Hepatite: o que é, tipos, causas e sintomas

Dr. Pedro Pinheiro

comment 14 Comentários


Introdução

Hepatite é termo que significa inflamação do fígado. A hepatite pode ser crônica ou aguda e  acomete pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias.

Existem várias causas para inflamação do fígado, o que significa dizer que existem vários tipos de hepatite.

As principais causas de hepatite são:

  • Vírus: hepatite A, B, C, D e E.
  • Infecções do fígado.
  • Abuso de álcool.
  • Medicamentos e drogas.
  • Doença autoimune (quando o corpo inapropriadamente cria anticorpos contra nós mesmos).
  • Choque circulatório ou hipotensão grave.
  • Esteato-hepatite.

Vamos falar rapidamente sobre cada uma das principais causas de hepatite. No final abordarei os sintomas, que são basicamente os mesmos, independente da causa da hepatite.

Hepatite viral

Vários vírus podem causar quadros de inflamação do fígado, ou seja, hepatite. Podemos citar a dengue, o citomegalovírus e a febre amarela como exemplos. Porém, chamamos de hepatites virais apenas aquelas causadas por vírus que atacam preferencialmente o fígado.

São cinco as hepatites virais: A, B, C, D e E. As três primeiras correspondem por mais 95% dos casos.

Ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os vírus que causam as hepatite virais são muito diferentes entre si. O vírus da hepatite C é, por exemplo, muito mais parecido geneticamente com o vírus da dengue do que com os das outras hepatites.

As hepatite virais devem ser encaradas como doenças diferentes, com tratamento e prognósticos distintos, mas que apresentam em comum o fato de serem vírus que causam hepatite.

As hepatites virais podem provocar quadros de hepatite aguda, que duram apenas alguns dias ou poucas semanas, ou quadros de hepatite crônica, que são infecções persistentes.

Hepatite A

A hepatite A é transmitida pela chamada via fecal-oral, ou seja, quando o vírus eliminado nas fezes de alguém contaminado é ingerido por uma pessoa sadia.

Você deve estar pensando como isso é nojento e que nunca aconteceria consigo. Pois a hepatite A é extremamente comum. Para entrar em contato com o vírus basta nadar em uma praia ou lago poluído por esgoto, comer algo preparado por alguém que não lava as mãos após evacuar ou se alimentar de frutos do mar oriundos de águas infectadas.

Como é de se esperar, locais com carência de saneamento básico, com esgoto a céu aberto, apresentam altas taxas de contaminação.

A hepatite A costuma ser mais branda que a B ou a C. Quando contraída na infância, ela pode passar despercebida, sendo confundida com uma gripe comum.

Nos adultos a infecção pelo vírus A costuma ser mais sintomática provocando sintomas de hepatite aguda. Porém, mesmo nos casos sintomáticos, a infecção costuma curar espontaneamente. Raramente o vírus do hepatite A provoca hepatite crônica.

Falamos da hepatite A com mais detalhes no artigo: HEPATITE A – Sintomas, tratamento e vacina)

Hepatite B

A hepatite B é transmitida habitualmente por contato sexual, transfusão sanguínea ou por agulhas contaminadas, não só em usuários de drogas endovenosas, mas também em tatuagens, piercings e acupuntura.

A maioria dos doentes também costumam ter hepatite subclínica, com sintomas inespecíficos de infecção viral.

O problema na hepatite B é que 5 a 10% nunca curam e desenvolvem o que chamamos de hepatite crônica, que a longo prazo pode levar a cirrose, falência hepática e câncer hepático. A chance da doença tornar-se crônica é maior nas crianças abaixo de 5 anos e chega a 90% nas infecções adquiridas por recém-nascidos durante o parto.

O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o HIV. Estima-se em 350 milhões de pessoas com hepatite B crônica em todo mundo, 25% destes devem desenvolver cirrose ou câncer de fígado.

Falamos da hepatite B com mais detalhes no artigo: HEPATITE B – Sintomas, diagnóstico e vacina.

Hepatite C

Apresenta as mesmas vias de transmissão que a hepatite B, com a diferença de ser muito menos infeccioso pela via sexual. Enquanto que a via sexual é o principal meio de transmissão na hepatite B, a via endovenosa é a mais comum na hepatite C.

A grande tragédia da hepatite C é que seu vírus só foi reconhecido no início da década de 1990. Antes disso não se sabia da sua existência, e portanto, nem as bolsas de sangue para transfusão, nem os doadores, eram testados para essa infecção.

Mais uma vez, a hepatite C aguda costuma ser pouco sintomática em 75% dos pacientes. O grande problema é que mais de 80% das pessoas infectadas evoluem para forma crônica. Destes 25% evoluirão para cirrose ou câncer em 20 a 30 anos.

Hoje estamos pegando aquelas pessoas que adquiriram o vírus nos anos 80 e agora começam a apresentar as complicações da infecção crônica.

São 170 milhões de pessoas no mundo com hepatite C.

Não há vacina, mas o tratamento evoluiu muito nos últimos anos, podendo chegar a taxas de cura de até 90%, dependendo do subtipo de vírus C (existem 3 subtipos).

Falamos da hepatite C com mais detalhes no artigo: HEPATITE C – Sintomas e tratamento.

Hepatite alcoólica

O álcool é reconhecidamente uma droga hepatotóxica. A hepatite alcoólica é uma síndrome associada ao consumo prolongado de álcool. Como toda hepatite crônica, também pode evoluir para cirrose e falência hepática. Se o paciente já é portador de hepatite viral e ainda assim consome álcool, o risco de cirrose é muito maior.

Mulheres são mais susceptíveis aos riscos do álcool que os homens.

O principal tratamento é a suspensão total do consumo de álcool.

Hepatite autoimune

Como em qualquer doença autoimune, este tipo de hepatite é causado devido a um mau funcionamento do nosso sistema de defesa que deveria atacar somente vírus, bactérias e outros invasores, mas que, inapropriadamente começa atacar também as células do fígado.

Se não for tratado a tempo, a hepatite autoimune leva a um quadro de hepatite crônica que progride com cirrose e falência hepática. Sem tratamento, metade dos pacientes com hepatite autoimune vai ao óbito em menos de 5 anos.

70% dos casos ocorrem em mulheres. Fatores genéticos estão ligados ao desenvolvimento da doença que pode ser desencadeada após quadros de hepatites virais, infecção pelo Epstein-Barr vírus (mononucleose) ou por drogas, como Metildopa, Nitrofurantoína e Minociclina.

A hepatite autoimune está relacionada à presença de auto-anticorpos presentes no sangue como o FAN, anti-LKM ou anticorpo anti-músculo liso.

O tratamento é feito com imunossupressores, como os corticoides e a Azatioprina.

Hepatite por drogas

Também pode ocorrer inflamação do fígado secundário ao uso de alguns medicamentos. Já foram descritos mais de 900 drogas ou produtos ditos “naturais” como causas de hepatite medicamentosas.

Os mais famosos são o paracetamol, ibuprofeno, amiodarona, isoniazida, fármacos para baixar colesterol, eritromicina, anticoncepcionais, alopurinol, ácido valproico e esteroides anabolizantes.

Como vocês podem reparar são todas drogas comuns na prática médica. Não conseguimos saber de antemão quem irá evoluir com hepatite ou não. Por isso, é importante evitar a medicação desnecessária e a auto-medicação. Isto vale principalmente em relação aos “medicamentos naturais” que muitas vezes não apresentam os benefícios alegados e ainda podem levar a lesões hepáticas graves.

Hepatite isquêmica

A hepatite isquêmica é aquela que ocorre devido a um baixo fluxo de sangue para o fígado.

Normalmente ocorre após quadros de choque circulatório como em sepse grave ou em estados insuficiência cardíaca avançada. A cocaína pode causar espasmos das artérias hepáticas e também causar hepatite isquêmica.

Esteato-hepatite

A esteato-hepatite é uma forma avançada de esteatose hepática, causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Os principais fatores de risco são o álcool, obesidade, diabetes tipo 2 e a hipercolesterolemia.

A esteato-hepatite é explicada em detalhes neste texto: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?

Sintomas

Os sintomas da hepatite são a icterícia (pele e olhos amarelados), colúria (urina cor de mate) e acolia fecal (fezes claras, quase branca).

Icterícia

Outros sintomas menos específicos incluem fraqueza, comichão generalizado, náuseas, perda de apetite, dores no fígado e febre.

O diagnóstico precoce das hepatites é importante uma vez que a interrupção do agente causador ou a instituição de tratamento precoce pode evitar a evolução para cirrose ou insuficiência hepática.

Os principais exames de sangue para identificação de uma hepatite são as transaminases (AST e ALT).

Nas hepatites virais agudas não ha tratamento específico, mas o seguimento é importante para se identificar aqueles que evoluirão para hepatite crônica, principalmente na hepatite B e C.


Referências

  • Hepatitis – NIH – National Library of Medicine.
  • What Is Viral Hepatitis? – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK).
  • Hepatitis – Organización Mundial de la Salud.
  • Hepatitis – Organización Panamericana de la Salud.
  • Sleisenger and Fordtran’s Gastrointestinal and Liver Disease Review and Assessment, 11th Edition.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


14 respostas para “Hepatite: o que é, tipos, causas e sintomas”

  1. Alessandra

    Boa noite. Pacientes com plaquetas baixas podem desenvolver algum tipo de hepatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Mas ao oposto é possível, o paciente pode ter uma queda na contagem de plaquetas em alguns tipos de doenças hepáticas.

  2. Patricia

    Possivelmente estou com hepatite medicamentosa, minhas transaminases estão muito altas, como ter certeza dessa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe um exame que identifique especificamente a hepatite medicamentosa. O diagnóstico sai pela avaliação dos dados clínicos e pela comprovação de que você não tem outras causas de hepatites, como a hepatite viral ou alcoólica, por exemplo.

  3. laudiceia

    porque o paciente que teve cirose fica com poblema no pancreas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente.

  4. Daiane

    Se um homem tem hepatite causada por uso de drogas e a esposa dele engravidar o bebe tem chance de nascer com alguma doença, ou com icterícia grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  5. maria

    quero saber se todo tipo de hepatite sao transmissivel ou existe uma especifica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Somente as hepatites de origem viral são transmisíveis.

  6. Edna

    me furei com agulha e o paciente tem hepatite C, disseram me que é do tipo que não contamina, e existe esse tipo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe isso. Se você se acidentou com agulha infectada, há sempre o risco de se contaminar.

  7. MÁRCIA CLEMENTE DE OLIVEIRA CORREIA

    o que quer dizer hipótese diagnóstico hepatite?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não entendi a pergunta. Estamos falando do que?