.

    Compreendo que não pode indicar tratamentos sem uma consulta completa, mas abstraindo do meu caso particular, gostaria de colocar a seguinte questão: no caso de uma varicocele facilmente palpável e com dor, mas sem efeitos no espermograma, até que ponto é o tratamento da varicocele indicado? É ou não eficaz na resolução da dor? É, por outro lado, possível atacar o problema da dor sem tratar a varicocele por cirurgia ou embolização?

    Muito obrigado desde já pela sua atenção.

    Pedro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pedro,
    O problema é que o seu espermograma hoje é bom, mas daqui a algum tempo pode não mais ser. A varicocele é prejudicial a função dos testículos.

    Quando se opera a dor desaparece. Se vc não operar ela pode inclusive piorar.

    Qual a opinião do seu urologista?

  • Pedro

    Dr. Pedro,

    Obrigado pela sua resposta.

    O meu urologista mostrou inclinação para me mandar operar quando o visitei para me queixar do aumento da dor, no entanto receitou o espermograma e aguardo consulta para ir mostrar o resultado. E é por isso que lhe coloquei a questão, Dr. Pedro, já que li em vários artigos que uma grande parte das varicoceles acaba por não afectar a fertilidade e que não é certo que a operação eliminará a dor. Estes artigos referem que uma varicocele dolorosa sem anomalia seminal não indica operação mas sim outras abordagens para alívio da dor. Se estiver interessado, posso enviar-lhe as ligações para os artigos em questão.

    Resta esclarecer que tenho 29 anos e não me oponho à operação, queria era estar convicto de que esta me iria eliminar a dor, bastante incómoda. Logo agradeço o seu esclarecimento anterior.

    Melhores cumprimentos,

    Pedro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pedro,
    Não sou urologista e não tenho nem de perto a experiÊncia que eles têm com varicocele.

    Mas até onde eu sei, se a dor for algo muito incômodo a cirugia está indicada. Só não se opera se a dor for infrequente ou for pequena, sendo mais um incômodo do que dor propriamente dita.

    Agora, se sua dor for facilmente controlada com analgésicos e não houver necessidade de tomá-los com muita frequência,talvez não valha a pena operar mesmo.

    Em relação a fertilidade, às vezes mesmo com um espermograma bom, o paciente com vericoclele tem mais dificldade em ter filhos do que pessoas com o mesmo espermograma e sem varicocele (isso é um tema de discussão entre urologistas e médicos de fertilidade)

    Acho que é caso de se conversar. Como eu disse, o seu urologista tem muito mais experiência no caso do que eu. Ele seberá te orientar sobre o que é melhor.

    abs

  • Anonymous

    Dr. Pedro, parabéns pelo blog!
    Meu marido fez cirurgia de varicoceles há um certo tempo, e agora estamos planejando uma gravidez, mas o espemograma apresentou alteração no volume de espermas. O médico solicitou uma ultrasson dos testiculos, onde foi constatado varicoceles (pequena) novamente.
    Isso é comum? O que pode ter acontecido?
    Abç,

    Patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Pode acontecer de ficar algum grau de varicolece apos a cirurgia. A questão é saber se isso é suficiente para ser o responsável pelo espermograma ruim.

  • hulk.verdao

    doutor me operei de varicocele a dois meses

    nao sentia dor antes da cirurgia,
    respeitei o pos operatorio

    dois meses depois voltei a atividade fisica no meu caso corrida
    pratiquei apenas caminhada e trote bastante leve, fiz isso por 3 dias seguidos

    no quarto dia amanheci com uma dormencia e peso no testiculo operado com dores q pareciam agulhadas

    agora eu lhe pergunto, isso pode seer q a varicocele voltou e agora esta sintomantica ao contrario de antes, ou eh do proprio pos operatorio

    q esta recente e ainda sinto uma certa dor no corte do abdomen, estou sem praticar esportes.

    mt grato ao senhor se responder

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hulk,
    ISso deve ser do pós-operatório mesmo, não deve ser retorno da varicocele, não. sugiro que vc entre em contato com o urologista.

  • Ciro

    doutor fiz a cirurgia de varicoceles, e fiz relação com minha esposa 4 dias depois o que poderá acontecer? to preocupadissimo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ô ciro, 4 dias é muito precoce. Vc provavelmente ainda está com os pontos.

    Dependendo do jeito que foi feito há o risco de lesão e infecção da ferida cirurgica.

  • Weder Cabral

    Doutor tive Varicoceles, visitei o urologista, e fiz um tratamento atravez de medicamentos, e resultou em atrofia do testiculo esquerdo, isso significa que sou infertil? Levando em consideração que nao notei diferensa na quantidade, e diminuição de esperma após a atrofia.
    Obrigado.

  • Tirso

    Ola Dr. Seria possivel tratamento com apenas medicamentos de variz em casos que estejam no começo?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Weder,
    para avaliar fertilidade é preciso fazer um espermograma. Só pela aparência do esperma é impossível dizer qualquer coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tirso,
    Não funciona.

  • Cristiano

    Dr.
    Fiz a cirurgia a 2 anos e era dos dois lados do testículo só que voltou, pois a dor continua e a deformação dos testículos as vezes, tem dia que parece estar normal outros uma dor quase insuportável.
    O que pode ter ocorrido? E quais recomendações tomar? A cirurgia pode ser feita novamente?
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiano,
    mesmo após operado, a varicocele pode retornar. Vc deve ser avalaido pelo urologista. E sim, pode-se operar de novo sem problemas.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Qual tratamento apresenta menores resultados colaterais, cirúrgia ou embolização?
    Obrigado.

    Fernando

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    a cirurgia ainda é o melhor tratamento

  • Viviane

    Boa noite Doutor/Doutora.

    Muito didático o artigo.

    É verdade que quanto maior o tempo da presença da varicocele, maiores podem ser os danos para os espermas e mais difícil a reverção da infertilidade (quando este for o resultado do espermograma)?

    5 anos é considerado muito tempo?

    Muito Obrigado!

    Fábio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Viviana,
    1- Sim
    2- Mais ou menos.

    Mas cada caso é um caso. Não é só o tempo de varicocele que conta.

  • Anonymous

    Olá Drs.

    Parabéns pelo blog. Meu caso é grau 3, desde os 15, hoje com 20, mas na época, era bem visível também, o médico falou que não era nada e não precisava fazer nada. De lá pra cá não aumentou, nem diminuiu.

    Bom, ao que interessa, além de fertilidade, varicocele pode afetar algo mais, como hormônios, folego/força e etc? Atividade fisica exagerada pode sem um problema nestes casos, do mesmo modo que num quadro de hemorróidas por exemplo?

    Obrigado
    Rafael

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Não. Atividade física intensa que cause aumento da pressão intra-abdominal, como levantar pesos, pode piorar a varicocele.

  • vander

    ola doutor queria saber se depois de operar a varicosele aquelas veias tortuosas volta a normal como o outro ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vander,
    Sim.

  • Julio Cesar

    Olá Doutores(as)
    Estou no aguardo de uma consulta no serviço publico de saúde. Não conhecia o blog,localizado pelo google. Muito esclarecedor.

    A varicocele pode levar a uma redução de volume do esperma ou das caracteristicas desse? concomitantemente ou não com a atrofia do testículo.

    Julio (47a.)
    Estudante de psicologia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julio,
    O volume do esperma não se altera, mas a quantidade de espermatozóides, sim.

  • Rafael

    Boa noite Dr.

    Fui a um urologista e foi diagnosticado a Varicocele.Minha duvida é se a varicocele pode causar ejaculação precoce, ou se não afeta em nada.

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    não há relação direta.

  • Maria

    Doutor, meu marido fez a cirurgia de varicocele ha dois anos dos dois lados. Estou preocupada, pois tentamos engravidar e nada e ainda nao fizemos o espermograma. Ele nao se queixa de dores e aparentemente melhorou muito apos a cirurgia.
    Obrigada.

  • Alicci Dias

    Olá doutores!!!
    meu marido(23) foi ao urologista,e constatou com o método valsava a varicocele ,uma grave do lado esquerdo e uma pequena do lado direito,ja fez espermograma e o resultado foi muito preocupante disse que era grave….
    Após a cirurgia o volume de esperma aumenta junto a mobilidade……enfim melhora quantos por cento….

    Adorei esse blog!!

    E as respostas são muito esclarecidas!!

    Alicci(20)estudante…

  • Da Silva

    Doutor,cerca de 1 ano sentia um encomodo no testiculo esquerdo de uns meses pra cà sinto umas dores quase sempre e o testiculo direito parece está com os mesmos sintomas.(pelo qe vi na foto acima é grau 3)Já fui no uroligista ele disse qe tenho varicoceles no esquerdo e posso ter no direito tb, sei que tenho riscos de ficar infertel mais com a operação ou com medicamentos as dores e a fertilidade pode haver curar. ??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    É preciso fazer o espermograma. O fato dos sintomas terem melhorado, não significa que a contagem e a qualidade dos espermatozóides tenham melhorado significantemente.

  • Anonymous

    Dr. meu namorado tem varicocele nos dois testiculos, ele vai se submeter a uma cirurgia nos proximos meses. Gostaria de saber se a varicocele interfere no desempenho sexual do homem??

    Muito bom blog.

    Mônica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    em geral não.

  • Anonymous

    Dr. minha ultima relação sexual foi ha uns 3 anos atras, de la pra cá, n tenho uma vida sexual ativa. Comecei sentir dores nos testiculos e ao ir ao medico e me submeter a exames, foi diagnosticado varicoceles nos dois testiculos.
    Gostaria de saber se essa ” falta de sexo” tem alguma ligação com o surgimento da varicocele.

    Obrigado.

    Emanuel.

  • Edson

    Doutor Pedro Pinheiro, em caso de correção cirúrgica de varicocele, após quanto tempo, em média, há evolução no nível de qualidade dos espematozóides, evidentemente, se a cirurgia for bem sucedida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Emanuel,
    não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edson,
    a partir de 3 meses

  • monalisa

    Ola Doutor eu me chamo monalisa e gostaria de saber se tem hospitais públicos que vasa a cirurgia de varicocele e qual e, pois meu marido tem que opera mais os médicos me cobrarão muito caro, moro no RJ em nova Iguaçu

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Monalisa,
    qualquer hospital público que tenha serviço de urologia pode fazer essa cirurgia. Ela é muito simples.

  • Anonymous

    OLa doutor Pedro
    Me chamo Jeferson
    Eu sou jogador de futebol E estou com esse pequeno Problema queria saber se demora muito pra mim voltar a jogar novamente E se Essa cirurgia Doi muito e se Tem algum Tipo de Risco ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jeferson,
    A cirurgia não dói nada.
    Vc deve poder voltar às atividades após 1 mês. Mas isso quem vai decidir é o seu cirurgião.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Gostaria de saber a varicocele afeta a ajeculação. Se há dificuldade no ato sexual.

    Att,
    Queila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Queila,
    não

  • Rui

    Boa Noite DR.Pedro tenho varicoceles junto ao testiculo esquerdo. O facto de os ter pode originar dores no direito?

    Obrigado

  • Alysson

    Dr. Pedro, operei de varicocele há um mês, pois o espermograma estava insatisfatório, e foi diagnosticado a doença. Gostaria de saber se agora, ao realizar um novo espermograma, há a possibilidade de continuar infertil, e se tem outra forma de tratamento, para que possa conseguir a fertilidade.

  • http://mesquita.com/ Alberto rezende

    A varicocele pode aparecer no lado direito também?meu saco escrotal está vermlho inchado e dolorido.

    Aberto rezende

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rui,
    pode.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alysson,
    à princípio deve melhorar, porém, pode acontecer desta melhora ser muito pequena

  • http://ash.com/ Ash

    Olá Dr.!
    eu sou muito novo ainda, não estou na idade para casar, mas isso me dexa muito chateado, eu tenho varicocele..axo q eh do grau 3 mais naum eh tão grande como a das fts!eu já fui a um urologista e ele me atendeu mto mal!
    ela e visivel, ele só olho disse q era varicocele e mandou eu não encomodar ele mais..
    a minha duvida e se com alguma cirurgia o testiculo volta ao normal na aparência..pq eu fikei cm o testiculo esquerdo menor que o direito?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ASH,
    Sim. Procure outro urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alberto,
    à direita é menos comum, mas pode ocorrer, sim.

  • João

    Olá Dr. tenho varicocele nos dois lados e fiz exame de epermograma deu zerado, o medico pediu para mim fazer a cirurgia, gostaria de saber se o espermograma mesmo ele zerado existe a possibilidade de quando fazer a correção da varicocele venha ter alguma melhora?

    agradeço a atenção

    João

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João, sim.

  • Anonymous

    ÓTIMO BLOG VCS ESTÃO DE PARABÉNS

  • Anonymous

    olá dr.pedro, gostaria de saber se a varicocele também pode influênciar no fluxo sanguineo do penis!

    grato!!! igor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Igor, não.

  • Anonymous

    Dr. Parabéns pelo site.

    Existe algum medicamento para amenizar as dores ou incômodos da varicocele quando ainda não se fez a cirurgia ?

    Tenho o problema já há alguns anos, mas ainda não operei por falta de condições.

    Marcelo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Nada de especial. Analgésicos comuns

  • Anonymous

    Dr. a varicoceles, causa ardume tipo queimando e fisgadas na bolsa escrotal?

    grato,

    Ramatis

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ramatis,
    Não é o mais comum, mas podem causar, procure um urologista

  • Anonymous

    Dr. Parabéns pelo site.
    Tenho 16 anos e sofro de varicoceel (parece grau 3)
    a fortes riso que eu fique esterio apos a cirugia?
    como funciona a cirugia e qual e o anestesia usada
    abrass
    me passa seu msn se puder
    joao pero

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Não há risco de ficar estéril após a cirurgia, pelo contrário, ela é umas das opções de tratamento para esterilidade. A cirurgia é feita sob raquianestesia.

  • Dr Eduardo

    Dr.Pedro
    Tenho um paciente que em jun/10 possuia oligoastenozoospermia – varicocele esq. II – repetiu ex em jul/10 – com piora. Foi operado a esq. – aberta – sem intercorrências (art. preservada) – está bem da cirurgia (não há dor -testiculos tróficos) – houve piora importante do espermograma em out/10 – recebeu vitergan + ac.folico 1 mês – novo ex. piorou – como explicar? aguardo exs. aval. hormonal (HMP. oper.obesidade – redução gástrica há 1 ano)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dr Eduardo
    É preciso esperar cerca de 3-4 meses para se notar os resultados. Se após este tempo não houve melhora, é preciso investigar outras causas. Agora, haver piora não é comum. É preciso discutir o caso com o urologista

  • Anonymous

    Márcio

    Dr. eu gostaria de saber se a varicocele pode estar relacionada com algum tipo de mal ereção do penis, tipo um penis que não fica corretamente ereto, talvês certa falta de pressão sanguínea no penis? ou algo do tipo?

    Agradeço dessde já!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Márcio
    Não.

  • Anonymous

    Dr. Gostaria de saber, assim como o médico que eu fui me falou, se a cirurgia realmente não é uma solução definitiva. Ele me disse que ela serviria para ter filhos, mas as dores continuariam e em cinco anos a varicocele retornaria a se desenvolver. Isso realmente é verdade? pois eu não achei nenhuma informação desse tipo na internet, mas sim que a cirurgia resolveria todos os meus problemas.
    Grato!!!
    Vinicius

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vinícius
    Não é bem assim. Geralmente a dor melhora e não é sempre que há recidiva.

  • Gilson Carlos

    Dr. Pedro, todos que fazem a cirurgia de varicolcele ficam estérios ou só em alguns casos? e quais são eles??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gilson Carlos
    Cirurgia de varicocele não causa esterilidade, pelo contrário, até melhora a qualidade dos sptz

  • Anonymous

    doutor so com antibioticos se cura a varicocele? obrigado! ….pedro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Pedro
    Varicocele não se trata com antibióticos

  • Anonymous

    Dr. eu gostaria de saber qual o tipo de internação para cada tipo de cirurgia e qual a probabilidade de estar aumentando a produção de espermatozoídes. Minha varicocele está no nível I

    Sem mais

    Agradeço desde já pela atenção!

    José

  • Anonymous

    gostei muito do que eu vi aqui meu marido feiz a cirurgia a 3 dias estamois muinto feliz em fim vamos ter nosso bebe , si deus quiser e ele que ..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @José
    A eficácia das cirurgias é parecida e o tempo de internação costuma ser de 1 dia.

  • Leandro

    Dr.,pode ocorrer dor nos testiculos e rigidez na veia que esta com a varicocele logo após a ejaculação?
    Desde já, agradeço pela atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leandro
    Não é um sintoma comum de varicocele

  • Maciel

    Tenho varicocele grau 3 e meu espermograma deu alterações nos espermatozóides. Pretendo ter filhos daqui a dois anos. Deve fazer a cirurgia agora, ou meses antes de tentar ter filhos?

    Maciel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isso tem que ser discutido com o seu urologista. O problema de fazer a cirurgia com tanta antecedência é o risco de recidiva.

  • Bruno Brito

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro
    Meu nome é Bruno, tenho 29 anos, sou Português e vivo em Portugal. Ando desesperado á procura de informações sobre varicocelos, pois vou ser operado no dia 6 de setembro, e estou com muito medo, gostava que o Dr. me esclarecesse algumas dúvidas…
    Tenho varicocele no lado Esquerdo, nunca senti dores, não sei qual é o grau, e tbm por enquanto ainda não fiz nenhum espermograma, gostava de saber se após a cirurgia o meu problema fica totalmente resolvido e se existe algum risco durante e pós-cirurgia e se pode ocorrer alguns efeitos secundários. Estou com muito medo de depois da cirurgia o varicocele voltar e sentir dores que nunca senti agora que tenho antes da operação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bruno Brito
    Se vc não tem sintomas e o espermograma for normal, não é preciso operar

  • Bruno Brito

    Boa noite mais uma vez Dr. Pedro Pinheiro.

    eu ja vigio os varicoceles desde ha 3 anos e de 3 anos pra cá, os varicocelos evoluiram, por isso que o medico disse que era para operar marcando ja a data pra dia 6 de setembro, eu nunca senti dor como lhe disse mas os varicoceles são visivelmente apalpaveis, estranho é que nunca me mandou fazer nenhum exame ao esperma nem para defenir o grau da doença…

  • Anonymous

    Dr. Pedro
    Gostei muito do seu site o senhor me parece bastante competente, tenho 25 anos e tenho varicocele espero alguns exames p saber os próximos procedimentos á ser tomados, Me foi sanadas muitas duvidas em seu site, Mas, ainda me resta uma sobre relação sexual posso continuar fazer?
    Obrigado e parabéns
    Patrick

  • Anonymous

    Dourtor,

    Dormência no pênis e no saco escrotal, dependendo da posição em que se está sentado, pode ser sintoma de varicocele?

    Obrigado,
    Marcos

  • Claudio

    Dr. Pedro
    O aumento das veias do pênis, parecendo varizes, pode ser varicocele?

    Parabéns pelo site,
    Claudio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Patrick
    Varicocele não impede ninguém de ter relações.

  • Júnior

    Olá Doutor já fui operado duas vezes de varicocele 1º a vinte anos atras e a 2º a dois anos atras. Já estou com sintomas novamente de varicocele. Isto é normal? ela pode aparecer mais de duas vezes? O que pode me aconselhar pois já tenho 45 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Claudio
    Pode ter relação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Júnior
    Sim, é comum. A conduta nestes casos depende do tipo de sintoma que vc sente.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro estou com varicocele, gostaria de saber se depois da cirurgia, terei mais de 80% de engravidar a minha esposa.

    Obrigado e parabéns
    Alex

  • Anonymous

    Fui diagnosticado com Varicocele grau II hoje. Gostaria de agradecer aos médicos que atenciosamente responderam às perguntas postadas. Parabéns pelo serviço prestado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Alex
    A cirurgia de varicocele geralmente aumenta a fertilidade do homem, mas ninguém pode de antemão te dar um percentual de sucesso.

  • Anonymous

    Karllo 23 Anos…

    Existem outras doenças que se caracterizam pela dor nos testículos? Quais as mais comuns?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • Anonymous

    Oi Drs, meu nome é Pedro e eu tenho dezesseis anos, há algum tempo atrás percebi algo estranho no meu testículo esquerdo e acredito que seja varicocele. É bastante notável, percebo que o esquerdo ficou maior que o testículo direito.Isso me incomoda muito. Qual é o primeiro passo à tomar depois dessa descoberta ? ainda não falei para ninguém. Quem eu devo procurar, o que devo fazer ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Pedro
    Procure um urologista

  • lena mata de sao joao

    oi Dr meu marido ta com varicocele nos dois testiculo ja tem dois anos agente tentando engravidar ele vai fazer a cirurgia dia 3 de outubro depois de quanto tempo nos conseguirmos ter um filho???? responda por favorrr obrigado um beijaooooo!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @lena mata de sao joao
    Após 3 meses ele pode fazer um espermograma para ver se a qualidade dos espermatozoides melhorou.

  • Anonymous

    Adorei o blog! Há seis anos tento engravidar, já fiz vários exames e nada foi detectado. Meu marido também fez vários exames e espermogramas e sempre tiveram resultados ótimos. Ele sempre teve tbem o testículo esq. bem menor em relação ao direito e ejaculação precoce. Hoje, após ultrassom descobriu que tem varicocele GII esq.. Será possível ser este o motivo de não termos filhos, apesar do espermograma sempre ter dado ótimos resultados e o fato da diferença de tamanho dos testículos e ejaculação precoce poderia ser um indício da varicocele. Obrigada! Letícia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Letícia
    Não. Se o espermograma é ótimo, não é por aí.

  • Anonymous

    Doutor, muito interessante o blog.
    Hoje me consultei e foi constatado essa doença, porém após pesquisar mais sobre, me pintaram algumas dúvidas. Eu malho, há alguma restrição quanto a isso? E, no caso, se eu não tiver os graus mais agressivos, o médico pode me indicar logo a cirurgia pra eu não me incomodar? Desde já, obrigado. Hebert.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Hebert
    Musculação pode piorar a varicocele. A cirurgia depende da dor e do grau de alteração no espermograma. Não se faz cirurgia profilática.

  • Anonymous

    Olá, Dr Pedro, tenho algumas dúvidas:
    1) Achei interessante a embolização, por não ter corte. Funciona p/ qualquer tipo de varicocele ? como é a anestesia ?
    2) Na hipótese de eu precisar realmente de cirurgia, li em alguns sites que o melhor é a microcirurgia e pode ser feita c/ anestesia local e até no próprio consultório – procede ?
    3) Tenho pavor de raquidiana, pois pode até deixar paraplégico, quero fugir dela – por que não usar local, já que alguns médicos dizem que “É 1 CIRURGIA TÃO SIMPLES…” Será simples mesmo ???
    Grato,
    Luiz/Sorocaba/SP

  • Anonymous

    Boa noite, desde já os meus parabéns pelo blog.
    eu há cerca de 2 anos que tenho um variocelo, o ano passado fui operado e nao correu bem…continuei com o mesmo desconforto, com as varizes na mesma, agora foi operado novamente este ano, em setembro e não vejo melhoras ainda, ja passaram quase 2 meses e continua igual. a minhas perguntas são: dps de corrigir o problema as varizes não devim secar e desaparecer? se sim, quanto tempo pode levar até que desapareçam?

    com os melhores cumprimentos
    André

  • Anonymous

    olá doutor, parabens pelo o blog. é riquissimo.
    doutor muito sexo, ou masturbação pode causar varicocele? eu não tinha nada depois de duas semanas em que eu fazia sexo constantemente, percebir alguns sintomas e pelo visto é varicocele.
    abraço. valdo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luiz
    1. Depende da experiência do médico com o procedimento. Anestesia local.
    2. O mais efetivo é a cirurgia tradicional. Não conheço indicação para cirurgia de varicocele em consultório.
    3. Lesões da medula pela raquianestesia são raríssimas. É uma anestesia muito segura. A anestesia local não é efetiva para anestesias tecidos profundos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @André
    Sim, deveriam. Você pode fazer um doppler da bolsa escrotal para confirmar se a varicocele foi realmente corrigida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Valdo
    Não.

  • Anonymous

    Dr. Ql a margem de melhora no resultado de espermograma?

    Abçs

    Henrique P.

  • pc

    varicocele pode levar a gerar um cancer se a demora da cirugia

  • Leonardo

    A varicocele pode causar além de causar dor nos testiculos, pode causar dores abdominais?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Henrique
    Não é possível prever. Depende de vários fatores. Geralmente há uma melhora, porém, é impossível quantificá-la antes da cirurgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @pc
    Não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leonardo
    Pode causar dor na região inferior do abdômen

  • Alanpita

    Olá galera, fiz a cirurgia de varicocele no dia 08/12/2011, ainda estou com os ponto, mas a cirurgia foi muito boa, não senti dor em momento algum.
    Para aqueles que irão fazer fiquem tranquilos e boa sorte.

  • anonimo

    Quanto mais cedo fizer a cirurgira melhor ? tenho 15 pra 16 anos mais tenho muita vergonha de falar para meu pais sobre esse assunto ¨ por causa que meu irmao vai tira muito sarro de min =(  ¨
    vou poder ter filhos no futuro ? … eu acho que o ( Grau )  é  o pior o 3 , é visivel e palpavel

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vejo motivo para vergonha. Garanto que seus pais têm maturidade o suficiente para entenderem que se trata de um problema médico. Se vc tiver varicocele grau 3, vc pode ter problemas de fertilidade. Quanto ao seu irmão, tirar sarro faz parte da relação. Cabe a vc ter maturidade e entender que o bobo da história é ele que fica brincando com o problema de saúde dos outros.

  • Júlia Márcia Diniz de Castro

    oi,meu marido tem varicocele,o medico falou que é pra fazer a cirurgia mas disse que não tem garantia.gostaria de saber se não há um medicamento que ajude,pois desejo muito ter um filho e meu marido não quer fazer a cirurgia.obrigado.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há remédios que ajudem. Se vocês estão com dificuldade em ter filhos, a varicocele pode ser a causa. Neste caso, só a cirurgia pode ajudar.

  • stephanie

    oie meu marido fez a cirurgia de varicocele dia 22-12-2011 estou muito anciosa e com medo pois  fico vendo alguns casos que mesmo quem faz a cirurgia as vezes nao melhora em nada espero que tenha dado certo pois quero ter muitooo um filho !!!

    • Pri

      Oi…meu marido fez a cirurgia ha um ano e já toma remédio ha três anos….e até agora nada :( tem amigos dele que tem a varicocele não fizeram a cirurgia e têm filhos….cada caso é um caso…o meu pelo jeito é o pior !!!!!

  • Ger

    Olá,existe possibilidade da varicocele do grau III atrofiar o pênis, e causar impotência?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se houver lesão grave dos testículos com redução da produção de testosterona. Não é comum.

  • FD

    olá e parabens pelo blog. A minha pergunta é tendo eu sido operado á 2 meses ao varicocele é normal ainda sentir as veias no testiculo? Desde já obrigado e mais uma vez parabens

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ver se o que vc sente é a veia e não apenas o cordão espermático.

  • Miqueias matos

    acreddito .que estou com varicceles em estagio II,tenho 25 anos ja tenho 1 filho de sete anos…gostaria de saber se posso ficar esterio;;;;depois da cirugia

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A cirurgia diminui o risco de infertilidade.

  • TATIANA

    Parabéns pelo blog Dr. meu marido operou de varicoceles  depois de 3 meses fez os exames e o medico falou que estava tudo bem já faz 2 anos ainda não consegui engravidar  ele não passou mais no medico corre o risco da varicoceles ter voltado?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sempre existe este risco.

  • Jesse

    Meu espermograma constatou 2 milhões de espermatozóides pó ml, sendo que o normal seria acima de 20 milhões. Fui diagnosticado com varicoceli de grau 3. Com a cirurgia será possível recuperar 100% a fertilidade????

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Costuma melhorar o espermograma, mas não necessariamente 100%.