Coma induzido: o que é, para que serve, é perigoso?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 81 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é o coma?

Dá-se o nome de coma ao estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos. Falando de modo mais simples: o coma é uma redução do nível de consciência, de tal forma que o paciente torna-se incapaz de interagir adequadamente com o meio que o cerca.

Há vários graus de coma. Uma pessoa em coma pode estar inconsciente, mas ainda ser capaz de apresentar alguma resposta a estímulos dolorosos ou a chamados vigorosos.

Para avaliar a profundidade do coma, usamos uma escala chamada “escala de coma de Glasgow”, na qual são levados em conta a resposta verbal, motora e abertura dos olhos aos chamados e à dor.

A escala de Glasgow avalia o grau de consciência do indivíduo através de testes físicos simples que servem para observar como o paciente reage a certos estímulos, como dor ou sons.

A classificação varia de 3 a 15 pontos. A pontuação mínima (3 pontos) é dada quando o paciente não responde a nenhum estímulo (coma profundo), e a máxima (15 pontos), em pessoas normais que não estão com seu estado de consciência afetado.

O coma normalmente acontece em casos de agressão ao sistema nervoso central, nomeadamente do tronco cerebral, área que controla o estado de consciência. Alguns comas são reversíveis, outros não.

Exemplos de situações que podem levar ao coma:

  • Traumatismo craniano.
  • Infecção do sistema nervoso central, como no caso de meningite.
  • Tumor do cérebro.
  • AVC.
  • Distúrbios metabólicos, tais como hipoglicemia, hiperglicemia, hipotireoidismo grave, insuficiência renal avançada, etc.
  • Coma alcoólico.

É perigoso estar em coma?

O estado de coma é perigoso porque o indivíduo inconsciente perde a capacidade de proteger suas vias aéreas, podendo facilmente aspirar secreções ou se asfixiar com a própria língua. O paciente comatoso normalmente perde o reflexo da tosse e a capacidade de engolir saliva produzida na cavidade oral.

O processo de aspiração de qualquer material que está na boca, como saliva, água, vômitos ou restos alimentares, é chamado de broncoaspiração. A broncoaspiração costuma causar pneumonias graves, além do risco de provocar parada respiratória por obstrução da via aérea.

Para proteger as vias aéreas, todo paciente com pontuação de Glasgow menor que 8 costuma ser intubado pela equipe médica, de forma a permitir que o mesmo continue respirando sem risco de broncoaspiração.

O que é o coma induzido?

O chamado coma induzido é nada mais do que uma sedação farmacológica controlada, isto é, um estado de inconsciência provocado pela equipe médica através de drogas sedativas.

As pessoas tendem a imaginar que o coma induzido é uma forma de desligar o cérebro para que este descanse e possa se recuperar de uma agressão. Na verdade, o cérebro nunca para. Ele é quem controla funções vitais, como a frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, etc. A consciência é apenas uma das funções do sistema nervoso central. Se realmente desligássemos o cérebro, o paciente morreria. O que fazemos é dar medicamentos que causam sedação.

Para que serve?

A sedação do paciente pode estar indicada em várias situações. Em geral, a sedação tem como objetivos:

  • Manter a segurança e o bem-estar do paciente.
  • Minimizar a dor física e desconforto.
  • Controlar a ansiedade, minimizar o trauma psicológico e induzir amnésia.
  • Acalmar o paciente e tornar a realização de procedimentos segura.

A causa mais comum para o uso da sedação é a necessidade de ventilação mecânica. O uso dos chamados respiradores artificiais está indicado nos casos em que o paciente não é capaz de manter boas oxigenações sem auxílio médico.

Isso é muito comum nos casos de infecção pulmonar, como em pneumonias graves. Se o pulmão está gravemente doente, ele tem dificuldade em oxigenar o sangue e o paciente pode entrar em insuficiência respiratória.

Pacientes com traumatismos cranianos podem deixar de ser capazes de respirar espontaneamente, sendo esta outra indicação para o uso da ventilação mecânica.

Por que é preciso sedar o paciente na ventilação mecânica?

Imagine um tubo na sua garganta estimulando movimentos respiratórios através de fluxos cíclicos de ar vindos de uma máquina. Imagine você querer expirar e a maquina inspirar; você querendo respirar devagar e maquina respirar rápido; você querer tossir e a máquina não deixar. Para ocorrer uma ventilação mecânica eficaz, o paciente não pode “brigar” com o ventilador. Por isso, a sedação é essencial.

Outras indicações para o coma induzido

Além da ventilação mecânica, existem dezenas de outras indicações para sedar um paciente. Por exemplo, pacientes que apresentam intensa dor também podem ser sedados, isto é comum em politraumatizados e grandes queimados. Nesses casos, a sedação é feita junto com analgesia.

Indivíduos internados com quadro de agitação, que possam cair da cama ou que coloquem em risco seu tratamento, como aqueles que arrancam soros, sondas e cateteres, ou que não colaboram com procedimentos médicos de risco, como biópsias, endoscopias e pequenas cirurgias, também costumam receber sedativos. Nesses casos, porém, a sedação é mais leve, o suficiente apenas para acalmá-los.

Durante as cirurgias com anestesia geral, os pacientes são sedados e ficam em ventiladores mecânicos. Na anestesia, a sedação vem acompanhada de analgesia e relaxamento muscular. O paciente, além de estar inconsciente, não pode sentir dor nem se mover durante o ato cirúrgico.

A sedação da anestesia é feita com drogas de ação muito curta, pois o objetivo é que o paciente consiga acordar quando a cirurgia acaba (leia: Anestesia geral – Quais os riscos?).

Por vezes, ao final do ato cirúrgico, o paciente pode não conseguir manter uma boa oxigenação por conta própria, precisando permanecer sedado e no ventilador por mais algum tempo. Esta situação é mais comum em paciente graves, idosos ou com doença pulmonar ou cardíaca prévia. Pessoas jovens e saudáveis saem facilmente da ventilação mecânica.

Portanto, o coma induzido é uma manobra que nós médicos utilizamos para podermos implementar o tratamento necessário para manter um paciente em estado grave vivo.

Como já foi explicado, não chamamos de coma induzido, mas sim de sedação. Chamamos de coma apenas os casos de redução do nível de consciência não provocados intencionalmente pela equipe médica.

Intensidade da sedação

Existem várias indicações para se sedar o paciente, e para cada uma delas o nível de sedação indicado é diferente.

Assim como a escala Glasgow de coma é usada para aferir o nível de consciência dos paciente em coma, na sedação também há critérios clínicos para controlarmos o grau de sedação do paciente.

Uma das escalas mais usadas é a “escala de Ramsey de sedação”, que é feita da seguinte forma:

  • Ramsey 1: paciente consciente; agitado e/ou inquieto.
  • Ramsey 2: paciente consciente; cooperativo, orientado e tranquilo.
  • Ramsey 3: paciente consciente, mas responde apenas a comandos.
  • Ramsey 4: paciente superficialmente inconsciente, porém com resposta rápida a estímulo auditivo alto ou a toques na glabela (região da testa entre as sobrancelhas).
  • Ramsey 5: paciente inconsciente; resposta lenta a estímulo auditivo alto ou a toques na glabela.
  • Ramsey 6: paciente inconsciente, sem resposta ao toque da glabela ou estímulo auditivo alto.

Por que o paciente em coma também precisa ser sedado?

Mesmo pessoas em coma podem precisar de sedação. Um paciente que sofreu um acidente de carro, por exemplo, pode ter um traumatismo craniano e ter um grau de coma que não seja suficiente para estar consciente, mas também não é tão profundo a ponto de permitir uma ventilação mecânica confortável.

Nesses casos, é necessário sedar o paciente e aprofundar seu coma para que ele possa ser tratado. Depois de alguns dias, dependendo da melhora clínica, retira-se a sedação para se poder avaliar o verdadeiro grau da lesão neurológica.

Pacientes em coma induzido demoram quanto tempo para acordar?

Depende. Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar:

  • Uso prolongado de drogas sedativas.
  • Uso de doses elevadas de drogas sedativas.
  • Uso de drogas sedativas de vida longa.
  • Pacientes com doença grave ou múltiplas doenças.
  • Pacientes idosos.
  • Pacientes com lesão do sistema nervoso central.
  • Pacientes com insuficiência renal ou hepática

É também importante salientar que alguns pacientes podem nunca acordar se houver grave lesão cerebral, como, por exemplo, pessoas com grave traumatismo craniano, AVC hemorrágico ou parada cardíaca prolongada.

Nos casos em que há suspeita de lesão cerebral, as sequelas neurológicas só podem ser definidas após vários dias de suspensão dos sedativos. Enquanto houver fármacos sedativos na circulação, é difícil definir se o paciente apresenta ou não sequelas neurológicas.

Pacientes em coma ou sedados conseguem ouvir os familiares?

Esta é uma das dúvidas mais comuns dos familiares. Como já foi explicado, existem graus distintos de coma e sedação. Um dos modos de se avaliar a profundidade do estado de inconsciência é através da resposta aos sons.

Portanto, há casos em que o paciente pode escutar, sim, as vozes dos familiares. A grande questão é saber se o paciente entende o que lhe dizem. Em casos de sedação ou coma superficial é bem provável que o paciente seja capaz de compreender algumas coisas e reconhecer a voz da família.

O problema é que muitas das drogas usadas na sedação têm efeito amnésico. Essa amnésia para fatos recentes é importante, pois permanecer vários dias no hospital é um evento muito estressante. O paciente sofre muito, seja pela imobilidade, pelas múltiplas picadas de agulha, pelos tubos inseridos em seu corpo, pela falta de noção do tempo, etc. A amnésia torna a situação muito mais suportável e faz com que o paciente não tenha traumas psicológicos após a alta hospitalar.

Portanto, não adianta perguntar ao paciente se ele ouvia algo enquanto estava sedado; mesmo que tenha ouvido, é bem provável que ele não vá se lembrar.

Nos casos de coma ou sedação profunda, é pouco provável que o paciente mantenha algum contato com o meio externo. O cérebro naquele momento não é capaz de processar estímulos externos. Movimentos involuntários podem ocorrer devido a sons, mas isso não significa que o paciente tenha noção do que está ocorrendo.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


81 respostas para “Coma induzido: o que é, para que serve, é perigoso?”

  1. Francisco Alex Costa

    Não sei se senhor vai responder ,meu tio fez um cirurgia pra tira um tumor do cérebro ocorreu tudo bem segundo os médicos, mais como ele tem diabetes teve que ser entubado um dia depois da operação, no outro dia foi extubado, agora tá sem da retorno acho que em coma né

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ele não está consciente mesmo sem sedação, isso é, sim, considerado coma.

  2. Dayany aguiar

    Boa noite dr.
    Foi muito esclarecedor sua matéria , obrigada .

    Estou com um irmão no coma faz 20 dias , devido a tiros na cabeça próximo a boca e pescoço , atingiu a cervical mas todos exames de TC não dá nada no cérebro .acordou , respondeu com os olhos , foi transferindo e não está acordando mais , mas está mexendo pernas e braços , porque ele não abre os olhos e acorda dr , se a sedação está sendo diminuída já a dias ? Quais as chances de recuperação e também gostaria de saber , se vai ficar com sequelas . Pressão boa , infeção pulmonar controlada por antibióticos , e a febre parou . Rins funcionando bem , os exames estão dando normal .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dayany, lamento, mas essa situação do seu irmão é bem grave, não tenho como emitir opiniões sobre o prognóstico sem saber detalhes da situação clínica dele. É impossível daqui de longe estimar se ele vai ficar bem ou se terá sequelas. É uma situação muito complexa. Desejo melhoras para ele.

  3. Sandra

    Meu marido teve aneurisma e avc hemorrágico hoje completa 8 dias d internação o médicos retirou ontem sedação mas não respondeu nenhum estímulos

  4. Gilberneia Rosa Rodrigues

    Meu filho com 24 anos tomou remédios fortes para tirar sua própria vida,está em coma a 6 dias ,já mexeu a cabeça ,pernas e braços ,a três dias atrás tiraram ele da sedação e ele levantou a cabeça fazendo ansia de vômito, mas induziram ele ao coma novamente, então ele está em estado vegetal …eu como mãe estou sofrendo muito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lamento pelo seu filho, mas pelo que você descreve, ele não está em estado vegetativo. Ele só está muito sedado ainda.

  5. Carine

    Meu filho tentou suicidio por enforcamento e está em coma induzido por 2 semanas. Houve duas tentativas de tirar a sedação e ele ficou muito agitado dando uma crise forte de asma e tiveram que sedar novamente. Na tomografia apareceu uma mancha no cérebro. Se ele ficou com alguma sequela neurológica é possível que ele nunca mais acorde?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do grau e da localização da lesão cerebral.

  6. Leonel Roco

    O artigo foi muito esclarecedor. Estamos passando neste momento por uma situação assim em nossa família. Minha prima teve de fazer uma cesariana de emergência, tendo embolia amniótica e necessidade de intubação. Tivemos a notícia de dano cerebral após uma parada cardíaca e a possibilidade dela ter entrado em coma.

    Sei que no artigo cita que há quadros em que o paciente nunca acorda, mas há estudos de percentuais de casos assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do grau de lesão cerebral e das áreas do cérebro afetadas.

  7. Shaila Borges da Silva

    Doutor Pedro, muito bom os seus esclarecimentos!

    Meu primo sofreu um acidente de moto há quase um mês, ficou em estado grave, mas agora está estável. Teve que ser sedado, porque estava ficando muito agitado. O médico está retirando a sedação aos poucos e disse que seria importante nós, os familiares, mandarmos mensagens para ajudá-lo nesse processo. Quero saber com o senhor se colocar as músicas que ele gosta vai ajudá-lo? Ele aprecia músicas românticas internacionais e nacionais.

    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há evidências de que realmente ajude, mas atrapalhar não vai. Portanto, se for possível, não vejo mal.

  8. Simone Rosa da Conceição

    Minha mãe teve uma parada cardíaca, segundo os médicos, de 10 minutos. Está entubada,

    e não responde a estímulos externos. Ela pode não voltar desse coma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      10 minutos de parada é um tempo grande. Há risco de lesão neurológica irreversível. Porém, é preciso agora ver como ela evolui nos próximos dias.

  9. Jéssica

    Meu tio teve um avc hemorrágico, e ontem o médico disse que tem um coagulo crescendo , isso é muito grave né?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é uma situação grave.

  10. Vanessa

    Boa noite!!

    meu enteado está em como induzido.

    sofreu um acidente de moto e está com vários traumas, e um deles são nos pulmões; e sua situação é estável.

    essa situação pode durar por quanto tempo? E ele estando “estável” ele pode vir a falecer de uma hora pra outra, ou ele piora e assim acontece o óbito ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente há um agravamento, não costuma ser uma morte súbita. Se ele está estável, é bom sinal. Agora, tudo depende da gravidade das lesões.

  11. Maria de fatima

    um paciente que fez uma cirurgia de câncer no intestino foi sedada porque teve falta de ar e agora testou positivo pra covid ela tem 67 anos e considerado grave doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ela ainda está em coma induzido?

  12. Maysa Gomes Silva

    Uma pessoa sedada fica com se estivesse dormindo? Uma pessoa na UTI ela lembra da vida antes de esta na intubacao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1. Sedação não é dormir.
      2. Os medicamentos utilizados causam amnésia. Em geral, o paciente se esquece das coisas que aconteceram logo antes e durante a internação.

  13. Thalia da Rocha Ramos

    Oi boa noite

    Minha vó está em coma está cm 4 dias os médicos pararam de da a sedação pra ela pra fazer os exames nela hoje. E eles falaram que ela teve um estímulo hoje

    Oque quer dizer?

    Minha vó tem aneurisma

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os médicos disseram que ela teve um estímulo ou respondeu a um estímulo?

  14. Sirlene flores

    Paciente entubado, dialisando, sedado, com pressão arterial oscilando, quais as chances de recuperação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um quadro grave, pois é um paciente com falência multiorgânica. A chance de recuperação depende muito da doença que causou isso, da idade do paciente e do grau de saúde que ele tinha antes.

  15. Claudia Marques

    Boa tarde Doutor Pedro. Meu esposo estava com uma infecção no rim e é diabético. Ocorre que se enternou e ao passar 3 dias foi submetido ao coma induzido e já se vai 4 dias. Deu no pulmão pneumonia septicemia pulmonar e segundo médico corre o risco. Por isso colocou em coma induzido. Leva se quanto tempo para se saber se o antibiótico está dando um resultado favorável?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente com 48 a 72 horas a gente já consegue ter ideia se o antibiótico está sendo eficaz.

  16. Daniela Fernandes Maldonado

    Um paciente sedado é capaz de abrir os olhos? E pq isso acontece?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Existem graus diferentes de sedação.

  17. Elaine Cabral

    Olá, quero agradecer por esse texto, que me ajudou muito a compreender o pq não tenho lembranças dos 18 dias em que estive em sedação numa Uti. Passei por uma septicemia, pneumonia dupla e sara. Logo após ter meu segundo filho, foram 38 dias de internação, 18 em coma(sedação). Sou grata a equipe.

  18. Ana Monteiro

    Boa Tarde um doente com pneumonia que esteja em coma induzido ligado a um pulmao artificial tem probabilidade de ficar bom

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, tratamentos agressivos e invasivos, como a ventilação mecânica, só são iniciados se os médicos acreditam que o paciente possa se recuperar.

  19. cleide

    uma mulher gravida de 8 meses pode ser induzido ao coma ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dependendo do motivo, sim.

  20. Vanessa Gonçalves rosa

    Oi Boa tarde na quinta feira o meu namorado sofreu acidente e teve que passar por uma cirurgia perto do coração e ele tá sedado. Isso pode levar quanto tempo pra ele acordar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enquanto ele estiver com fármacos que causam sedação, ele não vai acordar. O tempo que vão mantê-lo sedado, eu não tenho como estimar à distância.

  21. Celia de Almeida Dias

    ola Doutor eu tenho um vizinho que esta a 2semanas na UTI sedado eu gostaria de saber se quando nos falamos com ele se ele ouve ele esta com 3 tipo de sedativo eu gostaria de uma resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não ouve. E mesmo que ouvisse, os medicamentos que ele está usando causam amnésia.

  22. Carmen

    Olá Dr. Meu pai vomitou deitado, ele teve um avc esquemico e não conseguia se virar, ele pode ter broncoaspirado? vomitou preto cheio de pontinhos brancos, o que seria tambem???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A chance de ter broncoaspirado alguma coisa é grande. Em relação à aparência do vômito, é difícil opinar à distância.

  23. Jesse

    Meu irmao ta entubado 5 dias com infecçao pulmonar bacteriana houve pequena melhora ele tinha saido de um trasplante medula defeza media os orgao tudo bem so u pulmao mau quantos dias podem ficar com intubaçao com pequena melhoras

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele ficará intubado o tempo que for necessário. Não tem limite.

  24. Maria do carmo

    Boa noite.

    Minha sogra estava sendo medicada com noradrenalina que foi suspensa há 3 dias. Mas ela não responde aos estímulos. Qual a chance de não reverter o coma induzido? Ela teve infecção grave (sepse) e está entubada. Vão traqueostomizar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Noradrenalina não é um sedativo. Ela é usada para elevar a pressão arterial. Não tem interferência com o coma induzido.

  25. Merielle Vergilino Cardoso

    Olá boa noite
    Minha filha fez uma cirurgia de coarctação de aorta, já faz cinco dias e ela ainda não acordou, gostaria de saber se é normal, ela tem 10 anos.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É preciso saber porque ela ainda está sedada/em coma para saber se o que está acontecendo é “normal”.

  26. marcus coutinho

    É possível sedar uma pessoa por vários dias com o proposito de emagrecimento ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, isso é antiético.

  27. Aurea

    Dr., quanto tempo demora para ser confirmado um AVC através de uma tomografia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente o AVC isquêmico aparece na tomografia depois de 24 horas. Mas se for muito extenso ou hemorrágico, aparece imediatamente.

  28. Marcos

    É possivel morrer, durante o coma induzido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Desenvolva seu raciocínio. Não consegui perceber bem qual é sua dúvida.

  29. Rosa-faccioni

    Os familiares de um paciente que morre com infecção hospitalar em hospital particular  tem dever de  pagar a conta gasta para tentar salvar o doente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infecção hospitalar na maioria dos casos não é culpa do hospital.

  30. morgana barbosa sousa

    meu filho está em coma há em coma profundo há seis meses e os médicos me falam q ele está commorte cerebral só eu não tenho certeza ele nasce cabelo, nascendo dentes e engordando e tb se meche muito levanta as pernas isso é possivél

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deve ser morte cerebral. Ninguém mantém um paciente em morte cerebral por seis meses.

  31. Hugo

    Parabêns por toda estas explicações tão importantes,para quem está fora do mundo hospitalar são uma grande ajuda a encarar com outra perspectiva os familiares e amigos que se encontram em situações criticas nos cuidados intensivos e não só.Bem haja e mta saúde para todos ou pelo menos que se faça tudo  para que se possa proporcionar o melhor ás pessoas para viverem o mais tempo possivel e com qualidade de vida(reabilitação)aprender a viver c/algumas limitações.Mto obrigado

  32. Bruno

    A sua explicacao foi otima. Consegui tirar todas minhas duvidas. Parabens.

  33. Soraia barbosa

    Parabéns dr. Pedro!
    Pelas materias publicadas, tenho conquistado grandes sabedorias através do MD SAÚDE.
    Att: Soraia

  34. Jrkamargo

    caro dr. rodrigo
    sou seu colega e plantonista de p.s.
    parabéns pela forma brilhante e simples que vc discorreu o assunto
    para as pessoas de uma maneira geral.
    excelente exposição.
    obrigado
    jrcamargo – crm 48054

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, mas o meu nome é Pedro :)

  35. viviane

    adorei o artigo de coma induzido me ajudou muito

  36. Sandra

    Gostaria de saber se uma pessoa idosa (89 anos) com tumor no pulmão e que possui delírios e alterações de comportamento pode receber uma sedação leve para acalmá-la sem complicações?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode.

  37. Neto Palmeiras

    Gostei muito do artigo, pelo induzido já dava pra saber o que é coma induzido, mas com os esclarecimentos do artigo acima ficou bem mais fácil. VALEU!!!

  38. Joycepantoja

    Na verdade quero saber por favor quanto tempo um paciente pode ficar entubado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há um limite.

  39. HugOh MaCena MaRkes

    Muito bom o artigo, esclarecedor! 

  40. Mariana

    Olá Dr. Pedro, tenho um parente que se encontra na UTI há 20 dias, após traumatismo craniano sofrido em acidente de carro. Nesse período, ele ficou em coma induzido porque precisou permanecer em ventilação mecânica para tratar infecção de pulmões, e somente na ultima sexta-feira é que ele voltou a respirar sozinho, e os médicos suspenderam a sedação. Porém, até o momento ele não acordou ainda. Permanece inconsciente, abre os olhos, quando o colocam sentado ele tem reação de firmar o pescoço, mas ainda não teve outras reações a não ser essas. È normal um paciente q ficou sedado por tantos dias, quando retirarem os sedativos, haver uma demora assim para “acordar” e recobrar o nível de consciência? Os médicos haviam dito que a parte do cérebro dele que foi lesionada não trazia grandes riscos de sequelas. Mas com essa demora toda estamos apreensivos. Obrigada, Maria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim é comum.

  41. Jessica Ariana

    Minha vó sofreu um AVC e uma parada cardiorespiratoria de 4 minuto, permaneceu sedada por 3 dias, depois foi retirada a sedação e ela acordou, conciente, respondendo a comandos.. Porem não puderam retirar o ventilador mecânico, pois ela está com água no pulmão, sendo assim a sedaram novamente. Há algum risco de quando retirarem a ventilação mecânica ela acordar com alguma sequela não apresentada anteriormente? Essa sedação por longo período pode causar algum mal ao paciente? 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A sedação não deixa sequelas.

  42. Deusa_liberdade

    de quanto em quanto tempo de pode levar anastecia geral.obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe limite.

  43. Neideoesteves

    quanto tempo a pessoa leva pra acordar depois que tira o sedativo
    tenho um parente que ja faz  4 dia que esta sem o sedativo e nao acordou ainda………..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe um regra, depende de dezenas de fatores.

  44. julio

    Parabéns pela explicação, muito precisa.

  45. denise

    ola dr pinheiro ,boa tarde minha mae tem 72 anos teve uma parada cardio respiratoria e esteve em coma induzido por 3 dias mas agora depois de 48 horas apos terem tirado os sedativos  ela ainda nao responde .o senhor sabe me dizer ate quanto tempo e normal ela ficar desacordada ?aguardo resposta pois estou muito angustiado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso depende de caso a caso. Não há uma resposta padrão que eu possa te dar.