Varicocele: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 46 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é varicocele?

A varicocele é causada por uma dilatação anormal das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares.

A varicocele é um problema tão comum que acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos.

Na maioria dos casos, o problema surge no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Existe uma explicação bem simples para tal fato.

Reparem na figura abaixo como há diferenças entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita desemboca na calibrosa veia cava em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

Lembrando que as artérias são os vasos que levam o sangue para os órgãos e as veias os que o trazem de volta ao coração. Quando a drenagem venosa não é feita corretamente, o sangue acaba ficando represado.

varicocele

Portanto, a varicocele é uma insuficiência na drenagem de sangue do testículo, que leva ao represamento sanguíneo e ao aumento do volume das veias. Como já foi dito, é nada mais do que uma variz.

Existe uma graduação da varicocele.

  • Grau I: varicocele pequena, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal. (tossir ou assoprar contra uma resistência).
  • Grau II: varicocele de tamanho médio, sendo facilmente palpável.
  • Grau III: varicocele grande, não só é palpável como é bem visível.

Sintomas

Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

Mas a dor não é o pior problema da varicocele, e sim o risco de infertilidade. Ao tocarmos no saco escrotal, podemos notar que ele tem uma temperatura mais baixa que o resto do corpo. Se vocês repararem bem, os testículos são órgãos que ficam fora do corpo. Isto ocorre porque os mesmos funcionam melhor em temperaturas mais baixas que a do nosso organismo.

Quando surge a varicocele, o represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a sua temperatura, causando estresse para ambos os testículos. O resultado é uma queda na taxa de espermatozoides (oligospermia) e grande diminuição na sua mobilidade, o que pode levar à infertilidade.

É bom salientar que a infertilidade costuma ser uma condição de origem multifatorial, ou seja, não ocorre somente por um único problema isolado. Homens com varicocele possuem maior chance de serem inférteis, porém, é perfeitamente possível que tenham espermatozoides normais e consigam gerar filhos sem dificuldades.

Quando a varicocele inicia-se após os 40 anos é importante investigar a presença de um tumor intra-abdominal que possa estar comprimindo a veia testicular, causando sua dilatação.

O diagnóstico da varicocele é feito através do exame físico e confirmado pelo ultrassom, que pode também, se for necessário, avaliar a presença de massas abdominais.

Varicocele causa impotência sexual?

Não é habitual que pessoas com varicocele apresentem disfunção erétil. Esse tipo de problema só costuma ocorrer nos casos de varicocele bilateral e de grau III.

Nesses casos graves, se não houver tratamento, é possível haver atrofia dos testículos, com diminuição da produção de testosterona, o que é uma conhecida causa de impotência.

Todavia, cabe destacar que essa situação é rara e não ocorre na imensa maioria dos pacientes com varicocele.

Tratamento

O tratamento é indicado naqueles que apresentam sintomas de dor, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Homens mais velhos, que não apresentam dor e não desejam mais ter filhos, não precisam ser operados.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte.

Devido ao edema que surge na bolsa escrotal no pós-operatório, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por duas a quatro semanas. Relações sexuais somente após dez dias.

Cirurgia laparoscópica

É uma técnica menos usada, pois possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas. A única vantagem é uma incisão menor.

Embolização da varicocele

É uma técnica não cirúrgica, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média. É um procedimento mais novo e nem todos os urologistas estão treinados para fazê-lo.

Varicocelectomia microcirúrgica

Esta é a técnica mais moderna e aparentemente a com melhores resultados. O urologista efetua uma pequena incisão na virilha. Usando o microscópio, o cirurgião faz uma ligadura de todas as pequenas veias, mas evita o canal deferente, a artéria testicular e a drenagem linfática. O procedimento leva de 2 a 3 horas, e o paciente vai para casa no mesmo dia.

Embora a varicocelectomia microcirúrgica envolva um tempo operatório mais longo, ela tem uma incidência menor de complicações e recidivas pós-operatórias do que as varicocelectomias laparoscópicas e abertas. Também apresenta um tempo mais curto para o paciente retornar ao trabalho, um maior aumento na concentração e na mobilidade dos espermatozoides no pós-operatório e uma taxa de gravidez mais alta.

A correção da varicocele melhora o espermograma e corrige a infertilidade?

Em muitos casos, sim. Porém, como já foi referido, a infertilidade costuma ser multifatorial, o que faz com que a correção da varicocele em alguns pacientes apenas atenue o problema, sem resolvê-lo por completo.

Como na maioria das situações não há como se saber antecipadamente quem irá ter melhora significativa do espermograma, parece razoável indicar a cirurgia nos casos de pacientes jovens que estão com dificuldades de gerar uma gravidez.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


46 respostas para “Varicocele: sintomas, causas e tratamento”

  1. Tacuzira Emílio Oniasse

    Preciso de ajuda Dr só reagem quando há mais tempo ou quando fico muito tempo de pe

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tacuzira, não entendi sua pergunta.

  2. Roger Silveira

    Boa tarde Doutor No caso si eu não fazer o cirurgia não tem outra forma de resolver essa situação??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Se não operar, a varicocele permanece lá.

  3. valeria

    Dr Pedro, parabéns e obrigada por disponibilizar seu tempo aqui; meu marido tem 56 anos sente muita dor na virilha, perto do anus, já faz tempo q está com a ereção prejudicada, devido essa sensação de inflação crônica fez exames e foi diagnosticado com varicocele.

    Fazendo a cirurgia essa inflamação e dor termina, ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a causa da dor for a varicocele, a tendência é melhorar. Mas a dor da varicocele tende a ser mais na bolsa escrotal, do lado onde está a veia doente. Tem que ver se a varicocele é realmente a culpada ou se foi apenas um achado ocasional.

  4. Leandro Alves

    Dr. Toda vez que vou urinar encontro horas de sangue na cueca, isso é varicocele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É mais provável que a causa seja outra. Tem que procurar um urologista para investigar.

  5. Ari Roberto Cardoso

    Olá Dr.Pedro Pinheiro.
    Com 51 anos posso ter adquirido Varicocele nesta idade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  6. Calvin

    Boa Noite Dr. Pedro Pinheiro.

    pretendo saber se a situaçâo de Varicocele ligeira requere ha uma interverçâo Cirurgica ou so tratamento??

    Melhores Comprimentos
    Best Regards.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for algo leve e não provocar sintomas, não precisa de cirurgia.

  7. Jorge

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se o Dr. Pedro Pinheiro ou algum especialista em Varicocele atente em Portugal e pela Medis.
    Gostaria de ser contactado pelo meu mail.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer urologista pode tratar de varicocele. É uma doença simples que não requer muita especialização.

  8. Ygor

    Isso pode matar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Varicocele? Não.

  9. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não.

  10. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    A sua varicocele não muda em nada a gravidez dela. Não se preocupe com riscos para o bebê

  11. Carlos Ramos

    Vou fazer a cirurgia, no entanto sou muito nervoso. A anestesia pode fazer eu dormi durante o procedimento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você vai ser sedado antes da cirurgia começar.

  12. Miqueas Young

    quem tem varicocele é normal sentir um incomodo ao tocar na região?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode acontecer.

  13. william

    Dr. a mastubação excessiva pode causar algum dano ao grau de fertilidade do homem ou até mesmo influenciar na varicocele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma. Agora, o que você considera excessivo?

  14. caio shodler

    doutor a varicocele tem medicamentos pra tratar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. O único tratamento definitivo é a cirurgia.

  15. maria claudia

    Depois de uma cirugia de vacicoceles é normal sentir dores nos testiculos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só nos primeiros dias de pós-operatório.

  16. Jean

    Dr faço caminhada sempre que posso isso pode piorar uma possível variocele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só caminhada, não.

  17. Jean

    DR gostaria de saber se variocele tem cura,acho que estou a desenvolver a variocele tenho umas veias no pênis delatadas parecendo ser varizes e penso se isso pode vim a me trazer uma infertilidades..e caso eu venha a ter a variocele gostaria de saber se tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, tem cura. Procure um urologista.

  18. eduardo dos s oliveira

    dr . a varicocele atrapalha a fabricaçao d testosterona ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não o suficiente para causar deficit.

  19. eduardo dos s oliveira

    dr . a varicocele pode dar nos dois lados do escroto direito e esquerdo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas é bem mais comum no esquerdo.

      1. adriana

        Dr. Somente com a cirurgia é possível ficar curado da varicocel? Ou é necessário mais algum tratamento após a cirurgia?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Basta a cirurgia.

  20. Leonam Santos

    Dr qual é o pricipal sintoma da varicocele

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dor no testículo.

  21. vander

    Ola dr, tenho varicocele grau 3 e ta feio e incomoda e sinto dor cirurgia aquelas veia todas somem fica normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  22. paulo

    Dr. é necessário a cirurgia ou não? caso o paciente não queira fazer a cirugia essa doença pode trazer riscos a saúde?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A cirurgia não é obrigatória. Só se houver sintomas ou infertilidade.

  23. thiago

    Dr eu tive e oporei da varicocele uns três anos atrás tem problema de volta ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sempre existe o risco.