segunda-feira, 25 de maio de 2009

O QUE É O FAN (FATOR ANTINUCLEAR) ?

Entenda o exame FAN (Fator AntiNuclear). Saiba todos os tipos e que doenças ele pode indicar.

Tenho recebido muitos comentários e e-mails de pessoas solicitando explicações sobre o resultado do exames contendo pesquisa do anticorpo antinuclear, também chamado de fator antinuclear, ou simplesmente FAN.

Então vamos entender o que é o FAN e em que doenças ele fica positivo.

FAN (fator antinuclear)

Seria interessante ler antes o texto sobre DOENÇA AUTO-IMUNE, já que o FAN é solicitado para investigar esse grupo de patologias.

Resumidamente, uma doença auto-imune é aquela onde o nosso sistema de defesa inapropriadamente começa a produzir anticorpos contra nossas próprias células e tecidos. Somos nós atacando nós mesmos.

O FAN (fator antinuclear) como o próprio nome diz, são anticorpos contra estruturas das nossas próprias células, principalmente contra o núcleo celular. Esses auto-anticorpos foram descobertos na década de 1940 em pacientes com Lúpus.

Com o passar do tempo, descobriu-se que o FAN é na verdade um conjunto de anticorpos, contra diferentes estruturas das células, podendo indicar várias doenças auto-imunes diferentes. Sabe-se também que 10% a 15% da população sadia pode ter FAN positivo em valores baixos sem que isso indique qualquer problema de saúde.

Bom, para entender os resultados do FAN, é preciso saber como ele é dosado. Vou tentar ser o mais simples possível.

O primeiro passo é pegar o sangue do paciente e marcar os anticorpos presentes com uma substância fluorescente. A seguir mistura-se esse sangue contra uma cultura de células humanas e vai-se ao microscópio. O resultado é o que se vê na foto do início do texto. Se houver anticorpos contra estruturas da células humanas, estes irão se fixar as mesmas ficando fluorescentes. Se o anticorpo é contra o núcleo, a imagem no microscópio será de vários núcleos fluorescentes. Se for contra o citoplasma da células, vários citoplasmas brilhando, e assim em diante. Se não houver auto-anticorpos, nada ficará fluorescente.

Os resultados são repetidos após diluições até a fluorescência desaparecer. Resultados positivos são aqueles que permanecem brilhando mesmo após 40 diluições (resultado 1/40 ou 1:40).

Como já expliquei antes, até 10% da população tem FAN positivo nas diluições menores que 1/80. São valorizados valores a partir de 1/160 e valores maiores ou iguais a 1/320 indicam doença auto imune em mais de 97% dos casos.

As diluições são normalmente feitas da seguinte forma: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640)...

A partir de agora, você já pode ter uma idéia dos resultados do FAN. Vamos à alguns exemplos:

1.) FAN (Hep2)= Reagente
Título = 1/80
Padrão = nuclear pontilhado fino

2.) FAN (Hep2) = reagente
Título = 1/640
Padrão = Citoplasmático pontilhado reticulado

São dois resultados positivos. O primeiro em títulos baixos com o núcleo sendo corado com finos pontos fluorescentes. O segundo em altos títulos, com anticorpos contra o citoplasma da célula formando uma imagem reticulada. Hep2 é o tipo de cultura de células humanas mais usado hoje em dia.

Existem mais de 20 padrões diferentes de Imunofluorescência. Algumas são típicas de doenças como Lúpus, esclerodermia, Artrite reumatóide e síndrome de Sjögren. Outros são inespecíficos e podem estar presentes em pessoas normais.

Os padrões mais comuns na prática e suas prováveis patologias, são:

  • Nuclear pontilhado Centromérico = Esclerodermia e Cirrose biliar primária
  • Nuclear homogêneo = Lúpus, Artrite Reumatóide, Artrite Idiopática Juvenil, Síndrome de Felty, Cirrose Biliar Primária.
  • Nuclear tipo membrana nuclear contínua = Lúpus, Hepatite auto-imune
  • Nuclear pontilhado fino = Síndrome de Sjögren Primária, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Lúpus
  • Nuclear pontilhado fino Denso = Inespecífico, pode estar presente em várias doenças auto-imunes e também na Cistite Intersticial, Dermatite Atópica, Psoríase e Asma.
  • Nuclear pontilhado grosso = Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica e Artrite Reumatóide
  • Nucleolar pontilhado = Esclerose Sistêmica
  • Citoplasmático pontilhado reticulado = Cirrose Biliar Primária e Esclerose Sistêmica
  • Citoplasmático pontilhado fino = Polimiosite e Dermatomiosite
É preciso saber interpretar os resultados do Fator antinuclear. Um mesmo padrão pode significar várias doenças auto-imunes diferentes, e dependendo do caso, não significar nada.

O FAN precisa ser avaliado junto com o quadro clínico do paciente. É importante lembrar que o doente é um todo e não um resultado de uma reação química em um pedaço de papel. As associações descritas acima são possibilidades e não fatos consumados. Tenho recebido pedidos de interpretação de FANs baseados apenas nos seus resultados. O Fator antinuclear sozinho não faz diagnóstico de nada. Este é um exame que não dá para ser avaliado à distância.

As doenças mais associadas com Fator antinuclear positivo são as doenças auto-imunes sistêmicas como o Lúpus e a Esclerodermia (esclereose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças auto-imunes restritas à alguns órgãos como na Tireoidite de Hashimoto e na hepatite auto-imune. Podemos também ter resultados positivos em doença que não são auto-imunes como mononucleose, HIV, linfomas, e tuberculose.

Uma vez que se tenha um FAN positivo, associado a um quadro clínico que sugira doença auto-imune, deve-se solicitar a pesquisa de auto-anticorpos específicos para tentar definir exatamente com qual doença auto-imune estamos lidando. O FAN sugere a presença de um auto-anticorpo, mas não define qual.

Por exemplo, um FAN sugestivo de lúpus indica a pesquisa do Anticorpo anti-DNA nativo. Na suspeita de Sjögren solicita-se o Anticorpo anti SS-A/Ro e Anticorpo anti SS-B/La. Na Esclerodermia dosa-se o Anticorpo anti-centrômero etc...

Portanto, o Fator antinuclear é um exame de triagem das doenças auto-imunes. Não é para ser usado como exame final e só deve ser pesquisado se houver suspeita de patologia auto-imune.
.......................................................
Leia Também:
- LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO ( L.E.S )
- DOENÇA AUTO-IMUNE
- HIPOTIREOIDISMO
- HEPATITE
- VOCÊ SABE O QUE É CREATININA ?
- PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA
................................................
Não encontrou o que queria?
Use a caixa de procura no alto da página
Ou escreva sua pergunta na caixa de comentários (leia as regras antes de comentar)

75 comentários:

Anônimo,  25 de maio de 2009 16:13  

Vixi dr, matou a pau neste texto.
Sou portadora de Lúpus e me interesso muito pelo assunto.
Extremamente didático.
Parabéns pelo blog.
Amanda

marcos,  25 de maio de 2009 16:58  

Pra variar, excelente e muito didático. Venho todos os dias à procura de informações neste site. Que pena que o senhor diminuiu o ritmo de posts... Um abraço.

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO 25 de maio de 2009 18:26  

Marcos,

Tenho postado 2x por semana. Às vezes chego em casa morto e não consigo pensar em mais nada.

O blog tem recebido em média 25 comentários/e-mails por dia. Perco um tempo imenso respondendo as dúvidas. São quase 200 perguntas por semana.

Tenho também reescrito alguns textos que acho que não ficaram tão bons.

abs

Tony Madureira 28 de maio de 2009 19:39  

Olá Dr.,
Mais um post muito interessante, aliás, à semelhança de todos os outros.
Este blog é espectacular!

Aquele abraço.

LOIA SALLES 27 de junho de 2009 12:13  

LOIA SALLES
Olá Dr°
gostaria de saber se uma pessoa que esteja contaminada por agrotóxicos organoclorados o resultado do fan daria o nucleo reagente 1.80 por favor me responda.

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO 27 de junho de 2009 18:03  

Loia,
O valor de FAN 1:80 é baixo. Pode acontecer em várias situações.

Desconheço associação direta entre intoxicação por organoclorados e FAN positivo. Mas não é todo impossível já que várias drogas podem dar FAN positivo

Nuria Hirkani 20 de julho de 2009 18:12  

Pezado Doutor Pedro,
Seu blog é muito esclarecedor. Parabéns.
Minha situação é a seguinte. Depois de 10 anos com sintomas sugestivos de colagenose auto-imune (raynaud, livedo, artralgia, fadiga, xerostomia), e com todos os exames negativos, com a mudança do consenso de FAN, o meu resultado foi igual ao publicado acima pelo sr. como exemplo: citoplasmático pontilhado reticulado , 1:640.
Este resultado é conclusivo de CBP ou outra coisa?
Quais são os exames que deveria fazer agora?
Muito obrigada

Nuria Hirkani 20 de julho de 2009 18:33  

Ah, esqueci de dizer: osteopenia, deficiência de vit D e de vit A.
Grata,
Nuria

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO 21 de julho de 2009 08:12  

Nuria,
Não deve ser cirrose biliar primária porque o diagnóstico é super simples. Analises de sangue e um ultra-som de fígado resolvem o problema. O seu médico provavelmente já teria descoberto.

Como eu disse o padrão do FAN sugere, mas o quadro clínico é soberano. O que chama a atençao é a deficiência de vit A e D que podem ocorrer na CBP.

O que vc pode ter é mais de uma doença junto. Pode ter CBP em fase inicial e uma colagenose.

Com o FAN positivo o próximo passo é investigar outros auto-anticorpos e descartar doenças como Lúpus, esclerodermia etc...

abs e melhoras

Ana Cortez,  22 de julho de 2009 18:36  

Olá Doutor,

Ah mais ou menos 15 dias fui diagnosticada com Pneumonia e tratada. Dentre os exames que o médico solicitou estava o FAN que teve o seguinte resultado:

Núcleo - Reagente
Nucleolo - Negativo
Citoplasma Negativo
Aparelho Mitótico - Negativo
Placa Metafásica - Reagente
Cromossomica:
Padrão Nuclear pontilhado fino denso
Titulo 1:320

No mesmo dia que eu realizei os exames eu estava com a palma da mão inchada e o peito do pé inchado parecendo uma alergia. O exame pode ter dado alteração por causa da pneumonia? O inchaco das mão e pés esta relacionado com alguma doença auto imune? Estou muito preocupada pois doenca auto imune é muito serio!!!!

Obs: Não tenho os sintomas de doenças auto imunes.

Obrigada. Ana

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO 23 de julho de 2009 08:03  

Ana,
Primeiro tem que se entender porque o médico solicitou o FAN.

Quando se pede um exame complexo e pouco específico como esse, é preciso ter alguma hipótese diagnóstica em mente, se não o resultado vem positivo e o médico fica perdido sem saber o que fazer com ele.

Se vc está assintomática e só teve uma pneumonia, não faço a menor idéia do que possa ser.

Agora se o inchaço nas mãos e nos pés era uma artrite ou algum sinal de vasculite, aí sim esse FAN positivo começa a fazer sentido.

O fato é que é um valor considerável. Se vc realmente nada sente, o ideal é repetir esse exame fora de um quadro infeccioso para ver se isso não se trata de falso positivo.

Só seu médico será capaz de interpretá-lo corretamente.

Rosa 23 de julho de 2009 14:55  

Em 29/04/09 fui diagnosticada c FAN +, e 06/05/09 repeti o exame e deu a mesma coisa. Já fiz exames de todos os tipos, inclusive o renal deu td normal. Tenho 50 anos. Sinto um calor imenso nos pés e debaixo dos seios, dores horríveis nas costas e tb muito calor,o cabelo ja caiu a metade, faço reposição hormonal e tomo remedio p depressão, ainda n melhorei nada, me oriente por favor. Esse foi o resultado do meu exame:

Núcleo - Reagente
Nucleolo - Negativo
Citoplasma Negativo
Aparelho Mitótico - Negativo
Placa Metafásica Cromossomica -
Reagente

Padrão Nuclear pontilhado fino denso
Titulo 1:160

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO 24 de julho de 2009 06:11  

Rosa,
Um FAN positivo sozinho não diz nada.

Todos os seus sintomas descritos podem ser justificados pela menopausa/estresse/depressão.

Pelo o que vc me passou, não há sinais de doença auto-imune. è apenas uma questão de otimizar o atual tratamento

tiago 15 de agosto de 2009 02:24  

Dr. minha namorada fez exame FAN e deu
nucleo>reagente.....o resto não reagente...
padrao> padrão nuclear pontilhado fino
titulos> 1/80
o Dr. fez esse exame suspeitando de lupus é possível ser lupus realmente com esse resultado....
a tia dela irmã da mãe dela tbm tem lupus pode se passar da tia pra sobrinha?? Obrigado desde já.

Dr. Pedro Pinheiro 15 de agosto de 2009 13:12  

Tiago,
1/80 é um valor meio em cima do muro. Depende muito do quadro clínico dela.

Lupus não passa de uma pessoa para outra. É uma doença com fator genético, por isso mais de uma pessoa na família pode ter.

angelica,  21 de agosto de 2009 07:45  

olá,Dr.Pedro,

fiz alguns exames e o FAN deu positivo.
nucleo-reag.
nucleolo-não reag.
citoplasma-não reag.
aparelho mitotico-não reag
placa metafasica-não reag.
padrão-nuclear pontilhado grosso
titulo-1/320.
gostaria de saber o que pode ser.
agradeço desde já.

Dr. Pedro Pinheiro 21 de agosto de 2009 07:53  

Angelica,
Foi exatamente o que eu disse no texto. Não se interpreta FAN sem se colher uma história clínica e um exame físico.

A única coisa que eu posso dizer é que o seu FAN é positivo. A parir daí não dá para afirmar mais nada.

Anônimo,  21 de agosto de 2009 23:31  

Prezados Drs.

Meu nome é Rosane,

Fiz dois exames FAN, em laboratórios e épocas diferentes (março e agosto de 2009), e os dois deram resultado reagente, 1/640. Todos os demais exames correlacionados ao FAN reagente e elevado deram resultado negativo para as doenças auto-imunes eu não apresento absolutamente NENHUM dos sintomas relacionados à doenças auto-imunes. A única coisa 'anormal'nos meus 10 (dez) últimos exames de sangue é a presença de leucopenia. Tenho 30 anos e levo uma vida saudável e sem estresse. Qual seria a possivel causa de um resultado FAN tão elevado (1/640). Será que eu tenho LES? Obrigada

Dr. Pedro Pinheiro 22 de agosto de 2009 10:37  

Rosane,
Vc provavelmente tem uma doença auto-imune adormecida. Pode ser lúpus sim. A questão é saber se isso vai se manisfestar ou não durante a sua vida.

danusadias 24 de agosto de 2009 11:07  

Olá, perdi um bebe em 12/2008 (com quase 2 meses) e desde entao não consigo + engravidar. Dai resolvi procurar um outro medico que diagnosticou que tenho hipotireoidismo e meu FAN deu positivo. Fiz varios exames p/ saber se tinha LUPOS mas graças a Deus so o FAN mesmo q deu positivo, ele me pediu para fazer acompanhamento semestral para saber se a doença vai ou nao desenvolver. E quanto ao hipotireoidismo estou tomando Levoid de 50mg. E tambem tenho um nodulo na tireoide de 0,68cm. Gostaria de saber se esses problemas me impedem de ser mae. Por favor me ajudem , estou desesperada. Fiquem com Deus.

Dr. Pedro Pinheiro 24 de agosto de 2009 16:21  

danusadias,
O hipotireoidismo se não estiver controlado pode ser causa de esterelidade.

O FAN por si só não quer dizer nada, ainda mais em quem tem hipotireoidismo.

Morena 24 de agosto de 2009 16:28  

Dr. então o que o sr. quis dizer é que meu fan não quer dizer nada? que nao preciso me preocupar? E quanto ao desejo de ser mae? é possivel? facil? Fica com Deus que ele te abençoe.

Dr. Pedro Pinheiro 25 de agosto de 2009 07:40  

Morena,
Quis dizer a simples presença dele não define nenhum diagnóstico. Pode até ser alguma doença oculta que ainda não se manifestou, como o prórpio lúpus. MAs tb pode não ser nada. Não dá para afirmar nada agora.

Pelo o que vc contou não vejo nenhum fato que te impeça de ser mãe, caso vc controle bem o seu hipotireoidismo

Danusa 25 de agosto de 2009 09:13  

Bom dia Dr. Pedro, muito obrigada. Agora fiquei mais confiante. Andei lendo umas materias na internet, depoimentos de pessoas que tiveram o mesmo sintoma e quase fiquei louca, pq muitas não conseguem ter filhos. Mas sendo assim, fico mto grata. Que Deus te abençoe hoje e sempre p/ que continue sendo essa pessoa abençoada que és!
Abraço

angela 1 de setembro de 2009 11:34  

Ola Dr tenho uma filha ela tem sindrome de daw,faz acompanhamento no Hc,ela teve 30 pneumonias faz todos diagnostico p/ um possivel resultado nunca deu nada,de todas partes imonologicas e agora deu fan fiquei arrasada,entrei pra pesquisar agora estou tirando mas respostas a minha sogra tem artrite reumatóide que iniciou com 30 anos pode ter algo a ver? obrigado... Angela

Dr. Pedro Pinheiro 2 de setembro de 2009 08:41  

ângela,
Sim e não. O FAN é muito inespecífico e se ela não tem clinica de AR não dá para fazer essa relação. Nem com as pneumonias. É preciso mais dados.

Porém , doenças auto-imunes costumam ter origem genética e normalmente acometem mais de uma pessoa na familia.

Débora bsb,  5 de setembro de 2009 23:51  

Boa Noite Dr.Pinheiro, Fiz exames e neles constou alteração no complemento C3 de 204,6 e FAN deu reagente no nucleo e não reagente para os demais= nuclear pontilhado fino com titulo 1/80. Adermato afirmou que é Lupus, devido ao resultado e a uma mancha vermelhada no lado do nariz(que esquenta e queima) o que o Sr acha, é mesmo lupus??
Muito Obrigada!!!

Dr. Pedro Pinheiro 7 de setembro de 2009 06:37  

Débora,
Se a dermatologista que é a especialista em lesões de pele acha que é lúpus, como eu de longe e sem poder ter consultar posso discordar?

Confie na sua médica. Na dúvida procure uma segunda opinião.

abs

Karina 12 de setembro de 2009 19:34  

Olá. Já a mais ou menos três anos venho fazendo exames e, este ano, percebo meio confusos: o FAN deu 1/160, depois os anticorpos da tireóide 580.. e o fator reumatoide tbm +++/4+... diagnosticaram-me com reumatismo e tireoidite de hashimoto. Também fiz uma cintilografia ossea, onde várias alterações foram detectadas. Gostaria de saber se existe alguma relação entre ambas as doenças e, se possível, quais profissionais devo procurar? Fui a uma reumatologista e a um endócrino especialista em tireóide. Obrigada! Karina - knmpz@yahoo.com.br

Dr. Pedro Pinheiro 14 de setembro de 2009 06:52  

Karina,
São todas doenças auto-imunes. Podem estar relacionadas.

Vc deve ser seguida por um reumatologista e um endocrinologista mesmo. Vc fez o certo.

gabriella 16 de setembro de 2009 14:28  

ola.tenho 21 anos, aos15 anos tive nefrite continua e dpois de ano fui encaminhada ao nefrologista fiz biopsia renal e tenho doença de berger fiz tratamento com corticoides e foi terrivel os sintomas, engordei 20 quilos, espinhas e mal humor, depois passei a toma ramipril abandonei o tratamento uns 2 anos voltei agora com um mes de rasilez 300mg por dia melhorei a proteinuria mais de 60% a nefrologista disse q devo continuar q vai melhora cada vez mais, porem meu fan deu positivo 1/80 pontilhado fino ela me encaminhou pra um reumatologista pois suspeita de lupus pois estouu com queda de cabelo, mas so esse sintoma da queda de cabelo mesmo do resto estou otima, estou com muito medo de terq fazer tratamento com corticoides novamente e de ter lupus???
espero ansiosa um comentario...

Maria Aparecida 17 de setembro de 2009 16:20  

Doutores,
Tive esclerodermia aos 8 anos. Hoje, não sinto nada, apenas queda de cabelo e meu Fan deu nuclear pontilhado fino denso, 1:2560.Estou muito ansiosa, até enviei um comentário outro dia, e estou aguardando a resposta, o que isto pode significar? Por favor, preciso de uma orientação.

Dr. Pedro Pinheiro 18 de setembro de 2009 06:44  

Gabriela,
1/80 não é um valor muito assustador. Pode não significar nada.

Além disso, a biópsia renal do Berger é diferente do Lúpus.

Pelo o que vc conta, acho que o Lupus deve mesmo ser investigado, mas isso quer dizer que seja o diagnóstico mais provável.

Dr. Pedro Pinheiro 19 de setembro de 2009 06:45  

Aparecida,
Esclerodermia não é uma doença que se cura. O FAN é da doença.

TigOCraiG 24 de setembro de 2009 03:11  

Olá, queria saber quais são os exames laboratoriais para se diagnosticar lupus, já foi feito o FAN, que deu reagente, titulos 1/80, existe outro exame além desse?

Dr. Pedro Pinheiro 25 de setembro de 2009 18:39  

TigOCraiG,
1/80 é indefinido.

O certo agora seria dosar os anticopos específicos para Lupus, como o anti-DNAds,por exemplo

E.A.S.MORE 1 de outubro de 2009 00:20  

Dr. foi solicitado vários exames para minha esposa como:hemograma; hemossedimentação (v.h.s); fan, pcr; colesterol; triglicerides, clicemia; ureia, creatinina; tsh; t4 livre; vitamina b12; acido folico; ferro.
O exame do FAN foi o seguinte:
nucleo.....reagente**
nucleolo...negativo
citolasma..egativo
aparelho mitotico..neativo
placa metafasica..reagente**
padrão...... nuclear pontilhado fino denso
** titulo 1:640

TSH....5,869 uUI/ML
T4 LIVRE 1,03 NG/DL
VITAMINA B12 392,0 PG/ML
ACIDO FOLICO 12,20 NG/ML
FERRO 82 MCG/DL
GOT/AST; 27 U/L
GPT/ALT;54 U/L
GAMA GT 75 U/L

ELA TEM DOR NO CORPO; TEM PROBLEMA DE POSORISE NO COURO CABELUDO (manchas vermelhas que soltam casquinhas igual a caspa)
ESTAMOS COM MEDO DE SER LUPO, E ELA FOI ENCAMINHADA PARA UM REUMATOLOGISTA QUE SÓ PODERÁ ATENDER DAQUI A TRES MESES.

DEVEMOS COM URGENCIA PROCURAR OUTRO MÉDICO.
POR FAVOR NOS INSTRUA SOBRE OQUE FAZER.

zrodri 1 de outubro de 2009 11:24  

Dr.Pedro
Bom dia

Venho adquirindo gradativamente os principais sintomas do LUPUS nos últimos 6 anos
Mas fiz uma unica vez exame para Fator Anti-Nuclear Fan e resultou em SORO NÃO REAGENTE (Método imunofluorescencia indireta) - e Anticorpos anti-SM resultou em 0,9 U/ml (Menor que 10- referencia negativo)
Atualmente começou a crescer a tireoide- tenho polineuropatia, arritmia, fraqueza extrema, vasculite, dor nas juntas, bursite (ombros), hérnia de disco lombar e sinais de "mordida de lobo" nas mãos,além da sindrome do carpo e deformidade leve nos dedos.

Preciso de sua orientação.
Devo repetir o exame , e qual devo pedir ?
Poderia especificar ?
Estou angustiado, pois posso estar atrasando o tratamento da doença. Até pulmonia, proteina na urina, icterícia com barro biliar, e problema cognitivo esta ocorrendo no momento.
Obrigado pela orientação, além de parabeniza-lo pela lucidez do artigo.
Se possivel envie no meu E-mail o recebimento desta.
Atenciosamente
Eduardo

Dr. Pedro Pinheiro 2 de outubro de 2009 07:01  

E.A.S. MORE,
Não acho que precise ser com urgência, mas se ela puder ser vista mais rápido, seria melhor.

Dr. Pedro Pinheiro 3 de outubro de 2009 16:29  

Eduardo,
De longe não posso dar nenhuma orientação. Se vc tem tantos sintomas e um FAN negativo, pode ser que realmente não seja lúpus.

Alguém já pensou em amiloidose?

Vc precisa de um reumatologista. Ele saberá avaliar qual o melhor caminho para se investigar.

Eliana 8 de outubro de 2009 12:20  

Prezados Drs.

Sou portadora de lupus eritenatoso ,fiz o exame FAN

Só deu reativo - Placa Cromossonica Metafisica o que significa?

Minha consulta com meu medico vai ser so em final novembro.
Gostaria de saber o que vem a ser esse resultado ,pois faz 03 meses tive um ACV isquimico e dizem que o Lupus pode provacar um ACV.
Aguardo um retorno
Obrigada

Eliana

Dr. Pedro Pinheiro 9 de outubro de 2009 08:30  

Eliana,
Significa que o seu FAN é positivo, algo mais do que esperado se vc tem lúpus.

Sim, pacientes com lúpus apresentam maior risco de eventos trombóticos como o AVC.

Anônimo,  11 de outubro de 2009 15:43  

Olá Dr Pedro
Ainda faço exames para obter um diagnóstico, desde janeiro mais precisamente, dores nas juntas, ossos, articulações, rigidez, queda de cabelos, febres leves diariamente, e agora, tremor ocular direito, conforme exame de campimetria visual detectou, a única coisa que escuto é a tal Fibromialgia, tive um Fan Anti-Núcleo Reagente 1/160 Membrana Nuclear e VHS sempre aumentado em 50, o que pode ser minha patologia? Até biópsia na pele da perna já fiz, e nada de esclerodermia, nem lúpus...não sei mais o que fazer, onde ir...
Obrigado pelo atenção
Abraço
Camila Agnes - 31 anos

Dr. Pedro Pinheiro 12 de outubro de 2009 06:22  

Camila,
Se vc tem FAN positivo e VHS elevado, provavelmente vc tem uma doença auto-imune. O médico correto é o reumatologista. Talvez a doença ainda esteja em fase inical e o quadro clínico não está completo. Isso é muito comum em doenças auto-imunes. É preciso seguir com a investigação.

rduardo,  14 de outubro de 2009 06:35  

OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO

Thereza 14 de outubro de 2009 22:43  

Boa noite Doutor, cheguei agora do trabalho e entrei na Internet para tentar esclarecer o resultado do FAN de minha filha. Achei muito esclarecedora sua abordagem, mas gostaria de obter uma informação, minha filha tem Púrpura Trombocitopênica Recorrente e no exame do FAN, deu como resultado 1/80 padrão nuclear pontilhado fino.Gostaria de saber se essa indicação é de Lupus, ou de uma outra doença auto-imune?
Grata,
Thereza

Dr. Pedro Pinheiro 17 de outubro de 2009 07:24  

Thereza,
A purpura trombocitopenica é uma doença auto-imune e esse valor de FAN não é muito alto. Não necessariamente esse FAN indica outra doença auto-imune.

Porém, até 10% dos pacientes com púrpura acaba por desenvolver um quadro de lúpus no futuro, mostando que essa era a doença verdadeira que ainda não tinha se manifestado plenamente.

Portanto, com esse resultado, não se confirma, nem descarta-se nada.

Renata Kelly 19 de outubro de 2009 18:10  

Doutor,
Fui ao dermatologista para olhar um problema de queda de cabelos em 2005 e nos exames em que fiz, o FAN deu positivo, mais de 1000, mas agora não tenho em posse os exames para dizer precisamente. Na época fui a 2 reumatologistas que não acharam outros sintomas para caracterizar o lúpus, não tenho manchas no corpo, nem no rosto, nem dores na junta, só a queda de cabelo que ainda me acompanha e algumas coceiras no corpo. Bom, agora esse ano, fui mais uma vez num dermatologista e agora meu FAN deu 320(auto anticorpos anti-nucleares), ou seja baixou. O exame de auto-anticorpos Anti-ADN nativo do tipo IGC deu menor que 15 e o auto-anticorpos anti-antígenos nucleares solúveis deu negativo também, 0,2. Queda de cabelos e um FAN positivo poderia ser sugestivo de outra coisa, sendo que não tenho outros sintomas? Obrigada.

Simone 21 de outubro de 2009 13:19  

Boa tarde, no mês de agosto eu percebi parestesia no dedo mínimo e médio. Em outubro procurei um ortopedista que solicitou eletroneuromiografia. Constatou compressão e lesão desmielinizante do ulnar a nivel de cotovelo. Procurei uma neurocirurgiã que informou não bastar operar mas sim descobrir a causa pois poderia sugerir algo mais grave devido ao exame clínico. Solicitou FAN que deu
A) NUCLEAR: REAGENTE, padrão pontilhado grosso tipo reticulado, até 1/80

O que é isso? Estou na especialidade correta? Qual melhor especialidade para pesquisar FAN reagente? Já perdi força muscular. Estou preocupada.
Obrigada, abraços, Simone

Dr. Pedro Pinheiro 21 de outubro de 2009 22:19  

Renata,
Seu FAN é positivo e queda de cabelo pode ocorrer em várias doenças auto-imunes, não só lúpus.

Acho que a opinião de reumatologista seria bom.

Débora 22 de outubro de 2009 20:24  

Já fazem 5 anos que meu Fan tem dado reagente com o valor de 1/640 e fiquei surpresa de saber que esse valor é alto e significante pois até o presente momento tenho ouvido dos médicos que não é nada, o problema é que tenho me sentido cansada, com dores nas articulações, inchaço nos pés ao acordar, enxaquecas frequentes, e tenho na família uma prima com Lupus, queria saber quem eu procuro na Unicamp que possa me ajudar, estou cansada de não ter um diagnostico e ser ou tachada de hipocondriaca ou de portadora de fibromialgia.

Dr. Pedro Pinheiro 23 de outubro de 2009 08:28  

Simone,
Procure um neurologista. Vc pode ter uma doença auto-imune atacando seus nervos.

Dr. Pedro Pinheiro 25 de outubro de 2009 08:41  

Débora,
Já estou fora do Brasil há um tempo. Sempre trabalhei e morei no Rio. Não conheço os colegas reumatologistas da Unicamp.

Mas que tá toda a cara de doença reumatológica, isso tá. Pq vc não vai no médico da sua prima?

jflamini 30 de outubro de 2009 13:46  

Boa tarde Dr., minha esposa teve perda de audição em ambos os ouvidos e atualmente está utilizando aparelho auditivo. O otorrino solicitou FAN e o resultado foi não reagente para todos os itens. Um amigo comentou que a perda pode ser gerada por doença auto imune. Pergunto se mesmo com FAN apresentando não reagente ela pode ter alguma doença auto-imune que venha provocando a perda auditiva.
Obrigado

Rita de Cássia 30 de outubro de 2009 16:55  

Boa Tarde Dr.,gostaria de esclarer duvidas. Venho sentindo dor nas articulações e musculares e com o passar dos anos esta progredindo, e fiz um exame de FAN HEP 2 e:
nucleo,nucleolo,citoplama, apar. mitótico e placa metafasica cromoss. deram negativo, mas titulo de triagem=1:80, e deu positivo da pesquisa de anticorpos contra antigenos celulares e aparente de doença autoimune, oq tenho é grave? e q especialista devo procurar? obrigado

Ariane 31 de outubro de 2009 02:40  

Olá, gostaria de uma ajuda.
Tenho o FAN positivo 1/40, já fiz o teste para lupus e doenças reumatológicas e o resultado foi não reagente. Tem algum outro exame que posso fazer para tirar outras dúvidas? É possível uma pessoa ter o FAN positivo e não apresentar alteração? Existe algum risco para uma gravidez?
Desde já agradeço.
Ariane ADC

Dr. Pedro Pinheiro 31 de outubro de 2009 12:36  

Jflamini,
Sim. Nem todas as doenças auto-imunes apresentam FAN positivo.

Dr. Pedro Pinheiro 2 de novembro de 2009 11:34  

Rita,
Você precisa procurar um reumatologista para que ele possa interpretar seus resultados

Dr. Pedro Pinheiro 2 de novembro de 2009 11:36  

Ariane,
É perfeitamente possível ter FAN positivo e não ter doença, ainda mais com um valor de 1/40.

Vc precisa ser avaliada por um reumatologista para confirmar que não há nada de errado.

Ricardo A.,  4 de novembro de 2009 16:20  

Dr.,

Tenho 26 anos e fui ao clínico geral por conta de uma irritação facial (rash em forma de asa de borboleta) e ele me pediu alguns exames (hemograma, imunoglobulina E, FAN e VHS).
Dos resultados, o único que está alterado é o FAN, que deu: Nucleo reagente 1/160, Nuclear pontilhado fino. Os demais deram não reagentes.
Hemograma está dentro do normal, VHS está em 3mm (1 hora), leucócitos 7000mm3, linfócitos em 2.870mm3, celulas le negativo, etc.
Como fiz esse exame pelo SUS, o encaminhamento ao dermatologista ainda está esperando vaga, o que me deixa apreensivo.
Não tenho outros sintomas, apesar que esse rash parece mais intenso quando pego sol. Nada de dor articular, exaustão, etc.
Poderia ser LES?
Só para ir me acostumando com a idéia.

Antecipadamente agradeço.

Ricardo.

Dr. Pedro Pinheiro 5 de novembro de 2009 07:36  

Ricardo,
Lupus em homem é pouco comum. Porém, se vc tem u mrash em asa de borboleta, sensívela luz solar e um FAN positivo, o Lúpus realmente é uma das hipóteses diagnósticas.

Dr. Pedro Pinheiro 5 de novembro de 2009 07:37  

Ricardo,
Lupus em homem é pouco comum. Porém, se vc tem u mrash em asa de borboleta, sensívela luz solar e um FAN positivo, o Lúpus realmente é uma das hipóteses diagnósticas.

luan 5 de novembro de 2009 16:19  

Durante um ano que estou manifestando a areata o FAN várias vezes que fiz dava

Núcleo Reagente
Nucleolo Não Reagente
Citoplasma Não Reagente
Aparelho Mitótico Não Reagente
Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320


Após agravar a doença no final do mes de setembro

deu no dia 15/10 (aumentou para 640)

Núcleo Reagente
Nucleolo Não Reagente
Citoplasma Não Reagente
Aparelho Mitótico Não Reagente
Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 640



Repeti o exame 5 dias depois 20/10 (para reconfirmar)

Deu


Núcleo Reagente
Nucleolo Não Reagente
Citoplasma Não Reagente
Aparelho Mitótico Reagente
Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320
Aparelho Mitótico Tipo Ponte Intercelular 1/ 320


Repeti o exame dia 30/10 e deu

Núcleo Reagente
Nucleolo Não Reagente
Citoplasma Não Reagente
Aparelho Mitótico Reagente
Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 640
Aparelho Mitótico Tipo Ponte Intercelular 1/ 640



Todos no mesmo laboratório.

Que eu tenho uma doença autoimune, eu entendi, mas existe alguma explicação razoável para essa alteração. Eu tenho anti-tpo 116.Fiz td que é anticorpo anti-dna, dna nativo, scl70, ssa-ssb, todos deram não reagentes. Já fui em vários imunos e nenhum descobre o problema. Alguma sugestão? Eu me sinto fraco, com um pouco de cansaço nas articulações, com problemas de memória. Grato,

Ricardo A.,  6 de novembro de 2009 16:25  

Obrigado pela resposta Dr. Pinheiro,

Marquei (para não ficar esperando pelo SUS) uma consulta com um reumatologista para terça próxima.
Mas ainda fico me perguntado se é normal ter o VHS baixo, mesmo manifestando a doença (o rash seria uma manifestação de que a doença está ativa, não?), sem anemia, sem dores, sem febre, etc.?
Como não tenho condições de levar todo o tratamento por conta própria, gostaria de saber se existe possibilidades de outras doenças para que eu possa indagar o reumatologista, pois, como não conheço ele não sei se ele é criterioso nos diagnósticos dele ou é superficial.

Ótimo site, parabéns.

Obrigado.

Ricardo.

Dr. Pedro Pinheiro 7 de novembro de 2009 18:24  

Luan,
variações entre 1/320 e 1/640 são irrelevantes. A diferença é de apenas uma diluição.

Acho que seria bom vc ser visto por dermatologista e um reumatologista.

Dr. Pedro Pinheiro 7 de novembro de 2009 18:32  

Ricardo,
O VHS baixo em casos de doenças reumatológicas ativas é realmente muito pouco comum.

O seu caso tem que ser investigado. O dermatologista pode ajudar muito, pois esse rash pode não ter características de lupus. Às vezes só vendo o dermatologista consegue sugirir outro diagnóstico

JOca,  10 de novembro de 2009 19:20  

No exame de minha esposa o FAN deu positivo para o nuclear fino denso. Ela vai realizar outros exames. Uma gravidez seria perigosa?

Dr. Pedro Pinheiro 13 de novembro de 2009 12:24  

Joca,
Acho que seria mais prudente esclarecer o caso antes de uma gravidez.

Anônimo,  19 de novembro de 2009 14:45  

ola Drs
preciso de ajuda , qual especialista consultar>
perda de cabelo , fan positivo. agora dor de cabeça , surgi uma val na caçeça lado direito q vai da testa ao pescoço, estress., sem tratamento . tratamento com corticoides no couro cabeludo (medico dermatologista)
46 anos
Luiza
RS
obrigada

Dr. Pedro Pinheiro 21 de novembro de 2009 22:38  

Luiza,
Acho que o reumatologista seria uma boa opção.

Harumi,  11 de dezembro de 2009 15:48  

Doutor, gostaria de saber como há a possibilidade do teste FAN dar positivo e depois de alguns anos dar negativo.
Pois isso aconteceu comigo... com o acompanhamento de 4 anos, em que eram feitos testes de FAN periodicamente (cerca de 6 meses em média). Continuarei a fazer os testes de época em época, mas gostaria de saber da possibilidade da doença (diagnosticada lupus, devido a minha irmã ser positiva com características físicas evidentes) ter adormecido, pois minha reumatologista disse que uma vez que o FAN dá positivo, dará positivo pelo resto da vida.
Grata

fer_calil 12 de dezembro de 2009 13:24  

Boa tarde,

estou a 1 ano com problema de perder sangue pela urina. A médica pediu vários exames entre eles FAN e perfil lúpico. O resultado do FAN - NUCLEAR deu REAGENTE, padrão pontilhado fino, até 1/640, porém o exame de perfil lúpico não deu nada reagente. Esse resultado significa que tenho lupus? Que tipo de médico eu teria que procurar? Estou indo em uma nefrologista, estou certa?
Obrigada
Fernanda

Dr. Pedro Pinheiro 15 de dezembro de 2009 19:30  

Harumi,
Sim, é possível, mas somente naqueles que tem FAN positivo em baixos títulos e sem doença auto-imune presente.

Que tem FAN por lúpus, realmente nunca fica negativo.

Se o seu FAN foi negativo em apenas 1 único exame, é preciso pensar na possibilidade de ter sido um falso negativo.

Dr. Pedro Pinheiro 15 de dezembro de 2009 19:31  

Fernanda,
Vc deve ser seguida por um nefrologista e um reumatologista

Harumi,  15 de dezembro de 2009 23:10  

continuaçao...

os 2 últimos testes deram negativos, e foram feitos com 3 meses de espaçamento. No 1o resultado a reumato nem me falou que havia dado negativo exatamente por ser um possível falso negativo, mas na 2a e com um laboratório que ela diz ter certeza da qualidade, falou-me o resultado negativo.
E como nunca tive os sintomas físicos de queda de cabelo, manchas, descamaçao nas maos, etc...

e pela sua explicação provavelmente eu nunca tive lupus!

Muito Obrigada Dr.

Postar um comentário

# LEIAM AS REGRAS ANTES DE COMENTAR #

Comentários fora das regras não serão aprovados.

As perguntas serão respondidas pelo Dr. Pedro Pinheiro ou pela Dra. Renata Campos. Ambos são clínicos gerais e nefrologistas.

Como as perguntas se repetem frequentemente, os textos com mais de 200 comentários poderão ser fechados para que possamos das prioridade as dúvidas das postagens mais novas.

Procuramos responder todas as perguntas o mais rápido possível, porém, por questões de trabalho, podemos demorar até 96h para respondê-las. Nós passamos pelo blog para liberar e responder os cometários 1 ou 2x por dia. De manhã e/ou à noite. Demoramos em média 24h para liberar o comentário e mais 48h para respondê-lo. Durante o final de semana as respostas podem demorar um pouco mais.

O BLOG NÃO É CONSULTÓRIO VIRTUAL. NÃO DAREMOS NENHUMA RESPOSTA QUE POSSA FERIR O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICO

Não respoderemos:

- Comentários anônimos. É preciso haver algum tipo de identificação (mesmo que fictício)

- Perguntas não relacionadas ao assunto do texto quando já houver outro sobre o mesmo. Ex: pergunta sobre HIV no texto de infarto.

- Pedidos de diagnósticos. Isso inclui os recorrentes "o que o sr. acha que eu tenho?", "o que pode ser isso?" ou "qual sua opinião sobre este caso?"

- Qualquer pergunta que envolva indicação, suspensão, troca ou alterações de doses de medicamentos. Não posso à distância, sugerir qualquer alteração no atual esquema terapêutico. Isto inclui perguntas como "devo parar esse remédio?" ou "posso tomar tal remédio?"

- Pedidos de avaliação de prognóstico ou de casos clínicos particulares. Mais um vez, o blog não é consultório nem consulta médica.

- Comentários sobre condutas de outros médicos. Se o seu médico indicou algum tratamento ou exame, não serei eu, à distância, que irei contradizê-lo.

- Não respondemos por e-mail. Todas as respostas são públicas.

- Perguntas em caixa alta (letras maiúsculas). Além de ser feio, parece que a pessoa está gritando.

O MD.Saúde foi concebido para se tirar dúvidas gerais sobre doenças e sintomas e para orientar os pacientes quanto a procura de médicos e mudanças de hábitos de vida. Não responderei sobre casos particulares, a não ser que a dúvida acrescente alguma informação relevante ao assunto.

As perguntas devem solicitar informações sobre saúde e não opiniões sobre casos.

O blog chega a receber mais de 15.000 visitas por dia e incontáveis perguntas. É impossível atender a todos. Por isso, costumamos selecionar 15 perguntas por dia para serem respondidas. Tenham maturidade e não mandem comentários mal-educados só porque sua pergunta não foi selecionada. Infelizmente somos apenas 2 médicos que têm família e trabalhos reais. Não podemos perder o dia inteiro lendo e respondendo centenas de perguntas, a maioria sobre casos particulares que nada interessam aos outros leitores.

Todas as nossas respostas devem ser encaradas como meras orientações sujeitas a falhas. Nos baseamos apenas em curtos relatos feitos por leigos. Além disso, não temos acesso ao histórico clínico nem ao exame físico. Portanto, as orientações deste blog nunca terão a qualidade de uma consulta médica de verdade, e por isso mesmo, não deve substitui-la.

POR FAVOR EVITEM TEXTOS MUITO GRANDES. Sejam objetivos nas perguntas. Perguntas curtas são respondidas mais rapidamente e textos grandes, principalmente descrevendo resultados de exames ou casos particulares não serão mais aceitos.

Solicitamos que toda vez que nossos leitores queiram complementar os textos com informações médicas, que o façam sempre acompanhados das referências ou dos links para outros sites médicos onde obtiveram os dados.

Pedimos desculpas antecipadamente pelos eventuais erros de português nas repostas. Costumamos respondê-los nos intervalos do trabalho e a pressa pode acabar nos levando ao erro.

Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos

Contato

contato@mdsaude.com

O e-mail é para contatos comerciais apenas.

As perguntas referentes aos textos devem ser encaminhadas para a sessão de comentários. Não responderemos perguntas por e-mail.

Health On the Net Foundation

This website is certified by Health On the Net Foundation. Click to verify. This site complies with the HONcode standard for trustworthy health information:
verify here.

Publicidade

  © Blogger template The Business Templates by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP